top of page

Saúde em foco | Falando sobre o coronavírus



O que é coronavírus?


COVID-19 é uma doença causada por um novo tipo de coronavírus (SARS-Cov-2) que surgiu no final do ano de 2019. A Organização Mundial de Saúde foi comunicada sobre casos de pneumonia sem causa identificada na cidade de Wuhan, na China, em 31 de dezembro de 2019. Rapidamente, a doença espalhou-se pelo mundo e, em 11 de março de 2020, foi classificada pela OMS como uma pandemia.


Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.​


Saiba mais aqui.



Qual a diferença entre Coronavírus, Gripe e Resfriado?



O que fazer para previnir o contágio do vírus?


Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br/


O isolamento social é a forma mais eficaz para prevenir o contágio, por isso é importante respeitá-lo.



É importante nesse momento pensarmos no coletivo, procure não minimizar a gravidade da situação e nem criar pânico. Ajude nesse momento empresas pequenas e familiares, são os que mais sofrerão com o isolamento. Compre nos mercados apenas o necessário, o Brasil produz todos os alimentos e produtos que precisamos para enfrentar a crise, se cada um comprar apenas o que precisa, nada faltará. Estamos todos juntos nessa situação.



Você conhece o App Coronavírus SUS?


O Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus SUS, que fornece todas as informações sobre a doença COVID19, causada pelo vírus. Aplicativo Coronavírus SUS auxilia na prevenção e identificação e no tratamento da COVID19. O aplicativo está disponível para aparelhos iOS e Android.


Acesse aqui para maiores informações. Uma ótima alternativa para utilizarmos durante esse período, evitando a super lotação dos hospitais!



E agora? O que fazer para turbinar a imunidade?


Além dos alimentos que aumentam a imunidade, como os ricos em proteínas, minerais, carboidratos e lipídios, outros hábitos considerados saudáveis são importantes para o aumento ou manutenção de uma boa imunidade:


  • ter uma boa higienização diária;

  • ter um sono de qualidade;

  • manter o corpo hidratado;

  • nutra o seu corpo com frutas, legumes e verduras;

  • evitar o estresse prolongado;

  • fazer exercício regularmente*;

  • se expor ao sol pelo menos 15 minutos por dia.


*Nesse momento é importante continuar fazendo exercício, existem diversos app que possuem a opção de exercícios em casa, uma ótima opção nesse momento de isolamento.


É importante lembrar que o corpo e a mente estão ligados, de forma que além de seguir as dicas acima é preciso dar atenção também ao estresse, ansiedade e tensão que acontecem no dia a dia. Procure hábitos saudáveis, principalmente nesse momento de isolamento: ler um livro, meditar, cozinhar receitas novas, ver um documentário, dançar com as suas músicas preferidas, cuidar das plantas, brincar com os animais de estimação, e o que mais lhe agradar!




Lançamos três produtos em parceria com profissionais da área da saúde para ajudar nesse momento!