top of page

Dica Saudável | Respiração, ervas e óleos essenciais para ajudar na Ansiedade


Respiração, ervas e óleos essenciais

para ajudar na Ansiedade


Falar de hábitos para se combater a ansiedade é algo essencial na época em que vivemos. Estamos passando por um momento delicado. Podemos nos sentir ser dominados por sensações como pânico, medo e ansiedade.


Em certa medida, a ansiedade possui uma utilidade. Ela é um mecanismo natural de adaptação, que permite que fiquemos em estado de alerta diante de situações que nos possam prejudicar. Mas, no momento em que se intensifica causando inquietação e insegurança, é preciso que seja combatida. E de preferência antes de fazer de nossa vida um pesadelo.

Segundo muitos especialistas, o tratamento para a ansiedade requer uma abordagem que seja multidimensional. Isso abre a possibilidade de que além dos remédios, você também utilize outras técnicas de relaxamento, o suporte e apoio de seus familiares, e um estilo de vida mais saudável.


A Dica Saudável de hoje vem convidar você para um respiro. Um momento para você cuidar de si, usufruindo das propriedades de plantas medicinais e algumas técnicas respiratórias. Olhe a sua volta. Existe um ditado que diz que tudo que você precisa está num diâmetro de 20m ao redor de você. Por isso, propomos você a procurar as plantas que estão no seu jardim ou nos seus vasos, olhe a sua volta.


Cuidar de si, também é cuidar do próximo. Vamos juntos?

Pranayamas


Quando a ansiedade está muito intensa reagimos às situações de uma maneira automática, sem controle. No intuito de evitar reagir dessa forma, precisamos quebrar nosso padrão mental e aprender como controlar a ansiedade utilizando, para isso, técnicas simples de respiração.


Ao respirar de um jeito controlado começamos a mudar internamente. Consequentemente mexemos com nosso sistema nervoso, com nosso sistema cardíaco e mudamos nossas emoções. Dessa maneira, relaxamos e controlamos a ansiedade.



ANTARA KUMBHAKA


Uma dessas respirações é conhecida no Yoga como Antara Kumbhaka. Ela proporciona uma espécie de “reset” em nossa mente. Assim, conseguimos quebrar esse padrão de comportamento, trazendo um maior controle sobre nossa ansiedade.


Veja aqui.


Nadi Shodhana


É um exercício respiratório que consiste em alternar o ar pelas duas narinas. Vem proporcionar equilíbrio. É ótimo para revigorar o sistema nervoso, melhorando a energia da pessoa de modo geral, mantendo a saúde do corpo.


Veja aqui.



Óleos essenciais para ansiedade

As plantas medicinas são outras aliadas para harmonizar nossa energia. A natureza é muito gentil, nos oferece em abundancia todos os recursos que necessitamos. Hoje vamos falar sobre algumas ferramentas que podemos utilizar a nosso favor, para aliviar desequilíbrios e desconfortos. Um convite para nos conectar com o Agora, para tirar um tempo para cuidar da gente assim como cuidamos daqueles a nossa volta.


A Aromaterapia é uma ciência linda, que vem para amenizar e auxiliar no controle desses sentimentos nada agradáveis. O uso de substancias aromáticas acompanha o homem através da historia, desde culturas ancestrais, sendo os egipicios os mais famosos no uso de plantas aromáticas. Diversas culturas orientais utilizavam plantas aromáticas, defumações e incensos em seus rituais e em sua medicina.



Como atuam os óleos essenciais?


Quando sentimos o cheiro de um óleo essencial, significa que grande parte dele está volatilizada, e capturamos as moléculas livres com o nosso nariz no momento da inspiração.


uas moléculas, muitíssimo pequenas, penetram diretamente numa parte muito especial do nosso cérebro, que influencia nossas sensações e atitudes: O sistema límbico. Uma a área com vários receptores, que controla o nosso batimento cardíaco, a pressão sanguínea, a respiração, a memória, os níveis de stress e o balanceamento dos hormônios. Os efeitos físicos e psicológicos começam a ser sentidos em média 22 segundos depois da inalação, é muito rápido.


Outra forma de atuação é pelas vibrações energéticas, a força vital da planta. Suas características e sua freqüência, que iram ressoar com a nossa.



Selecionamos alguns óleos essenciais que vem nos ajudar com a ansiedade, trazendo mais serenidade.



Lavanda (Lavandula officinalis, Lavandula angustifolia)


A bela lavanda é a primeira de nossa lista, mais conhecida por seu efeito calmanta, aliviando a ansiedade e o estresse. Com seu aroma flora, possui um componente em destaque chamo acetato de linalina, responsável por seu efeito sedativo, ou seja, vai fazer com que você descanse sua mente. Ajuda a tratar estresse, melancolia, depressão, debilidade, raiva, medo, ciúmes, culpa, apatia, mudança de humor, confusão, insônia, entre outros desequilíbrios. Uma planta que traz muitos benefícios a nosso sistema nervoso central, ainda mais quando ele pode estar sofrendo de ansiedade.



Gerânio (perargoni)


Famoso por possuir aroma e propriedades semelhantes ao óleo de rosa, com notas florais intensas e marcantes. Rico em geraniol, é mais parecido com oóleo de rosa damascena. Trata-se de um óleo delicado que vem dar força a um sistema nervoso debilitado. Ajuda com suavidade em estados de ansiedade, agitação, fadiga nervosa e medo. Um óleo que convida para integração familiar, seu aroma representa carinho, envolvimento e afetividade. É um óleo antidepresseivo, alegre e consistente, que ajuda a superar momentos de perda. Alivia a tristeza no coração demonstrando o lado nobre das coisas.


Pode ser aplicado na pele, sendo um óleo rico que rejuvenesce, clareia e homogeneíza a pele, oferecendo um aspecto de vitalizado e natural. Como também em difusores para criar uma atmosfera afetiva, integrativa.


* Recomenda-se que ele não seja utilizado quando você expor sua pele ao sol, pois ele também poderá causar queimaduras.



Laranja Doce (Citrus auratium dulcis)


O óleo essencial de laranja também é conhecido como óleo da alegria. Isso se deve ao fato de que ele ajuda a liberar a energia estagnada do corpo e assim, causa então mais serenidade e tranquilidade, Sabe aquele momento em que você passa por emoções fortes que podem ser, até mesmo, destrutivas para o seu corpo? Então, esse é um dos óleos essenciais para a ansiedade que vai ajudar você passar por esse momento de maneira mais fácil e leve. Isso porque ele é conhecido por aliviar o estresse, nervosismo e depressão. Também é ideal para aquelas pessoas que perderam a autoconfiança e precisam de um empurrãozinho para ficarem bem. O óleo essencial de laranja considerado um ótimo ansiolitico, faz com que o usuário se sinta mais alegre e tenha força para agir de maneira positiva, seja em qualquer caso. Dessa forma, esse é um óleo essencial indicado para pessoas que realmente precisam relaxar. Ele é bastante utilizado em massagens e banhos, e também pode ser utilizado no aromatizador elétrico. Outra forma de utilizá-lo, é espirrando-o em seu travesseiro todas as noites.


*A única contraindicação para o uso do óleo é se você for sair ao sol. Caso você faça isso, correrá o risco de sofrer queimaduras, que poderão ocasionar manchas. Portanto, fique mais do que atento à essa recomendação.



Bergamota (Citrus aurantium L. SSP bergamia)


É considerado um óleo relaxante e calmante, auxiliando no tratamento de situações de estresse, ansiedade e agitação.


O óleo de bergamo é alegre, antidepressivo e extasiante, com potencial para afastar a tristeza e a desmotivação. Vem com seu aroma cítrico característicos para nós gaúchos. Na aromaterapia seu uso é indicado no combate de estados de depressão, inquietude, agitação e insônia. Uma ótima opção para colocar no ambiente por um difusor ou diluído em uma solução alcoólica para fazer um spray.


Temos a opção de aplicar na pele também, onde ele age como um desintoxicante e Tonico. Estimula e fortalece tecidos desvitalizados, além de ser agente anti acne e antioleosidade.


*Não utilizar ao sol pois é fotossensível e pode ocasionar queimadura. Após aplicação, 12h sem exposição solar.



Eucalipto globulus


Quem gosta de um aroma mentolado, esse é o óleo indicado. Comumente, o óleo essencial de eucalipto é indicado para pessoas que possuem algum tipo de problema respiratório. Além disso, outros buscam ele para o tratamento de má circulação ou como repelente natural. Contudo, se engana quem acredita que seu uso se restringe a apenas o combate desses problemas. Isso porque este também é um dos óleos essências para a ansiedade. E não só isso, ele também é capaz de trabalhar diretamente no seu emocional. Isso quer dizer que ele ajuda a diminuir os sintomas de estresse, carência emocional assim como, o sentimento de abandono. Ele consegue trabalhar a insegurança, o medo de que as coisas deem errado, despoluindo a mente e fazendo com que os pensamentos obsessivos desapareçam. A propriedade do óleo é fazer com que a pessoa se sinta mais focada, trazendo assim, um senso de direcionamento e rumo certo. Além disso, o óleo ajudará na concentração do trabalho e estimulando o raciocínio. Ele trará então mais confiança e uma sensação de bem estar consigo mesmo. Recomenda-se que ele seja utilizado no aromatizado pelo menos, duas vezes por dia.


*As contraindicações desse óleo são para crianças abaixo dos 3 anos de idade e pessoas que estejam em algum tipo de tratamento homeopático.


Os óleos essenciais são verdadeiros remédio para ansiedade e podem ser grandes aliados no tratamento do transtorno mental. No entanto, é preciso estar atento à todas as suas recomendações de uso para que o efeito seja o desejado. Cada gotinha tem muito material vegetal, e deve ser usado com consciência. Indicamos que nunca utilize eles puro sobre a pele, somente diluído ( diluição de 0,5% a 1%). Só uso externo.


Fitoterapia nos auxiliando na ansiedade

Valeriana

A valeriana é uma planta com propriedades calmante e sedativa, sendo indicada para casos leves de ansiedade, estresse, irritabilidade, agitação nervosa e insônia. A Valeriana officinalis, nome científico da planta, possui em sua composição diversas substâncias que atuam juntas para produzir todos esses efeitos, com benefícios comprovados na melhora da qualidade do sono e bem estar.


A Valeriana officinalis pode ser consumida sob a forma de extrato, cápsulas ou chá. O seu principal efeito é diminuir o tempo de indução do sono, ou seja, a pessoa adormece mais rápido. Trata-se de um “sonífero” natural. Por isso, a planta serve para auxiliar o tratamento de insônia associada à ansiedade leve.

Camomila

O chá de camomila é feito com as folhas e flores da camomila, a Chamomilla recutita (L). Rauschert, que é uma planta herbácea e aromática. Tem propriedades medicinais e um ótimo aliado para quem quer combater cólicas, ansiedade, queimaduras, insônia e catapora.


A flor da camomila, quando imersa em água quente para preparar o chá, libera óleos essenciais com propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, fazendo com que a bebida possa ajudar pessoas agitadas, quem têm cólicas e inchaço, além de ser boa para pele. O chá de camomila contribui para a diminuição da ansiedade e a ter uma boa noite de sono. Isso porque a planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir. Além disso, o flavonoide apigenina, também presente, liga-se a receptores GABA-A cerebrais de maneira semelhante aos benzodiazepínicos (remédios tranquilizantes), reduzindo a ansiedade.


Melissa

A Melissa, Melissa officinalis, também conhecida como “erva cidreira verdadeira”, está entre as ervas mais populares no Brasil e do mundo, muito utilizada para fazer chá. Além de agradável por seu sabor adocicado e delicioso, a melissa é prestigiada também por causa dos benefícios que ela traz, sendo muito usada como remédio natural para curar diversos males e desconfortos. A melissa, consumida com certa regularidade pode aliviar muitas condições ruins de saúde. Para os agitados, ela é um excelente tranquilizador, reduz a ansiedade e o estresse, proporciona relaxamento e melhora a qualidade do sono. Pode ser consumida na forma de extrato, cápsula e também chá.


Indicações de Receitas com ervas para aliviar ansiedade!

Suco de maracujá

Um excelente remédio caseiro para acabar com a ansiedade e o nervosismo é tomar diariamente o suco de maracujá. Este fruto parece atuar diretamente no cérebro, aumentando os níveis de GABA, um importante neurotransmissor inibitório responsável por regular a atividade do cérebro, diminuindo a ansiedade e até diminuindo a insônia. Ingredientes

100 ml de água;

100 ml de polpa de maracujá;

Melado a gosto.


Modo de preparo

Para fazer este suco, é preciso bater no liquidificador a polpa do maracujá com as sementes por apenas 3 segundos. A seguir, deve-se coar as sementes, juntar a água e o mel a gosto. Para que este remédio caseiro para ansiedade surta efeito é importante tomar este suco regularmente.

Chá de camomila com erva-cidreira (melissa)


A camomila, assim como a erva-cidreira são plantas popularmente conhecidas por serem calmantes e em diversos estudos parecem reduzir rapidamente sintomas de ansiedade, mesmo em casos de transtornos de ansiedade. No entanto, essas plantas não parecem evitar o surgimento de novas crises Ingredientes 1 colher (chá) de camomila; 1 colher (chá) de erva-cidreira. Modo de preparo Para preparar o chá, basta colocar as ervas numa xícara, cobrir com água em ponto de ebulição e tapar. Espere amornar, coe e beba a seguir, várias vezes ao dia.

Indicações de Receitas com os Óleos Essenciais para aliviar a ansiedade!

Difusor pessoal: Pingue 2 gotas do óleo essencial escolhido diariamente.

Aromatizador ou difusor: Perfume o ambiente com o aroma dos óleos essenciais para ansiedade, a quantidade de gotas varia do tamanho do difusor;

Banho: Use 6 gotinhas do óleo essencial diluído na banheira ou em um balde com água para jogar do pescoço para baixo após o banho. Cuidado com os óleos cítricos, que não podem ser expostos ao sol;

Na roupa de cama: Pingue 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda na roupa de cama 1 hora antes de dormir e tenha uma noite mais relaxante;



Receita difusor elétrico ou ultrassônico

  • 3 gotas de lavanda

  • 2 gotas de laranja doce


Receita de creme corporal


60g do seu creme hidratante ou um creme neutro. Podendo também substituir o veiculo por um óleo vegetal, como óleo de coco ou óleo de abacate.

  • 6 gotas do óleo essencial de Lavanda

  • 4 gotas do óleo essencial de Bergamota ou Laranja Doce

  • 1 gota do óleo essencial de Vetiver

  • 2 gotas do óleo essencial de Gerânio

Modo de preparo: misture bem e faça uma massagem nos pés antes de dormir.


Receita de máscara de argila roxa


Para nos acalmar e nos aterrar, nada melhor que a força das argilas medicinais. Podemos estar potencilizando seus benéficos com uma infusão de ervas de camomila, junto com óleo essencial de gerânio e lavanda. Um ritual de autocuidado para acalmar o corpo e a mente.


Para mascaras faciais adicione 1 a 2 colheres de sopa de argila, prepare a infusão de camomila e quando esfriar vá adicionando a argila e mexendo até atingir uma consistência cremosa. Aproveite e reserve uma xícara para você tomar enquanto aplica a mascara. Adicione 1 gota de lavanda e 1 gota de óleo essencial de gerânio. Um bom momento para convidar aqueles que estão em casa com você para se cuidar. Fazer mascaras faciais em família é muito gostoso!! Lave bem o rosto para melhor receber as informações da argila. Aplique e permaneça com ela agindo por 20minutos. Lembre-se de ir umedecendo ela nesse tempo. Depois tire com água ou ajuda de um ecodisco, e aplica seu hidratante e Tonico normalmente.



Bom final de semana!

A sua saúde em boas mãos.



Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)


297 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page