top of page

Dica Saudável | Respiração, ervas e óleos essenciais para ajudar na Ansiedade


Respiração, ervas e óleos essenciais

para ajudar na Ansiedade


Falar de hábitos para se combater a ansiedade é algo essencial na época em que vivemos. Estamos passando por um momento delicado. Podemos nos sentir ser dominados por sensações como pânico, medo e ansiedade.


Em certa medida, a ansiedade possui uma utilidade. Ela é um mecanismo natural de adaptação, que permite que fiquemos em estado de alerta diante de situações que nos possam prejudicar. Mas, no momento em que se intensifica causando inquietação e insegurança, é preciso que seja combatida. E de preferência antes de fazer de nossa vida um pesadelo.

Segundo muitos especialistas, o tratamento para a ansiedade requer uma abordagem que seja multidimensional. Isso abre a possibilidade de que além dos remédios, você também utilize outras técnicas de relaxamento, o suporte e apoio de seus familiares, e um estilo de vida mais saudável.


A Dica Saudável de hoje vem convidar você para um respiro. Um momento para você cuidar de si, usufruindo das propriedades de plantas medicinais e algumas técnicas respiratórias. Olhe a sua volta. Existe um ditado que diz que tudo que você precisa está num diâmetro de 20m ao redor de você. Por isso, propomos você a procurar as plantas que estão no seu jardim ou nos seus vasos, olhe a sua volta.


Cuidar de si, também é cuidar do próximo. Vamos juntos?

Pranayamas


Quando a ansiedade está muito intensa reagimos às situações de uma maneira automática, sem controle. No intuito de evitar reagir dessa forma, precisamos quebrar nosso padrão mental e aprender como controlar a ansiedade utilizando, para isso, técnicas simples de respiração.


Ao respirar de um jeito controlado começamos a mudar internamente. Consequentemente mexemos com nosso sistema nervoso, com nosso sistema cardíaco e mudamos nossas emoções. Dessa maneira, relaxamos e controlamos a ansiedade.



ANTARA KUMBHAKA


Uma dessas respirações é conhecida no Yoga como Antara Kumbhaka. Ela proporciona uma espécie de “reset” em nossa mente. Assim, conseguimos quebrar esse padrão de comportamento, trazendo um maior controle sobre nossa ansiedade.


Veja aqui.


Nadi Shodhana


É um exercício respiratório que consiste em alternar o ar pelas duas narinas. Vem proporcionar equilíbrio. É ótimo para revigorar o sistema nervoso, melhorando a energia da pessoa de modo geral, mantendo a saúde do corpo.


Veja aqui.



Óleos essenciais para ansiedade

As plantas medicinas são outras aliadas para harmonizar nossa energia. A natureza é muito gentil, nos oferece em abundancia todos os recursos que necessitamos. Hoje vamos falar sobre algumas ferramentas que podemos utilizar a nosso favor, para aliviar desequilíbrios e desconfortos. Um convite para nos conectar com o Agora, para tirar um tempo para cuidar da gente assim como cuidamos daqueles a nossa volta.


A Aromaterapia é uma ciência linda, que vem para amenizar e auxiliar no controle desses sentimentos nada agradáveis. O uso de substancias aromáticas acompanha o homem através da historia, desde culturas ancestrais, sendo os egipicios os mais famosos no uso de plantas aromáticas. Diversas culturas orientais utilizavam plantas aromáticas, defumações e incensos em seus rituais e em sua medicina.



Como atuam os óleos essenciais?


Quando sentimos o cheiro de um óleo essencial, significa que grande parte dele está volatilizada, e capturamos as moléculas livres com o nosso nariz no momento da inspiração.


uas moléculas, muitíssimo pequenas, penetram diretamente numa parte muito especial do nosso cérebro, que influencia nossas sensações e atitudes: O sistema límbico. Uma a área com vários receptores, que controla o nosso batimento cardíaco, a pressão sanguínea, a respiração, a memória, os níveis de stress e o balanceamento dos hormônios. Os efeitos físicos e psicológicos começam a ser sentidos em média 22 segundos depois da inalação, é muito rápido.


Outra forma de atuação é pelas vibrações energéticas, a força vital da planta. Suas características e sua freqüência, que iram ressoar com a nossa.



Selecionamos alguns óleos essenciais que vem nos ajudar com a ansiedade, trazendo mais serenidade.



Lavanda (Lavandula officinalis, Lavandula angustifolia)


A bela lavanda é a primeira de nossa lista, mais conhecida por seu efeito calmanta, aliviando a ansiedade e o estresse. Com seu aroma flora, possui um componente em destaque chamo acetato de linalina, responsável por seu efeito sedativo, ou seja, vai fazer com que você descanse sua mente. Ajuda a tratar estresse, melancolia, depressão, debilidade, raiva, medo, ciúmes, culpa, apatia, mudança de humor, confusão, insônia, entre outros desequilíbrios. Uma planta que traz muitos benefícios a nosso sistema nervoso central, ainda mais quando ele pode estar sofrendo de ansiedade.