Óleo essencial de laranja doce: o óleo da alegria
Componente em destaque: limoneno
Composição química: 90% d-limoneno, 3% mirceno, 1% de a-pineno, 0.5% de sabineno, 0.2% de decanal, 0,4% linalol e vários outros elementos em menor proporção (traços). Trata-se de um produto rico em monoterpenos.
Principais ações do Limoneno
Antioxidante
Estimulante
Digestivo
Desintoxicante
Equilibra o apetite
Principais ações do Mirceno
Anti inflamatório
Analgésico
Antibiótico
Sedativo
Principais ações do Pineno
Anti inflamatório
Antisseptico
Expectorante
Bronquiodilatador
Principais ações do Linalol
Sedativo
Anti depressivo
Anti inflamatório
Ansiolítico
Analgésico
Nome cientifico: Citrus aurantium dulcis
Principais aplicações: Bastante empregado na fabricação de fragancias e perfumes (nota Frutal, doce e aldeídica), de alimentos e bebidas, como flavorizante e de cosméticos, principalmente em formulações liporedutoras. Na aromaterapia, é considerado um óleo promotor da paz, da calma e da tranquilidade, atuando também como agente desintoxicante e redutor de gorduras.
O óleo essencial de Laranja, em geral, possui cheiro cítrico, fresco e intenso, com uma pequena diferenciação entre aromas doces e levemente amargos. É considerado o óleo da alegria, do prazer de viver. Ele tem a propriedade de estimular o positivismo e a sensação de bem-estar, é como trazer para dentro de si a brisa fresca de uma manhã de primavera, com o suave calor dos primeiros raios de sol, que aquecem e iluminam.
Entre as muitas propriedades benéficas do óleo essencial de laranja, seu efeito sobre os sistemas mentais e emocionais merecem ser destacados. Possui propriedades vitalizantes e redutoras de preocupação, trazendo alegria e ao mesmo tempo calma, tornando-o potenciador do bom humor em geral e suave relaxante. Beneficia as pessoas de todas as idades.
Curiosidades e história da laranjeira
A laranjeira é uma das árvores frutíferas mais cultivadas e estudadas em todo o mundo, e faz parte da família botânica das Rutaceae, da qual pertencem todos os cítricos. Ela é nativa da Ásia, embora sua origem seja controversa. Há quem diga que a árvore é originária da China, enquanto outros dizem que a espécie surgiu na Índia. Mas o fato é que a laranjeira só foi introduzida na Europa mais precisamente na Sicilia (Itália), por volta do século XII, através dos viajantes árabes. Após se espalhar pela Europa, a laranjeira só chegou à América do Sul com a vinda dos portugueses, por volta do século XV.
Existem dois tipos de árvores, das quais são extraídos os óleos essenciais de Laranja – a laranjeira doce e a laranjeira amarga. Da primeira é retirado o óleo essencial de Laranja Doce (Citrus aurantium v. dulcis) e da segunda o óleo essencial de Laranja Amarga (Citrus aurantium v. amara). Ambos produtos são obtidos através da extração por pressão a frio da casca. A diferença é que o óleo de Laranja Doce é retirado da fruta madura, enquanto o de Laranja Amarga, da fruta ainda verde. Da árvore de laranjeira amarga ainda são extraídos outros dois óleos essenciais muito apreciados na Aromaterapia e perfumaria, que são o óleo essencial de Petitgrain (extraído das folhas da árvore) e o óleo essencial de Néroli (extraído das flores). Este último, por ser tão delicado, possui valor de comércio alto.
Óleo essencial de laranja no Brasil
A laranja doce chegou no Brasil em 1549, no estado da Bahia, por meio dos missionários jesuítas e o primeiro registro de extração deste óleo ocorreu em 1930, em São Paulo, por imigrantes italianos que usavam o primitido método siciliano da “esponja”. Nesse processo, as mulheres cortavam os frutos ao meio e separavam as cascas da polpa. Já os homens, com o peso do próprio corpo, comprimiam a parte externa das cascas sobre estas esponjas, que eram colocadas em cima de baldes. Por ser mais rustico, teria uma taxa de no máximo 80% de óleo essencial extraído, mesmo sendo trabalhoso e obsoleto, o óleo assim extraído é considerado- por muitos especialistas- um dos mais sofisticados.
Com o tempo, ocorreu a natural mecanização desse processo, através do desenvolvimento e a chegada de prensas hidráulicas, porem, foi so com a Segunda Guerra Mundial que a indústria de óleo essencial de laranja brasileira começou a crescer. Afinal, cm a guerra, o Brasil passou a fornecer para os Estados Unidos que na época buscava alternativas para o crescente consumo de solventes que eram utilizados pela indústria plásticas, de tintas e de vernizes.
Como o óleo de laranja é rico em d-limoneno, um solvente biodegradável, eles passaram a obtê-lo como uma opção frente a escassez dos tradicionais. Mais adiante, na década de 60, nosso país passou a abrigar algumas fabricas de suco concentrados – o que alavancou, definitivamente, as exportações brasileiras de óleo essencial de laranja.
Benefícios emocionais
Na aromaterapia, é considera um óleo promotor da paz, da calma e da tranquilidade, o que pode ser explicado pela presença de limoneno e mirceno ( que atua diretamente nos receptores canabinoides CB1) em sua composição – conhecidos depressores do sistema nervoso central (SNC).
O óleo essencial de Laranja (tanto da variedade doce quanto amarga) libera a energia estagnada no corpo, ajudando a ter mais serenidade e tranquilidade para lidar com emoções fortes e destrutivas, como a raiva e o ódio.
Ele ajuda a aliviar o estresse, o nervosismo e a depressão. Ótimo para pessoas que se sentem desanimadas ou desencorajadas diante de situações adversas. Traz movimento e força para agir de forma positiva.
Pessoas muito sérias, que levam tudo a “ferro e fogo” e praticamente se esqueceram das coisas boas da vida, também se beneficiam com o uso deste óleo, pois ele resgata o “viver” de forma mais leve e prazerosa, despertando a vontade de sorrir. Momentos de mudanças e insegurança também encontram acolhimento no óleo essencial de Laranja, que traz encorajamento para seguir em frente, livrando-se das preocupações e medos.
Estudos da aromaterapia com óleo essencial de laranja doce para reduzir sintomas de ansiedade e depressão. Em um estudo em 2013 (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3732892/), foi descoberto que a aromaterapia com óleo essencial de laranja doce reduz a taxa do pulso e o hormônio do estresse (cortisol) em crianças sob atendimento odontológico. Em outro estudo em 2015 (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4700683/), foi reportado que as mulheres em trabalho de parto que estiveram em contato com a inalação com o óleo essencial sentiram menor ansiedade do que mulher que inalaram apenas água destilada.
Benefícios físicos
Usado em cosméticos ou topicamente, o óleo essencial de laranja é conhecido por seus benefícios na manutenção da saúde, aparência e textura da pele, clareando, iluminando e promovendo suavidade. Indicado por reduzir os sinais de acne e outros desequilíbrios na pele. Aplicados no rosto, tem propriedades adstringentes contribuem para seu efeito anti-aging. Também é um ótimo tônico que limpa e desintoxica a pele enquanto reduz dilatação em poros.
Essas propriedades fazem o óleo essencial de laranja doce um ingrediente ideal para hidratante e clareadores de pele, amenizando secura e irritação, eliminando bactérias nocivas à saúde da pele, estimulando produção de colágeno.
No corpo, o óleo essencial de Laranja é utilizado para combater gases, cólicas estomacais e intestinais, falta de apetite, prisão de ventre e diarreia. Ele ainda estimula a vesícula biliar a produzir bílis, que facilita a digestão e a eliminação de gorduras. É um ótimo óleo para tratar da insônia relacionada à ansiedade, além de ser muito eficiente no combate de gripes e resfriados, ajudando, inclusive, a baixar a febre.
Quando aplicado em massagem, o óleo essencial de laranja é conhecido por aumentar o fluxo sanguíneo, aliviando desconfortos associados com inflamação, dor de cabeça, menstruação e baixa libido. Estudo também trazem seus benefícios na redução de dor em ossos, juntas ou outro machucado ou inflamação, diminuindo o inchaço que pode causar dor.
Quando aplicado em calos, especialmente nos pés, o óleo essencial de laranja é conhecido com um tratamento eficaz que suaviza enquanto hidrata a pele.
Dicas para se beneficiar do óleo essencial de laranja doce!!
>> Inalação direta <<
Aplique 1 gota de óleo essencial na palma da mão, espalhe uma na outra e faça uma conchinha para inalar o óleo essencial. Faça três respirações profundas. Ótimo aliado para mudar o padrão mental negativo e promover sentimentos de alegria rapidamente.
>> Óleo de massagem relaxante <<
10ml de óleo de abacate
5ml de óleo de jojoba
3 gotas de óleo essencial de laranja
4 gotas de óleo essencial de lavanda francesa
>> Óleo de massagem para celulite <<
Em 2 colheres (sopa) de óleo vegetal de semente de uva, pingue 4 gotas de óleo essencial de Laranja e massageie toda a região das coxas, glúteos e abdômen com movimentos circulares, em sentido horário, de baixo para cima, levando sempre os fluidos corporais para a região da virilha. Aplicar 1 vez ao dia, de preferência à noite para não haver exposição ao sol, durante três semanas. Pare por uma semana e então retome o tratamento.
>> Difusorultrassônico <<
Para noite de sono mais tranquilas e revitalizantes
300ml de água
10 gotas de óleo essencial de laranja doce
>> Difusor pessoal <<
Para alegrar e revigorar ao longo do dia
Coloque 1 gota do óleo essencial de Laranja no aromatizador pessoal (que é uma espécie de colar de cerâmica).
>> Máscara de argila clareadora <<
1 colher de argila branca
1 gota de óleo essencial de laranja doce
Hidrolato de lavanda
Prepare primeiro a argila, colocando em um recipiente 1 colher (sopa) de argila branca, com a mesma medida de hidrolato. Mexa bem até formar uma pasta homogênea. Depois de pronta, pingue 1 gota do óleo essencial de Laranja e misture bem. Prepare sua pele para receber a máscara, lavando com sabonete e esfoliando. Com a ajuda de um pincel ou mesmo com os dedos, passe a máscara por todo rosto e pescoço. Deixe agir por 20 minutos e em seguida retire com água. Utilize esta máscara uma vez por semana, até obter o clareamento da mancha.
Cuidados
Por ser cítrico, o óleo essencial de Laranja Doce contém em sua composição química substâncias que causam fotossensibilidade na pele. Por isso, após utilizá-lo em massagens ou banhos, recomenda-se evitar a exposição ao sol por 6 horas. Caso haja exposição, é imprescindível usar um protetor solar com FPS acima de 30, imediatamente após o término da massagem.
Bibliografia
Personare- Artigo por TAHIANA FERRAÇO, Aromaterapeuta clinica.
Material WNF
www.healthline.com
www.oleosessenciais.org
A sua saúde em boas mãos.
Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)