Dica Saúdavel | Laranja Doce | O óleo essencial da alegria
top of page

Dica Saúdavel | Laranja Doce | O óleo essencial da alegria


Óleo essencial de laranja doce: o óleo da alegria



Componente em destaque: limoneno

Composição química: 90% d-limoneno, 3% mirceno, 1% de a-pineno, 0.5% de sabineno, 0.2% de decanal, 0,4% linalol e vários outros elementos em menor proporção (traços). Trata-se de um produto rico em monoterpenos.



Principais ações do Limoneno

  • Antioxidante

  • Estimulante

  • Digestivo

  • Desintoxicante

  • Equilibra o apetite


Principais ações do Mirceno

  • Anti inflamatório

  • Analgésico

  • Antibiótico

  • Sedativo


Principais ações do Pineno

  • Anti inflamatório

  • Antisseptico

  • Expectorante

  • Bronquiodilatador


Principais ações do Linalol

  • Sedativo

  • Anti depressivo

  • Anti inflamatório

  • Ansiolítico

  • Analgésico



Nome cientifico: Citrus aurantium dulcis

Principais aplicações: Bastante empregado na fabricação de fragancias e perfumes (nota Frutal, doce e aldeídica), de alimentos e bebidas, como flavorizante e de cosméticos, principalmente em formulações liporedutoras. Na aromaterapia, é considerado um óleo promotor da paz, da calma e da tranquilidade, atuando também como agente desintoxicante e redutor de gorduras.



O óleo essencial de Laranja, em geral, possui cheiro cítrico, fresco e intenso, com uma pequena diferenciação entre aromas doces e levemente amargos. É considerado o óleo da alegria, do prazer de viver. Ele tem a propriedade de estimular o positivismo e a sensação de bem-estar, é como trazer para dentro de si a brisa fresca de uma manhã de primavera, com o suave calor dos primeiros raios de sol, que aquecem e iluminam.


Entre as muitas propriedades benéficas do óleo essencial de laranja, seu efeito sobre os sistemas mentais e emocionais merecem ser destacados. Possui propriedades vitalizantes e redutoras de preocupação, trazendo alegria e ao mesmo tempo calma, tornando-o potenciador do bom humor em geral e suave relaxante. Beneficia as pessoas de todas as idades.



Curiosidades e história da laranjeira

A laranjeira é uma das árvores frutíferas mais cultivadas e estudadas em todo o mundo, e faz parte da família botânica das Rutaceae, da qual pertencem todos os cítricos. Ela é nativa da Ásia, embora sua origem seja controversa. Há quem diga que a árvore é originária da China, enquanto outros dizem que a espécie surgiu na Índia. Mas o fato é que a laranjeira só foi introduzida na Europa mais precisamente na Sicilia (Itália), por volta do século XII, através dos viajantes árabes. Após se espalhar pela Europa, a laranjeira só chegou à América do Sul com a vinda dos portugueses, por volta do século XV.


Existem dois tipos de árvores, das quais são extraídos os óleos essenciais de Laranja – a laranjeira doce e a laranjeira amarga. Da primeira é retirado o óleo essencial de Laranja Doce (Citrus aurantium v. dulcis) e da segunda o óleo essencial de Laranja Amarga (Citrus aurantium v. amara). Ambos produtos são obtidos através da extração por pressão a frio da casca. A diferença é que o óleo de Laranja Doce é retirado da fruta madura, enquanto o de Laranja Amarga, da fruta ainda verde. Da árvore de laranjeira amarga ainda são extraídos outros dois óleos essenciais muito apreciados na Aromaterapia e perfumaria, que são o óleo essencial de Petitgrain (extraído das folhas da árvore) e o óleo essencial de Néroli (extraído das flores). Este último, por ser tão delicado, possui valor de comércio alto.



Óleo essencial de laranja no Brasil


A laranja doce chegou no Brasil em 1549, no estado da Bahia, por meio dos missionários jesuítas e o primeiro registro de extração deste óleo ocorreu em 1930, em São Paulo, por imigrantes italianos que usavam o primitido método siciliano da “esponja”. Nesse processo, as mulheres cortavam os frutos ao meio e separavam as cascas da polpa. Já os homens, com o peso do próprio corpo, comprimiam a parte externa das cascas sobre estas esponjas, que eram colocadas em cima de baldes. Por ser mais rustico, teria uma taxa de no máximo 80% de óleo essencial extraído, mesmo sendo trabalhoso e obsoleto, o óleo assim extraído é considerado- por muitos especialistas- um dos mais sofisticados.


Com o tempo, ocorreu a natural mecanização desse processo, através do desenvolvimento e a chegada de prensas hidráulicas, porem, foi so com a Segunda Guerra Mundial que a indústria de óleo essencial de laranja brasileira começou a crescer. Afinal, cm a guerra, o Brasil passou a fornecer para os Estados Unidos que na época buscava alternativas para o crescente consumo de solventes que eram utilizados pela indústria plásticas, de tintas e de vernizes.


Como o óleo de laranja é rico em d-limoneno, um solvente biodegradável, eles passaram a obtê-lo como uma opção frente a escassez dos tradicionais. Mais adiante, na década de 60, nosso país passou a abrigar algumas fabricas de suco concentrados – o que alavancou, definitivamente, as exportações brasileiras de óleo essencial de laranja.



Benefícios emocionais


Na aromaterapia, é considera um óleo promotor da paz, da calma e da tranquilidade, o que pode ser explicado pela presença de limoneno e mirceno ( que atua diretamente nos receptores canabinoides CB1) em sua composição – conhecidos depressores do sistema nervoso central (SNC).


O óleo essencial de Laranja (tanto da variedade doce quanto amarga) libera a energia estagnada no corpo, ajudando a ter mais serenidade e tranquilidade para lidar com emoções fortes e destrutivas, como a raiva e o ódio.


Ele ajuda a aliviar o estresse, o nervosismo e a depressão. Ótimo para pessoas que se sentem desanimadas ou desencorajadas diante de situações adversas. Traz movimento e força para agir de forma positiva.


Pessoas muito sérias, que levam tudo a “ferro e fogo” e praticamente se esqueceram das coisas boas da vida, também se beneficiam com o uso deste óleo, pois ele resgata o “viver” de forma mais leve e prazerosa, despertando a vontade de sorrir. Momentos de mudanças e insegurança também encontram acolhimento no óleo essencial de Laranja, que traz encorajamento para seguir em frente, livrando-se das preocupações e medos.


Estudos da aromaterapia com óleo essencial de laranja doce para reduzir sintomas de ansiedade e depressão. Em um estudo em 2013 (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3732892/), foi descoberto que a aromaterapia com óleo essencial de laranja doce reduz a taxa do pulso e o hormônio do estresse (cortisol) em crianças sob atendimento odontológico. Em outro estudo em 2015 (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4700683/), foi reportado que as mulheres em trabalho de parto que estiveram em contato com a inalação com o óleo essencial sentiram menor ansiedade do que mulher que inalaram apenas água destilada.



Benefícios físicos


Usado em cosméticos ou topicamente, o óleo essencial de laranja é conhecido por seus benefícios na manutenção da saúde, aparência e textura da pele, clareando, iluminando e promovendo suavidade. Indicado por reduzir os sinais de acne e outros desequilíbrios na pele. Aplicados no rosto, tem propriedades adstringentes contribuem para seu efeito anti-aging. Também é um ótimo tônico que limpa e desintoxica a pele enquanto reduz dilatação em poros.


Essas propriedades fazem o óleo essencial de laranja doce um ingrediente ideal para hidratante e clareadores de pele, amenizando secura e irritação, eliminando bactérias nocivas à saúde da pele, estimulando produção de colágeno.


No corpo, o óleo essencial de Laranja é utilizado para combater gases, cólicas estomacais e intestinais, falta de apetite, prisão de ventre e diarreia. Ele ainda estimula a vesícula biliar a produzir bílis, que facilita a digestão e a eliminação de gorduras. É um ótimo óleo para tratar da insônia relacionada à ansiedade, além de ser muito eficiente no combate de gripes e resfriados, ajudando, inclusive, a baixar a febre.


Quando aplicado em massagem, o óleo essencial de laranja é conhecido por aumentar o fluxo sanguíneo, aliviando desconfortos associados com inflamação, dor de cabeça, menstruação e baixa libido. Estudo também trazem seus benefícios na redução de dor em ossos, juntas ou outro machucado ou inflamação, diminuindo o inchaço que pode causar dor.


Quando aplicado em calos, especialmente nos pés, o óleo essencial de laranja é conhecido com um tratamento eficaz que suaviza enquanto hidrata a pele.



Dicas para se beneficiar do óleo essencial de laranja doce!!



>> Inalação direta <<


Aplique 1 gota de óleo essencial na palma da mão, espalhe uma na outra e faça uma conchinha para inalar o óleo essencial. Faça três respirações profundas. Ótimo aliado para mudar o padrão mental negativo e promover sentimentos de alegria rapidamente.



>> Óleo de massagem relaxante <<

  • 10ml de óleo de abacate

  • 5ml de óleo de jojoba

  • 3 gotas de óleo essencial de laranja

  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda francesa



>> Óleo de massagem para celulite <<


Em 2 colheres (sopa) de óleo vegetal de semente de uva, pingue 4 gotas de óleo essencial de Laranja e massageie toda a região das coxas, glúteos e abdômen com movimentos circulares, em sentido horário, de baixo para cima, levando sempre os fluidos corporais para a região da virilha. Aplicar 1 vez ao dia, de preferência à noite para não haver exposição ao sol, durante três semanas. Pare por uma semana e então retome o tratamento.



>> Difusorultrassônico <<


Para noite de sono mais tranquilas e revitalizantes

  • 300ml de água

  • 10 gotas de óleo essencial de laranja doce



>> Difusor pessoal <<


Para alegrar e revigorar ao longo do dia

  • Coloque 1 gota do óleo essencial de Laranja no aromatizador pessoal (que é uma espécie de colar de cerâmica).



>> Máscara de argila clareadora <<

  • 1 colher de argila branca

  • 1 gota de óleo essencial de laranja doce

  • Hidrolato de lavanda

Prepare primeiro a argila, colocando em um recipiente 1 colher (sopa) de argila branca, com a mesma medida de hidrolato. Mexa bem até formar uma pasta homogênea. Depois de pronta, pingue 1 gota do óleo essencial de Laranja e misture bem. Prepare sua pele para receber a máscara, lavando com sabonete e esfoliando. Com a ajuda de um pincel ou mesmo com os dedos, passe a máscara por todo rosto e pescoço. Deixe agir por 20 minutos e em seguida retire com água. Utilize esta máscara uma vez por semana, até obter o clareamento da mancha.



Cuidados


Por ser cítrico, o óleo essencial de Laranja Doce contém em sua composição química substâncias que causam fotossensibilidade na pele. Por isso, após utilizá-lo em massagens ou banhos, recomenda-se evitar a exposição ao sol por 6 horas. Caso haja exposição, é imprescindível usar um protetor solar com FPS acima de 30, imediatamente após o término da massagem.



Bibliografia

  • Personare- Artigo por TAHIANA FERRAÇO, Aromaterapeuta clinica.

  • Material WNF

  • www.healthline.com

  • www.oleosessenciais.org

A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page