top of page

Dica Saudável | Pão de Q?


Pão de Q?


Um prato especial característico do brasileiro é o pão de queijo. Quem não gosta? Com seu sabor delicioso, é uma opção de lanche que agrada desde os mais novos aos mais velhos.


Ultimamente, vivemos em tempos onde o isolamento se tornou uma ferramenta de manutenção da saúde e bem coletivo, o que limita nosso ir e vir. Como alternativa de ficarmos pedindo comida da rua, vemos a oportunidade de se conectar com a arte de cozinhar. Não estamos querendo romantizar a situação ocasionada pelo COVID 19, apenas trazer pontos que podemos levar como positivos. Um momento que nos fez parar e repensar, refletir sobre nosso hábitos. A alimentação equilibrada é uma das formas de prevenir que nosso corpo adoeça e merece um olhar mais atento nesse momento.


Aprender novas receitas é sempre útil, nos convidando a variar e inovar dentro da cozinha. E, como tudo na vida, a prática vai aperfeiçoando nossas técnicas. As receitas são inspirações e sempre é possível ir adaptando com o que temos em casa. Essa receita já é uma adaptação da receita tradicional que conhecemos, uma opção sem glúten e sem lactose. Substituir ingredientes menos nutritivos por outros de maior valor nutricional, sem comprometer o sabor dos alimentos, é uma prática de relevância para se constituir uma dieta saudável.


Prepare mais os seus próprios alimentos! Uma atividade terapêutica para toda a família e amigos.



RECEITA PÃO DE Q?

Ingredientes

  • 300g inhame picado (pode ser outro tubérculo como: batata inglesa, batata doce, batata roxa ou batata baroa)

  • 200g de polvilho doce

  • 60g de polvilho azedo

  • 1 colher (de chá) de fermento químico em pó

  • 1/4 de xícara (de chá) de água

  • 5 colheres (de sopa) de azeite de oliva

  • 1 colher de sopa de chia*

  • 2 colheres de sopa de nutricional yeast*

  • 1 colher de sopa de linhaça*

  • 1 colher (de chá) de sal do Himalaia


*Esses ingredientes você encontra na Boaformula!



Sugestão de preparo


Antes de tudo, cozinhe o inhame em uma panela com água até ficar macio. Alimentos como a mandioca e o inhame - que são raízes - não devem ser ingeridos crus porque apresentam substâncias tóxicas.


Escorra bem e em seguida amasse o inhame ainda quente com um garfo, até obter um purê uniforme. Pré-aqueça o forno a 210ºC. Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento químico em pó e misture. Coloque a água, o óleo e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até virar uma farofinha. Nessa mistura, adicione o purê até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas e leve para assar por cerca de 50 minutos ou até os pãezinhos ficarem rachados e completamente assados. Está pronto! Você pode adicionar ervas como orégano.


Se desejar fazer para comer mais tarde ou em outro dia, faça as bolinhas e leve ao congelador. Uma opção rápida e deliciosa para seu lanche!


Nessa receita podemos também trocar para outro tipo de tubérculos, como a batata rocha que fica muito linda a cor ou batata inglesa.


Fotos retiradas do E-book de Receitas da Equaliv.



Conheça os beneficios dos ingredientes!


Beneficios do Inhame

O inhame, também conhecido por taro, inhame-branco e taioba-de-são-tomé, é um tubérculo nutritivo muito popular e amplamente consumido no mundo. Cultivado desde 50.000 a.C., na África e na Ásia, hoje é um alimento básico em muitos países da América do Sul, África, nas ilhas do Pacífico e nas Índias Ocidentais. No Brasil, a região Nordeste é a maior produtora e consumidora.


O consumo do tubérculo, parente do cará e da batata-doce, melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e altamente nutritivo e medianamente calórico.Os tubérculos são uma excelente fonte de fibras solúveis e seus carboidratos são complexos. Eles apresentam vitamina A e betacaroteno, quantidades significativas de vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B. Com relação aos minerais, possuem potássio, cálcio, fósforo, magnésio e cobre. É um bom alimento para a prevenção da anemia. Ele é fonte de ferro, mineral que participa do processo de transporte de oxigênio, realizado pelas hemácias; cobre, que ajuda no acesso ao ferro armazenado, para que ele possa ser utilizado na síntese de novas hemácias; vitamina C.


O inhame ainda é muito indicado para saúde feminina por conter fitoestrógenos e hormônios vegetais, equilibrando os hormônios naturalmente da mulher. É conhecido por aumentar a fertilidade da mulher, amenizar cólicas, menstruais, sintomas da TPM e da menopausa (a diosgenina presente no tubérculo pode auxiliar para contenção de calores, do ressecamento da mucosa e de outros sintomas que acompanham essa fase) e estimular a libido, além de ser útil na endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina.


Ajuda também na absorção do ferro; vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina; e ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas.



Beneficios da Levedura Nutricional

A Levedura Nutricional é um alimento altamente nutritivo que provém da levedura chamada Saccharomyces Cerevisiae, pertencente ao reino dos fungos, porém em sua forma inativada, diferente das outras leveduras utilizadas na fabricação de pães e cerveja.


Essa levedura se prolifera em ambientes ricos em carboidratos, como a beterraba e a cana-de-açúcar, passa pelo processo de lavagem à seco, é transformado em pó para ser comercializado e geralmente recebe uma fortificação de vitaminas e minerais.


Após colhido e lavado, passa por uma secagem natural para tornar inativo o seu crescimento, como é comum dos fermentos. Esta é uma levedura de crescimento primário e, portanto, não é um subproduto da cervejaria como é a levedura de cerveja.



Conheça o Nutryeast da Equaliv


Nutryeast é um alimento à base de levedura inativa seca de Saccharomyces cerevisiae, um tipo de fungo que pertence ao mesmo reino dos cogumelos, diferentemente de outras leveduras conhecidas como as utilizadas em produtos de panificação e cervejas, que estão em sua forma ativa.


Nutryeast é fabricada sob rigorosos padrões de qualidade e por isso apresenta excelente qualidade nutricional além de segurança alimentar. Pode ser incorporada em receitas culinárias para agregar proteínas, fibras e vitaminas do complexo B; reduzir a quantidade de sal; ainda com o benefício de conter baixo teor calórico.


É NON-GMO, usual pelos adeptos da dieta vegana, livre de corantes e conservantes e naturalmente sem glúten e soja. Experimente as sugestões de receitas Equaliv e também use a criatividade e incorpore em sopas, purês, omeletes, massas, saladas e até na pipoca!



Por que usar a Levedura Nutricional nas suas receitas?


É fonte de nutrientes naturais, pode ser usada como condimento ou ingredientes em receitas e preparações e costuma ser um substituto ao queijo ralado.


Rica em aminoácidos essenciais,com baixa caloria e baixo teor de gordura, os seus poucos carbohidratos complexos são provenientes das fibras. Não contém glúten nem lactose em seus ingredientes.A Levedura Nutricional fonte natural de vitaminas do Complexo B., as quais são adicionadas e provenientes de fontes naturais (não-sintéticas).

  • 100 % natural

  • Rica em proteína não animal

  • Possui todas as vitaminas do Complexo B

  • Fonte de ácido fólico, zinco e zinco

  • Possui o poderoso antioxidante Glutationa

  • Rico em Fibras

  • Não transgênico

  • Sem Glúten

  • Sem Lactose

  • Baixo sódio

  • Vegano

  • Sabor UMAMI

  • Gostinho que lembra queijo


Semente de Chia

As sementes de chia (Salvia hispanica L.) foram um importante alimento básico para mesoamericanos em tempos pré-colombianos (REYES-CAUDILLO et al., 2008), sendo consumidas principalmente pelos maias e astecas para aumentar a resistência física. No entanto, a chia também estava atrelada a rituais sagrados e servia como oferenda aos deuses dessas civilizações, o que despertou a ira de espanhóis católicos que viam a cerimônia como um ritual pagão. Com isso, seu cultivo foi extinto por séculos e só foi retomado no início da década de 90 por um grupo de pesquisadores argentinos em parceria com a Universidade do Arizona (EUA) (AYERZA e COATES, 2005). Desde então, os cientistas têm se voltado para pesquisas com o grão. A chia é uma planta herbácea anual que pertence à família Lamiaceae. Tem sido cultivada no México há séculos e as sementes embebidas em água ou suco de frutas foram e ainda são consumidas em algumas regiões como bebida refrescante (CAHILL, 2003).

Recente avaliação de suas propriedades e possíveis utilizações mostrou que esta possui um elevado valor nutricional com alto conteúdo de ácido α-linolênico (ômega-3) e linoleico (ômega-6), antioxidantes, fi bra dietética e proteína (PEIRETTI e GAI, 2009). A presença desses ácidos graxos na dieta garante uma diminuição da ocorrência de doenças cardiovasculares, visto que doenças crônicas continuam sendo a principal causa de morte e de incapacidade nos países industrializados e que também estão crescendo rapidamente nos países não industrializados (AHA, 2004). Há evidências epidemiológicas de que as dietas que promovem a saúde são ricas em fi bras alimentares e ômega-3 e pobres em gordura saturada, gordura trans e colesterol (HU, 2002). Além disso, as sementes de chia são promissoras como fontes de antioxidantes, devido à presença de polifenóis (REYES-CAUDILLO et al., 2008).



Semente de linhaça

O cultivo de sementes de linhaça é um dos mais antigas do mundoA linhaça (Linun usitatissimun L.) é o alimento de origem vegetal mais rico em ácidos graxos ω-3, apresentando também quantidades elevadas de fi bras, proteínas e compostos fenólicos (THOMPSON & CUNNANE, 2003). Existem duas variedades de linhaça para consumo humano, a linhaça marrom e a linhaça dourada. Sua cor é determinada pela quantidade de pigmentos no revestimento externo da semente (COSKUNER & KARABABA, 2007), sendo que essa quantidade é determinada por fatores genéticos (GROTH et al., 1970) e ambientais (MORRIS, 2007). Existem evidências de que a linhaça marrom e a dourada são semelhantes em sua composição química (MUELLER et al., 2010), portanto, é possível que ambas apresentem bioatividade similar

Apenas uma colher de sopa de linhaça (cerca de 7 gramas) fornece uma boa quantidade de proteínas, fibras e ácidos graxos ômega 3, além de ser uma rica fonte de algumas vitaminas e minerias.


Em uma colher de sopa de semente de linhaça é estimado que contenha:

  • Calorias: 37

  • Proteína: 1,3 gramas

  • Carboidratos: 2 gramas

  • Fibra: 1,9 gramas

  • Gordura total: 3 gramas

  • Gordura saturada: 0,3 gramas

  • Gordura monoinsaturada: 0,5 gramas

  • Gordura poli-insaturada: 2,0 gramas

  • Ácidos graxos ômega 3: 1.597 mg

  • Vitamina B1: 8% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)

  • Vitamina B6: 2% da IDR

  • Folato: 2% da IDR

  • Cálcio: 2% da IDR

  • Ferro: 2% da IDR

  • Magnésio: 7% da IDR

  • Fósforo: 4% da IDR

  • Potássio: 2% da IDR



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: Articulista Natália F. Jonas (@nfeksa)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page