Dica Saudável | Dia dos Namorados


O dia dos namorados é uma data para nos relembrar sobre o amor. Amor que nasce de dentro de nós e transborda ao outro. Uma data que fala sobre os apaixonados, apaixonados pela vida e pelas pessoas! O amor que pode ser cultuado em casal, aquele amor romântico, o amor pelas amigas, mas principalmente sobre o amor que sentimos por nós mesmos, o amor próprio. E a gente acredita que exercitar esse amor é uma tarefa diária, que requer autoconhecimento e um cuidado especial consigo mesmo. Como nos amamos diz muito sobre como amar o outro. Somente se conhecermos a nós mesmos poderemos conhecer o outro. Afinal, o outro é um espelho do que acontece aqui dentro de nós.


Hoje na Dica Saudável queremos falar um pouco sobre o amor, esse pilar que nos sustenta e motiva. Uma dica que pode estar sendo escrita no dia de hoje, celebração do dia dos namorados, mas são ações que podemos estar nos presenteando todos os dias! Nos presenteando de afeto, de doação e carinho.


Se hoje você está com alguém querido ao seu lado, desfrute do dia para celebrar esse amor e carinho que tem um pelo outro. Relembrem os momentos bons para dar risadas e sonhar com o futuro. Troquem gentilezas, além dos presentes mas através da presença, escuta e acolhimento que um pode oferecer ao outro.


Caso não esteja no momento com alguém, lembre da pessoa mais importante da sua vida, você mesma! Aproveite esse dia e final de semana para oferecer a você mesmo um momento de autocuidado, desfrute de sua própria companhia.


Reunimos algumas dicas para você comemorar o amor hoje e no final de semana dos namorados, e em todos os outros também. Lhe convidamos para aproveitar com muita presença e alegria.

Nós da equipe Boaformula desejamos muito amor para todos vocês!



>> Prepare um bom café da manhã


Uma ótima opção para aproveitar esse Final de Semana! Iniciar o dia com um bom clima faz toda diferença, é essencial para um dia cheio de energias boas! Uma das formas que podemos fazer isso é nos preparando um bom café da manhã, com nossas comidas favoritas e despertar com calma.


E que tal fazer uma batida de banana com maca peruana? A maca peruana tem nome cientifico Lepidium meyenni e é uma planta que nasce na cordilheira dos Andes. A maca é muito parecida com uma beterraba rústica,podendo ser encontrada de diversas cores como branca, amarela, vermelha e preta.


Dos usos mais conhecidos da Maca estão aqueles ligados ao sistema reprodutor masculino e à fertilidade feminina. Atualmente é muito utilizada contra disfunção erétil, ejaculação precoce, infertilidade, aumento da libido e melhora do desempenho sexual, chegando a ser chamada de Viagra Vegetal. Esse potencial afrodisíaco estimula a pessoa e desperta também o tesão pela vida, trazendo animo e motivação. Além disso é fortificante, Tonica e anti inflamatória.



>> Banho com óleos essenciais


Um momento revigorante e todo seu para estar em contato com o seu corpo! Não abra mão de um tempinho para recuperar suas energias.


Que tal tomar um bom banho com óleos essenciais para deixar mais especial esse ritual de higiene e cuidado? Nossa proposta é colocar 5 gotinhas do óleo essencial de ylang ylang no cantinho do Box! Com o vapor de água, ele vai se dispersar por todo banheiro deixando um aroma incrível! Abaixo você confere os benefícios desse óleo essencial!



>> Carinho e cuidado com a pele


Que tal organizar um SPA caseiro? Nossa dica é um ritual com argilas! Primeiro passo é limpar seu rosto com sabonete. Depois aproveite para fazer uma esfoliação, removendo impurezas e células mortas, e preparando a pele para receber a argila. Aplique uma camada média/grossa da argila e mantenha ela agindo por 15minutos. Remova com água e ajuda de um Ecodisco. Finalize com um hidratante facial e um óleo vegetal de rosa mosqueta.


Máscara de Argila vermelha (quantidade para 1 pessoa)

2 colher de sopa Argila Vermelha

2 colher de hidrolato de gerânio

1 gota de óleo essencial de sândalo



Que tal realizar uma massagem a dois ou uma automassagem?


Prepare um óleo vegetal e amorne ele em banho maria. Falamos em uma dica saudável dos benefícios da oleação no nosso corpo, saiba mais aqui.


Óleo afrodisíaco (2%)

  • 30ml de óleo de jojoba

  • 7 gotas de óleo essencial de ylang ylang

  • 3 gotas de óleo essencial de bergamota

  • 3 gotas de óleo essencial de cedro Virginia

*Bergamota é um óleo essencial fotossensível, cuidado.


Modo de preparo: Amorne o óleo de jojoba em banho maria. Com ele morno, adicione os óleos essencial e aplique sobre o corpo!



Beneficios do ylang ylang


Um óleo essencial muito especial, conhecido como “flor das flores” para equilibrar nosso corpo, mente e espírito: ylang ylang.


O óleo essencial de ylang ylang é uma brisa mágica e misteriosa, que seduz, atrai e envolve. Harmoniza quem se entrega a ele. É conhecido como a flor das flores, proveniente de uma flor rechonchuda e macia que parece ser feita de espuma, que da em cachos e tem formato de estrela do mar. Originaria de Madagascar, hoje também é cultivada nas ilhas comores e na India.


Mas as flores de ylang-ylang, ou cananga, uma árvore alta e encantadora, não possuem apenas qualidades associadas ao seu aroma: na Indonésia, por exemplo, existe o costume de cobrir o leito de recém-casados com essas flores, sendo que nas Molucas elas são usadas no tratamento de infecções de pele, resfriados, doenças virais, e até mesmo malária.


Veja mais sobre ylang ylang aqui.



Beneficios do cedro virignia

O óleo essencial de Cedro era muito utilizado pelos índios norte-americanos como remédio. Ele ainda é o incenso usado em meditações nos tradicionais templos tibetanos.

O óleo essencial de Cedro da Virginia é considerado sedativo, relaxante, acalma e melhora o bem-estar geral. Proporciona sensação de conforto, calor, consistência e abrigo. Promove uma barreira contra as forças negativas, ativa a glândula pineal.


Beneficios do óleo essencial de bergamota

A bergamota é uma fruta cítrica proveniente de uma árvore de pequeno porte.O óleo essencial da bergamota é feito a partir da casca de uma fruta quase madura da árvore de bergamota, também conhecida como a Citrus Bergamia da família Rutaceae. A árvore Bergamota recebeu o nome da cidade de Bérgamo, na Lombardia, onde a essência foi inicialmente comercializada. A bergamota também é produzida na Costa do Marfim, Argentina, Marrocos, Turquia e Brasil.


Age como raio de sol dissipando a insegurança, equilibra as emoções, desperta a tranquilidade para a conquista da liberdade emocional. Promove autoestima e autoaceitação. Alivia o medo, timidez, autocritica, mudanças abruptas de humor e irritação Acalma estados ansiosos e depressivos de angustia e tristeza. Quando choramos internamente este óleo essencial ilumina o coração, dissolve a culpa trazendo o amor próprio.



Beneficios Óleo vegetal de jojoba

É um óleo vegetal especial e nobre de alta compabilidade com a pele humana. É 100% puro e natural. Sua composição é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artificiais. Além de ser um produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.


O óleo de jojoba é extraído da jojoba, uma planta parecida com um arbusto; sendo nativa da América do Norte, nos desertos de Mojave e Sonora, no Arizona, Califórnia e México. O fruto dado pela jojoba é parecido com um feijão, esverdeado e oval e que, quando retirada a casca, apresenta sementes em seu interior.


Cabelos: couro cabeludo, caspa, seborréia, queda de cabelo, brilho, densidade da haste capilar, flexibilidade dos fios, blindagem de escamas capilares, fortaleciment das pontas, maciez.


Face: áreas pequenas da face, rugas, manchas, asperezas, ressecamentos, hidratração, proteção, acne, drenagem, lábios.


Corpo: aplicado associado a outros óleos corporais como de abacate, amêndoas doces, semente de uva, girassol.


Pés e mãos: hidratação

Veja mais óleo de vegetal jojoba aqui.



>> Escolha um programa que você ama!


As indicações ainda são que a gente se mantenha em casa, então que tal programar atividades que você goste e façam bem a vocês?


Que tal preparar um matcha e ler um bom livro? Mais sobre os beneficios do Matchá aqui.


Ou quem sabe ver um filme e se deliciar com brownies? Receita de brownie aqui.


Ou cupcakes salgados? Confira a receita aqui.


E que tal você escolhesse a atividade que mais combina com você e colocasse a magia de um óleo essencial em seu difusor?


Nossa sugestão é o óleo essencial de gerânio!


Seu aroma representa carinho, envolvimento e afetividade. É um óleo antidepressivo, alegre e consistente, que ajuda a superar momentos de perda e luto. Alivia a tristeza no coração demonstrando o lado nobre das coisas. Tônico nervoso, aquece o corpo e acalma a mente. Bom para combater fadiga e falta de ânimo.


Não combina com ambientes de trabalho e corporativos durante o expediente; porém, em momentos de confraternização, seu aroma proporciona aconchego e sociabilização. Na área emocional, oferece conforto e diminui a ansiedade. Alegra e fortalece a alma para enfrentar com leveza os momentos difíceis de perda.


Seu aroma sutil e suave transfere a energia arquetípica do sagrado feminino, para o plano físico. A freqüência energética deste óleo essencial permite a materialização da energia sutil, sendo muito útil também em momentos de transformação interior. Traz a possibilidade de abertura do chakra cardíaco e faz conexão com o inconsciente, liberando memórias traumáticas e dolorosas guardadas no coração. Auxilia a cura da dor emocional, combatendo medo, insegurança e timidez, estimulando a autoestima, amenizando depressão e falta de confiança.


Veja mais sobre o óleo essencial de gerânio aqui.



Sugestão de preparados para comemorar o dia dos namorados!

Você sabia que agora na Boaformula você encontra as Sinergias da terra flor?

A Terra Flor é uma empresa brasileira que se encontra em Alto Paraiso em Goais. Ela é administrada pelo casal Vishwa e Vistar, que honrar esse espaço e gerem a empresa em seus 10 anos de vida. Eles acreditam no desenvolvimento da Aromaterapia no Brasil e trazem produtos de qualidade bem como conteúdos sobre os benefícios dessa prática.


A coleção Terra Flor Sinergia oferece uma série de opções naturais para os cuidados com sua saúde e beleza. Cada sinergia foi criada pela associação de diferentes óleos essenciais, tendo suas propriedades terapêuticas potencializadas pela ação em conjunto. Trazem alívio e conforto em todos os momentos mantendo sua energia renovada e conectada à natureza.



Sinergia afrodisíaca Terra Flor


Desperta a energia vital e aflora a sensualidade. Desinibe, estimula a libido e a paixão. Convida a intimidade e a expressão da sensualidade criativa.


A Sinergia Natural de Óleo Essencial Afrodisíaca da Terra Flor possui uma fórmula 100% natural desenvolvida com os melhores óleos essenciais para despertar os sentidos e aflorar a sensualidade, como os óleos essenciais de Limão Siciliano, Patchouli, Pimenta Rosa, Ylang Ylang. Tem o poder de convidar à intimidade e à expressão da sexualidade criativa. Características • Produto Natural e Vegano certificado pelo IBD • Contém propriedades estimulantes, revigorantes e relaxantes • Sinergia afrodisíaca • Estimula a libido e a paixão Indicações A Sinergia Natural de Óleo Essencial Afrodisíaca da Terra Flor é indicada para despertar a energia vital e aflorar a sensualidade. Ingredientes Composição: Citrus lemon peel oil, Pogostemon cablin oil, Scjinus terebinthifoluis seed oil, Cananga odorata flower oil. Fórmula livre de: parabenos, liberadores de formol, corantes e fragrâncias sintéticas, conservantes sintéticos, sulfatos e produtos de origem animal. Não é testado em animais. Modo de usar

  • Aromatização ambiental: adicione 10 gotas da sinergia afrodisiaca no difusor ambiental.

  • Banho de imersão (banheira ou ofurô): adicione 21 gotas da sinergia afrodisiaca em 200ml de leite vegetal. Dissolva a mistura na banheira.

  • Colar aromático: pingue 3 gotas da sinergia afrodisiaca no colar aromático.

  • Fricção corporal: distribua entre 10 e 20 gotas da sinergia frodisiaca ao longo do corpo e friccione a pele vigorosamente. Evite as mucosas genitais e a área próxima aos olhos.

  • Fricção plantar: pingue 3 gotas dos óleos essenciais afrodisiacos na planta de cada pé e friccione.

  • Fricção vertebral: pingue 6 gotas da sinergia ao longo da coluna vertebral e friccione-a.