top of page

Sílicio Orgânico | Conheça OrtoSil PLUS®



O que é o Silício?


O silício é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre e está presente na areia e argila do planeta, bem como nas rochas de quartzo e granito bem como em diversos alimentos: maçã, cereais, repolho, amendoim, cenoura, cebola, cerveja, aveia e peixes.


Infelizmente, o silício é um mineral que não tem solubilidade e absorção na sua forma elementar e tem sido utilizado como suplemento sob a forma de sílica coloidal, tri silicato de magnésio, silício quelato e outras formas de silicato. No entanto, já está comprovado que nestas apresentações ele tem pouca ou quase nenhuma absorção no organismo. Estudos comprovam que a única forma solúvel e biodisponível de silício em pó é o ácido ortosilícico. Porém, ele é altamente instável e polimeriza rapidamente no meio ambiente perdendo sua atividade, sendo assim, há o grande interesse de se obter formas estabilizadas e biodisponíveis para este mineral de importância fundamental para o nosso organismo.


Quer saber mais sobre Sílicio? Acesse aqui.



O Silício no Organismo Humano


O silício é um nutriente de extrema importância para o corpo humano que estimula a síntese do colágeno, glicosaminoglicanos, queratina e elastina, substâncias responsáveis pela saúde da pele, cabelos, unhas, ossos e articulações. Estudos comprovam que ele tem um papel primordial na formação do tecido conectivo, sendo assim importante para saúde dos ossos e da pele. O silício tem função importante no sistema ósseo, vascular e respiratório, sendo fundamental na constituição dos tendões e vasos sanguíneos. É um excelente fortificador e regenerador dos tecidos conectivos e ósseos, onde exerce um efeito modulatório sobre as repostas imune e inflamatórias. Estudos mostram sua função na síntese do colágeno tipo I. Sua deficiência pode ocasionar diversas doenças degenerativas entre as quais o Alzheimer.


A falta de silício também contribui para o surgimento de anormalidades nas articulações, ossos e na síntese do colágeno. Sua falta se torna visível na saúde da pele, cabelos, desordens do sistema nervoso central, veias varicosas, dores articulares, etc. Mesmo o silício presente em diversos alimentos encontra dificuldade de absorção no organismo. Estudos demonstram que as bananas tem um conteúdo de silício de 5,5mg/100g mas evidencias preliminares sugestionam que somente 2% deste total é absorvido, a vagem que contém 2,5mg/100g, tem absorção de 50% deste teor de silício no organismo. Daí a importância de avaliar-se não somente o teor de silício mas também a sua capacidade de absorção, pois isto será fator determinante para o resultado final da suplementação desejada.



Indutor das principais proteínas: colágeno, elastina e queratina.


Quem deseja melhorar sua aparência deveria conhecer mais sobre a ação do silício na produção das três proteínas da beleza: colágeno, elastina e a queratina. Estas são as proteínas essenciais para a beleza da pele, cabelos e unhas. O segredo é ativar as células do nosso organismo para que elas possam produzir essas proteínas. A chave para isto é o silício, elemento fundamental para produção destas proteínas. O problema é que o silício não está biodisponível, pois se encontra em sua forma elementar, ou seja, assim não consegue ser absorvido pelo organismo.


OrtoSil PLUS® é uma formulação patenteada que utiliza a microemcapsulação do silício orgânico em forma sólida. A microemcapsulação do MMST (monomethylsilanetriol) garante sua biodisponibilidade no organismo e facilita sua absorção para indução das proteinas essenciais para manutenção da saude da pele, cabelos e unhas. Feita com acacia gum(goma de acácia) uma fibra natural que não sofreu nenhuma modificação química ou genética. A goma de acácia oferece muitas propriedades e benefícios para o organismo, entre elas, baixo índice glicêmico, baixo valor calórico e apresenta atividade prebiotica.



Silício, elemento fundamental para a formação do Colágeno


A deficiência de silício afeta negativamente órgãos e tecidos contendo colágeno. O átomo de silício está posicionado dentro do colágeno, atuando como "cola" para fibras de colágeno individuais. Em geral, a estrutura do colágeno, como a molécula de DNA, está presente como uma 'Mola', dando às células e órgãos sua elasticidade e movimentos, facilitando seu deslizamento. Assim o silício é um elemento vital para a elasticidade do colágeno promovendo a melhora da função do movimento elástico. O colágeno proporciona resistência e flexibilidade ao tecido conjuntivo, que, por sua vez melhorará a saúde e bem-estar de todos os órgãos do corpo desde o cérebro até a pele, ossos e articulações.



Benefícios do Silício na Saúde dos Ossos


Atualmente a alimentação não tem conseguido fornecer todos os nutrientes que necessitamos, seja por falta de tempo, ou por uma dieta pobre em nutrientes para a nossa saúde. Quando falamos na saúde dos ossos lembramos imediatamente de cálcio e vitamina D, esquecendo que o silício é um elemento fundamental neste processo e exerce papel essencial no envelhecimento saudável dos ossos.


O silício está envolvido nos primeiros estágios da produção do colágeno e dos ossos, na verdade, os ossos não se formarão sem uma adequada quantidade de silício, pois o silício tem uma relação única com o cálcio, pois é ele que o atrai para os ossos melhorando a qualidade da matriz óssea, bem como facilita sua mineralização. A calcificação óssea ajuda a formar o novo osso e fortalecer os ossos maduros, assim como a densidade mineral. O silício orgânico juntamente com outros nutrientes irá trabalhar para melhorar os efeitos do cálcio e da vitamina D nos ossos, não só em termos de quantidade, como de qualidade, uma vez que, os ossos têm quantidade expressiva de colágeno que é uma proteína essencial para o suporte de sua estrutura.


Estudos conduzidos por Charles T. Price, Kenneth J. Koval e Joshua R. do LangfordOrlando Health Department of Orthopedic Surgery demonstraram a efetividade e a importância da suplementação de silício para prevenção da osteoporose em mulheres na menopausa. Estudos realizados por Carlisle sugerem que é possível que o silício desempenhe um processo electroquímico de mineralização óssea devido as suas propriedades de condutividade elétricas. Sabe-se também que a matriz de colagénio de osso jovem possui propriedades piezoeléctricas que geram potenciais elétricos quando sujeito a tensão. A mineralização óssea ocorre nas áreas eletronegativas que são geradas por compressão.



O que é OrtoSil PLUS®?


OrtoSIl PLUS® utiliza uma tecnologia de microemcapsulação do silício orgânico em forma sólida. A microemcapsulação do MMST(monomethylsilanetriol) garante sua biodisponibilidade no organismo e facilita sua absorção para indução das proteínas essenciais para manutenção da saúde da pele, cabelos e unhas. No processo de encapsulação do MMST é utilizado acácia gum(goma de acácia), uma fibra natural que não sofreu nenhuma modificação química ou genética. A goma de acácia oferece muitas propriedades e benefícios para o organismo, entre elas, baixo índice glicêmico, baixo valor calórico e apresenta atividade prebiotica.


A principal característica do OrtoSil PLUS® é sua alta biodisponibilidade (64%) que fornece uma atividade biológica para o silício em formulações sólidas, segurança e estabilidade com alto teor de solubilidade > 85%. Além disso, o teor de Silício elementar é o mais alto disponível no mercado (2,8%).


MMST [Si(OH)3CH3] é metabolizado em ácido ortosilícico [Si(OH)4], o Silício que o corpo consegue absorver facilmente. OrtoSil PLUS® não precisa ser consumido em jejum devido a sua alta solubilidade em água não sofrendo assim interferência dos alimentos e facilitando sua absorção no trato gastrointestinal.


O ácido ortosilícico (H4SiO4) é usado como uma fonte nutricional e terapêutica de alta biodisponibilidade silícica (Si). O ácido silícico em sua forma monomérica (H4SiO4) não é estável e, em elevada concentração, está sujeito à polimerização tridimensional. Polímeros de ácido silícico não estão disponíveis biologicamente. Estudos relatam que o grau de polimerização é inversamente proporcional a absorção intestinal, em outras palavras o ácido ortosilícico que possui uma pequena molécula de carga neutra, em sua forma estabilizada será rapidamente absorvida no trato gastrointestinal, enquanto moléculas maiores precisam ser transformadas em monômeros solúveis antes da absorção gastrointestinal Por esta razão, é de grande importância o desenvolvimento de novas formulações estabilizadas do ácido silícico em que sua polimerização seja restringida. OrtoSil PLUS® é uma nova formulação sólida do ácido ortosílico que utiliza um método de estabilização que inibe a policondensação do ácido ortosílico.



Dose diária recomendada


Estudos mostram que a dose diária recomendada de silício elementar é de 5,4mg até 16mg/dia. Isto equivale a 150 - 600mg de OrtoSil PLUS®. No entanto, as dosagens poderão ser ajustadas de acordo com a prescrição e objetivo desejados de cada paciente.



A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Material do Fornecedor | Cosmetrade

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page