Ansiedade nos Adultos




Mais de 450 milhões de pessoas sofrem com algum transtorno de saúde mental. No ano de 2013, a revisão com 87 estudos feitos por Baxter et al., em 44 países, estimou a prevalência atual dos transtornos de ansiedade em 7,3% (4,8%-10,9%). Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em maio de 2020, a ansiedade é o transtorno mais presente durante a pandemia de Covid-19. Além da ansiedade, encontrada em 86,5% dos respondentes, foi constatada uma presença moderada de transtorno do estresse pós-traumático (45,5%). A proporção de depressão grave foi um pouco mais baixa, 16%.


Os transtornos de ansiedade diferem entre si nos objetos ou situações que induzem o medo, ansiedade ou comportamento de esquiva. São quadros clínicos cujos sintomas de ansiedade são primários (não são derivados de outras doenças psiquiátricas como depressão ou psicoses, por exemplo).


Segundo a classificação do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), agorafobia, transtorno de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), fobia social, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e transtorno de ansiedade generalizada (TAG) são alguns dos transtornos de ansiedade.


As comorbidades são frequentes nos transtornos de ansiedade, variando entre outros transtornos psiquiátricos até doenças cardiovasculares e renais. Os transtornos de ansiedade geralmente prejudicam a vida diária dos indivíduos, pois muitos deixam de realizar atividades rotineiras por medo das crises ou sintomas. As situações que provocam ansiedade algumas vezes são suportadas com grande sofrimento e muitas das atividades exigem a participação de outras pessoas para que sejam realizadas – o que pode afetar a qualidade de vida e diminuir o grau de independência. Rompimentos sociais e de relacionamentos e abandono de atividades consideradas prazerosas também podem acontecer. Dessa forma, a identificação desses acontecimentos pode direcionar ao tratamento precoce, diminuindo a gravidade desses quadros ao longo do desenvolvimento da doença.



Ansiedade Comum e Ansiedade Patológica


Para evitar que um estado de ansiedade se desenvolva para quadros mais graves, é de extrema importância identificá-lo precocemente para saber quais são os melhores tratamentos para cada caso.


A ansiedade comum, conhecida como "friozinho na barriga", é inerente à condição humana e faz as pessoas agirem rápido, porque ficam eufóricas.


A ansiedade patológica tem o efeito contrário: pessoas com esse tipo de ansiedade acabam não conseguindo executar tarefas simples do dia a dia, como ir ao trabalho ou fazer uma pesquisa para a faculdade, porque se sentem ansiosas demais e acabam “travando” na hora de desenvolvê-las.


É um pouco difícil diagnosticar o que é uma ansiedade normal do dia a dia com uma ansiedade patológica, e o psicólogo ou psiquiatra são os profissionais capacitados para fazer esse diagnóstico de maneira precisa. No entanto, alguns sintomas e situações são um alerta de que a ansiedade está passando do limite aceitável: sensação de aperto no peito, tremores, hábito de roer unhas, enjoos, vômitos, náuseas, falta de ar e tensões musculares são alguns deles.


Quem sofre de Transtorno de Ansiedade tem ataques de adrenalina com muito mais facilidade e pode sentir constantemente que algo sério está prestes a acontecer, mesmo sem ter nenhum motivo para isso. Com isso, se torna uma pessoa preocupada, tensa, sem foco e com baixo rendimento nos estudos e atividades profissionais. Por isso, a ansiedade patológica deve ser tratada rapidamente, procure ajuda profissional. Uma pessoa com transtorno de ansiedade passa por muitos desconfortos, a ponto de prejudicar a sua vida cotidiana.



Como a Boaformula pode lhe ajudar?


Separamos alguns produtos específicos para Ansiedade e Melhora do Sono!


A N S I E D A D E N O S A D U L T O S


1- Tintura para ansiedade

20gts em água 2x ao dia


2- Composto para ansiedade

1 caps 2x ao dia


3- Composto antidepressivo e para a ansiedade

1 cap 2x ao dia


4- Bombom relax

Rhodiola rósea 300mg

Comer 1 bombom ao dia


5- Bala para estresse adrenal

Relora 200mg

1 bala 2x ao dia


6-Blend de florais para ansiedade

Recue..4gts

Agrimony...4gts

Olive...4gts

Chamomile 4gts

Fazer 60ml

Tomar 10gts 3x ao dia


7- Pinetonina 50%

1 jato em cada narina 3x ao dia


8- InBlends Relief (Infinity Pharma)

Blend de óleos essenciais, contém óleos essenciais de lavanda, melaleuca, cipreste e alecrim. Alivia desconfortos físicos e promove o relaxamento do corpo

2gts nas mãos, friccionar uma na outra e leve ao olfato para sentir o aroma. Pode ser usado em difusores pessoais, 2 gotas a cada 6 horas.



M E L H O R A D O S O N O


1- Melatonina Duo 2/3mg

Ingerir uma cápsula ao deitar


2- Compçexo fitoterápico tranquilizante natural

Tomar 2 cásulas, 2 horas antes de dormir.


3- Blend de florais para induzir o sono

White chestnet 4gts

Aspen 4gts

Red chestnut 4gts

Agrimony 4gts

Rock Rose 4gts.

Em solução glicerinada qsp 30ml

Tomar 20gts em água 1h antes de dormir


4 - Sedatif (Boiron)

Indicado como auxiliar no tratamento da tensão emocional e mental, nervosismo, ansiedade, inquietude, irritabilidade e distúrbio do sono em adultos e crianças.

Chupar 2 comprimidos, 3 vezes ao dia. Deixe derreter os comprimidos na boca.



A sua saúde em boas mãos.



Fonte:

  1. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. ARTIGO ORIGINAL. Prevalência de ansiedade e fatores associados em adultos.

  2. Artigos Psicólogos Berrini

  3. Pebmed

  4. Material dos Fornecedores


183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo