DHA e os seus benefícios



O ômega-3 recebe este sufixo por ser formado por três ácidos graxos: eicosapentaenoico (EPA), docosahexaenoico (DHA), alfa-linolênico (ALA). São fontes primárias de energia para as células, servindo como seus componentes estruturais. No entanto, as substâncias que exercem as funções mais conhecidas do ômega-3 são o EPA e o DHA.



Vamos conhecer melhor o DHA?


O DHA desempenha um papel essencial para a saúde do cérebro, e é absolutamente crucial durante a gravidez e a infância. O ácido docosa-hexaenoico ou DHA, é um dos mais importantes ácidos graxos ômega-3.


O DHA é um ótimo alimento para o cérebro, visto que 60% do cérebro é composto de gordura e cerca de 20% desta gordura é DHA. Há diversos estudos ligando a suplementação com DHA ao aumento da resiliência dos neurônios e melhoria da capacidade cognitiva. Assim como a redução nos níveis de stress e o combate à depressão.


Além disso, pesquisas apontam que filhos de mães suplementadas com DHA durante a gravidez apresentam melhores processamento mental, aprendizado, memória e desenvolvimento psicomotor. A ação do DHA junto à saúde do fígado também vem sendo estudada. Uma pesquisa da Universidade do Estado de Oregon indicou que a suplementação com DHA é uma maneira de prevenir os danos do fígado causados pela dieta ocidental, que, geralmente, é baseada em um consumo excessivo de carne vermelha, açúcar, gordura e grãos processados.


  • Gravidez

Sob as atuais condições alimentares, a ingestão materna de ácidos graxos de ômega-3 não é suficiente para manter o aumento da demanda durante a gravidez. A maioria das autoridades nacionais e internacionais, portanto, recomendam um aumento da ingestão de DHA durante a gravidez e lactação para pelo menos 200 mg/dia. Após o nascimento, o bebê recém-nascido continua a obter DHA da mãe através da amamentação. O conteúdo de DHA do leite materno está diretamente relacionado com a ingestão dietética de DHA da mãe; a suplementação com DHA aumenta o teor de DHA no leite humano. A insuficiência precoce de DHA (pré e pós-natal) pode significar consequências importantes sobre o crescimento e a função do sistema nervoso central (SNC) e, consequentemente, no desenvolvimento cognitivo e neurológico da criança. A associação positiva entre a ingestão materna de DHA durante a gravidez e o processamento mental da criança aos 4 anos de idade sugere que a otimização do status de DHA em mulheres grávidas pode oferecer benefícios de desenvolvimento a longo prazo para seus filhos. Nas crianças em idade escolar, o DHA é indicado para ajudar a concentração, atenção regular e controlar o comportamento.


  • Saúde do coração

Vários estudos científicos demonstram claramente que uma alta ingestão de omega-3, especialmente DHA, está correlacionada com a saúde do coração. Curiosamente, o ácido graxo essencial na dieta precursor de EPA e DHA, ácido alfa-linolênico (ALA), não tem consistentemente sido encontrado para ter efeitos benéficos sobre a saúde cardiovascular. Os efeitos do DHA na saúde do coração incluem efeitos sobre triglicérides, lipoproteína de alta densidade, função das plaquetas, células endoteliais e função vascular, pressão arterial, excitabilidade cardíaca, as medidas de estresse oxidativo, bem como citocinas pró e anti-inflamatórias.


  • Saúde cerebral

O DHA é um importante bloco de construção estrutural e funcional do cérebro - cerca de 30% dos lipídeos estruturais da massa cinzenta são de DHA. Por isso, não é de estranhar que a deficiência de DHA no início da vida tem sido associada com uma variedade de distúrbios de aprendizagem e cognitivos. DHA é necessário durante o desenvolvimento fetal e infantil para o crescimento e desenvolvimento funcional do cérebro e dos olhos. Em adolescentes, a suplementação de DHA foi proposta para evitar a agressão durante períodos de estresse mental, como em períodos de exames escolares. Nos adultos, o DHA mantém a função normal do cérebro e, evidências científicas relacionam os níveis reduzidos de DHA com um número de perturbações mentais, incluindo depressão, demência, esquizofrenia e a doença de Alzheimer. Depressão e outras doenças mentais em indivíduos idosos estão associadas, significativamente, com níveis de omega-3 inferior do que em indivíduos em idade que necessita de controle.


  • Saúde Ocular

O DHA é um componente da membrana ocular essencial. Ele ajuda a ativar uma proteína chamada rodopsina, que recebe imagens de seus olhos, alterando a permeabilidade da membrana, fluidez, espessura e outras propriedades dentro do olho. Uma deficiência de DHA pode causar problemas de visão, especialmente em crianças. Portanto, alimentos infantis são, geralmente, enriquecidos com DHA, o que ajuda a prevenir a deficiência de visão em bebês.



Na Boaformula você encontra o DHA manipulado e também o

DHA da Biobalance e da Essential. Vamos saber mais sobre eles?



  • DHA Vegetal Manipulado


O DHA é uma fonte vegetariana pura do ômega 3 – ácido docosahexaenóico (DHA). É produzido a partir de microalgas em um processo controlado em vias de fermentação. Durante o único processo de fermentação, as microalgas são cultivadas em grandes quantidades sob condições totalmente controladas e assim, acumulam quantidades significativas de DHA. Após o processo de fermentação, DHA é extraído e refinado em processos muito similares às utilizadas na produção de óleos vegetais convencionais.


Concentração Recomendada

•Gestantes ou lactantes: pelo menos 200 mg ao dia;

•Crianças a partir de 6 anos: 600 mg ao dia;

•Idosos: 900 mg ao dia;

•Prevenção e tratamento de ataque cardíaco: 1,0 g ao dia;

•Redução de triglicérides: de 2,0 a 4,0 g ao dia.



  • DHA Biobalance


A maior concentração de Ômega-3- DHA na menor cápsula OmegaPURE DHA900® é indicado para quem deseja obter o máximo dos benefícios dos ácidos graxos ômega-3 com o conforto da gastro-resistência e ZERO Colesterol. Todos os benefícios em uma cápsula pequena, fácil de engolir, sem odor ou sabor, pronta para ser ingerida a qualquer momento do dia. OmegaPURE® DHA é um componente essencial das membranas da retina, nervos e cérebro, garantindo as funções cerebrais e visão. Como resultado da suplementação com DHA, observa-se a melhora do desenvolvimento cognitivo e da acuidade visual. Também foram observados redução da depressão, do transtorno bipolar e dos distúrbios associados à perda de memória relacionados ou não ao Mal de Alzheimer.


Posologia: 1 a 2 cápsulas ao dia. (2 cápsulas contém 900mg de DHA)



  • DHA Liquid Essential


LIQUID DHA ESSENTIAL é fonte de ômega-3 ultraconcentrado em DHA na versão líquida na forma de triglicerídeos (TG), obtido por processo patenteado de destilação molecular, que oferece alta concentração de EPA e DHA e padrões de pureza extremamente rígidos em relação aos metais pesados e demais contaminantes como PCBs, mercúrio e dioxinas. Perfeito para adultos, crianças e idosos que não consomem a quantidade suficiente de ômega-3 através da alimentação e possuem dificuldade em aderir à suplementação em cápsulas.


DHA versão líquida, no fishy taste, sabor mix de frutas.


1 DOSE = 5ML

1000MG de DHA por dose

300MG de EPA por dose


Todos os benefícios do ômega-3, conhecidos e propagados na forma de cápsulas, podem ser encontrados também na forma líquida e com um sabor agradável. Essa solução foi carinhosamente pensada pela Essential Nutrition para adultos, crianças e idosos que desejam os benefícios da suplementação de ômega-3, mas possuem dificuldade em aderir à suplementação em cápsulas.



A sua saúde em boas mãos. Fonte: Material dos fornecedores | Via Farma, Essential Nutrition e Biobalance.

174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo