top of page

Dica Saudável | Florais para o Sistema Imunológico

Atualizado: 26 de jul. de 2022




Nosso tema inspiração para a Dica Saudável é o Sistema Imunológico. Vimos em nossa última dica como esse sistema é importante para proteger nosso organismo contra agentes estranhos por meio dos mais diversos mecanismos. Fortalecer e estimular o sistema imunológico é uma forma de prevenção e restauração da saúde.


Caso tenha interesse em saber mais sobre as diferentes células, órgãos e tecidos, visita nossa última dica aqui que trouxemos de uma forma mais aprofundada.


Hoje desejamos compartilhar outra prática natural para estimular e beneficiar nosso sistema imunológico. Um sistema imunológico fortalecido garante a defesa do organismo e mantém o corpo menos propenso a doenças. Estressores físicos, fisiológicos e psicológicos induzem alterações hormonais que podem influenciar a função imune. Ou seja, além de fatores externos (temperaturas mais frias, por exemplo) ou físicos (uma alimentação desequilibrada, por exemplo), também podemos ter várias causas emocionais para uma baixa imunidade, dentre elas, o estresse, ansiedade, medo, etc.


São vários os fatores que podem afetar a nossa imunidade, mas são os fatores psicológicos que menos damos importância.


O sistema imunológico é modulado pelos processos químicos do estresse e da ansiedade, envolvendo ações químicas (liberação elevada de hormônios como por exemplo o cortisol*) tanto no sistema endócrino, como no sistema nervoso. Quando os sistemas endócrino e nervoso estão alterados, o organismo se torna mais suscetível a processos infecciosos, bacterianos e virais.


*Cortisol

O cortisol é um hormônio do estresse que realiza numerosas funções no corpo, ele está envolvido em ações anti-inflamatórias, no metabolismo da glicose, nas respostas imunes, mantém a função muscular (contratilidade e desempenho do trabalho do músculo esquelético e cardíaco) e facilita a maturação do feto (amadurecimento do trato gastrointestinal e dos pulmões). No entanto, a superprodução de cortisol pode ter consequências para a saúde como cicatrização lenta, aumento dos batimentos cardíacos, a sudorese, os níveis de açúcar no sangue; causa insônia, mudanças de humor (pode elevar ou deprimir o humor), diminui a memória, favorece a obesidade na região abdominal, o surgimento de osteoporose, gera imunodepressão (diminui as defesas do nosso organismo) e acaba com os estoques corporais de proteína.


Como terapia complementar, os florais se tornam uma prática incrível para fortalecer nosso sistema imunológico através de uma abordagem que percebe o ser humano INTEGRAL. Ou seja, o corpo físico, emocional e vibracional são interligados e interdependentes. Os compostos florais para imunidade são desenvolvidos para restaurar o equilíbrio dessas emoções e, por consequência, a melhora do sistema imunológico quando a origem for no campo das emoções.


Florais e sua ação em nosso organismo


Os florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios sutis e harmonizando a pessoa no meio em que vive.


As essências florais atuam nos campos emocionais, espirituais e, consequentemente, no campo físico. Visa a harmonização das emoções, pensamentos e sentimentos que possam estar gerando um mal-estar físico / psíquico. Cada uma das essências florais atua curando determinado quadro desarmonioso. A frequência restauradora que delas provém percorre as vias de energia sutil que interligam os órgãos aos centros emocionais energéticos, atingindo todos os corpos etéricos, desbloqueando e equilibrando todo o sistema, possibilitando assim uma harmonização de todo nosso campo bioenergético, fazendo com que haja uma aceleração da frequência vibracional de determinadas partes que se encontram bloqueadas, ocorrendo uma modificação das informações energéticas correspondentes.


Os florais funcionam bem a nível mental, dando suporte a mente para fazer a transição energética necessária, sendo um dos primeiros sistemas de cura holística reconhecidos pelo mundo científico como eficazes. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior. Problemas de saúde frequentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro, como conflitos mentais e, depois, como doença física.

Com os florais poderemos tratar de estresse, depressão, pânico, desespero, sentimento de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações etc.



Florais que você encontra na Boaformula!


Na Boaformula trabalhamos com os Florais de Bach, Califórnia e Minas.

Além disso, revendemos a linha da Bioflorais! Venha na nossa loja conhecer e vivenciar a medicina dos florais como uma prática natural e eficiente para preservação e manutenção da saúde.


Abaixo você encontrará algumas variedades do floral de Bach e Minas que podem ser indicados no intuito de fortalecer e revitalizar o sistema imunológico. Caso permaneça alguma dúvida, busque o auxílio de um profissional da saúde para lhe guiar na escolha das melhores variedades a partir de um estudo mais profundo do seu caso. Dependendo das suas questões podem também aparecer outras plantas para guiar na busca pela saúde. Nosso intuito é inspirar você nas diversas possibilidades de práticas naturais e eficientes para cuidar da sua saúde!



Os Florais de Bach


  • Agrimony


É indicado para pessoas com tendência a esconder seus sentimentos. Estas pessoas são aparentemente alegres, descontraídas mas de forma superficial. Apresentam conflitos emocionais e medo da solidão. É comum procurarem desculpas para não se conscientizar dos problemas. Apresentam tendência ao uso de álcool e drogas.


  • Crab Apple


Essa essência vai limpar a mente trazendo à tona os sentimentos de impureza, de auto desaprovação, tudo aquilo que causa desequilíbrio podendo se transformar em doença . Uma vez conscientizadas de suas dificuldades as pessoas serão capazes de ver os fatos em suas reais proporções.


  • Cherry Plum


Esse Floral irá ajudar as pessoas que tendem a perder o controle sobre seus pensamentos e ações. Neste estado emocional podem apresentar impulsos violentos contra si mesmo e os outros tornando-se bastante deprimidas.


  • Holly


Indicado para pessoas que se encontram em estado de muita raiva, ciúme, inveja, constante expressão de mau humor. O Holly vai ajudar a equilibrar essas emoções retomando a harmonia interior.


  • Honeysuckle


Quando as pessoas se encontram com dificuldade de se desligar do passado. Vive em função daquilo que já aconteceu sem usufruir dos acontecimentos presentes. A essência vai ajudar a se desprender do passado permitindo usar a energia de forma mais produtiva.


  • Hornbeam


Indicado para sensações de cansaço, exaustão mental. Essa exaustão está ligada ao excesso de rotina. A essência funciona como um tônico que vai ajudar a adquirir mais energia para lidar com o cotidiano.


  • Impatiens


Para pessoas muito rápidas de pensamento que perdem a paciência em aceitar o ritmo dos outros . Ficam tensas, frustradas quando as coisas não acontecem com rapidez.


  • Oak


Para pessoas obstinadas com o trabalho, cumpridoras do dever , corajosas e com grandes ideais. Estas não se permitem o prazer que não venha da realização e de um esforço excessivo. O floral vai devolver a alegria e a vitalidade.


  • Olive


Para esgotamento mental. Quando as pessoas gastam inconscientemente muita energia com preocupações e chega ao limite de suas forças, podendo gerar doença físicas. A essência do Olive vai ajudar a administrar adequadamente a energia vital.


  • Rock Rose


Para sentimento de terror, ansiedades que aumentam progressivamente e a pessoa fica paralisada em função do medo.


  • Rescue


É o remédio para todas as situações de emergência. Ele é composto de Star of Bethlehem, Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum e Clematis.



Florais de Minas


  • Imunis (PROTEÇÃO & VITALIDADE)


Tonifica e modula as defesas psíquicas e etéricas trazendo ressonâncias positivas sobre o sistema imunológico. Elimina “toxinas mentais e emocionais”. Protege contra a absorção involuntária de ideias e sugestões alheias contrárias à vontade individual. Preserva os níveis internos de vitalidade, além da ação depurativa. Palavras-chave: Alergia, Imunologia, Herpes, AIDS, Câncer, Sinusite, Rinite, Reumatismo, Infecção Garganta, Inflamação Garganta.



Converse com o seu profissional da saúde de confiança!



A sua saúde em boas mãos!



Já nos segue no Instagram? Acesse aqui.

bottom of page