top of page

Dica Saudável | Medicamentos Homeopáticos e o Sistema Imunológico




Medicamentos Homeopáticos e o Sistema Imunológico


Com as temperaturas mais frias, nosso sistema imunológico pode precisar de uma força extra e as plantas medicinais são grandes aliadas. Nosso corpo é muito inteligente e possui uma linguagem para expressar suas necessidades. Quando ele está manifestando um desequilíbrio, podemos sentir através da tosse, do resfriado, desconfortos, de dor na garganta… Observar o corpo nos abre a possibilidade de perceber e cuidar desse organismo que é nosso templo. A busca por uma vida saudável é uma escolha por manter o equilíbrio desse corpo integral que contempla nosso físico, emocional e vibracional. Nesse caminho, pode confiar que com a Boaformula a sua saúde está em boas mãos.


Contamos com um espaço com produtos naturais e manipulados desenvolvidos para o cuidado com o corpo, já conhece nossa loja? Venha nos visitar! Será um prazer lhe atender! Possuímos também uma rede de profissionais da saúde parceiros para ajudar, trazendo seus conhecimentos e protocolos para auxiliar cada um de forma personalizada. Para isso, precisamos nos conhecer para entender o funcionamento do nosso corpo, podendo identificar quando está em equilíbrio ou quando precisa de uma ajuda. E nosso corpo é complexo, não é mesmo?


O sistema imunológico é nossa inspiração para o assunto da Dica Saudável deste mês e será dividido em duas partes com duas propostas de abordagens terapêuticas naturais, práticas e eficientes para utilizar em seu dia a dia!


Tanto falamos sobre o sistema imunológico e a importância do seu equilíbrio na promoção de saúde, mas afinal, o que esse sistema representa e qual sua função?


Para iniciar, convidamos vocês a refletirem com a gente algumas questões:


●O que acontece com o nosso corpo quando ficamos doentes?

●Você sabia que o nosso corpo possui um sistema de reações que nos protege de diversas doenças, agentes estranhos e até mesmo contra nossas próprias células quando (por mutação) se tornam malignas (cânceres)?

●Você sabia também que existem células especiais para retirar e destruir esses agentes estranhos?


Esse sistema acima citado é conhecido como sistema imunológico, composto por células e órgãos que possuem como principal função proteger o organismo contra agentes estranhos por meio de diferentes mecanismos de defesa. O sistema imunológico é formado por várias células especializadas, tecidos e alguns órgãos que reagem de várias formas. Na figura abaixo, representamos alguns destes componentes, onde cada um deles possui células do sistema imunológico.



As células do sistema imune são fabricadas na medula óssea vermelha, localizada em cavidades ósseas e no tecido ósseo esponjoso, presente em alguns ossos do nosso corpo como nosso fémur ou nossa bacia, por exemplo.


As células do sistema imune nascem de um único tipo de célula, as chamadas células tronco hematopoiéticas (Hemato vem de sangue e poiética ou poiese significa repor, ou seja, células tronco hematopoiéticas são células que se multiplicam e se transformam em qualquer célula do sangue). Temos a partir da célula tronco hematopoiética as plaquetas, os leucócitos e os eritrócitos.


Os eritrócitos são as únicas células que não participam da nossa imunidade. Elas são também denominadas glóbulos vermelhos do sangue, e tem como principal função o transporte de gases no sangue. Os leucócitos ou glóbulos brancos participam do nosso sistema imunológico e as plaquetas, que são fragmentos de células, participam da coagulação sanguínea.


O sistema imunológico é formado por células e moléculas responsáveis pela proteção contra agentes externos. Essa proteção chamamos imunidade.


Fortalecer e estimular o sistema imunológico é uma forma de prevenção e restauração da saúde. A resposta coletiva e coordenada à presença de substâncias estranhas no organismo tais como micro-organismos, macromoléculas (por exemplo, proteínas e polissacarídeos), denominamos resposta imune.


A interação do sistema imune com os agentes infecciosos ocorre de uma maneira dinâmica. Um sistema imunológico baixo está mais propenso a doenças. Estressores físicos, fisiológicos e psicológicos induzem alterações hormonais que podem influenciar a função imune.


O bom funcionamento do sistema imunológico é dependente de vários nutrientes e entre eles estão alguns nutrientes que têm papel chave no organismo. Sua deficiência leva ao aumento do estresse oxidativo e à depressão do sistema imunológico. Uma alimentação balanceada e saudável é uma estratégia essencial na manutenção da saúde. Aliada a ela, temos outras abordagens terapêuticas para nos auxiliarem.



Na Boaformula você encontra diversas possibilidades farmacêuticas para fortalecer e estimular o sistema imunológico, auxiliando na prevenção e restauração da saúde. Na Dica Saudável de hoje, gostaríamos de apresentar sugestões de medicamentos homeopáticos para você e sua família!


Opções naturais, eficientes e práticas para cuidar da sua saúde. Já trouxemos as potências e descrições sobre os medicamentos homeopáticos aqui na Dica Saudável, fica o convite de visitar nossos artigos disponíveis no blog. Conhecimento é poder!


Caso esteja conhecendo pela primeira vez nossa Dica Saudável, seja muito bem vindo!

Nossa proposta é compartilhar saberes que auxiliam você na busca por uma vida mais saudável, através de práticas conscientes e desenvolvimento pessoal.