• Articulista Natália F. Jonas

Dica Saudável | Medicamentos Homeopáticos e o Sistema Imunológico




Medicamentos Homeopáticos e o Sistema Imunológico


Com as temperaturas mais frias, nosso sistema imunológico pode precisar de uma força extra e as plantas medicinais são grandes aliadas. Nosso corpo é muito inteligente e possui uma linguagem para expressar suas necessidades. Quando ele está manifestando um desequilíbrio, podemos sentir através da tosse, do resfriado, desconfortos, de dor na garganta… Observar o corpo nos abre a possibilidade de perceber e cuidar desse organismo que é nosso templo. A busca por uma vida saudável é uma escolha por manter o equilíbrio desse corpo integral que contempla nosso físico, emocional e vibracional. Nesse caminho, pode confiar que com a Boaformula a sua saúde está em boas mãos.


Contamos com um espaço com produtos naturais e manipulados desenvolvidos para o cuidado com o corpo, já conhece nossa loja? Venha nos visitar! Será um prazer lhe atender! Possuímos também uma rede de profissionais da saúde parceiros para ajudar, trazendo seus conhecimentos e protocolos para auxiliar cada um de forma personalizada. Para isso, precisamos nos conhecer para entender o funcionamento do nosso corpo, podendo identificar quando está em equilíbrio ou quando precisa de uma ajuda. E nosso corpo é complexo, não é mesmo?


O sistema imunológico é nossa inspiração para o assunto da Dica Saudável deste mês e será dividido em duas partes com duas propostas de abordagens terapêuticas naturais, práticas e eficientes para utilizar em seu dia a dia!


Tanto falamos sobre o sistema imunológico e a importância do seu equilíbrio na promoção de saúde, mas afinal, o que esse sistema representa e qual sua função?


Para iniciar, convidamos vocês a refletirem com a gente algumas questões:


●O que acontece com o nosso corpo quando ficamos doentes?

●Você sabia que o nosso corpo possui um sistema de reações que nos protege de diversas doenças, agentes estranhos e até mesmo contra nossas próprias células quando (por mutação) se tornam malignas (cânceres)?

●Você sabia também que existem células especiais para retirar e destruir esses agentes estranhos?


Esse sistema acima citado é conhecido como sistema imunológico, composto por células e órgãos que possuem como principal função proteger o organismo contra agentes estranhos por meio de diferentes mecanismos de defesa. O sistema imunológico é formado por várias células especializadas, tecidos e alguns órgãos que reagem de várias formas. Na figura abaixo, representamos alguns destes componentes, onde cada um deles possui células do sistema imunológico.



As células do sistema imune são fabricadas na medula óssea vermelha, localizada em cavidades ósseas e no tecido ósseo esponjoso, presente em alguns ossos do nosso corpo como nosso fémur ou nossa bacia, por exemplo.


As células do sistema imune nascem de um único tipo de célula, as chamadas células tronco hematopoiéticas (Hemato vem de sangue e poiética ou poiese significa repor, ou seja, células tronco hematopoiéticas são células que se multiplicam e se transformam em qualquer célula do sangue). Temos a partir da célula tronco hematopoiética as plaquetas, os leucócitos e os eritrócitos.


Os eritrócitos são as únicas células que não participam da nossa imunidade. Elas são também denominadas glóbulos vermelhos do sangue, e tem como principal função o transporte de gases no sangue. Os leucócitos ou glóbulos brancos participam do nosso sistema imunológico e as plaquetas, que são fragmentos de células, participam da coagulação sanguínea.


O sistema imunológico é formado por células e moléculas responsáveis pela proteção contra agentes externos. Essa proteção chamamos imunidade.


Fortalecer e estimular o sistema imunológico é uma forma de prevenção e restauração da saúde. A resposta coletiva e coordenada à presença de substâncias estranhas no organismo tais como micro-organismos, macromoléculas (por exemplo, proteínas e polissacarídeos), denominamos resposta imune.


A interação do sistema imune com os agentes infecciosos ocorre de uma maneira dinâmica. Um sistema imunológico baixo está mais propenso a doenças. Estressores físicos, fisiológicos e psicológicos induzem alterações hormonais que podem influenciar a função imune.


O bom funcionamento do sistema imunológico é dependente de vários nutrientes e entre eles estão alguns nutrientes que têm papel chave no organismo. Sua deficiência leva ao aumento do estresse oxidativo e à depressão do sistema imunológico. Uma alimentação balanceada e saudável é uma estratégia essencial na manutenção da saúde. Aliada a ela, temos outras abordagens terapêuticas para nos auxiliarem.



Na Boaformula você encontra diversas possibilidades farmacêuticas para fortalecer e estimular o sistema imunológico, auxiliando na prevenção e restauração da saúde. Na Dica Saudável de hoje, gostaríamos de apresentar sugestões de medicamentos homeopáticos para você e sua família!


Opções naturais, eficientes e práticas para cuidar da sua saúde. Já trouxemos as potências e descrições sobre os medicamentos homeopáticos aqui na Dica Saudável, fica o convite de visitar nossos artigos disponíveis no blog. Conhecimento é poder!


Caso esteja conhecendo pela primeira vez nossa Dica Saudável, seja muito bem vindo!

Nossa proposta é compartilhar saberes que auxiliam você na busca por uma vida mais saudável, através de práticas conscientes e desenvolvimento pessoal.


Para quem escuta pela primeira vez, Homeopatia é uma medicina antiga que consiste em oferecer medicamentos em doses diluídas e previamente dinamizadas de um produto natural, podendo ser de origem vegetal, animal ou mineral. Ou seja, é um tratamento feito a partir de substâncias extraídas da natureza utilizando doses ponderáveis com o objetivo de desencadear o sistema natural do corpo de cura. Ela se destaca por reconhecer o ser humano de forma integrativa, vendo-o como um todo onde o corpo e psique são indissociáveis e, assim, necessitam ser abordados como um ente único, buscando tratar a pessoa e não apenas a doença atual.


É um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada pelo Pai da Medicina Hipócrates no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta. Hoje, a prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), sendo inclusive recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Esses saberes não substituem a ajuda de um profissional de saúde, mas possibilita que vocês consigam identificar as práticas que mais combinam com você e as suas necessidades de forma mais clara. Esperamos que gostem de usufruir dos medicamentos homeopáticos para fortalecer e estimular o sistema Imunológico. Vem visitar nossa loja física, aqui você encontra todas essas opções e nossos atendentes que vão adorar lhe ajudar a escolher o mais indicado para você.



MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS PARA ESTIMULAR E

FORTALECER NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO


MANIPULADOS BOAFORMULA

  • Composto homeopático para sinusite

Composição:

Hydrastis Canadenst HO

Kali Bichromicum HO

Gelsemium Sempervir HO

Indicada como preventivo e no tratamento da sinusite.

Tomar 5 glóbulos 3x/dia

Em crise 3 glóbulos 2/2 horas.


  • Composição Homeopática para Rinite

Composição:

Hydrastis Canadenst HO

Kali Bichromicum HO

Nitric Acidum HO

Arsenicum Album HO

Indicada como preventivo e no tratamento da rinite alérgica.

Tomar: 5 globulos 3x ao dia e em crise 3 glob. de 2/2h.

  • Composto homeopático para estados gripais

Composição:

Baryta Carbonica HO

Eupatorium Perfol HO

Allium Sativum HO

Gelsemium Semprervir HO

Fórmula homeopática indicada como preventivo e no tratamento de gripes.

Como antigripal: 5 glóbulos - 2 vezes ao dia

Para estados gripais: 5 glóbulos - 4 vezes ao dia


  • Baryta Composta em gotas

Baryta Composta é uma solução homeopática que auxilia no tratamento dos sintomas de amigdalite, combatendo a inflamação e as dores na região da garganta.

Este medicamento pode ser utilizado tanto por adultos, quanto por crianças e idosos.

Devido à sua natureza homeopática, esta solução de Baryta Composta em gotas é desenvolvida com base no princípio da cura do semelhante pelo semelhante, em que são utilizadas substâncias naturais diluídas para nos auxiliar na manutenção da saúde


  • Nosódio homeopático

Sugestão de uso: para prevenir Gripes e Resfriados

Tomar em dose única

Uma vez por mês, durante 3 meses.



Nossos compostos homeopáticos foram desenvolvidos pela farmacêutica responsável e especialista em homeopatia Estela Tamara Feksa.


Na Boaformula, além das homeopatias manipuladas, você encontra duas linhas que trabalham com medicamentos homeopáticos que compartilham nossos princípios e valores: a Weleda e a Boiron.




WELEDA


  • Infludo

(Eucalyptus globulus D3, Bryonia alba D3, Aconitum napellus D3, Eupatorium perfoliatum D3, Phosphorus D6)

Composição

Cada 1 ml de Infludo contém:

Eucalyptus globulus D3 - 150,0 mg

Aconitum napellus D3 - 200,0 mg

Bryonia alba D3 - 300,0 mg

Eupatorium perfoliatum D3 - 200,0 mg

Phosphorus D6 - 150,0 mg

Graduação alcoólica: 32%.

Cada 1 ml de Infludo solução oral equivale a 20 gotas e contém 960 mg do produto.


Infludo é um medicamento antroposófico indicado no tratamento auxiliar de gripes e enfermidades respiratórias inflamatórias agudas, coriza aquosa com obstrução nasal, dor de cabeça congestiva com febre, prostração durante a gripe, laringite com rouquidão e dor, afonia, sangramento nasal e dengue. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor. Infludo, como um medicamento produzido e indicado de acordo com o conhecimento antroposófico, age em primeira linha por meio do estímulo das forças autocurativas do organismo e serve para a harmonização de distúrbios da saúde acima relacionados.


Atenção: este medicamento possui teor alcoólico de 32%. Gravidez e lactação: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação do médico ou do cirurgião-dentista. Interações medicamentosas: até o momento não houve relatos de interações medicamentosas. Pacientes idosos: não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.


  • Previgrip

PREVIGRIP GLÓBULOS 20 G é um medicamento antroposófico da Weleda, produzido com ingredientes de origem 100% natural. Indicado no tratamento auxiliar de PREVENÇÃO DE GRIPES e INFECÇÕES RECORRENTES, como estímulo ao sistema imunológico. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor.


Princípio Ativo: FERRUM SIDEREUM D10; PHOSPHORUS D5; PRUNUS SPINOSA D1.

Uso oral - Adulto


Previgrip é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Interações medicamentosas: até o momento não houve relatos de interações medicamentosas.


  • Rinidon

(Hydrastis canadensis D4, Quercus robur TM)

Composição

Cada grama de Rinidon contém:

Hydrastis canadensis D4 - 500,0 mg

Quercus robur TM - 500,0 mg

Graduação alcoólica: 30%.

Uso oral - Adulto e Pediátrico


Rinidon é um medicamento antroposófico indicado no tratamento auxiliar da rinite, coriza e obstrução nasal. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor. O Rinidon, como um medicamento produzido e indicado de acordo com o conhecimento antroposófico, age em primeira linha pelo estímulo das forças autocurativas do organismo e serve para a harmonização de distúrbios da saúde acima relacionados.




BOIRON

  • Oscillococcinum

Auxiliar na prevenção e no alívio dos sintomas relacionados à gripe e aos estados gripais. Oscillococcinum tem o rendimento ideal na prevenção para família toda ou para um tratamento completo.


Composição:

Anas barbariae heptis et cordis extractum 200K

O medicamento mostrou-se eficaz tanto na prevenção, quanto no tratamento de estados gripais, através de diversos estudos clinicos. Oscillococcinum® reduz tanto a duração quanto a intensidade da doença. Num estudo realizado na Alemanha constatou-se que 62,9% apresentaram nenhum sintoma de gripe ou nítida melhora após 48 horas de tratamento. O princípio ativo é o Anas barbariae hepatis et cordis extractum 200K, nomenclatura em latim que significa um extrato “autolisado” do fígado e coração do pato Anas barbarie na potência 200 K. Esta nomenclatura do ativo dada ao Oscillococcinum® foi extraída da Farmacopéia Homeopática Americana (HPUS).


Aqui você encontra mais sobre homeopatia e nossos parceiros!


Bibliografia:

Material Fornecedor WELEDE

Material Fornecedor BOIRON

http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20130912164902.pdf

https://beduka.com/blog/materias/biologia/o-que-e-sistema-imunologico/



A sua saúde em boas mãos.


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo