Dica Saudável | Gengibre | O óleo essencial do poder pessoal



Óleo essencial de Gengibre – o óleo do poder pessoal


Nome científico: Zingiber officinale

Parte utilizada da planta: rizoma (raízes)

Tipo de extração: destilação a vapor

Beneficio Emocional: Insegurança, autoconfiança, irritabilidade, estimulo mental

Beneficio Corporal: cólicas estomacais, dores musculares, circulação, digestão, enxaqueca, inflamação, analgésico, cólicas menstruais, menopausa, antialérgicos, dermatite, ezcema, detox, pele oleosa.

Inspirados nos benefícios medicinais e terapêuticos que o Reino Vegetal oferece em abundância, nessa Dica Saudável conversaremos um pouco sobre o óleo essencial de Gengibre. Com seu aroma penetrante, quente e terroso, promove enraizamento, direcionando a mente e dissipando as dúvidas. Aporta coragem e incentiva o sentimento de ser capaz, fortalecendo a sensação de merecimento. Vem nos trazer poder pessoal com autoconfiança para seguirmos na nossa essência que inspira seu nome de: O Óleo do Poder Pessoal. Pode ser uma ferramenta interessante aqueles que precisam de uma força para se posicionar e aliviar o peso da necessidade de corresponder as expectativas dos outros. Seus benefícios são inúmeros, sendo conhecido por seu potencial anti-inflamatório, digestivo e tônico geral.



Principais propriedades e indicações do óleo essencial de Gengibre:


- Analgésico e rubefaciente – bom para dores musculares, dores articulares, artrite, reumatismo, torções e cãibras.

- Induz a transpiração- auxilia a diminuição da febre e a sensação desconfortável de frio.

- Tônico digestivo – melhora a digestão, aumenta a produção de suco gástrico, aumenta a mobilidade gastrointestinal. Diminui vômitos e náuseas. Auxilia em casos de inapetência/ falta de apetite.

- Anti-inflamatório das vias respiratórias, articulares e musculares – auxilia em casos de resfriado, gripe, amidalite, faringite, asma, bronquite, artrite, miosite.

- Afrodisíaco – um tônico sexual, trabalha impotência.

- Ação secativa – auxilia a retirada da umidade externa e interna como edema, inchaço, muco, retenção de liquido, diarreia, etc.

Na medicina Tradicional Chinesa, o Gengibre é usado para os quadros em que o organismo não consiga processar de maneira eficaz a umidade interna e externa.



Seus efeitos emocionais e aspectos sutis:


- É considerado o óleo do poder pessoal e fortalecimento.

- Vem aterrar, trazendo conforto e aguçando os sentidos.

- Diminui as preocupações.

- Auxilia na memória

- Traz energia e motivação

- Trabalha a relação entre frio e quente


As medicinas do Reino Vegetal


O fascinante potencial de fornecimento de novas e diversas substâncias benéficas no equilíbrio da nossa saúde deve-se à esse reino incrível que possui capacidade de seus organismos biossintetizarem os mais variados tipos de estruturas moleculares. A atividade antimicrobiana de substâncias naturais, especialmente de óleos essenciais, tem sido reconhecida empiricamente por séculos, mas recentemente vem sendo estudada e valorizada cientificamente. Atualmente, o uso de plantas como fonte de medicamentos é mais evidentes em países em desenvolvimento na Ásia, América Latina e África; porém, vários grupos de pesquisadores estão estudando essa atividade por todo o mundo, orientados pelos conhecimentos populares.


Os óleos essenciais são compostos voláteris extraídos das ervas aromáticas por diferentes técnicas como hidrodestilação, destilação por arraste a vapor e prensagem a frio. Fazem parte do metabolismo secundários de plantas que são mecanismos de defesa que as plantas desenvolveram ao longo do processo evolutivo conhecidos como rotas biossintéticas. Embora os vegetais contenham milhares constituintes químicos, as propriedades terapêuticas estão especialmente relacionadas com os chamados metabólitos secundários. Essas substancias representam seu potencial de adaptação e participam das interações bioquímicas de convivência e comunicação entre as plantas e os vários organismos vivos no sistema ambiental.


Seus constituintes variam desde hidrocarbonetos terpênicos, alcoóis simples e terpênicos, aldeídos, cetonas, fenóis, ésteres, éteres, óxidos, peróxidos, lactonas, cumarinas, ácidos orgânicos até compostos sulfurados. Na mistura, esses compostos apresentam-se em diferentes concentrações e, normalmente, um deles é composto majoritário; outros são em menores teores e alguns em baixíssima quantidade. ( Hauck, 2008) Essa variação na concentração dá diferentes propriedades aos óleos essenciais, característicos de cada planta, seu cultivo, forma de extração e outras variáveis.


Para conhecer um pouco mais sobre os benefícios dos óleos, sinto que é importante conhecer sua planta de origem e sua assinatura para então entender suas propriedades a nossa saúde.


Vamos conhecer um pouco mais sobre o Gengibre?


Características Botânicas


É originária da Ásia Tropical possui hábito herbácea e é rozomatosa perene. Suas folhas são verdes claras e dos caules saem cachos de flores brancas raiadas de roxo. Os caules e as folhas, semelhantes aos da grama, brotam diretamente do rizoma nodoso com sabor picante, suavemente canforáceo, de onde partem as raízes. É originária da Ásia Tropical possui hábito herbácea. É cultivada no Brasil com propósito medicinal e ocasionalmente como ornamental. Pode atingir 1,50 m de altura.


Ele se dispersa através do plantio de suas raízes e sementes, sendo as sementes azuladas e com um albúmem carnoso. É aconselhável que se realize a colheita depois que suas folhas secarem. Retire as sobras do caule e das fibras da raiz, lave bem e coloque para secar ao sol. Seu período de safra vai de janeiro a outubro.

A raiz possui propriedades carminativas, digestivas, sudoríficas, antigripais e estimulantes. É utilizada para tratas dispepsias e cólicas intestinais, excelente quando adicionado em infusões a quente, muito útil contra gastrites alcoólicas; é usado, ainda, para diarreia quando não existe infecção. O chá quente de gengibre é uma ótima opção para combater resfriados, tem o poder de ruborizar(Grieve,2008).


Na sua composição química, destacam-se o óleo essencial, curcuminas e seus derivados, resina, amido, substâncias terpenóides e sais minerais, além de uma substâncias denominada metoxicinamato de etila, com forte poder fungicida(Lorenzi&Matos, 2002). O óleo essencial tem como constituintes químicos o gingerol, zingibereno, b-bisaboleno, zingerona, b-felandreno, citral, canfeno e cineol, entre outros. O rendimento do óleo essencial de gengibre pode varias de 1% a 3%.Ele se dispersa através do plantio de suas raízes e sementes, sendo as sementes azuladas e com um albúmem carnoso. É aconselhável que se realize a colheita depois que suas folhas secarem. Retire as sobras do caule e das fibras da raiz, lave bem e coloque para secar ao sol. Seu período de safra vai de janeiro a outubro.


Usos do Gengibre


Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais. É utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações, também é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais, pois acredita-se que possua poder afrodisíaco.


Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarreia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções.


Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.


Benefícios medicinais e terapêuticos do Gengibre

Principais indicações: carminativo, expectorante, antisséptico, orexígeno, sialagogo, antiemético, anti-inflamatório, colagogo, hipotensor, hipocolesterolemiante, hipoglicemiante suave, antitussígeno, anticonvulsivante, rubefaciente, afrodisíaco, laxativo, analgésico, sudorífero e tônico geral.

O Gengibre vai muito bem com as temperaturas mais baixas pois esquenta o corpo e ajuda no nosso metabolismo. Pode ser usado como estimulante da circulação periférica em casos de má circulação, frieira e cólicas. Em estados febris, o gengibre age como um bom diafotérico, promovendo a transpiração. Como carminativo, estimula a secreção gástrica e é muito usado para tratar dispepsia, flatulência e cólica. Como gargarejo, alivia dores de garganta. É um ótimo tempero com diversos benefícios que pode ser introduzido em nossa dieta, trazendo sabor e suas propriedades para nossas receitas.

Gengibre além de um bom alimento para o organismo também é um ótimo óleo essencial. É usado para tratar náuseas, dores de estômago, distúrbios menstruais, inflamação e doenças respiratórias. O óleo essencial de gengibre tem um odor característico, seco e aromático; diferente do rizoma fresco, ele é terroso e único. Considerado Tonico digestivo, estomáquico e carminativo, é excelente para o sistema circulatório, os músculos e as articulações (artrites, reumatismo e má circulação sanguínea).


A estrutura natural do óleo de gengibre o torna um poderoso Tonico. Ele fortalece os sistemas em que é aplicado, traz calor ao local e desintoxica. É muito bom em casos de cólicas e espasmos, quando se deve usá-lo em compressas quentes. Compressas frias ajudam a diminuir a inflamação, agem como analgésico e tratam eczemas e dermatites. Pode ser considerado um desintoxicante venoso e linfático.


O óleo essencial de gengibre é muito interessante em meditações, promove o aterramento, assim como diminui a irritabilidade e a insegurança. É estimulante mental, elimina fadiga e o desgaste. No ambiente combina perfeitamente com óleos cítricos, criando uma atmosfera agradável, favorável a ingestão de alimentos por ativar o sistema digestivo.



O óleo essencial de gengibre é indicado para:


1. Ativar o sistema digestivo

Gengibre é um dos melhores óleos para cólicas , indigestão, diarreia, espasmos e dores de estômago. O óleo também é eficaz como um remédio natural para a náusea e para tratar o vômito.

2. Auxiliar em Problemas Respiratórios

Este óleo remove o muco da garganta e dos pulmões, e é conhecido por combater o resfriado comum e a gripe. Além de tratar também a tosse , asma, bronquite. Por ser um expectorante, o óleo essencial de gengibre sinaliza ao organismo para aumentar a quantidade de secreções no trato respiratório, que lubrifica a área irritada. Devido às propriedades anti-inflamatórias do gengibre, reduz o inchaço nos pulmões e ajuda a abrir as vias respiratórias.

3. Reduzir Inflamação

Inflamação em um corpo saudável, é a resposta normal e eficaz que facilita a cura. No entanto, quando o sistema imunológico começa a atacar os tecidos saudáveis ​​do corpo, nos deparamos com uma inflamação .Esta inflamação em áreas saudáveis causa inchaço, dor e desconforto.


A inflamação anormal está na raiz da maioria das doenças , e esta é a causa da síndrome do intestino irritável , artrite e sintomas de fibromialgia , bem como doença celíaca e do intestino irritável. É importante consumir alimentos e plantas anti-inflamatórios para reduzir essa resposta imunológica. Um componente do óleo essencial de gengibre, chamado zingibereno, é responsável pelas propriedades anti-inflamatórias do óleo. Este componente importante fornece alívio da dor e trata dores musculares , artrite, enxaqueca e funciona como um remédio de dor de cabeça .Acredita-se que o óleo essencial de gengibre reduz a quantidade de prostaglandinas no corpo, que são compostos associados à dor.

4. Fortalecer a saúde do coração


Óleo essencial de gengibre tem o poder de reduzir os níveis de colesterol e coagulação do sangue.

Alguns estudos preliminares sugerem que o gengibre pode reduzir o colesterol e ajudar a prevenir a coagulação do sangue, o que pode ajudar a tratar doenças cardíacas, onde os vasos sanguíneos podem ficar bloqueados e levar a ataques cardíacos ou derrames.

6. Alto nível de antioxidantes

A raiz de gengibre contém um nível muito alto de antioxidantes -que ajudam a prevenir certos tipos de danos celulares, especialmente aqueles causados ​​pela oxidação. Danos oxidativos desempenham um papel importante na doença hoje e tem sido associada a condições de saúde como doenças cardíacas, câncer e demência. O óleo essencial de gengibre é capaz de diminuir os marcadores de estresse oxidativo relacionados à idade e reduzir o dano oxidativo.

7. Afrodisíaco Natural

O óleo essencial de gengibre aumenta o desejo sexual – é útil em questões como impotência e perda da libido.A impotência, também conhecida como disfunção erétil, é a incapacidade de um homem sustentar uma ereção por tempo suficiente para uma relação sexual satisfatória e normal.As causas podem ser fisiológicas ou psicológicas.Devido às suas propriedades de aquecimento e estimulação, gengibre serve como afrodisíaco eficaz e natural, bem como um remédio natural para a impotência.


8. Aliviar a ansiedade

Quando inalado, o óleo essencial de gengibre é capaz de aliviar sentimentos de ansiedade , ansiedade, depressão e exaustão. A qualidade de aquecimento do óleo de gengibre serve para auxiliar o sono também .Na medicina ayurvédica, acredita-se que gengibre trate problemas emocionais como medo, abandono e falta de autoconfiança ou motivação.


9. Aliviar a dor muscular e menstrual

Tendo o ativo que combatem a dor, como o zingibereno, o óleo essencial de gengibre proporciona alívio das cólicas menstruais, dores de cabeça, dores nas costas. Isto acontece devido à sua capacidade de reduzir a inflamação e aumentar a circulação.

10. Melhorar a função do fígado

Devido ao potencial antioxidante do óleo essencial de gengibre e a atividade hepatoprotetora, um estudo mediu a eficácia no tratamento da doença hepática gordurosa/alcoólica – que está significativamente associada à cirrose hepática e ao câncer de fígado. No tratamento, este óleo foi administrado a ratos com doença hepática gordurosa alcoólica todos os dias durante quatro semanas. Os resultados mostraram que o tratamento tem atividade hepatoprotetora. Após a administração de álcool, as quantidades de metabólitos aumentaram e depois os níveis recuperaram-se no grupo de tratamento.

(Yumi Hira: Aromaterapeuta especializada em psicossomática com cursos pelo Instituto By Sâmia e Aromaflora, Terapeuta floral, reikiana e formada em Constelação Familiar, além de buscadora espiritual.)


Sugestão de Uso dos Óleos Essenciais:


Existem diversas formas de usar os óleos essenciais, sempre sendo indicado a diluição para seu uso consciente e seguro. Podemos usar em cremes, óleos corporais, massagens, banhos, compressas, escalda pés, argilas, inalações, em aromatizadores pessoais (colar) ou difusor elétrico. A quantidades de gotas varia conforme o modo de uso e a finalidade. Em casos de dúvidas, indicamos que você procure a orientação de um profissional qualificado.

· Banhos: 20 gotas após encher a banheira dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal ou vinagre orgânico de maçã

· Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água

· Inalação: 2 gotas em um lenço ou inalador com soro fisiológico ou água

· Massagem: corpo 2% e rosto 1% de óleo essencial.

· Óleo para rosto: 1% de óleo essencial

· Óleo para cabelos: 2% de óleo essencial

Numero de gotas de óleos essenciais

· 1% em 30ml = 6 gotas

· 2% em 30ml =12 gotas



Óleo de massagem para dores musculares e articulares

· 6 gotas gengibre

· 4 gotas de alecrim

· 2 gotas de hortelã pimenta

· Para 30ml de óleo vegetal de semente de uva


Infusão de Gengibre: Despeje 1 xícara de água fervente sobre 1 colher de chá da raiz fresca e deixe em infusão por 5 minutos. Pode ser utilizado como gargarejo para aliviar desconfortos na garganta.

Decocção: coloque 1,5 colher de chá da raiz seca em pó numa caneca de 250ml de água fria, leve ao ponto de ebulição e deixe ferver em fogo baixo por 5 a 10 minutos.

Poder pessoal e Fortalecimento:

Para ativar seu poder pessoal indicamos 1 gota de óleo essencial de gengibre no difusor pessoal todos os dias por no mínimo 7 dias e máximo 30 dias.

Toxicidade: poderá causar irritação em peles mais sensíveis se usado puro sobre a pele. Prefira sempre usar ela diluída.

Contraindicações: desaconselhável o uso nos três primeiros meses da gestação e para crianças.

Bibliografia: Material dos fornecedores Bioessencia, TerraFlor.

Livro Técnicas de aplicações de óleos essenciais por Fernando Amaral.

Artigos scielo.



A sua saúde em boas mãos.



Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Orçamentos por e-mail

envie a sua fórmula aqui:

 

 

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30