top of page

Dica Saudável | Hommus



Gergelim e seus benefícios


Nome cientifico: Sesamum indicum

Familia: Pedaliáceas

Parte utilizada: Sementes

Macrobiotica gergelim



O gergelim é um alimento altamente nutritivo e funcional. Sua utilização é bastante diversificada e vem ser um bom aliado para quem quer uma alimentação saudável. É uma semente que pode ser encontrado na cor branca e preta e será inspirado nela que conversaremos hoje na Dica Saudável.


O gergelim é, entre as oleoaginosas, uma das espécies mais antigas cultivadas, tendo sua origem no continente africano e asiático. Seu uso vai da culinária à medicina e à indústria farmacêutica e de cosméticos. Os grãos são comestíveis, fornecem óleo e farinha, contem Vitaminas A, B, C, e possuem bom teor de Cálcio, Tripfotano, muitas fibras, Cobre, Magnésio, Vitaminas do complexo B, Fósforo e Proteínas.


Essa semente é Rica em diversas substâncias benéficas para a nossa saúde. Vamos conhecer um pouco mais?



Características Botânicas



O gergelim ou sésamo é uma planta anual herbácea, gamopétala, originária do Oriente, pertencente a família das Pedaliáceas, com propriedades medicinais, de flores alvas, róseas ou vermelhas, hemafroditas, malcheirosas, dispostas nas axilas das folhas, e cujo fruto é cápsula ou baga oblonga, pubescente, com sementes oleaginosas, pequenas, amarelas, alvas ou pretas, arredondadas e levemente comprimidas. É cultivada na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo.


É uma planta de clima tropical e subtropical, anual, com ou sem ramificação, de 0,5 a 3,0 metros de altura e tem boa tolerância a seca; as folhas são inteiras, cor verde-clara e verde-escura, formato oval, com tamanhos diferentes em função de variedades, fertilidade do solo e clima. As sementes são lisas, pequenas, de cores branca, creme ou preta – as plantas se desenvolvem e produzem bem em condições de clima ameno a quente e solos férteis, profundos, bem drenados e com boa disponibilidade de água durante o desenvolvimento vegetativo.



Origem e história



É uma das espécies vegetais mais antigas cultivadas pelo homem.


O local de sua origem é incerto podendo situar-se entre Ásia e a África. De Candolle afirma ser o gergelim originário da ilha de Sonda (África), segundo Caminhoá o gergelim provem da Ásia e da África e, para outros autores, o gergelim é originário apenas da Ásia. Os principais centros de origem e difusão são a Etiópia (centro básico) e Ásia (Afeganistão, Índia, Irã e China).


A planta do gergelim é cultivada desde a antiguidade; no Egito, tempo dos faraós, já se aproveitava o gergelim para obtenção do óleo, os impérios entre os rios Tigre e Eufrates (Ásia Menor) cultivavam comercialmente o gergelim, os orientais – notadamente os indianos- consideravam as sementes do gergelim quase sagradas.


Chegou ao Brasil (Nordeste) trazido pelos portugueses no século XVI; aí foi plantado, tradicionalmente, como ” cultura de fundo de quintal ” ou em pequenas áreas – de separação de glebas – chamadas de terreiros. O produto obtido – grãos – era consumido, a nível de fazendas, e havia raros excedentes para comercialização.



Aspectos sociais


O gergelim é entre as oleaginosas, uma das culturas mais antigas, apresentando bom nível de resistência à seca e de fácil cultivo, sendo adaptada às condições semiáridas em diversos países (BARROS e SANTOS, 2002). É uma cultura bastante antiga, sendo considerada uma das principais oleaginosas cultivadas em todo o mundo (QUEIROGA et al., 2008)


Embora a produtividade do gergelim seja inferior à da maioria das culturas oleaginosas cultivadas, como por exemplo: a soja, o amendoim, o girassol e a mamona, seu cultivo merece grande incentivo, pois além de produzir óleo de qualidade superior, é uma alternativa agrícola ao alcance do pequeno e do médio produtor uma vez que exige práticas agrícolas simples e de fácil assimilação, podendo ser utilizado na alimentação humana in natura ou por meio de processos industrializados (AMABILE et al., 2001).


De acordo com Queiroga et al. (2008), a produção no Brasil oscila entre 3.000 e 5.000 toneladas anuais, concentrada nos Estados de Mato Grosso e Goiás, consumida pela indústria alimentícia do Estado de São Paulo (QUEIROGA et al., 2008). No cenário internacional o gergelim é a nona oleaginosa mais plantada, ocupando uma área cultivada em torno de 6 milhões de hectares com rendimento médio de 400 kg.ha-1 de sementes (FIRMINO, 2001; FIRMINO et al., 2003).


É plantado tradicionalmente no nordeste por suas condições dafoclimáticas favoráveis ao cultivo do gergelim de forma ecológica. A cultura do gergelim constitui-se em alternativa de grande importância econômica e social para as condições semiáridas do Nordeste brasileiro, por ser de fácil cultivo, fornecendo alimento e renda.



Propriedades


As sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico:


· Entre os principais benefícios do gergelim está o fato de ser poderoso para combater a prisão de ventre, graças ao alto teor de fibras que melhora o funcionamento do intestino. As fibras que compõem a semente de gergelim correspondem a 10% da sua composição.


· Lipídios ou gorduras (52%), praticamente todos eles constituídos por ácidos graxos insaturados, o que lhes confere uma grande eficácia na redução do nível de3 colesterol no sangue.


· Dentre as gorduras do gergelim, encontra-se a lecitina, que é um foso-lipídio (gordura fosforada) que desempenha uma importante função no nosso organismo. E componente essecial do tecido nervoso, também se encontra no sangue, no sêmen e na bílis e intervém na função das glândulas sexuais.


· A lecitina é um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose). O gergelim é, juntamente com a soja, o vegetal mais rico em lecitina.


· Proteinas (20 %) de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial que ajuda na síntese muscular e no metabolismo do fígado).


· Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 ou tiamina (0,1 mg por 100 g) e a B2 ou riboflavina (0,24 mg por 100 g).


· Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre,zinco e cromo.


· Mucilagens, ao que deve sua ação laxante suave.



Aspectos nutricionais


As sementes


As sementes gergelim são pequenas, achatadas, coloração variando do branco ao preto; os teores médios dos componentes encontrados em 100 g. de grão são: (5,4%), calorias (563), proteínas (18,6), óleo (49,1%), carboidratos totais (21,6%), fibras totais (6,3%), cinzas (5,3%), cálcio (1.160mg), fósforo (616mg), ferro (10,5mg), sódio (60mg), potássio (725mg), vit. A (30 UI), tiamina (0,98mg), riboflavina (0,23mg), niacina (5,4mg); 1.000 sementes pesam, em média, 2,59 gramas.



O óleo


O óleo de gergelim tem teores altos de ácidos graxos insaturados, de proteína digestível, de sesamol (2%); além do mais o óleo possui grande resistência à rancificação por oxidação (propriedade atribuída ao sesamol), ácidos linoléicos (ômega 6), ácidos oléicos(ômega 9), ácido palmítico, ácido esteárico, ácido araquídico, ácido hexadecenoico, ácido mirístico, carboidratos, colina, estearina, fitina, fitosterina, fitoteróis, glicerol, globulina, lecitina, sesamolina, sesamina, sesamindicina, vitamina E, B1, B2, C, sesamolina, sesamina, sesamindicina, proteína, fibra, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, caroteno, etc.


Sua gama de nutrientes atua em nossa corpo promovendo saúde e bem estar!


1. Previne doenças cardiovasculares

2. É bom para a pele

3. Combate a anemia

4. É bom para os dentes

5. É um anti-inflamatório natural

6. Combate dores lombares, de joelhos e reumatismos

7. Tem poder calmante

8. Combate o esgotamento nervoso ou mental e irritabilidade.

9. Fortalece ossos e músculos

10. Ajuda no controle da diabetes

11. Tonifica fígado, rins e intestino.


“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”



Gergelim como fonte de cálcio natural


Ao contrário do que todos pensam, as melhores fontes de cálcio estão nos vegetais e não o leite. O gergelim é a melhor delas, com 975,0 mg de cálcio a cada 100 gr, 9 vezes mais que o leite e acima do TOFU que é o segundo colocado, com 683,0.


O leite de ovelha apresenta 193,4 mg, enquanto o leite de vaca que tem 119,0 mg.



O gergelim é bom para os ossos?


Quando se fala em nutriente bom para a saúde dos ossos, logo se pensa no cálcio. Isso porque ele ajuda na regeneração do tecido dos ossos, o que evita o desenvolvimento da osteoporose. E uma porção de gergelim tem mais desse mineral do que um copo de leite!



Por que o gergelim é bom para quem deseja desenvolver a musculatura?


Porque ele é altamente proteico. As proteínas são importantes para quem pratica atividades físicas, pois ajudam a aumentar a força e a energia, aceleram o metabolismo, assim como o crescimento celular. O resultado disso é a perda de massa gorda e o ganho de massa magra. Por isso, vale a pena inserir o gergelim na dieta alimentar no pós-treino.



Quais as diferenças entre o gergelim branco e o gergelim preto?


Embora tenham cores diferentes, os dois tipos de gergelim são bem semelhantes. A principal diferença é que o preto possui uma maior quantidade de vitamina A, cálcio e óleo em comparação ao branco. Isso faz com que os benefícios para a saúde sejam potencializados. No entanto, os dois tipos são opções saudáveis.



>> O Tahine <<


Para quem não conhece o Tahine, é uma pasta de gergelim tradicional da cozinha sírio-libanesa. Que tal variar um pouco e usar algo diferente para passar no pão ou na torrada? E as possibilidade de preparo com o tahine vai muito além disso, sendo uma pasta oleoaginosa com sabor incomparável que pode ser parte de preparações de massas, lasanhas, molhos, pastinhas, leites vegetais, saladas de fruta, tortas,etc.


O tahine é uma pasta feita pela moagem das sementes de gergelim. Cremoso e maravilhosas, você encontra as seguintes opções na Boaformula:



Tahine Integral Orgânico


Os grãos integrais de gergelim orgânicos são selecionados, levemente tostados e moídos para elaborar esta deliciosa pasta rica em fibras, que auxiliam no funcionamento do sistema digestivo. Fonte de proteína (20%), cálcio, magnésio e vitamina E.


O Tahine Integral Orgânico Sésamo Real é uma deliciosa opção para o café da manhã no preparo de vitaminas ou acompanhada de frutas, mel ou melado e granola. Pode ser usada como substituto de leite e ovos nas receitas tradicionais e ainda como base no preparo do leite vegetal de gergelim. Por ser pastoso favorece a melhor absorção dos nutrientes do gergelim. Produto puro e livre de quaisquer aditivos químicos.


Certificadora: Ecocert

Ingredientes: Sementes de Gergelim Integrais Orgânicas levemente tostadas e moídas.



Tahine Tradicional Orgânico



Esta deliciosa pasta de gergelim é produzida a partir da leve tosta e da moagem dos grãos orgânicos selecionados e descascados por processo mecânico, sem utilização de produtos químicos. Ingrediente tradicional da culinária do médio oriente em pratos típicos como o Homus e o Babaganuche.Substitui ovos e leite das receitas tradicionais e serve como base para elaboração de molhos e cremes. Excelente no café da manhã acompanhado de frutas, mel ou melado e granola.


Fonte de proteína vegana, cálcio, magnésio e vitamina E. Por ser pastoso favorece a melhor absorção dos nutrientes do gergelim. Este é um produto orgânico, puro e livre de quaisquer aditivos químicos.


Certificadora: Ecocert

Ingredientes: Sementes de Gergelim Orgânicas Descascadas moídas.



Tahine Cacau



O Tahine com cacau é uma deliciosa combinação de Tahine, cacau 100% e açúcar mascavo. O Tahine com cacau é uma deliciosa combinação de Tahine, cacau 100% e açúcar mascavo.


Pode comer puro, direto na colher ou com torradinhas e frutas. Dá para rechear panquecas, tapiocas e bolos. Sacia a vontade de comer doce de forma nutritiva, natural e saudável.


Ingredientes: Tahine Tradicional, Cacau 100% e açúcar mascavo.

Embalagem: Pote de vidro e tampa metálica recicláveis



Outros produtos com gergelim >>


Óleo De Gergelim Natural Orgânico



Fruto da prensagem a frio das sementes integrais orgânicas do gergelim branco, O Óleo de Gergelim Natural Orgânico Extra Virgem Sésamo Real é o óleo vegetal mais rico em antioxidantes naturais. Contém os antioxidantes Sesamina, Sesamolina, Sesamol, Vitamina E, Alfa, Beta e Gama Tocoferóis.Resiste às altas temperaturas e ao tempo, sem que ocorra oxidação devido ao alto teor de antioxidantes. Sua utilização é milenar na cultura oriental, inclusive como óleo de massagem na medicina indiana Ayurvédica. Fonte das boas gorduras mono e poli-insaturadas, contém os ômegas 3, 6 e 9.



Gergelim Natural Branco



Grãos de gergelim in natura selecionados. Contém os antioxidantes naturais Sesamina, Sesamolina, Sesamol e vitamina E.


Neste produto são preservadas as propriedades naturais do alimento.

Utilizado na massa ou como cobertura de pães integrais ou na finalização dos mais diversos pratos. É comum seu uso no preparo do gersal ou em receitas de arroz integral, saladas, legumes e mix de grãos.


É fonte de fibras, proteínas, cálcio e magnésio.

É um produto puro e livre de quaisquer aditivos químicos.



SésamoReal: Sustentabilidade, Ética e Qualidade


Com muita alegria a equipe da Boaformula apresenta uma nova marca para contemplar nossa linha de produtos naturais. Mundialmente conhecido como Sésamo, o gergelim é a principal inspiração da marca e você encontra seus maravilhosos tahines aqui com a gente!


Desde 1988 a Sésamo Real vem dinamizando um modelo de negócio que fomenta a cadeia de produção do Gergelim no Brasil. Do campo à mesa, seu trabalho é garantir que todo o processo seja realizado de forma ética e sustentável, valores que são importantes para Boaformula.Há mais de 30 anos a Sésamo Real utiliza técnicas que modernizam os conhecimentos de nossos antepassados e preservam o valor nutricional dos alimentos, sempre aliada a um sistemático controle de qualidade.


Utilizam moinhos de pedras para o preparo de farinhas e pastas de oleaginosas e a prensagem a frio para a extração dos óleos vegetais naturais. Seus produtos são beneficiados naturalmente, sem utilização de produtos químicos, garantindo a qualidade preservada.



Como já falamos de tantos benefícios e motivações para o

consumo de gergelim, preparamos uma receita deliciosa para você desfrutar em sua casa!




>> Receita hommus


· 300g de grão de bico cozido

· 3cs de tahine

· suco de 2 limões

· 1/4xic de água do cozimento dos grãos pra dar o ponto (acrescente aos poucos)

· sal a gosto

· 1 Dente de alho fatiado (opcional)

· azeite e paprica defumada para finalizar.


Modo de Preparo:


Deixe o grão de bico de molho durante uma noite para amolecer e facilitar o cozimento no dia seguinte, Ele vai inchar e ficar mais macio. Cozinhe os grãos em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos. Após o cozimento reserve uma parte da água e depois retire a pele dos grãos. Bata o grão de bico no liquidificador, acrescentando a água do cozimento aos poucos, até que se forme uma pasta homogênea. Se for necessário acrescente mais água do cozimento. Acrescente o Tahine, os dente de alho, o limão e o sal. Bata tudo no liquidificador e deixe na geladeira até o momento de servir.

Esperamos que goste dessa delícia!




>> Já conhece os benefícios do Grão de bico? <<


Benefícios nutricionais que ele nos proporciona


Grão-de-bico é uma boa fonte de proteína vegetal, rica em minerais - cálcio, ferro, fósforo, potássio, molibdênio, cobre - em triptofano e vitaminas (A, B e C) para além de ser riquíssimo em fibras vegetais. Dentre as vitaminas do grupo B, é preciso ressaltar a riqueza em folatos, ácido fólico, a B9, especialmente necessária para a saúde da mulher e a fertilidade.



Propriedades curativas do grão-de-bico

A riqueza em fibras vegetais solúveis e não solúveis do grão-de-bico é essencial para a retirada das gorduras excedentes na alimentação, o aumento do bolo fecal, a redução dos resíduos alimentares e a limpeza das paredes intestinais.

Sua riqueza em molibdênio faz do grão-de-bico um excelente desintoxicante do organismo, especialmente para os excessos de sulfitos comumente usados como conservantes na indústria alimentar.

Grão-de-bico tem triptofano, aminoácido essencial fundamental para a preservação de bons níveis de serotonina e melatonina, das quais o triptofano é precursor. Assim, o consumo rotineiro de grão-de-bico ajuda no combate à depressão e problemas de sono, especialmente nos que se referem à dificuldade em adormecer.

A riqueza do grão-de-bico em magnésio, que o torna uma das boas fontes deste mineral essencial à saúde como um todo, auxilia o organismo de quem o consome na produção de enzimas importantes para a produção de energia e melhora a ação do nosso sistema imunológico. Especificamente, uma dieta rica em magnésio é fundamental para a saúde cardiovascular.


Veja mais aqui.

Na Boaformula você encontra a Farinha de Grão de Bico, da Giroil!



>> Há contraindicação para o consumo do Gergelim?


O gergelim não é indicado para quem possui colite (que é uma inflamação do intestino grosso). Como o alimento é rico em fibras, deve ser evitado por quem tem obstruções mecânicas do intestino. Isso porque essas substâncias aumentam o bolo alimentar e os movimentos intestinais. Se você se enquadra nesse perfil, não deixe de consultar um profissional de saúde antes de consumir a semente.



Extra: Receita de Gersal e Leite vegetal com semente de Gergelim


Por que o que é bom, pode ficar melhor ainda! Nesse edição especial Gergelim, trouxemos mais 2 receitas super práticas de preparar e deliciosas para usufruir das propriedades dessa semente. Lembra de marcar a gente quando preparar elas em casa, vamos adorar ver!


Leite Vegetal de Gergelim



· 1 xícara de gergelim (pode ser integral com casca ou o branquinho sem casca)

· 3 xícaras de água filtrada

· Pitada de sal, açúcar de coco, canela e noz moscada para temperar(opcional)


Modo de fazer:

Deixe o gergelim de molho na água por 8 horas. Depois desse tempo jogue a água fora.Bata no liquidificador com 3 xícaras de água filtrada.Coe. A coagem pode ser em um pano voal que você encontra na Boaformula. Você pode guardar o resíduo para preparo de pães, bolos e outras receitas!


Coloque em uma garrafa de vidro com tampa e guarde na geladeira. O tempo de durabilidade é baixo, de 1 a 2 dias. Se desejar temperar seu leite, pode adicionar na jarra as especiarias. Elas também irão ajudar a conservar por mais tempo seu leite vegetal. Você pode usar o leite para beber puro, em vitaminas ou colocar sobre os cereais.



Gersal



Gersal é um tempero de origem japonesa que proporciona muitos benefícios para a saúde. Além de realçar o sabor dos pratos, ele é muito fácil de fazer em casa. Chamado originalmente de gomasio, o termo "gersal" é a junção das palavras "gergelim" e "sal". Isso porque o gergelim (as sementes) e o sal são os seus ingredientes.


Ingredientes

· 10 colheres de sopa de gergelim torrado

· 1 colher de sopa de sal


Modo de preparo

Aqueça uma panela antiaderente. Em seguida, em fogo baixo, coloque o sal na panela, deixe três minutos e reserve (se o sal estiver úmido deixe mais tempo). Adicione o gergelim na panela (sem usar óleo) e, mexendo, deixe fritar durante mais ou menos três minutos, evitando queimar ou torrar demais para não adquirir sabor amargo. Para adquirir aspecto de pó, macere o gergelim com o sal no suribachi ou bata no liquidificador. Pronto, só esperar esfriar e armazenar seu gersal em um pote de vidro para usar em suas receitas.



A sua saúde em boas mãos.


bottom of page