top of page

Dica Saudável | Medicamentos homeopáticos para auxiliar com distúrbios de Ansiedade





Homeopatia para Ansiedade


A Dica Saudável nasce com propósito de compartilhar tópicos de saúde e bem-estar para cuidado com corpo a partir de uma visão integrativa, trazendo diferentes abordagens para preservar e restaurar o equilíbrio do organismo. Um espaço para refletir sobre diferentes formas de cultivar autocuidado como uma ferramenta de manutenção da vida, onde trazemos o conhecimento de diferentes práticas para contemplar nossa sociobiodiversidade e desenvolver cada vez mais autonomia na saúde aliado com sugestões para colocar em prática no dia a dia. Esses saberes não substituem a ajuda de um profissional de saúde, mas possibilita que vocês consigam identificar as práticas que mais combinam com você e as suas necessidades de forma mais clara.


Entramos no mês de abril, com lua nova no céu e o outono já trazendo sua energia mais fria e acolhedora, iniciaremos com um tópico muito importante: Ansiedade.


O ser humano é um ser espiritual, com uma vertente biológica, psicológica, social, cultural, ecológica, histórica e cósmica. Assim, visando promover saúde é preciso integrar todas essas partes que compõem o Ser em todas suas dimensões. Percebemos a importância da integração dos saberes e pela aplicação prática das inúmeras terapias que complementam o ser Integral. Para promoção da saúde do nosso organismo, nota-se a importância de ser contemplada a saúde mental.


Em 2017, a revista Superinteressante publicou uma matéria sobre ansiedade e trouxe a hashtag: estamos todos ansiosos. Segundo dados da revista, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, trazendo uma taxa de transtorno de ansiedade de 9,3%. Neste estudo, as pessoas que mais apresentaram sintomas desse transtorno são majoritariamente mulheres e estão em uma faixa etária entre 40 e 49 anos. Crianças e adolescentes também estão dentro dessa taxa sofrendo algum tipo de transtorno ansioso, representando 10% desses grupos. A nível global, estima-se que 20% sofram com esse desequilíbrio, isso é equivalente a 350 milhões de pessoas. Nesse momento, uma em cada 4 pessoas no mundo está com uma sensação de aperto no peito, sentindo o coração bater mais rápido e com as mãos suando. Na mente, um medo inexplicável ou preocupação obsessiva com algo que ainda nem aconteceu. Percebe que mesmo sendo um tópico relacionado com saúde mental, temos sintomas físicos também? Dependendo do grau, pode gerar um distúrbio de sono e fobia social.



Ansiedade


A ansiedade comum, conhecida como "friozinho na barriga", é inerente à condição humana e faz as pessoas agirem rápido, porque ficam eufóricas.


A ansiedade patológica tem o efeito contrário: pessoas com esse tipo de ansiedade acabam não conseguindo executar tarefas simples do dia a dia, como ir ao trabalho ou fazer uma pesquisa para a faculdade, porque se sentem ansiosas demais e acabam “travando” na hora de desenvolvê-las.


É um pouco difícil diagnosticar o que é uma ansiedade normal do dia a dia com uma ansiedade patológica, e o psicólogo ou psiquiatra são os profissionais capacitados para fazer esse diagnóstico de maneira precisa. No entanto, alguns sintomas e situações são um alerta de que a ansiedade está passando do limite aceitável: sensação de aperto no peito, tremores, hábito de roer unhas, enjoos, vômitos, náuseas, falta de ar e tensões musculares são alguns deles.


A psicossomática é uma ciência interdisciplinar da medicina e da psicologia que relata que os sintomas físicos acabam se tornando uma consequência dos sintomas emocionais e psicológicos, sendo cada vez mais importante atentarmos para a saúde de forma integral. A OMS estima que quase meio milhão de pessoas sofram de doenças mentais ou comportamentais ao redor do mundo e cada vez mais o meio médico-científico comprova que estados psíquicos adversos como depressão,ansiedade e raiva, favorecem o aparecimento de doenças orgânicas.


Sabemos a importância do cuidado com a saúde mental, visto que ela interfere em no âmbito físico também e hoje vamos falar um pouco sobre ansiedade e preparados homeopáticos para nos auxiliar a lidar com isso. Essas dicas não substituem ajuda de um profissional da saúde para te auxiliar.


“A homeopatia pode auxiliar o organismo a reencontrar o seu equilíbrio, agindo nos programas de ação do corpo físico, auxiliando a rearmonizar o pensamento e favorecendo um reequilíbrio das emoções. o fato de a pessoa não voltar a reincidir nos pensamentos e nas emoções inadequadas não depende do tratamento homeopático, mas sim, de uma reforma interior das atitudes de cada um. No entanto, a homeopatia pode favorecer para que a pessoa consiga se controlar mais nas suas emoções e, à medida que se mantém mais harmonizada, ela tem mais condições de gradativamente ir fazendo a sua mudança de comportamento.”(Ana Claúda Gonçalvez, Carlos Eduardo Durgante)


Antigamente, era comum as pessoas procurarem o tratamento homeopático somente para problemas respiratório como asma ou rinite alérgica ou na busca como tratamento de gripes.Hoje, percebemos que o potencial de aplicação dessa medicina é muito vasto e pode trazer muitos benefícios para problemas emocionais como a ansiedade também. Diferentemente dos medicamentos convencionais, que são disponibilizados pela medicina vigente e atuam no sistema bioquímico do corpo, a homeopatia tem ação no sistema energético, estimulando o funcionamento dos diversos órgãos do corpo de forma sutil, a fim que de eles recuperem o equilíbrio original.


Mas primeiro precisamos entender, o que é Homeopatia?


A Homeopatia consiste em oferecer medicamentos em doses diluídas e previamente dinamizadas de um produto natural, podendo ser de origem vegetal, animal ou mineral. Ou seja, é um tratamento feito a partir de substâncias extraídas da natureza utilizando doses ponderáveis com o objetivo de desencadear o sistema natural do corpo de cura. Ela se destaca por reconhecer o ser humano de forma integrativa, vendo-o como um todo onde o corpo e psique são indissociáveis e, assim, necessitam ser abordados como um ente único, buscando tratar a pessoa e não apenas a doença atual.


É um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada pelo Pai da Medicina Hipócrates no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta. Hoje, a prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), sendo inclusive recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).




Sugestão de Homeopatia para Ansiedade


>> Composto Homeopático para ansiedade

Composição:

● Avena Sativa

● Passiflora alata

● Valeriana officinalis



Vamos conhecer mais os benefícios de cada uma?


Passiflora alata

Parte utilizada: flores e folhas.


Em homeopatia, passiflora é um remédio produzido a partir de alguns gêneros da planta Passiflora, conhecida como maracujá (CERVI, 1992).O Maracujá é uma planta trepadeira que se acomoda sobre outras plantas, floresce na primavera e possui frutos que são colhidos no verão, ricos em vitamina C, sua polpa é utilizada no preparo de sucos. Originária da América do Sul, América do Norte e Índia, prefere clima quente e úmido, solos férteis e drenados. Existem aproximadamente 400 espécies de Passiflora em todo mundo, muitas com as mesmas propriedades sedativas. Simbolicamente suas flores representam a crucificação de Cristo, de onde se origina o nome popular: flor da paixão, passiflora.


Diferentemente do que ocorre com a planta, em homeopatia a passiflora não busca efeito calmante. Ao contrário. Em homeopatia a passiflora busca o combate ao sono e apatia, ou seja, a estimulação.Tal diferença é fácil ser compreendida ao buscar o princípio de homeopatia, de similia similibus curantur - “o semelhante será curado pelo semelhante” (WAGNER, 2006; FONTES, 2005; in CIM-RS, 2007).


Componentes quimicos: Alcalóides (harmana, harmina, harmalina, harmol, harmalol). Flavonóides (saponina, vitexina, saponarretina, apigenina, orientina). Glicosídeos cianogênicos (passiflorina, ginocardina). Fração de esteróides contendo: sitosterol, estigmasterol. Gomas. Taninos. Resinas. Ácidos (ácido licânico, ácido parinárico). Maracujina (P.edulis)


Benefícios:

● Tosse seca por irritação da mucosa respiratória: como antitussígeno, sedativo, tranquilizante (indicação baseada em informações tradicionais);

Insônia: como sedativo (maior concentração na folha), tranqüilizante, e hipnótico, comprovados cientificamente;

● Ameniza os efeitos adversos da menopausa, tal como inquietação e o nervosismo

● Calmante natural;

● Ação sedativa.

O Maracujá (Passiflora alata) age como depressor suave do sistema nervoso central, resultando em ação sedativa, tranqüilizante e antiespasmódica da musculatura lisa. O seu uso diminui por instantes a pressão arterial e ativa a respiração.


Assim, a levando em conta que devido aos alcaloides e flavonoides presentes nas folhas da planta, o maracujá age como depressor inespecífico do sistema nervoso central, resultando em uma ação sedativa e tranquilizante (LEMNIS, 2012), em homeopatia a passiflora pode ser utilizada para estimulação do sistema nervoso central, conforme parecer médico.



Avena Sativa

Parte utilizada: toda a planta.


Em homeopatia, a avena sativa é um remédio produzido a partir da aveia que é o mais aéreo de nossos cereais, o que mais ama a luz.


“ Ao contrário da disposição radial das barbas da cevada, aqui os pedúnculos da espícula se alongam, transformando a forma compacta em um panículo frouxo e leve. A aveia aspira a umidade do sol e a evapora em seguida graças a suas folhas largas. Sua suculência produz uma excelente forragem porque a aveia é ao mesmo tempo erva e grão.

Seu teor em saponina é a expressão de uma colaboração íntima entre o aéreo e o aquoso. A farinha de aveia contém substâncias que impedem os óleos e gorduras de se tornarem rançosas em contato com o oxigênio do ar. Este processo da aveia, no organismo humano, é executado pelo corpo astral comandando a organização respiratória. Segundo Rudolf Steiner, o corpo astral evita que as gorduras se rancificam no interior do corpo físico. (O corpo etérico impede as albuminas de se putrefazer e o Que impede os glicídeos de fermentar).” (Medicinacomplementa.com)

As sementes da aveia, ainda no pé, são colhidas no fim do verão ou começo de outono. Quando ela passa da cor verde para a bege está boa para colher. O pé de Aveia cresce até 1 metro e se espalha por 20 centímetros e é uma planta ereta, anual, com folhas que podem ser chatas e longas.


Componentes Químicos

Cálcio, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina D, Vitamina E, carboidratos, gorduras, proteína, glúten, saponinas, minerais, Flavonoides, alcaloides, esteroides, caroteno, ácido silícico.


Benefícios:

● Antidepressiva;

● Calmante natural;

● Hipolipidêmica;

● Nutritiva.


Ela age como antidepressivo, é nutritiva, reduz colesterol, e restaura o sistema nervoso. A planta antigamente era usada ainda verde na medicina. O que ela faz no organismo é restaurar o sistema nervoso e reduzir o colesterol.



Valeriana officinalis

Parte Utilizada: As raízes e os rizomas.


Em homeopatia, a valeriana officinalis é um remédio produzido a partir da planta conhecida popularmente como erva-dos-gatos. A Valeriana é uma herbácea perene, forma cepas curtas com raízes divergentes, horizontais, esbranquiçadas com brácteas curtas. Os ramos são redondos estriados, ocos, fistulosos. O rizoma seco contém um óleo volátil de odor distinto e desagradável. A erva fresca não tem nenhum cheiro detectável, porém com a secagem causa a liberação do composto odorífero ácido isovalérico.


Possui atividade sedativa, atuando como depressora do sistema nervoso e diminuindo a irritabilidade nervosa. Em Homeopatia é um remédio geral dos espasmos, momentos de ansiedade, pessoas que sofrem de insônia, nervosismo e dentre inúmeros benefícios que pode fornecer. Várias experiências demonstraram que a raiz da Valeriana é um excelente indutor do sono em pacientes que não haviam se submetido a outros tratamentos.A Valeriana usada para insônia tem vantagens quando comparada com medicamentos indutores sintéticos do sono, por ser, em geral, menos tóxica, não causar dependência importante como os sintéticos fazem.


Ela também é muito utilizada no tratamento de doenças crônicas, como a doença celíaca, o transtorno de déficit de atenção, a síndrome de fadiga crônica e a doença de Crohn (inflamação crônica no estômago), e até mesmo para controlar vícios, como o tabagismo e o alcoolismo, já que os componentes da valeriana ajudam a combater a ansiedade e a insônia decorrentes da abstinência.(Ecycle)


Composição Química: Extrato padronizado em 0,8% de Ácido Valerênico. Óleo Essencial; ésteres terpênicos (isovalerianato, acetato e formiato de borneol, isovalerianato decariofileno,ıeugenilo e isoeugenilo); monoterpenos (canfeno e pineno); sesquiterpenos ( valerenal e valeranona)); ridóides valepotriatos (destacando-se valtrato e didrovaltrato); GABA; Glutamina; Arginina; traços de Alcalóides (valerina e chatidina); Taninos; Ácidos graxos (palmítico, esteárico, oléico, linolêico, linolênico, araquídico); Fitosteróis (-sitosterol); Ácidos Aromáticos (benzóico, salicílico, isoferúlico, hesperitínico ou 3-hidroxi-4- metoxicinâmico); Ácido Valeriânico; Enzimas (oxidases e lípase).

O ácido valeriânico, umas das propriedades da Valeriana officinalis, tem ação antiepasmódica e também tem propriedades anestésicas. Uma planta com muitos benefícios, por isso seu nome científico é derivado do latim valere, que significa “ter saúde”.


É contra-indicado na gravidez e lactação.


De acordo com os conhecimentos antroposóficos em relação ao ser humano e à natureza, Avena sativa + Passiflora alata + Valeriana officinalis é indicado no tratamento auxiliar da insônia, ansiedade, irritabilidade, espasmos musculares, tensão dolorosa nos músculos e alcoolismo. Esse composto homeopático você encontra na Boaformula para auxiliar você de forma natural com a ansiedade através de plantas medicinais.


A sua saúde em boas mãos.


Fonte:

PubMed

Livro Saúde Integral de Ana Claudia M. Golçavez&Carlos Eduardo A. Durgante

medicinacomplementar.com

Fornecedor Florien

Pio Correa, M.(Dicionário das plantas úteis do Brasil, Min Agricultura, 1984)





1.101 visualizações0 comentário
bottom of page