top of page

Dica Saudável | Óleo Essencial de Grapefruit



Óleo Essencial Grapefruit


Nome cientifico: citrus grandis

Família: rutáceas

Origem: israel e estados unidos

Orgão extraído: casca dos frutos

Extração: prensagem a frio

Rendimento: 10g de óleo essencial a cada quilo de casca prensada

Características: Aroma cítrico


Propriedades: Hipotensor, reduz níveis de triglicerídeos, lipolítico, diurético, reduz o apetite, estimulante dos sistemas linfático, circulatório e digestivo, antitumoral, antidepressivo, inibidor da acetilcolinesterase.

Indicação: pele oleosa, celulite, fadiga muscular, obesidade, retenção de liquido, resfriado, gripe, dor de cabeça, gordura no fígado, drenagem linfática, celulite, flacidez, gordura localizada.

Componentes químicos: 94,2% limoneno, 0,7% citronelal, 1,2% mirceno, 0,2% alfa-bergamoteno,0,5% alfa- pineno, 0,5% neral, 1,2% óxido-limoneno.



Hoje a nossa Dica Saudável será para compartilhar sobre um óleo essencial muito especial: de Grapefruit. O termo “óleo essencial” definido por Paracelso e outros alquimistas, foi designado para caracterizar o odor de espécies de plantas aromáticas, por estas emitirem odores distintos e representativos. Estes odores tão característicos se devem às misturas voláteis de moléculas orgânicas produzidas no metabolismo secundário das plantas aromáticas em resposta ao ataque de insetos ou outros organismos. Devido à complexidade de suas composições, os óleos essenciais apresentam diversas indicações com diferentes propriedades medicinais e terapêuticas. É importante pesquisar sobre cada óleo essencial que formos vivenciar, pois além dos benefícios, também temos contra-indicações dependendo da composição química de cada óleo essencial. Para garantir seu uso responsável e seguro, preparamos mais uma revisão bibliográfica onde a estrela da vez é a maravilhosa Grapefruit com seu aroma cítrico e envolvente.


O óleo essencial de Grapefruit é pouco conhecido no Brasil, no entanto trata-se do principal óleo essencial para combater a celulite e coadjuvante em tratamento de depressão.

O Grapefruit é uma espécie de laranja do tamanho de um melão, conhecida também como toranja. Com seu sabor amargo, é muito apreciado em pratos gastronômicos e na Europa. Seu óleo essencial é cada vez mais conhecido e estudado no Brasil, com coloração amarelo-claro, trata-se talvez do principal óleo essencial para auxiliar no combate da celulite por suas características lipolíticas e desintoxicantes, auxiliando com gordura localizada, flacidez e circulação.


Age positivamente no sistema linfático, facilitando a eliminação de toxinas o que traz sua característica DETOX. É revigorante, digestivo, diurético e enrijecedor, sendo um óleo essencial importante quando o assunto é tratamento estético ligados a gordura localizada, celulite e drenagens linfáticas. Um ótimo aliado em atendimentos de profissionais da saúde, trabalhando de forma integrativa e natural para conseguir os resultados desejados em consultório com leveza, equilíbrio e bem estar.


Grapefruit é energia pura, tem afinidade com o sol, com o verão, com a vitalidade e saúde.


História do óleo essencial de Grapefruit

Cultivada em geral no Mediterrâneo como árvore ornamental, apesar de suas origens na Ásia, acredita-se que seja resultante de um híbrido da laranja. Também há quem afirme que a fruta foi cultivada pela primeira vez nas Índias Ocidentais, no século XVIII.


Era conhecida então como shaddock fruit e parece ter recebido esse nome em homenagem ao capitão que levou a fruta para essa parte do mundo. O óleo essencial começou a ser comercializado na Flórida por volta de 1930 e ainda hoje os EUA são os principais fornecedores. É um ingrediente comum no preparo de alimentos, cosméticos e perfumes. Citrus paradisi é um híbrido, resultante do cruzamento do Pomelo (Citrus maxima) com a Laranja (Citrus sinensis). Também é conhecido pelos nomes de Toranja, Pomelo, Jamboa, Laranja-Melancia, Pamplemussa, entre outras denominações. O Grapefruit foi desenvolvido durante o século XVIII, provavelmente na região dos Barbados. De início, era classificado com a mesma espécie que o Pomelo, mas, em 1830, esta planta foi classificada em uma espécie própria – Citrus Paradisi. Estudos genéticos realizados nos anos 1950 demonstraram que é um híbrido.


Aspectos botânicos

É uma árvore de folhas lustrosas, com flores brancas e frutos amarelos que pendem das árvores como grandes cachos de uvas achatadas nas extremidades – Grapefruit (grape = uva; fruit = fruta). As glândulas de óleo estão embutidas na casca e, em comparação com a laranja e o limão, a produção é pequena. Alguns óleos de Grapefruit são obtidos por destilação, mas a qualidade parece ser inferior à variedade obtida por espremedura ou compressão a frio. Boa parte do óleo essencial é obtida em Israel, no Brasil e nos EUA.


Benefícios corporais do óleo essencial de Grapefruit

Na aplicação corporal, age como lipolítico, auxiliando na redução de gorduras localizadas, especialmente quando aplicado em massagens e fricções. Trata e atenua os micronódulos de gordura residuais de lipoaspiração. Há tempos, esse óleo faz parte dos protocolos de centanas de clinicas de estética no Brasil e no mundo. Seu desempenho é excelente nos tratamentos pós operatórios, para aliviar os sintomas de edemas, como retenção de líquidos e inchaços, acelerando processos de recuperação. Ideal no tratamento pós cirúrgico de varizes (utilizando-se 2 gotas com 5ml de óleo de gérmen de trigo), como óleo nutritivo após banho e também nas drenagens linfáticas. O óleo essencial de grapefruit pode ser diluído em óleos vegetais como óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol e óleo de castanha do brasil para aplicação no corpo e óleo de semente de uva, óleo de abacate e óleo de macadâmia na face.


É eficaz em massagem modeladora, abdominal, dorsal e de membros inferiores.


Para desintoxicação de tecidos da pele, recomenda-se a aplicação desse óleo essencial aliado com a geoterapia. As argilas são excelentes aliadas em tratamentos estéticos faciais e corporais, sendo a argila verde a mais indicada.


Benefícios emocionais e vibracionais do óleo essencial de Grapefruit

Em tratamentos holísticos, deve ser visto como revigorante, pois age positivamente sobre o esgotamento físico e mental, fortalece o sistema digestivo, aumenta o apetite, alivia a depressão, motiva e dá mais vontade para viver.


Seu aroma leve, fresco, cítrico e levemente amargo evoca sensações de descontração e motivação. Alivia a tristeza e depressão, criando um clima festivo e euforizante. Ajuda a modificar quadros de desânimo, sintonizando com alegria e o colorido da vida.


Sua atividade emocional equilibrante favorece o trato digestivo, o apetite e a disposição. Trata-se de um óleo mediador da ALEGRIA, como se estivesse cheio de energia solar.


Para um bom resultado, aplicam-se 10 gotas no difusor de aromas por 30 minutos, antes das refeições principais: isso abre o apetite e ajuda na digestão, nos momentos de tristeza e melancolia, mudando rapidamente o astral do ambiente.


O óleo essencial de grapefruit (Citrus grandis, Citrus máxima, Citrus paradise) tem um aroma leve, fresco e amargo, que evoca sensações de descontração e motivação.


  • Elementos Madeira e Terra. Estimula o segundo e o terceiro chakra;

  • Descongestiona o fígado, estimula o baço;

  • Antidepressivo, é indicado para críticos excessivos, desanimo, apatia, exaustão mental, frustação e irritabilidade;

  • Proporciona sensações agradáveis como euforia, leveza e vontade de viver. Indicado para depressão, baixa auto-estima e auto aceitação.

  • Óleo da iniciativa, entusiasmo. Feliz recomeço;

  • Indicado para pessoas sem criatividade, que possuem muitas expectativas perante a vida e às demais pessoas que, por isso, frequentemente sentem frustação e irritabilidade;

  • Excelente para pessoas muito autocriticas e que por alguma razão estão com a energia bloqueada e ficam estagnadas na vida;

  • Em ambiente fechado, proporciona purificação e renovação.


Sugestão de uso

  • Uso no corpo: é lipolítico, auxilia na redução de gorduras localizadas quando aplicado em massagens e fricções, ajuda no trabalho de dissolução da gordura localizada. Há tempos, este óleo faz parte dos protocolos de centenas de clínicas de estética no Brasil e no mundo.

  • Uso no ambiente: na área emocional equilibra o apetite contra compulsão alimentar. Devem ser aplicadas 10 gotas no difusor de aromas, 30 minutos antes das refeições principais. Auxilia com pessoas que buscam comer para suprir demandas emocionais, trazendo alivio da ansiedade e das causas geradoras de uma alimentação compulsiva.


Escalda pés revigorante e desintoxicante

  • 4 gotas de óleo essencial de grapefruit

  • 1 colher de sopa de sal grosso

  • 5ml de álcool de cereais

  • 3litros de água


Modo de preparo: Em um recipiente, adicione o álcool de cereais e o óleo essencial, misture bem. Óleos essenciais não são solúveis em água, por isso é necessário um solvente equivalente como o álcool de cereais ou óleo vegetal para diluir o óleo essencial e dispersar ele. Como estaremos preparando um escalda pés, o melhor veículo é o álcool de cereais para adicionarmos na água quente com sal grosso e desfrutarmos de um delicioso escalda pés natural e terapêutico. Após preparado seu escalda pés, coloque seus pés por pelo menos 20 minutos. Depois seque bem e finalize com uma massagem nos pés com um creme hidratante. Você pode fazer esse ritual uma vez por semana ou sempre que sentir a necessidade de liberar o estresse acumulado e trazer vitalidade, alegria e motivação ao seu dia.


Ambiente harmônico e reconfortante

  • 15 gotas de óleo essencial de Grapefruit no difusor pessoal ou de ambiente.

Estimula delicadeza, harmonia e equilíbrio no ambiente. Um excelente antidepressivo natural, trazendo uma atmosfera alegre e instigando a motivação. Ótimo para purificar o ambiente, limpando o ar.


Sinergia para combate de celulite

Lipodistrofia ginóide é o nome científico desses furinhos na pele, que deixam uma textura de casca de laranja. Celulite é uma coisa chata, né? E incomoda mais ainda no verão, quando a gente mostra mais o corpo. Pois esse é mais um problema que a aromaterapia pode lhe ajudar a resolver. Hoje vamos lhe apresentar uma sinergia com óleos essenciais ótimos para minimizar a aparência da celulite.


Como usar

  • 100g de base – pode ser creme neutro ou óleo vegetal.

  • 2 gotas de óleo essencial de canela

  • 5 gotas de óleo essencial de erva doce

  • 12 gotas de óleo essencial de grapefruit

  • 5 gotas de óleo essencial de limão siciliano


Misture bem os ingredientes e aplique todos os dias nas regiões afetadas massageando usando movimentos de drenagem linfática (procure dicas na internet). Utilize antes das atividades físicas ou à noite. Não se esqueça que essa preparação é fototóxica, então não utilize-a em contato com o sol. Essa preparação é realmente muito potente, mas não é milagrosa. Beba bastante líquido e alie esse tratamento a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Com isso logo você verá a diferença.



Segurança: Fototóxico (caso utilize em porcentagem acima de 4% topicamente, não exponha a região de aplicação ao sol por até 12 horas). Pode causar interação com medicamentos transdérmicos, visto que o limoneno é um componente químico que aumenta a taxa de absorção através da pele. Não é recomendado para crianças de 0-2 anos. Uso máxido de 1% para gestante, evite reações adversas. Não indicamos o uso de óleo essencial administrado oralmente (ingestão), pois não poderemos afirmar sua segurança sem recomendações específicas sobre metabolizações e interações de medicamentos que possam ocorrer, sob esta via administrativa, somente sob orientação de um profissional extremamente qualificado. Recomendamos fazer um teste de sensibilidade na pele antes do uso via administrativa tópica.



Esperamos que tenham gostado desse conteúdo! Ajude ele a chegar a mais pessoas que se interessam pelo universo da Aromaterapia e poderiam se beneficiar das propriedades do óleo essencial de Grapefruit. Em nossa loja física, vocês encontram o óleo essencial para venda como também creme neutro, óleo vegetal e difusores para você desfrutar em seu dia a dia a Aromaterapia. Uma opção natural e saudável para cuidado com a sua saúde física, mental e emocional.



A sua saúde em boas mãos.

404 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page