top of page

Dica Saudável | Óleo essencial de Laranja Amarga




Óleo essencial de laranja amarga e seu benefícios a nossa saúde.


Nome cientifico: Citrus aurantium

Método de extração: prensagem a frio

Parte utilizada: casca do fruto

Origem: Asia

Componente em destaque: limoneno

Descrição: liquido amarelo fino e com aroma cítrico

Nota: alta


Hoje na Dica Saudável traremos um óleo essencial cítrico muito especial para aprofundarmos mais um pouco em suas características, benefícios e indicações: a laranja amarga.


Conhecido na aromaterapia por ser indicado para remover celulite e trazer alegria, foco e concentração. São necessários 300-350kg de casca para produção de 1 litro de óleo essencial de laranja amarga. Como grande parte dos óleos essenciais cítrico, possui furanocumarinas em sua composição química, pedindo cuidados na aplicações desse óleo por ser fotossensível. Um queridinho para cosmética, podendo ser utilizado em uma dosagem máxima de 1,25% para não obtermos queimaduras solares e gerar algum tipo de desconforto. Já dizia Paracelso, a diferença entre o veneno e o remédio está na dose. Mas não é por isso que Laranja Amarga não seja uma opção repleta de benefícios medicinais e terapêuticos a nossa saúde. Com as recomendações de diluição é seguro seu uso caso deseja se expor ao sol.


Devido a alta concentração de limoneno, é uma opção interessante para redução do colesterol, triglicerídeos, celulite, gordura localização, constipação, flatulência e digestão. São semelhantes aos benefícios de grapefruit e laranja doce pela grande concentração de limoneno, tendo suas diferenças dos efeitos vibracionais e emocionais em seus componentes minoritários:


· 3% geranial aldeído com a capacidade de fazer vasodilatação. Sendo assim muito interessante para gordura localizada e celulite, por aumentar a oxigenação onde estiver sendo aplicada.

· 1,5% de mirceno, elemento que dá as características calmantes ao óleo essencial e atua diretamente nos receptores canabinoides CB1

· 0,7% canfeno, 0,6% alfa pineno e 0,3% beta pineno. Esses monoterpenos trazem seus benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes



A laranja amarga é também conhecida como laranja de Sevilha, laranja silvestre ou laranja da terra (no Brasil), sendo originaria da Asia tropical e atualmente é cultivada em diversos países, sendo o Brasil principal produtor do óleo essencial. Uma planta da família das rutáceas, tratando de uma arvore de pequeno ou médio porte, com aproximadamente 8 metros de altura com copa densa. Sua flores, conhecidas como neróli, são brancas, com 5 pétalas e apresentam uma intensa e suave fragrância.


Com aroma cítrico, doce e picante devido a seus 92% de constituição ser o limoneno, tem sido utilizado em diversos ramos da indústria, com destaque para a de alimentos, perfumaria, cosméticos e insumos farmacêuticos. Segundo pesquisas, o limoneno é capaz de dissolver cálculos de colesterol na vesícula, descongestionar o fígado (ótimo para utilizar após ingestão de grande quantidade de álcool ou alimentos altamente gordurosos) e atuar como um poderoso aliado na luta contra alguns tipos de câncer. Em cosméticos, o óleo essencial vem ocupando espaço significativo por promover resultados incríveis no combate a celulite. Está comprovado que ele age como inibidor da enzima fosfodiesterase, assim como a cafeína. Ao inibir esta enzima, eleva-se meia vida do AMPc intracelular, e, com isto, ocorre um aumento nos níveis de lipólise. Ou seja, o óleo de fato estimula a quebra de células de gordura, o que pode ser útil não só contra celulites, mas também contra várias condições. Na aromaterapia, é considerado um óleo promotor da paz, da calma e da tranquilidade, o que pode ser explicado pela presença do limoneno e mirceno em sua composição.


“Laranja” vem da palavra indiana “narayan”, que significa “perfume de dentro”.


Da mesma planta, podemos também extrair o óleo essencial de petitgrain através da destilação a vapor das folhas, pequenos brotos e ramos frescos e néroli ou flor de laranjeira, pela destilação a vapor das flores.


História do Óleo Essencial de Laranja


Há muito mantida como símbolo de inocência e fertilidade – qualidades opostas, diriam. No entanto, a guerra de Tróia começou com a mesma inocência. Foi uma “maçã dourada”, na verdade uma Laranja, que Páris ofereceu a Vênus em um concurso de beleza.

Vênus, por sua vez, ofereceu a Páris a adorável Helena, mas se esqueceu de mencionar que a senhora já era casada – e o resto todos conhecem.

O vocábulo árabe narandj é o radical da palavra Laranja, e é possível que os soldados das Cruzadas tenham trazido a fruta para a Europa com diversos outros espólios. Com certeza, ela era conhecida na Inglaterra no século XVI. A Laranja chegou à Califórnia nas embarcações que transportaram os primeiros missionários, onde existe hoje um importante mercado produtor. A casca era usada em um licor das Índias Ocidentais, denominado curaçau e, naturalmente, também produz uma deliciosa geleia. O óleo é usado nas indústrias de perfumes e de alimentos.

A Laranja amarga foi muito empregada na Grécia antiga e foi cultivada na Europa a partir do século XII, três séculos antes da Laranja doce. As flores são conhecidas como azahar (em idioma árabe significa perfume).

Originária da China e da Índia, a Laranja não foi usada medicinalmente na Europa até o fim do século XVII por ser escassa e cara. Este fruto provavelmente foi o “pomo de ouro” procurado por Hércules no jardim dos Hespérides.


Aspectos Botânicos da Laranja

Trata-se de uma árvore sempre-verde pertencente à família das Rutáceas, caracterizada por apresentar uma altura de cerca de 8 a 10 metros; com folhas lanceoladas com 8 cm de largura, sinuosas e brilhantes; flores aromáticas brancas ou rosadas; o fruto é globuloso, de 7,5 cm de diâmetro, de coloração laranja.

É originário da Ásia (Índia, sudoeste da China e sul do Vietnã), sendo posteriormente introduzido e naturalizado na Europa e na América. Existem exemplares silvestres cultivados que são utilizados para enxerto na Laranja doce. Na Europa se encontra principalmente cultivado no Sul da França e Espanha (Sevilha).

A laranjeira nos oferece três diferentes óleos essenciais: o estimulante óleo de Laranja produzido da casca, o néroli, obtido das delicadas flores brancas, que pendem dos diversos galhos, e o intrigante petit grain, produzido das folhas. A laranjeira é nativa da China e da Índia e foi levada para a Europa no século XVII. Hoje, é encontrada em grande número na região do Mediterrâneo, em Israel e nas Américas. O óleo essencial é obtido tanto da laranja-doce como da amarga.



Benefícios do óleo essencial de Laranja Amarga: · Excelente tônico digestivo, auxilia na perda de peso.

· Em tratamentos estéticos, reduz a celulite e auxilia com gordura localizada.

· Vem estimular o foco, discernimento e a capacidade de fazer escolhas. Convida a uma organização e direcionamento.

· Auxilia nos processos menstruais, reduzindo a ansiedade, nervosismo e oscilações de humor. Pode ser utilizado na TPM, menopausa ou fase da menstruação. Em casos de TPM, combate cólicas e dores de cabeça

· Promove acolhimento, aconchego, sendo muito aconselhado para ansiedade. Ela não interfere no sono, sendo muito indicado usar ao dia e também à noite.

· Acalma, reduzindo insônia, estresse e também age como antidepressivo.


Aplicações: Tônico digestivo, regula o movimento peristáltico, lipolítico, celulite, tônus, detox, gordura localizada, flacidez, linfático, inapetência, depressão, acne, oleosidade, convalescença, circulação. Libere suas energias e viva mais feliz.



Acabe com a Celulite!

A celulite atinge mais de 90% das mulheres e sua origem está ligada a um conjunto de fatores, como: predisposição genética, distúrbios hormonais, gravidez, sedentarismo, má alimentação, estresse, tabagismo e outros.

O óleo essencial de laranja amarga tem efeito redutor de gordura, sendo capaz de atenuar os efeitos da celulite. Atenção: não utilizar o óleo essencial de laranja amarga direto sobre a pele! Ele pode ser diluído em óleo vegetal de semente de uva – que possui alta concentração de ácidos graxos poliinsaturados e ajuda a balancear o pH da pele.



Sugestões de uso


Os óleos essenciais precisam de diluição para seu uso seguro e terapêutico. Não aplique puro sobre a pele! Utilize com: Óleo Vegetal, Argila Medicinal, Creme Base Neutro, Gel de Aloe Vera, Aromatizador Pessoal e/ou Difusor de Aromas para o Ambiente.



>> PARA ANSIEDADE: 1 gota no difusor pessoal. Auxilia a acalmar e revigorar.



>> PARA RELAXAR E DORMIR BEM: No quarto, pingue 15 gotas do óleo essencial de Laranja no aromatizador elétrico, 10 minutos antes de deitar, e deixe na tomada a noite toda. Você também pode aplicar 2 gotas em um pedaço de algodão e colocar embaixo da fronha do travesseiro para usufruir de seus benefícios.



>> PARA LINHAS DE EXPRESSÃO E ACNE (30-35 anos)


· 30g de gel

· 1 gota de laranja doce

· 1 gota de salvia esclareia

· 1 gota de erva doce

Em um vidro âmbar, adicione o gel neutro e os óleos essenciais e misture bem. Aplique 2x ao dia com a pele limpa.



>> PARA CUIDADO DIÁRIO - SABONETE ANTIOXIDANTE E REJUVENESCEDOR (30-45)


· 100ml sabonete

· 10 gota de laranja amarga

· 10 gota de óleo essencial de cipreste

· 3 gotas de erva doce

· 2 gotas de palmarosa

Sabonete de uso diário para auxiliar a pele a estar bonita e revigorada!



>> PARA CELULITE, RETENÇÃO DE LÍQUIDOS E GORDURA LOCALIZADA


· 100g de óleo vegetal

· 20 gotas de óleo essencial laranja amarga

· 3 gotas de óleo essencial canela

· 5 gotas do óleo essencial de erva doce

· 3 gotas do óleo essencial de cipreste

Massagem 1x por dia por 3 semanas, pare 1 semana e retorne o tratamento.



>> PARA MÁSCARA REJUVENESCEDORA E CLAREADORA FACIAL


Prepare primeiro a argila, colocando em um recipiente 2 colheres (sopa) de argila branca, com a mesma medida de hidrolato de gerânio. Mexa bem até formar uma pasta homogênea. Depois de pronta, pingue 1 gota do óleo essencial de Laranja Amarga e misture bem. Com a ajuda de um pincel ou mesmo com os dedos, passe a máscara por todo rosto e pescoço. Deixe agir por 20 minutos e em seguida retire com água. Use seu hidratante e protetor solar imediatamente após a aplicação. Utilize esta máscara uma vez por semana, até obter o clareamento da mancha.



>> PARA ESCALDA PÉS REVIGORANTE


Pingue de 5 - 10 gotas em 10ml de álcool de cereais e adicione a 3litros de água quente/morna em uma bacia. Mergulhe os pés e permaneça por 15 minutos.



Precauções:


Contraindicado para indivíduos hipertensos. Por ser um óleo essencial cítrico, ele contém em sua composição química substâncias que causam fotossensibilidade na pele. Por isso, após utilizá-lo em massagens ou banhos, recomenda-se evitar a exposição ao sol durante 6h após seu uso. Caso haja exposição, é imprescindível usar um protetor solar com FPS acima de 30, imediatamente após o término da massagem. Deve ser bem diluído em um óleo vegetal ou outra base neutra para não correr o risco de dar alguma reação alérgica. A superdosagem e o uso prolongado podem ocasionar irritação em peles sensíveis.



Bibliografia:

Material Aromaterapia Harmonie da Daiane Petry

Artigo cientifico scielo

Oleoessencial.org

Técnicas de aplicações de óleos essenciais- Fernando Amaral.



A sua saúde em boas mãos.



bottom of page