top of page

Dica Saudável | Terapia Floral no auxílio com Ansiedade

Atualizado: 29 de abr. de 2022



Terapia Floral no auxílio com Ansiedade


Na busca pela nossa saúde integral, é preciso atentar à saúde mental e como está nosso equilíbrio emocional. Se auto-observar para ter clareza que nossos pensamentos, falas e ações estejam alinhados com nossas intenções e valores. Claro que não é uma tarefa fácil e diversos profissionais da saúde como psicólogos, psiquiatras e terapeutas auxiliam nessa busca de desenvolvimento de inteligência emocional se precisar de ajuda.


Na Boaformula a sua saúde está em boas mãos, por isso, nesse mês, nosso tópico é terapias complementares para a gestão da ansiedade. Hoje trouxemos uma terapia já muito comentada com inúmeros benefícios a nossa saúde: a terapia floral.



Como identificar se ansiedade está em um nível normal ou não?


A ansiedade está vinculada ao estresse. Esse que leva a angústia, muitas vezes de não conseguir concluir nossas metas e pode desencadear uma depressão. Ela pode se manifestar de diversas formas, como pensamentos obsessivos, pessoas que se cobram demais, que não conseguem dizer não, que sentem nervosismo,medo de tremer, medo de se expor,entre outros sintomas que reverberam no físico. É necessário buscar ajuda caso sinta que pode ter gerado um transtorno para diagnóstico, pois pode afetar a sua vida.


Transtorno de ansiedade são as doenças que nós conhecemos como pânico, fobias (como fobia social) ou toque, por exemplo. A terapia floral é uma grande aliada como complementar para auxiliar. É preciso lembrar que nesses casos, a mudança de hábito é necessária e a psicoterapia pode ajudar a tornar esse processo mais leve.


É um mito dizer que ansiedade é frescura. Existe sim um grau saudável que nos deixa atentos, mas quando se torna recorrente e constante a ponto de afetar diversas esferas de nossa vida, está em desequilíbrio.


A terapia floral é um tratamento complementar que carrega a energia das plantas que possui sua vibração concentrada no que eles chamam de tintura mãe que depois será diluída para preparar o floral. É a sutileza das flores, captando sua essência através do elemento água, sol e vento.


O homem desde sempre procurou na natureza a cura para seu males,onde obteve no reino vegetal sua maior fonte.O uso de plantas e flores pelo ser humano data de tempos muito antigos, tendo registros de que Paracelsos no século XVI, já utilizava as essências florais para tratar os desequilíbrios emocionais de seus pacientes. Mas foi o Dr. Edward Bach, médico bacteriologista, quem introduziu a utilização das essências florais ultra diluídas. Descobertos em torno do século 20 e 30, são utilizados até hoje pelo seu grande potencial! Tal como o Dr. Bach, acreditamos que a cura do plano emocional tem efeitos benéficos e consequência em outros níveis: uma vida emocional sã e uma personalidade equilibrada permitirão ao corpo encontrar seu estado de saúde e bem-estar natural.


"A saúde é uma herança nossa, nosso direito. É a completa e total união entre alma, mente e corpo e isso não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos". Dr. Edward Bach (1886 - 1936)



O que são os florais e como atuam?


Os florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios sutis e harmonizando a pessoa no meio em que vive.


As essências florais atuam nos campos emocionais, espirituais e, consequentemente, no campo físico. Visa a harmonização das emoções, pensamentos e sentimentos que possam estar gerando um mal estar físico / psíquico. Cada uma das essências florais atua curando determinado quadro desarmonioso. A frequência restauradora que delas provém percorre as vias de energia sutil que interligam os órgãos aos centros emocionais energéticos, atingindo todos os corpos etéricos, desbloqueando e equilibrando todo o sistema, possibilitando assim uma harmonização de todo nosso campo bioenergético, fazendo com que haja uma aceleração da frequência vibracional de determinadas partes que se encontram bloqueadas, ocorrendo uma modificação das informações energéticas correspondentes.


A essência floral auxilia o indivíduo a trazer consciência às atitudes que causam os problemas e nos ajudam a fazer a mudança necessária para a cura. As essências florais são muito poderosas quando se trata de prevenir doenças, atuam no estado emocional do indivíduo tratando os processos de ansiedade, medo, tristeza, trauma, estresse, entre outros. Estados emocionais que geram problemas físicos como gastrite, azia, excesso de peso, dores de cabeça, etc. É certo dizer que são os pensamentos e atitudes que determinam a saúde física do indivíduo, devido à somatização de padrões cristalizados que perduram no indivíduo por muito tempo, até que chega ao estado físico de fato. É no estágio emocional pensamentos e atitudes que as essências florais são muito úteis, pois atuam dissolvendo o processo de desequilíbrio, antes de atacar o corpo físico. No processo de cura é de fundamental importância que o indivíduo queira realmente ser curar e assuma isso para si próprio, a força de vontade é a ponte para a cura.​

Na Boaformula trabalhamos com os Florais de Bach, Califórnia e Minas. Busque um terapeuta floral para indicar a melhor formulação para seu caso. Essa Dica tem caráter informativo para percebermos a potência das terapias complementares e alternativas no cuidado com saúde. Além disso, revendemos a linha da Bioflorais!



Floral para Ansiedade e Medos


Formulação desenvolvida pela nossa Farmacêutica Proprietária Estela T. Feksa para auxiliar com a sabedoria dos florais em casos de Ansiedade e Medo:


● agrimony fl bach

● chamomile fl california

● mimulus fl bach

● rock rose fl bach

● rescue fl bach


Posologia: Tomar 7gts ao dia. 30ml



Florais de Bach


Os florais de Bach foram o primeiro sistema floral que conhecemos. Os remédios Florais do Dr. Bach, ou simplesmente Florais de Bach, são uma forma de tratamento que utiliza a energia das flores silvestres para combater as emoções negativas que provocam doenças. Foram desenvolvidos na década de 1930 pelo médico inglês Edward Bach e desde então vem ganhando popularidade crescente. Cansado do excessivo materialismo da medicina de seu tempo, o Dr. Bach abandonou sua prática médica em Londres e retirou-se para o campo, convencido de que os aspectos psico-mentais são a verdadeira causa das doenças. A partir de suas meditações e de um profundo estudo das leis da natureza, das propriedades das plantas e das forças curativas que animam todo ser vivo, o Dr. Bach desenvolveu a noção de que as doenças não são exatamente provocadas por agentes físicos, como bactérias e os vírus, mas sim, resultantes de desarmonias cuja origem está nos conflitos profundos entre os elementos da personalidade e a nossa verdadeira natureza espiritual. Saiba mais aqui.


  • Agrimony

É indicado para pessoas com tendência a esconder seus sentimentos. Estas pessoas são aparentemente alegres, descontraídas mas de forma superficial. Apresentam conflitos emocionais e medo da solidão. É comum procurarem desculpas para não se conscientizar dos problemas. Apresentam tendência ao uso de alcool e drogas.


  • Mimulus

Para quem tem medo de algo conhecido. Por exemplo medo de andar de elevador, avião, de escuro , de doenças e outros. Essas pessoas estão constantemente ansiosas por estar sujeitas a se deparar com situações que lhe causam ansiedade a qualquer momento. O floral ajudará a compreender essa ansiedade trazendo equilíbrio para uma vida mais saudável.


  • Rock Rose

Para sentimento de terror, ansiedades que aumentam progressivamente e a pessoa fica paralisada em função do medo.


  • Rescue

É o remédio para todas as situações de emergência . Ele é composto de Star of Bethlehem, Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum e Clematis



Florais da Califórnia


Os Florais da Califórnia ou Florais Californianos como são chamados no Brasil, tratam de uma gama de temas relacionados à vida contemporânea, nossa vida urbana, relacionamentos, nossa experiência como seres mais sensíveis, que têm a percepção e tendem a sentir as interferências das energias ambientais.


Das encostas do Oceano Pacífico às altas montanhas da Serra Nevada, Richard Katz e Patricia Kaminski tem percorrido diferentes regiões da Califórnia preparando os florais da Califórnia ou florais Californianos, que inundam com a luz da consciência questões atuais, comuns a vida de todos nós.


  • Chamomile

Promove serenidade, calma e equilibrio emocional. Para quem possui mudança de humor e irritabilidade, incapaz de liberar a tensão emocional, especialmente na área do estômago e do plexo solar. Muitas vezes tem dificuldade em liberar o stress emocional a noite e por isso sofre de insônia. Isso é com frequência o caso de crianças, cujos problemas estomacais costumam ser de fundo emocional.



A sua saúde em boas mãos.






302 visualizações0 comentário
bottom of page