top of page

Facilitadores da Digestão | Conheça os Sais Biliares



Os sais biliares (ou ácidos biliares) são a secreção externa do fígado e consistem em ácidos orgânicos derivados do ciclopentanoperidrofenantreno, encontrados principalmente na bile e excretados no intestino delgado.


Sua função principal consiste em facilitar a dissolução das gorduras para permitir sua degradação enzimática. Além disso, estimulam a proliferação das células das criptas intestinais, contribuindo à manutenção da estrutura do epitélio intestinal. Em geral, utilizam-se combinados com pespina e pancreatina, para facilitar a digestão em pacientes afetados por diversos transtornos digestivos (dispepsia).


Ajudam na digestão de gorduras e na eliminação de toxinas do corpo. Quando os sais biliares presentes no corpo são insuficientes, podem ocorrer doenças devido ao acúmulo de toxinas, como por exemplo a Síndrome de má-absorção.

Pesquisas recentes indicam que a ingestão de sais biliares via oral como um suplemento pode ajudar a prevenir o acúmulo de toxinas em pacientes com produção anormal de bile, ou que tiveram a vesícula biliar removida.


Principais Benefícios


Os sais biliares promovem a solubilidade do colesterol, das gorduras e das vitaminas lipossolúveis, facilitando a absorção desses nutrientes, para o bom funcionamento do organismo.



Indicações


• síndromes de má absorção

• síndromes dispépticas

• dispepsia biliar



Mecanismo de Ação


Os sais biliares emulsificam as gorduras provenientes da dieta no intestino delgado formando micelas menores. Dessa forma, auxiliando no encontro das enzimas com os respectivos substratos e melhorando a digestão.



Efeitos Adversos


Informação não encontrada nas referências consultadas.



Contraindicações / Precauções


É contra indicado para paciente que apresentem obstrução do trato biliar. É contra indicado para pacientes que apresentem alergia a derivados de bovinos e suínos. Produto de origem animal.



Indicações de Uso


Para uso isolado >> dosagem usual 300mg antes das refeições.


Sugestão de uso associado >>


Betaina cloridrato 150mg

Sais biliares 60mg

Lactase 100mg

1 dose antes das refeições



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: Material do Fornecedor | Fagron

1.429 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page