Hidrolatos | Águas aromáticas multifuncionais




Hidrolatos

A aromaterapia é uma terapia através dos aromas das plantas medicinais, utilizando substancias naturais como os óleos essenciais, óleos vegetais e os hidrolatos. Hoje na Dica Saudável conversaremos um pouco mais sobre os hidrolatos, essas águas aromáticas multifuncionais que são conhecidas como aromaterapia do futuro. Há pouco tempo começou a se estudar mais sobre os hidrolatos, sendo ainda um coproduto da destilação pouco disseminado e estudado em comparação com os óleos essenciais.



Hidrolato, água termal, água aromática ou hidrossol, diversos são os nomes, funcionalidades e benefícios. Vamos conhecer um pouco mais?

Também conhecida como hidrossól a palavra é derivada do latim hydro(“água”) e sol (“solução”). Nesse contexto, a palavra hidrolato é composta por hydro (água do latim) e late (leite do francês). Quando o hidrolato sai do destilador, ele possui uma aparência um pouco leitosa em virtude da quantidade e natureza das varias substâncias vegetais e óleos essenciais dissolvidos nele. Em algumas variedades, depois do tempo de cura do hidrolato, onde ele repousará da agitação molecular que passou, isso pode permanecer ou ficar translucido.


Para fins aromaterapêuticos, proporia a seguinte definição: “Os hidrossois são a água condensada coproduzida durante a destilação a vapor ou água de materiais vegetais para fins aromaterapêuticos”. Podemos dizer também que os hidrolatos são coprodutos obtidos no processo da destilação na extração dos óleos essenciais. Considerados mais sustentáveis por terem alto rendimento e demandarem menor quantidade de material vegetal.


Além de suas propriedades terapêuticas e ecológicas, também são prazerosos. São ótimos para a gente se banhar neles, usá-los na lavagem das roupas, regar as plantas, usa-los em animais e crianças, consumi-los em preparados, fazer máscaras de argilas e muito mais! Possuem um preço mais acessível e são praticamente inofensivos, podendo ser usado com diluição ou sem diluição.


Com diluição? Isso mesmo, você pode ainda diluir o seu hidrolato. Ele pode ser adicionado em seu shampoo, cremes faciais e corporais, condicionador e sabonetes. Pode também ser diluído para aplicação tópica direto na pele. É uma boa indicação para quem está começando, para sentir os benefícios e efeitos dele. Inicie com uma gota de hidrossol a uma colher de sopa de água.


Embora os hidrolatos sejam tão antigos quanto a própria destilação, seu uso é bastante novo. Cada gota de hidrolato contém toda a planta da qual ele provem. Nele, temos a presença de compontentes hidrossolúveis, moléculas de óleo essencial (componentes lipossolúveis) e o próprio fluido que corria pelas células da planta quando ela foi coletada. Tudo isso numa solução aquosa que vai muito além de ser apenas água.


Sabendo o que é um hidrolato, é importante também atentarmos aquilo que NÃO é um hidrolato. Hidrolato ou hidrossól, não é uma água destilada, mineral ou encanada com óleos essenciais misturados. Também não é uma solução alcoólica com óleos essenciais. Apenas é hidrolato a água da destilação do material vegetal em um destilador (ou alambique), contendo genuinamente em sua composição óleos essenciais diluídos. Depende muito da variedade da planta, mas em média pode contem de 0,05 a 0,2ml de óleo essencial naturalmente dissolvido. Sempre busque ler os ingredientes no rótulo para comprar um hidrolato de qualidade

Seguindo nossas reflexões sobre os HIDROLATOS, trouxemos hoje algumas inspirações de como se beneficiar de suas multifuncionalidades. Lembrando que cada hidrolato carrega as propriedades medicinais e terapêuticas da planta de origem.


  • Banho medicinal

Para equilibrar e energizar o corpo com os benefícios da planta de origem, o banho medicinal com hidrolato é uma delícia! Como preparar? Adicione 15ml de hidrolato na banheira com água morna. Pode também adicionar em uma jarra, diluindo em 3litros de água e ir vertendo sobre o corpo! Para crianças até 6 anos, dilua uma colher de chá de hidrossol em 3 litros de água.


  • Tônico facial e corporal

Os hidrolatos possuem seu Ph levemente ácidos, sendo excelentes opções de tônicos naturais! Podem ser utilizados, sobre a pele limpa, antes de dormir ou para recuperar o frescor da pele! Você pode borrifar a uma distância de 15cm do seu rosto o hidrolato puro para usufruir como tônico suave. Também são ótimas opções para a saúde capilar, podendo ser usados borrifando no couro cabeludo e em todo comprimento do fio. Cada variedade traz os benefícios da planta de origem.


  • Vaporização

Para realizar a vaporização, reserve uma vasilha com 50% de água quente e 50% de hidrolato. Em seguida, cubra a cabeça com uma toalha e sente-se com o rosto sobre os vapores aromáticos. Esse é um excelente método para limpar profundamente os poros e remover impurezas. Permaneça por 10 minutos e finalize lavando o rosto com água fria e hidrolato.


  • Limpeza facial

Ótima opção para limpeza facial suave, removendo as impurezas da pele e desobstruindo os poros. Umedeça seu ecodisco com o hidrolato e limpe a pele com movimentos leves e gentis. Não é necessário enxaguar.


  • Máscara facial

As máscaras faciais podem ser feitas com diversas substancias diferentes, entre as mais comuns estão as argilas. Outros ingredientes como polpa de abacate, aveia e mamão podem ser usados como bases para as mascaras faciais também.

Uma opção rica em propriedades medicinais e terapêuticas para diluir as argilas, sendo ótimos meios fluidos para os preparados de máscaras faciais, corporais e capilares. Também ajudam a hidratar a máscara de argila, para que seu tempo de ação seja maior.

Compartilhamos mais sobre como utilizar os hidrolatos com as argilas medicinais aqui, vem ver> https://www.boaformula.com/post/dica-saudavel-ritual-de-autocuidado-mascara-facial-de-argila-vermelha


  • Desinfetar ferimentos

Os hidrolatos de lavanda e erva cidreira, por exemplo, podem ser usados ​​para ajudar a matar os germes, podendo substituir a água oxigenada, sendo antissépticos naturais. Você pode utilizar borrifando o hidrolato puro sobre o local e limpando com ajuda de uma gaze.


  • Compressas

Ótimo para qualquer tecido dilatado, inchado e avermelhado, especialmente na região da face. Umedeça discos de algodão ou ecodiscos com 50% de hidrolato e 50% de água e aplique sobre a área durante 10 minutos. Nesse tempo, a indicação é que fique deitado, com os pes eretos e a compressa no lugar. Ligue uma musica quem sabe para relaxar e aproveitar o momento. Um tratamento simples e eficiente para olhos cansados, olhos irritados, casos de acne, rosácea e veias inflamadas.


  • Borrifadores hidratantes

Você pode aplicar diretamente no rosto para trazer vitalidade a pele quando sentir que ela esta atingida pela secura do clima, calor, umidade, estresse ou tabagismo. Eles irão refrescar e aliviar, hidratando a pele.


  • Massagens faciais ou corporais

Pode ser aplicado na pele antes da aplicação de um creme ou óleo vegetal, auxiliando a preparar e restaurar a pele para receber a massagem.


  • Enxaguante bucal

Combine uma parte de hidrolato com quatro partes de água para produzir seu enxaguante bucal multiuso que ajudara a manter a sua higiene oral e bom hálito. Para crianças maiores de 3 anos, dilua uma parte de hidrossol em dez partes de água. Caso estiver com aftas, gengivite, dor de garganta, infecções, uso o hidrolato puro, 20ml por vez e segure-o na boca sobre a lesão. Pode ser feito gargarejos também.

Contam com propriedades que auxiliam a promover a cicatrização de feridas, cortes e escoriações.


  • No ambiente

Podem ser usados como aromatizador de ambientes com objetivo de limpeza e purificação do ar ou da energia, por exemplo. Você pode borrifar no ambiente ou utilizar no difusor. São ótimos como spray refrescante para serem pulverizados na cama, estofados e nas roupas, trazendo aroma suave.


  • Animais

Ao contrário dos óleos essenciais, os hidrolatos são geralmente seguros para uso em animais. Principalmente para gatos que não metabolizam os óleos essenciais, que quando usados devem ser muito diluídos.


  • Crianças

Uma grande diferença entre óleos essenciais e hidrolatos, é que estes são seguros para uso em bebês e crianças pequenas. Existem alguns óleos essenciais que podem ser usados ​​em crianças, mas com cuidado e em baixas diluições. Hidrolatos podem ser usados em crianças com muito mais frequência.


  • Difusores ambientais

Ambientes podem ser melhorados pela adição de hidrolatos a umidificador de ar, preenchendo 3 colheres de sopa de hidrolato a 300ml de água. Em ambientes muito úmidos, pode ser utilizado em desumidificadores de ar. Eles podem ser adicionados no recipiente que coleta a água do ambiente, mantendo limpo e reduzindo cheiro de mofo. Também podem ser usados em difusores de vela ou elétricos, podendo preencher com hidrolato no lugar de água.



Hidrolatos disponíveis na Boaformula

WNF & Bioessência



  • Hidrolato de erva cidreira (Cymbopogon schoenanthus)

O hidrolato de erva cidreira é extraído das folhas do capim. Existe uma grande variação nas denominações populares que se utiliza para essa planta, o que consequentemente gera variações também nas denominações comuns e nomes comerciais do seu Óleo Essencial e Hidrolato. Dependendo da região encontra-se denominações para a mesma panta como Capim Cidreira, Erva Cidreira, Capim Santo, Capim Limão, Capim de Cheiro, Citronela, Capim Catinga, Patchuli, Capim Marinho, Capim Membeca, Palha de Camelo, Capim Ciri, Capim Citronela e outras variações.


A água aromática de erva cidreira é rica em minerais, como potássio, que estimula a renovação e estrutura das células, cálcio, magnésio, que estimula a formação de colágeno, e silício, que prepara a pele para a permeação de princípios ativos diversos. Sua extração é feita durante a destilação dos óleos essenciais. Possui características específicas que ajudam a hidratar, umectar, tonificar, limpar, equilibrar o pH da pele, além de também reconstituir a barreira de proteção cutânea, deixando a pele mais homogênea, saudável e protegida de agressores externos, como a poluição e o vento. Limpa e estabiliza a oleosidade da pele, tendo Ph entre 4,6 e 4,7.


Na derme tem a função de refrescar e eliminar o aspecto brilhante, nos cabelos mantém a hidratação natural e fortalece os fios. Tem ações calmantes, equilibrantes, tonificantes, antiacne, anticaspa e antioleosidade, além de agir como coadjuvante nos tratamentos anticelulite.

Sugestão de uso


Você pode borrifar o hidrolato puro no rosto, cabelos ou corpo. Aplique na face e nos cabelos sempre que desejar hidratação e refrescância. Pode ser usada como diluente de argilas para procedimentos estéticos ou de beleza. Ideal para ser usada antes e depois da maquiagem.


Peles oleosas se beneficiam muito desse hidrolato, sendo um aliado em tratamentos relacionados a pele oleosa, acne, zona T, pruridos e oclusão dos poros. Pode ser utilizado como um tônico suave, borrifando o hidrolato sob a pele ou com ajuda de um ecodisco, fornecendo uma limpeza mais profunda. No corpo, seu uso é indicado em tratamento coadjuvante a celulite, sendo ótimo para antes de massagens e drenagens.


Pode ser usada diariamente e é extremamente suave e hipoalergênica.


No ambiente, traz um aroma delicioso sendo uma boa opção de aromatizador natural. Seu aroma herbal e cítrico, traz vitalidade ao corpo e mente. Pode ser utilizado junto com crianças, animais e idosos, sendo seguro e promovendo uma atmosfera de harmonia.



  • Hidrolato de gerânio (Pelagornium graveolens)

Extraída das folhas de gerânio, esse hidrolato é doce e floral. Uma água aromática rica em sais minerais de origem vegetal como o Zinco, Fósforo, Enxofre, Silício, Telúrio, Magnésio, Cálcio, Ferro, Potássio, Sódio. Hidrata, nutre, tonifica, fortalece e equilibra a pele.


Seu aroma delicado representa o feminino, equilibrando as emoções, relaxando o corpo e a mente. O hidrolato de gerânio contém fito estrógenos naturais, que auxiliam em estados de TPM e menopausa. Dentre as suas propriedades ele é regulador hormonal, antidepressivo, anticancerígeno, antisséptico, bactericida, anti-inflamatório e antidiabético.

Aliado para peles maduras, cuidando, protegendo e atuando como rejuvenescedor da pele com sua forte ação tonificante. o hidrolato de gerânio tem pH entre 4.7 e 4,9. É clareador, auxiliando com manchas e ajudando a purificar e revitalizar a pele deixando-a mais flexível e rejuvenescida. Também é indicado para peles sensíveis e ressecadas, pois contém propriedades regeneradoras e anti-inflamatória. Indicado para queimaduras, eczema, dermatites, descamações, úlceras e rachaduras. É um produto hipoalergênico. Nos cabelos, hidrata, diminui o frizz e caspa.


No emocional é um óleo de equilíbrio, trazendo uma atmosfera de amorosidade e resgate da autovalorização. Possui propriedade relaxante e antidepressivo, tem efeito calmante e reduz ansiedade e estresse.


Sugestões de uso

Pode ser borrifado na pele, cabelos e ambiente. Para os tratamentos de geoterapia ou aplicação de máscaras faciais, misture uma quantidade de água floral com argila até ficar uma pasta homogênea. Quem sabe um delicioso escalda pés com esse hidrolato de aroma inebriante? Para trazer calma e amorosidade, aflorando o cuidado com o corpo e alma. Usar pequena quantidade em escalda-pés.


Por ser um aliado a mulher em diversas fases da vida, usar como um aromatizador de ambiente é uma ótima forma de vivenciar o hidrolato de gerânio. Durante a TPM, borrifar no travesseiro, ambiente, carro ou no ventre para aliviar cólicas e acalmar as emoções. Também na menopausa, pode ser utilizado no corpo, rosto, roupas e ambientes para auxiliar com calorões, retenção de líquidos.


É um ótimo pós banho, com seu aroma feminino e suave para refrescar e cuidar da pele.

Possui propriedade antisséptica, sendo aliado para cortes, ferimentos e também para saúde da boca e garganta. Pode ser utilizado em bochechos e gargarejos nos casos de irritações na garganta e da gengiva, aftas e amigdalite.


  • Hidrolato de lavanda (Lavandula angustifólia)