top of page

Dica Saudável | Ritual de autocuidado | Máscara Facial de Argila Vermelha


Ritual de autocuidado: Máscara Facial de Argila Vermelha

A terra para tratamento e cuidado da saúde




Saber descansar é tão importante quanto produzir. Em meio a rotinas agitadas, multitarefas, vivenciando uma pandemia global e diversas crises, isso se tornou essencial para a manutenção da saúde do nosso organismo. Na busca de uma vida saudável, práticas de autocuidado são grandes aliadas para cultivar equilíbrio no corpo físico, mental, vibracional e emocional. A Dica Saudável de hoje é um convite a reflexão de como você anda cuidando de você, trazendo sugestões das mais variadas para você achar a que lhe faz bem. Não existe receita certa, autocuidado é sobre se observar e descobrir o que resgata o colorido da vida para você.


Às vezes, nos encontramos lutando com sentimento de tristeza, frustação e preguiça. Mesmo diante de isolamento social, as redes sociais e as telas nos mantem sempre conectados com alguma notícia ou pessoa, sempre em movimento. Poucos são os momentos que exigem nossa atenção plena, onde podemos aquietar nossa mente e desfrutar do presente. As máscaras de argila trazem esse benefício, nos convidam a cultivar do presente e oferecer um cuidado especial a nossa pele.


Que tal naqueles dias que você tem um pouco mais de tempo, incluir esse momento em sua rotina? Você precisará de pelo menos 30 minutos, e , acredite, é uma prática revolucionária!


A geoterapia (geo=argila; terapia=tratamento) tem ampla aplicabilidade. Ela pode ser utilizada como um processo terapêutico único ou isolado, ou como um complemento terapêutico valioso para determinados quadros de saúde que se utilizam da alopática a homeopatia, apresentando em todos os casos eficácia nos resultados ou efeitos paliativos. Importante ressaltar que essa prática não se limita apenas a melhora no estado físico, e sim ao estado emocional e também energético. Consiste em uma prática milenar onde usufruímos de recursos da natureza, possuindo histórico no Egito, China e Índia.


Nessa Dica Saudável queremos trazer essa visão mais ampla da geoterapia, uma prática conhecida pelos seus efeitos tópicos, mas também um resgate da medicina da terra que pode tratar o indivíduo além do alivio de dor, de uma inflamação ou manchas na pele. É uma pratica que visa influenciar na percepção do indivíduo sobre si e contribuir com movimentos conscientes da mente para evolução como ser humano.



As máscaras de argilas possibilitam unir os benefícios da geoterapia e aromaterapia, proporcionando um momento de bem-estar e atenção plena, tratando da nossa pele com insumos completamente naturais que proporcionam muitas vantagens para quem os utiliza na rotina de autocuidado.


As argilas ajudam a eliminar as toxinas e impurezas, por isso proporcionam a desintoxicação da pele. Além disso, elas removem a oleosidade, deixam a pele macia e proporcionam um momento muito relaxante. A pele é o maior órgão do corpo, o que conecta o interno com o externo expressando muito sobre como estamos nos sentindo. Um manto com permeabilidade seletiva, que nos protege, regula nossa temperatura e possui o poder do toque. Os cuidados com a pele são uma boa forma de cultivarmos autocuidado, deixando-a saudável e com uma aparência bonita, aumentando nossa autoestima. Lembre-se também que pedir ajuda, se necessário, é uma forma de autocuidado. Todos precisamos de suporte em algum momento e está tudo bem!


Se acolher em momentos difíceis é importante, o que acha de separar um momento para relaxar, desfrutar da sua própria companhia e fazer o que você gosta? Pode contar com a Boaformula nesse processo, a sua saúde está em boas mãos.




Receita Máscara Facial Argila Vermelha



· 3 colheres de sopa (cheias) de argila vermelha*

· 2 colheres de sopa Água Thermaç de Gerânio*

· 1 gota de óleo essencial de Ylang Ylang*


*você encontra esses produtos na Boaformula.


Sugestão de preparo: Em uma vasilha de vidro, plástico ou cerâmica, adicione a argila e vá acrescentando aos poucos a água thermal. Adicione pouco a pouco a água thermal e vá misturando até formar uma mistura pastosa e cremosa. Aproveite esse momento para cultivar a atenção plena, trazendo sua concentração para esse processo. Coloque sua intenção enquanto mistura sua argila para que ela possa cuidar com todo carinho de você. Por fim, adicione o óleo essencial e misture bem novamente. Simples e rápido, com inúmeros benefícios para saúde da nossa pele!


As variações para o preparo da sua máscara de argila são diversas, podendo fazer a mistura com água mineral, infusão de ervas e hidrolatos. Pode ainda enriquecê-la com óleos essenciais e óleos vegetais. Perceba quais as necessidades que sua pele apresenta no momento.