• Articulista Natália F. Jonas

Dica Saudável | Ritual de autocuidado | Máscara Facial de Argila Vermelha


Ritual de autocuidado: Máscara Facial de Argila Vermelha

A terra para tratamento e cuidado da saúde




Saber descansar é tão importante quanto produzir. Em meio a rotinas agitadas, multitarefas, vivenciando uma pandemia global e diversas crises, isso se tornou essencial para a manutenção da saúde do nosso organismo. Na busca de uma vida saudável, práticas de autocuidado são grandes aliadas para cultivar equilíbrio no corpo físico, mental, vibracional e emocional. A Dica Saudável de hoje é um convite a reflexão de como você anda cuidando de você, trazendo sugestões das mais variadas para você achar a que lhe faz bem. Não existe receita certa, autocuidado é sobre se observar e descobrir o que resgata o colorido da vida para você.


Às vezes, nos encontramos lutando com sentimento de tristeza, frustação e preguiça. Mesmo diante de isolamento social, as redes sociais e as telas nos mantem sempre conectados com alguma notícia ou pessoa, sempre em movimento. Poucos são os momentos que exigem nossa atenção plena, onde podemos aquietar nossa mente e desfrutar do presente. As máscaras de argila trazem esse benefício, nos convidam a cultivar do presente e oferecer um cuidado especial a nossa pele.


Que tal naqueles dias que você tem um pouco mais de tempo, incluir esse momento em sua rotina? Você precisará de pelo menos 30 minutos, e , acredite, é uma prática revolucionária!


A geoterapia (geo=argila; terapia=tratamento) tem ampla aplicabilidade. Ela pode ser utilizada como um processo terapêutico único ou isolado, ou como um complemento terapêutico valioso para determinados quadros de saúde que se utilizam da alopática a homeopatia, apresentando em todos os casos eficácia nos resultados ou efeitos paliativos. Importante ressaltar que essa prática não se limita apenas a melhora no estado físico, e sim ao estado emocional e também energético. Consiste em uma prática milenar onde usufruímos de recursos da natureza, possuindo histórico no Egito, China e Índia.


Nessa Dica Saudável queremos trazer essa visão mais ampla da geoterapia, uma prática conhecida pelos seus efeitos tópicos, mas também um resgate da medicina da terra que pode tratar o indivíduo além do alivio de dor, de uma inflamação ou manchas na pele. É uma pratica que visa influenciar na percepção do indivíduo sobre si e contribuir com movimentos conscientes da mente para evolução como ser humano.



As máscaras de argilas possibilitam unir os benefícios da geoterapia e aromaterapia, proporcionando um momento de bem-estar e atenção plena, tratando da nossa pele com insumos completamente naturais que proporcionam muitas vantagens para quem os utiliza na rotina de autocuidado.


As argilas ajudam a eliminar as toxinas e impurezas, por isso proporcionam a desintoxicação da pele. Além disso, elas removem a oleosidade, deixam a pele macia e proporcionam um momento muito relaxante. A pele é o maior órgão do corpo, o que conecta o interno com o externo expressando muito sobre como estamos nos sentindo. Um manto com permeabilidade seletiva, que nos protege, regula nossa temperatura e possui o poder do toque. Os cuidados com a pele são uma boa forma de cultivarmos autocuidado, deixando-a saudável e com uma aparência bonita, aumentando nossa autoestima. Lembre-se também que pedir ajuda, se necessário, é uma forma de autocuidado. Todos precisamos de suporte em algum momento e está tudo bem!


Se acolher em momentos difíceis é importante, o que acha de separar um momento para relaxar, desfrutar da sua própria companhia e fazer o que você gosta? Pode contar com a Boaformula nesse processo, a sua saúde está em boas mãos.




Receita Máscara Facial Argila Vermelha



· 3 colheres de sopa (cheias) de argila vermelha*

· 2 colheres de sopa Água Thermaç de Gerânio*

· 1 gota de óleo essencial de Ylang Ylang*


*você encontra esses produtos na Boaformula.


Sugestão de preparo: Em uma vasilha de vidro, plástico ou cerâmica, adicione a argila e vá acrescentando aos poucos a água thermal. Adicione pouco a pouco a água thermal e vá misturando até formar uma mistura pastosa e cremosa. Aproveite esse momento para cultivar a atenção plena, trazendo sua concentração para esse processo. Coloque sua intenção enquanto mistura sua argila para que ela possa cuidar com todo carinho de você. Por fim, adicione o óleo essencial e misture bem novamente. Simples e rápido, com inúmeros benefícios para saúde da nossa pele!


As variações para o preparo da sua máscara de argila são diversas, podendo fazer a mistura com água mineral, infusão de ervas e hidrolatos. Pode ainda enriquecê-la com óleos essenciais e óleos vegetais. Perceba quais as necessidades que sua pele apresenta no momento.




>> Dicas para usar as máscaras de argila


Afim de ter apenas benefícios com as máscaras de argila, alguns cuidados merecem atenção durante sua rotina de skincare.


A primeira dica que temos para preparar a argila antes de usar na pele é a solarização. Essa etapa é bem simples e consiste em colocar a argila para tomar um sol. Importante nessa etapa é evitar recipientes de plástico, podendo utilizar cerâmica, barro ou vidro, já que nossa argila será aquecida naturalmente. Não há artigos científicos que comprovem que a argila, necessariamente, precisa ser banhada ao sol antes do uso. Mas muitas pessoas defendem a prática da “solarização” para potencializar os efeitos. Segundo a farmacêutica Mona Soares, a prática ativa a pizoeletricidade, potencializando seus efeitos. A exposição da argila ao sol se faz no intuito de mantê-la “ativa”, preservando suas propriedades energéticas, mineralizantes e revitalizantes e sendo mundo relevante para os resultados terapêuticos da pratica.


Antes de aplicar a argila no local desejado, é importante lavar a pele. Remove a maquiagem (caso você esteja usando) com demaquilante ou água micelar e depois lave-a apenas com sabonete suave.


Na hora de misturar ou pegar a argila para aplicar na sua pele, é importante fazer isso com uma colher de cerâmica, madeira ou com as mãos, nunca com um objeto de metal. Caso opte por utilizar pincel para aplicação, indicamos que escolha materiais de cerdas naturais, macias e laváveis. Se for utilizar as mãos, lave bem elas para não contaminar sua argila e pele. Esse é um passo fundamental para garantir os benefícios das argilas, pois o metal altera as características naturais delas.


Depois da argila, lave o rosto apenas com água corrente e permita que ela fique em repouso por 10 minutos. Após esse tempo aplique um tônico suave para equilibrar a pele, fechar os poros e, para finalizar, use o seu hidratante de costume e protetor solar. Se você não tem um tônico suave na sua casa, pode utilizar a água thermal de gerânio.



>> Argilas


As argilas combinam vários minerais e essa combinação dá a elas diferentes cores e propriedades. É sempre importante conferir a procedência da argila, pois pode conter metais pesados e outras impurezas indesejáveis. Mesmo sendo um produto natural, se a empresa não possui uma extração responsável pode gerar impactos negativos no meio ambiente e a sua saúde. Na Boaformula você encontra argila verde, argila roxa, argila vermelha e argila branca da WNF.


Existem vários tipos de argila e cada uma delas serve para tratar um tipo de pele específica, entretanto, podemos dizer que TODAS elas têm algumas funções em comum. Entre elas: limpeza, absorvente, antioxidante, calmante, analgésica, cicatrizante, antisséptica e descongestionante. O que pouca gente sabe é que, além de tratar a pele do rosto, a argila também pode ser usada no corpo para combater flacidez, celulite e no couro cabeludo, regulando a produção de sebo e auxiliando com caspa, por exemplo.


Importante lembrar que todas as argilas promovem uma leve esfoliação na pele, portanto é indicado que se utiliza de 1-2 vezes por semana. Todo mundo já sabe, mas também é importante dizer que para que possamos ver resultados, o uso deve ser contínuo. Nenhuma argila fará milagre se você usar vez ou outra.


E por último: quando fazemos o uso de argilas que estimulam a circulação (argila verde ou vermelha, por exemplo), é normal que a pele fique ligeiramente avermelhada/rosada após o uso. Também é normal sentir a pele “pinicar” um pouco enquanto a argila está agindo. Tudo isso faz parte e logo passa, então não se preocupe. As argilas não devem secar na pele, faça camadas grossas que possibilitem que ela atue por mais tempo e de forma uniforme sobre a pele (mínimo de 0,5cm a 1cm)). Para máscaras faciais é indicado de 15 a 20minutos, capilares 30minutos e corporais 40minutos (com 1cm a 2cm espessura), podendo utilizar o hidrolato para auxiliar a manter a massa úmida.


Conheça mais sobre a geoterapia aqui.



Sobre nossa parceira WNF


A WNF oferece uma filosofia naturalista e sustentável desde 1995 por meio de seus produtos naturais de alta performance para todas as áreas da saúde e beleza. Uma marca que compartilha os valores da Boaformula de oferece qualidade e sua saúde em boas mãos.


Dentro do mundo WNF, a qualidade de um produto natural deve provir de uma relação mais profunda com o meio ambiente e com uma legítima operação verticalizada, o que torna a WNF referência no plantio, fabricação, comercialização e educação em óleos essenciais e cosméticos naturais.


A WNF possui sólida tradição em transmitir conhecimentos científicos e realiza um trabalho pioneiro para ensinar as pessoas a viver com mais qualidade de vida e harmonia com a natureza.



Vamos conhecer mais sobre os benefícios da argila vermelha?


Argila Vermelha


Vermelho é a cor do fogo, da queimada, do sol radiante e da própria vida. Ambos, amor e ódio, alegria e ira, são associados a essa cor. É uma cor de grande poder de penetração e pode estimular fortemente o fluxo sanguíneo insuficiente. Vermelho é a cor do coração e dos músculos. É a cor certa para tratamento de ferimentos não supurados, doenças da pele, tosses crônicas, asma, problemas da laringe, anemia, eczema exudativo úmido e inação causada pelo frio; gera um efeito animado e excitante, é estimulante e desperta paixões. O vermelho deixa as pessoas preguiçosas mais ativas. Crianças flegmáticas podem ser ajudadas se forem expostas a luz vermelha ao fazer seu dever de casa. É uma cor primária e vibra 436 trilhões de vezes por segundo. (CIRILO,2003,p.7)


A argila vermelha possui a propriedade de estimular a circulação sanguínea e acelerar os processos de supuração ou tratamentos de lesões primarias. Em casos de descamações geradas por desintoxicação natural ou induzidas, também utilizamos essa cor de argila. Podendo ser uma aliada a procedimentos estéticos como limpeza de pele e peeling.


Ela tem essa coloração por ser rica em oxido de ferro e cobre. O oxido de ferro é muito importante na respiração celular, estimulando e revitalizando nossa pele e nossa mente! Os minerais presentes na argila vermelha são responsáveis por trazer elasticidade a pele, reduzir os poros, promover hidratação e prevenir o envelhecimento da pele. Na análise química, aparecem também silício, cobre e cromo, entre outros. Cada um desses elementos possui uma ação biológica que favorece a manutenção da biodinâmica celular, percebendo o destaque da função de ativar a circulação sanguínea periférica. Por essa função, é indicada para processos que já estão na pele e precisam de uma ajuda para cicatrizar. Importante ressaltar que não indicamos o uso de argila sobre lesões secundárias, tais como escamas, crosta, fissura ou ulcera. A argila vermelha pode ser aplicada ao redor da lesão, para estimular a cicatrização. Ainda é anti-estressante, grande aliada para os tempos atuais, não é mesmo? Vem para renovar nossa energia! Ela possui ação de estimular e movimentar o corpo. Por esse motivo, orientamos evitar em pessoas que já são agitadas, ansiosas e eufóricas. Ainda possui propriedades analgésicas e cicatrizantes. Se está na dúvida, é indicado que comece com argilas mais suaves como a branca.


Na estética, é conhecida como a máscara do rejuvenescimento, pois esta sensação se tem após a retirada da máscara vermelha. Com efeitos tensores, ela suaviza as linhas de expressão, dá brilho e deixa a pele suavemente rosada.


Veja mais sobre a argila vermelha aqui.



>> Óleos essenciais


Os óleos essenciais são a alma das plantas. Possuem inúmeros benefícios, podem ser imunoestimulantes, sedativos, calmantes, antidepressivos, bactericidas ou até melhorar nosso humor. Eles estão presentes nas plantas em pequenas concentrações em percentuais diferentes para cada variedade. Podem ser encontrado nas folhas, nas raízes, no caule, nos frutos, nas flores e sementes!

Vamos supor que em média seria em torno de 1% de óleo essencial por quilo de planta, teríamos então para cada litro de óleo essencial o equivalente a 100kg de material vegetal. Ou seja, são substâncias muito concentradas que carregam a alma da planta, podendo concentrar em média mil vezes mais plantas do que um extrato. Essa primeira reflexão é importante para uma boa aplicação e uso seguro dos óleos essenciais, sendo para cada forma de aplicação indicadas diluições que merecem uma boa atenção.

Mesmo sendo substâncias naturais, devemos sempre lembrar dos ensinamento de Paracelso, médico e físico do século XVI, “A diferença entre um remédio e um veneno está na dose”. O processo de beneficiamento do vegetal onde extraímos o óleo essencial pode ser feito por destilação por prensagem a frio, arraste a vapor ou hidrodestilação. Como cooproduto nos dois últimos processos, temos as maravilhosas águas vegetais, conhecidas também como água thermal ou hidrolato que contém em sua composição compostos aromáticos originais da planta!

A diferença entre o hidrolato e o óleo essencial está relacionada a sua concentração. Por serem soluções naturalmente diluídas com óleos essenciais, podem ser utilizados diretamente sobre a pele do corpo, rosto e no ambiente!


Nossa sugestão para acompanhar sua máscara de argila, foi enriquece-la com o óleo essencial de ylang ylang. Vamos conhecer mais sobre esse óleo essencial?



Vamos conhecer mais sobre os benefícios do OE de Ylang Ylang?


Óleo essencial de ylang ylang

Nome botânico: cananga odorata

Família: anonáceas

Origem: Madagascar, índia

Parte utilizada: flores

Extração: destilação a vapor d’água

Rendimento: 20g de óleo essencial para cada quilo de flores

Características: floral doce intenso.


Indicações: ansiedade, autoconfiança, estimulo emocional, dores musculares, acne, menopausa, pele ressecada, pele oleosa, pele madura, pele sensível, cabelos secos, queda de cabelo, afrodisíaco, frigidez, emoliente, diabetes, palpitação, raiva, tensão nervosa, antidepressivo, euforizante, afrodisíaco, hipotensivo, sedativo para nervos, Tonico uterino, regulador do ciclo menstrual, TPM.

Propriedades: Hipotensor. Anticonvulsivo. Afrodisíaco. Antidepressivo. Emoliente.


Psicoaroaterapia – efeitos emocionais e vibracionais:


· Elemento fogo.

· Aroma profundamente feminino. Ameniza o medo; oferece entusiasmo; estimula a criatividade; encoraja atitudes relaxadas; desperta a sensualidade verdadeira; elimina tensões guardadas.

· Ansiolítico e relaxante

· Para depressão, pânico, falta de autoestima, culpa, autopunição.

· Traz confiança e autovalorização, instiga a explorar a sensualidade.

· Auxilia na timidez, estimulando a extroversão e comunicação.

· Elimina a necessidade de controle e o perfeccionismo.

· Indicado para pessoas que estão com dificuldade de aproveitar a vida, colocando as obrigações em primeiro lugar e o prazer pela vida fica por último.

Conheça mais sobre o óleo essencial de ylang ylang aqui.



>> Hidrolatos ou Águas thermais


Os hidrolatos são águas aromáticas multifuncionais e possuem benefícios terapêuticos e medicinais da erva de origem. São suaves, com base aquosa que flui pelo corpo e interage com nossas águas de forma sutil e potente. As sugestões de uso são diversas e separamos algumas aqui para compartilhar com vocês: •Como perfume natural: trazem aromas naturais podendo ser pulverizados sobre o corpo, cabelo ou para o ambiente. •Para o banho: despeje um pouco de hidrolato na banheira com água morna. Pode também adicionar em uma jarra e ir vertendo sobre o corpo!

•Na massagem aromática: podem ser utilizados em massagens para melhorar a circulação sanguínea, promover relaxamento muscular ou motivação. Podem ser aplicados puros sobre a pele ou associados a um óleo vegetal. •Com tônico facial: são excelentes tônicos podendo ser utilizados, sobre a pele limpa, antes de dormir ou para recuperar o frescor da pele! • Como limpeza facial: Umedeça seu ecodisco com o hidrolato e limpe a pele com movimentos circulares. • Como tônico capilar: são ótimos para saúde do cabelo também. Pulverize sobre o cabelo limpo e massageie o couro cabeludo. Não precisa enxaguar. • Como máscaras: eles também ajudam a preparar máscaras de argila e podem ser utilizados como meio fluido. • No ambiente: podem ser usados como aromatizador de ambientes com objetivo de limpeza e purificação do ar ou da energia, por exemplo. Você pode borrifar no ambiente ou utilizar no difusor. Podem também ser usados na cama, estofados, saunas e nas roupas!



Vamos conhecer mais sobre os benefícios da Água Thermal de Gerâncio?


Água Thermal de Gerânio


Família: Geraniáceas.

Extração: Destilação de folhas, hastes e flores.

Rendimento: 700kg para produzir 1 litro de óleo essencial.

Origem: Egito.

Historia da planta: O nome gerânio deriva do grego geranos ou “grou”, porque as vagens das sementes têm o formato de bicos de grou. Usos do óleo essencial de Gerânio datam desde o Egito Antigo, quando os egípcios usavam o óleo de Gerânio para embelezar a pele e por outros benefícios. Na era Vitoriana, flores frescas de Gerânio eram utilizadas em mesas de jantar formais como peças decorativas.


Propriedades: Antioxidante, Anti-inflamatório, repelente de insetos, fungicida, hipoglicemiante. Equilibra a produção de oleosidade e é cicatrizante. Hipotensor. Anticonvulsivante. Elimina ácaros. Diurético, estimulante do córtex adrenal. Regula naturalmente os hormônios no corpo.


Indicações: Acne, queimaduras, cortes, dermatites, eczema, hemorroidas, hematomas, piolho, pele oleosa e seca, dermatoses causadas por fungos, micoses de unha e pele, estrias, rugas, úlceras cutâneas, celulite de causa hormonal, diabetes, epilepsia, má circulação, garganta inflamada, sintomas de menopausa, TPM, corrimento vaginal, cândida, tensão nervosa, estresse, depressão. Segundo Hermann Ulrich, o composto químico eudesmol, um álcool presente no óleo essencial de gerânio, estimula a função das glândulas que controlam a produção dos hormônios sexuais, o que o torna excelente para a menopausa e problemas menstruais. Também auxilia na retenção de líquidos, e torna os seios mais volumosos e firmes. Associado a lavanda trata casos de infecções nos mamilos através de compressas frias.


Psicoaromaterapia – Efeitos emocionais e vibracionais

· Elemento água. Conecta com a energia feminina. Estimula o segundo, terceiro e quarto chakra.

· Reduz a ansiedade.

· Depressão, angustia, TPM, alteração de humor inclusive no período da menopausa.

· Aumenta a criatividade e reúne sentimentos de calma, força e segurança.

· Muitas pessoas apresentam dificuldade em se manterem abertas e aceitas os presentes que a vida oferece, já outras não conseguem se doar para seu semelhantes que necessitam. Este óleo oferece o equilíbrio entre dar e receber, desperta para a comunicação intima.

· Ideal para perfeccionistas, ajuda a aprender a ouvir e confiar em sua voz interior.


Essa é a planta que traz para gente a essência do feminino em tudo e em todos. Vem promover acolhimento e transformação interior com seu aroma floral e sedutor. Um óleo essencial muito especial que está conectado com as mulheres por ser um fito hormônio (ótimo para cólicas, problemas uterinos e menopausa) mas a grande potência do gerânio se encontra em suas virtudes que ensinam sobre compaixão e auto amor.


_________________


Esperamos que desfrutem dessa linda máscara de argila para cultivar a auto observação e vivenciar um ritual prazeroso. Lembre-se que você pode fazer do seu jeito, da melhor forma que você encontrar para se conectar com o elemento terra e observar sua pele. Usar argila é uma coisa muito intuitiva. Nossa Dica Saudável tem como propósito lhe inspirar e facilitar o uso. Quando fizerem, lembrem de nos marcar, adoramos ver!



A sua saúde em boas mãos.

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo