Reposição Hormonal e as Formas Farmacêuticas mais indicadas.



Os tratamentos de reposição hormonal vêm sendo cada vez mais procurados, o que, também, é reflexo de uma população que envelhece em maior número. A quantidade de hormônios começa a diminuir gradativamente cerca de 1 a 3 % a partir dos 25 ou 30 anos. Em idades mais avançadas a queda atinge porcentagens bem maiores. Nas mulheres, por exemplo, o estrogênio cai 30% aos 50 anos. Já a progesterona sofre uma redução de 75% entre 35 e 50 anos, com declínio contínuo.

O que são hormônios?


Hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas do sistema endócrino ou por neurônios especializados. São de extrema importância para o controle do funcionamento do corpo humano. Vários hormônios são produzidos em nosso corpo, sendo que cada um possui um efeito específico.


O que são hormônios bioidênticos?

Apesar de não serem encontrados na natureza, os hormônios bioidênticos são substâncias sintetizadas de modo que sua estrutura molecular e química seja igual à dos hormônios naturalmente achados no corpo humano. Sua atuação apresenta um caráter mais fisiológico e natural no organismo, pelo qual são aceitos com melhores resultados.

Quais as principais funções dos hormônios?


- Alguns hormônios atuam como espécie de mensageiro químico, transportando informações entre as células.

- Outros agem com função de regular e desenvolver órgãos e regiões do corpo.

O que é a Reposição Hormonal?


Em um determinado período da vida das mulheres e dos homens, surgem sintomas bastante desconfortáveis. Este período, chamado de menopausa (para a mulher) e andropausa (para o homem), representa a queda das taxas dos hormônios sexuais. Na menopausa, há o término dos ciclos menstruais e ovulatórios em mulheres entre os 45 e 55 anos, enquanto na andropausa, há diminuição da produção de testosterona em homens após os 50 anos.


Com a reposição hormonal, os sintomas são minimizados. Em alguns casos, onde há baixa hormonal, pode haver perda cognitiva (perda de memória, piora da depressão e ansiedade), perda de massa óssea (osso vai ficando mais fraco | osteoporose), falta de disposição, calorões, ressecamento vaginal e redução da libido. A reposição hormonal auxilia na melhora desses sintomas e na melhora, então, da qualidade de vida tanto para homens quanto para mulheres.


O uso desses hormônios só deve ser realizada a partir da prescrição de um médico especializado, que estará apto a receitar a dosagem adequada para as reposições pertinentes a cada pessoa.

Hormônios Bioidênticos Disponíveis


Hoje trouxemos 3 hormônios que podem ser utilizados – sempre mediante à avaliação médica, clínica e laboratorial de cada indivíduo:

Hormônio Testosterona para homens: A testosterona no homem é um hormônio produzido principalmente nos testículos do homem, através do estímulo de hormônio LH produzido por uma glândula situada na base do cérebro chamada de hipófise. Com no envelhecimento existe uma queda progressiva da produção da testosterona. A diminuição da testosterona esta ligada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, depressão, perda cognitiva, perda de massa muscular, aumento de gordura corporal e diminuição do libido e ereção masculina.


Hormônio Testosterona na mulher: A testosterona apesar de ser um conhecido como "hormônio masculino" é encontrado tanto em homens como em mulheres, ainda que a quantidade de testosterona no corpo das mulheres seja muito menor, cerca de 20 a 30 x menos que nos homem, a testosterona na mulher têm fundamental importância na libido, metabolismo de quebra de gorduras acumuladas, como fonte de energia e ganho de massa muscular.

Hormônios Estrogênios= Estradiol e estriol: produção desse hormônio começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa, quando existe uma queda abrupta da produção deste hormônio na mulher, já o homem apresenta níveis menores mas relativamente estável de estrogênio na vida adulta. Na menopausa a falta de estrogênio causa as ondas de calor, além de favorecer a depressão, perda de memória, perda lubrificação vaginal, perda da libido, diminuição do brilho da pele e uma redistribuição de gordura corporal para partes caracteristicamente mais masculinas, ou seja, na barriga e osteoporose. O estrogênio estimula o crescimento de todos os ossos longos na adolescencia e fortalecimento ósseo na idade adulta. Estudos recentes têm associado a diminuição do estrogênio com o Mal de Alzheimer, considerando que estrogênio produzido naturalmente pelo nosso organismo é neuroprotetor.

Hormônio Progesterona Micronizada: também conhecido como o hormônio "fell-good". A progesterona é produzida principalmente no ovários na mulher, testículos no homem e adrenais em ambos os sexos. A progesterona age em todo o corpo físico e emocional da mulher. Na parte emocional leva a mulher em um estado metal mais relaxado, sereno e sociável, na parte física aumenta a densidade óssea ajudando a previnir a osteoporose, além de ser um diurético natural. É importante na mulher ter o equilíbrio entre o estrogênio e a progesterona na reposição hormonal.

Objetivos de um tratamento que busca prevenção para um envelhecimento saudável:

  • Restaurar os níveis de energia e vitalidade

  • Otimizar a performance sexual

  • Reduzir a gordura corporal

  • Aumentar a massa muscular

  • Aumentar o metabolismo cerebral

  • Elevar a capacidade físico-respiratória

  • Melhora da aparência física

  • Obter máxima qualidade de vida

  • Reduzir o risco de doenças do envelhecimento (câncer, Alzheimer, infarto e etc).



E quais são as Formas Farmacêuticas mais indicadas?


Hoje trouxemos 2 formas farmacêuticas para apresentar a vocês: Veículo Transdérmico e Strip Oral.



>> Pentravan®

Veículo transdérmico para permeação de IFA em pele íntegra e em mucosa



O Pentravan® é um veículo transdérmico da Fagron promotor de permeação cutânea na forma de matriz fosfolipídica formada por biolipídeos em bicamada lamelar desenvolvida por tecnologia lipossomal com formação de partículas nanossomais. Atua aumentando a permeação cutânea de IFAs com elevada compatibilidade celular. Apresenta permeação cutânea cientificamente comprovada, além de eficácia e segurança garantida. É o único veículo transdérmico clinicamente testado com resultados publicados e apresentados em conferências médicas nacionais e internacionais.



O Pentravan® foi especialmente desenhado para incorporar ativos com características hidro e lipossolúveis, pois além de possuir a forma lipossomal conta com a nanotecnologia. Estudos demonstram que a incorporação de IFAs em veículo transdérmico lipossomal em escala nanométrica facilita a permeação, assim há maior aproveitamento do IFA aplicado.



>> Strip Oral



O Strip Oral ou Filme Orodispersível é uma forma farmacêutica sólida, diferenciada, de dissolução rápida, indicada para veicular e liberar princípios ativos. Otimiza a biodisponibilidade de ativos, uma vez que este é absorvido na fase pré-gástrica possibilitando a redução da dose, diminuindo consequentemente os efeitos secundários indesejados, e melhorando o desempenho clínico.

É composto por uma estrutua polímera solúvel em água que suporta até 50mg de ativos, e é uma opção muito eficiente para pessoas que apresentam dificuldade para engolir, como crianças, idosos, pessoas com doença de Parkinson, paralisias e demais pacientes não colaborativos, por exemplo.


Saiba mais aqui.




Importante! O uso desses hormônios só deve ser realizada a partir da prescrição de um médico especializado, que estará apto a receitar a dosagem adequada para as reposições pertinentes a cada pessoa. Converse com o seu médico de confiança!



A sua saúde em boas mãos.

1.920 visualizações0 comentário