top of page

Você conhece o Morosil®?



Morosil® é um extrato seco obtido a partir do suco de laranjas vermelhas Moro (Citrus sinensis (L) Osbeck ou Citrus aurantium dulcis), cultivado exclusivamente na área em torno do vulcão Etna no leste da Sicília (Itália), devido às únicas condições climáticas e ambientais da região. A laranja Moro se destaca por sua excelente aparência e coloração vermelha, que é a principal fonte dos pigmentos de antocianina, um excelente antioxidante, que geralmente não é encontrado em outras frutas cítricas, como nas laranjas amarelas. Além desta diferença, sabe-se que as laranjas vermelhas também possuem maior teor de vitamina C e compostos fenólicos do que as amarelas.


Os compostos bioativos da laranja Moro são principalmente: antocianinas, flavonoides, ácidos hidroxicinâmicos e ácido ascórbico, apresentando propriedades biológicas interessantes, sendo considerado um suplemento alimentar com grande potencial antioxidante.




Benefícios do Morosil®

  • Contribui para o gerenciamento do peso; 

  • Favorece a redução em até 50% da gordura abdominal; 

  • Modula o metabolismo dos adipócitos, reduzindo a adipogênese e estimulando a lipólise; 

  • Potente ação antioxidante através do sinergismo entre seus componentes; 

  • Auxilia no aumento da sensibilidade à insulina; 

  • Estimula a redução de triglicerídeos e colesterol total; 

  • Pode ser utilizado como coadjuvante no cuidado da esteatose hepática.



Mecanismos de Ação do Morosil®


Estudos científicos têm mostrado o papel do suco da laranja vermelha no cuidado e prevenção da obesidade, resistência à insulina, esteatose hepática e doenças cardiovasculares.


Sabe-se que a hipertrofia dos adipócitos é um mecanismo presente na obesidade que, por gerar hipóxia tecidual, está associada com o desenvolvimento de inflamação e resistência à insulina sistêmica. Os compostos presentes no suco da laranja Moro são capazes de atuar diretamente na prevenção desses mecanismos, especialmente a antocianina especifica C3G, que é responsável por contribuir no controle da expressão da proteína transportadora de ácidos graxos, diretamente envolvida na captação de lipídeos pelos adipócitos.


A adiponectina é um hormônio responsável por modular diversos processos metabólicos. A redução do conteúdo lipídico nos adipócitos, devido à ação dos bioativos presentes no suco da laranja Moro, leva ao aumento da secreção de adiponectina. Este hormônio irá atuar regulando os níveis de triglicérides no músculo e fígado, reduzindo a resistência à insulina. Este efeito é consequência do aumento de moléculas envolvidas tanto na metabolização de ácidos graxos, quanto na dissipação de energia muscular.


O efeito do extrato da laranja vermelha Moro se deve pela ação sinérgica dos polifenóis presentes neste extrato. Neste caso, observa-se a diminuição da HMG-CoA redutase, enzima fundamental na síntese do colesterol, levando a uma redução do colesterol tecidual e um consequente aumento na expressão dos receptores de LDL. Os compostos fenólicos do suco da laranja Moro também contribuem para a redução da inflamação e estresse oxidativo (EO), eventos que estão associados com a hipertrofia dos adipócitos e com a adipogênese.



O suco de laranja vermelha também reduz as concentrações sanguíneas de citocinas, endotoxinas, PCR-US (proteína C-reativa ultra sensível), lipoproteína de baixa densidade (LDL), bem como melhora a dilatação mediada pelo fluxo, o perfil de coagulação e os níveis séricos de vitamina C e acido fólico. Além disso, os compostos bioativos do extrato da laranja Moro podem contribuir para a redução da esteatose hepática por aumentar a expressão de genes lipolíticos e diminuir a expressão de genes lipogênicos no fígado como o LXR e a FAS, envolvidos na síntese de triacilgliceróis, além de aumentarem a oxidação de gorduras via mecanismos dependentes de PPAR. O resultado dessa modulação na expressão gênica é uma melhora significativa do acúmulo de gordura no fígado e uma redução nos níveis sanguíneos de triacilgliceróis.


Acredita-se que grande parte desses efeitos da laranja vermelha na obesidade sejam mediados pelas antocianinas (especialmente a C3G) e seus metabólitos. Entretanto, sabe-se que esses antioxidantes também têm seu efeito ampliado pelos outros compostos presentes na laranja Moro. Todos estes fatores fazem do Morosil® um importante nutracêutico, contribuindo efetivamente para o combate da obesidade e suas complicações.



Estudo IN VIVO

Avaliação do efeito de Morosil na redução de medidas


Este estudo avaliou o efeito da administração de Morosil em 30 voluntários com sobrepeso (IMC entre 25 e 35 kg/ m2 ) durante 12 semanas em comparação com um grupo não tratado (placebo) na redução de medidas. Os voluntários foram suplementados com 400 mg ao dia de Morosil e foram realizadas medidas da circunferência de quadril e cintura no início do tratamento (T0) e após 12 semanas (T4). Os resultados mostraram que com Morosil houve uma redução significativa das medidas em relação ao placebo, sendo uma redução de 7 centímetros de cintura e 6 centímetros de quadril.




Sugestão Boaformula


Na Boaformula você encontra duas opções de fórmulas com o Morosil:


- Morosil 250mg 60caps

Tomar 1 cápsula antes do almoço e 1 cápsula antes do jantar


- Morosil 250mg + Modulip 50mg

Tomar 1 cápsula às 11h e 1 cápsula as 17h.


Quer saber mais? Acesse aqui.



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: Material do Fornecedor | Galena

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page