Saúde holística e Sustentabilidade
Sexta feira ensolarada e a Dica Saudável de hoje será sobre sustentabilidade e saúde holística! O conceito de holístico resgata a necessidade da busca do entendimento integral dos fenômenos, da existência de um sistema onde todos fazemos parte. A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".
A saúde holística nos traz a consciência da influencia de nosso corpo físico, corpo mental e corpo espiritual na manutenção da saúde. E que ainda essa saúde também depende do meio em que vivemos, dos hábitos que temos e ações que cultivamos, sendo cuidar do planeta uma forma de manutenção dessa saúde também. Os organismos vivos e o meio ambiente funcionam juntos como um todo integrado nesse sistema.
“ A compreensão das relações entre os componentes do ecossistema, pela qual os elementos vivos (todos os organismos, inclusive o Homem) e os não vivos interagem como um todo, de acordo com leis físicas e biológicas bem definidas. Neste sentido, o termo holístico significa total, abrangente, que considera as interrelações de todos os componentes do ecossistema. De acordo com a visão holística, o todo é mais que a simples soma das partes.” Então cuidando desse meio, da natureza, estamos também cuidando de nós visto que somos natureza também.
O pensamento holístico é profundamente ecológico, e de acordo com ele, o indivíduo e a natureza não estão separados, e formam um conjunto impossível de ser dissociado. Por isso é que qualquer forma de agressão à natureza e ao meio ambiente, para a abordagem holística, é pura e simplesmente uma forma de suicídio, uma agressão a si próprio. Nada faz mais sentindo então que preservar a natureza, proporcionar recursos para que esse meio prospere para que a gente consiga prosperar também.
Essa Dica Saudável é para ressoar como um despertar para juntos percebermos que toda ação que fazemos diariamente, em nossas vidas, tem um impacto em todo esse grande sistema. E todo dia temos a escolha se esse impacto será positivo ou negativo. Se iremos estar contribuindo para o bom funcionamento do todo, ou agindo de forma a afetar, agredir e poluir o meio. Cultivar a sustentabilidade em nossas vidas é uma forma de manutenção da saúde.
Gosto muito da famosa frase de Brundtland que define de uma maneira simples o conceito de sustentabilidade que, traduzido na prática, requer ações de preservação do meio ambiente, diminuição do desperdício e resíduos, além de utilização de materiais renováveis.
“Suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.
Todo dia então é um oportunidade de fazermos a diferença, de agir como parte desse todo com ações que visam a saúde do meio ambiente. Os 8 R’s da sustentabilidade servem como um norte nessa caminhada: refletir, responsabilizar-se, reduzir, reutilizar, respeitar, reparar, repassar e só por fim reciclar.
8R’s da sustentabilidade
Você já conhece os 3 R´s Reduzir – Reusar – Reciclar, mas já ouviu falar dos 8 R´s da Sustentabilidade? Os conceitos dos R´s nasceu após a segunda guerra mundial onde países sofriam com a escassez de produtos industrializados. Com o passar do tempo e com a maior conscientização ambiental da humanidade esses conceitos foram sendo repensados para serem mais abrangentes em termos de sustentabilidade. Em pesquisas rápidas podemos encontrar 4 ou cinco R´s, com termos diferentes de acordo com a visão ou finalidade. Assim, percebe-se que não há uma regra específica, pode ser adaptada de acordo com a conveniência. Acredito que esses 8 R’s trazem uma visão holística de como ser de fato sustentável e podemos estar trazendo para varias questões de nossa vida.
Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?
1 – Refletir: Lembre-se de que qualquer ato de consumo causa impactos do consumo no planeta. Procure potencializar os impactos positivos e minimizar os negativos;
2- Responsabilizar-se: Por você, pelos impactos bons e ruins de seus atos, pelas pessoas, por sua cidade;
3- Reduzir: Evite desperdícios de produtos, serviços, água e energia;
4 – Reutilizar: Use até o fim, não compre novo por impulso. Invente, inove, use de outra maneira.
5 – Respeitar: A si mesmo, o seu trabalho, as pessoas e o meio ambiente.
6 – Reparar: Quebrou? Conserte.
7 – Repassar: As informações que você tiver e que ajudam na prática do consumo consciente. Retuite, reenvie e-mails.
8 – Reciclar: Mais de 800 mil famílias vivem da reciclagem hoje no Brasil. Separe em casa o lixo sujo do limpo. Só descarte na coleta comum o sujo. Entregue o limpo na reciclagem ou para o catador;
Vegalótus
Pensando nesses princípios da sustentabilidade, principalmente na importância do Reutilizar, hoje apresentamos para vocês um pouco sobre a Vegalótus e sua Linha Lixo Zero que você encontra na Boaformula!
A Vegalótus inicialmente germinou dentro da Boaformula em parceria com nossa farmacêutica Estela onde foi criada uma linha de cosméticos veganos a fim de tornar a farmácia cada vez mais inclusiva e sustentável (você pode conhecer a linha aqui). Hoje ela floresce também com seu trabalho autônomo inspirado na natureza com propósito de incetivar uma vida mais consciente, através de produtos sustentáveis, e de compartilhar saberes voltados ao autocuidado, sustentabilidade e o poder de cura das plantas. Feitos com muito amor e de forma artesanal, os produtos VegaLótus são pensados desde sua origem até o seu ciclo final. A marca é dividida em duas linhas: Cosméticos Naturais e Lixo Zero.
A Linha Cosméticos Naturais é composta por produtos Vegan que promovem a harmonia entre seu corpo&alma. Cosméticos desenvolvidos com o poder de cura pelos óleos essenciais, pelas manteigas vegetais e pelos extratos de plantas com objetivo de cultivarmos o autocuidado mais natural, para conhecer mais sobre a linha acesse aqui.
A Linha Lixo Zero foi criada a partir da responsabilidade com a redução de plástico, com produtos reutilizáveis, de fonte renováveis e feitos a partir de ressiginificação de tecidos para uma vida com menos lixo e mais amor. Essa linha você agora encontra na Boaformula!
"Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente." Silvado Filho
Um pouco sobre o Movimento Lixo Zero
O CONCEITO LIXO ZERO consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.
Segundo o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance –Lixo Zero é:
“uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”
Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.
Podemos também dizer, que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.
De quem são as responsabilidades?
Indústrias: na produção e design dos produtos.
Comércio: comercializa os produtos das indústrias.
Consumidor: na extremidade final do sistema: o consumo, o uso e o descarte.
Governo: para harmonizar a responsabilidade de ambos: comunidade e indústria.
Praticar metodologias Lixo Zero tem como efeito colateral o bem estar coletivo, economia de recursos e logística, fortalecimento da economia local e circular, inclusão social e resiliência. Não é preciso que pensemos num primeiro momento em como adotar a conduta lixo zero de forma perfeita, mas que possamos todos nos comprometer a nos aperfeiçoar e coloca-la em prática imperfeitamente.
Para isso muitos produtos da Vegalótus vem facilitar a redução de lixo no dia a dia como: o ecoguardanapo, kit de saquinhos de tecidos, ecodiscos e canudo de Bambu.
ECODISCOS – 100% ALGODÃO
O Ecodisco de algodão cru é um companheiro para os nossos cuidados diários que merecem tanta atenção na busca de impactos positivos. A proposta é substituir a bolinha de algodão de uso único, podendo ser usado na limpeza da pele das impurezas e poluição, retirar maquiagem, tonificar a pele, aplicar hidrolatos e mascaras faciais.
A fibra é natural, mas a maneira como ele é cultivado pode ser prejudicial ao meio ambiente pelo modo de cultivo em monocultura que ameaça a biodiversidade e provoca desmatamentos. Além do uso indevido de agrotóxicos e fertilizantes que poluem água, solo e ar. Como alternativa você pode utilizar os ecodiscos para cultivar um autocuidado sustentável e lixo zero. Feito artesanalmente e com muito amor o kit vem com 3 ecodiscos e 1 saquinho para você guardar eles e levar a qualquer lugar!
Para usar e reutilizar quantas vezes quiser!
Indicação de higienização: Para conservar e manter limpo seu ecodiscos, é indicado lavar com sabão neutro após o uso. Também pode ser colocado em imersão.
1 x por semana em uma solução com 1 colher de sopa vinagre de maça em 500ml água ou 1 gota de OE melaleuca que é bactericida e fungicida nessa mesma quantidade de água.
SAQUINHOS DE TECIDO (P, M e G)
Saquinhos feito artesanalmente e com muito amor com aproveitamento de resíduo da indústria textil para acompanhar a jornada de lixo zero. São matérias primas ressiginificadas dos mais variados materiais, não extraindo novos recursos para fabricação para tornar o produto ecológico em todo seu ciclo de vida!
São versáteis e bons aliados para as compras a granel! Pode ser usado para nozes, castanhas, frutas secas, grãos diversos, como também frutas e verduras reduzindo o uso de sacolas plásticas! São inumeras utilidades para usar e reutilizar! Podem também ser um saquinho para guarder o lanche na mochila ou para organizar as coisas em seu armário.
* Podem apresentar diferença de fibras e cores pela disponibilidade de material, honrando a materia prima com aproveitamento integral dos tecidos.
CANUDO DE BAMBU
O bambu é um dos materiais mais ecológicos. Não só porque é natural e portanto biodegradável, mas porque é de fonte rapidamente renovável. O bambu cresce espantosamente, podendo crescer até um metro por dia.
O canudo de bambu é uma opção natural, reutilizável, durável, prática e leve. O bambu é excelente do ponto de vista de sustentabilidade, visto que possui um custo energético de fabricação muito inferior ao do vidro e das ligas metálicas, além da resistência natural contra bactérias. São feitos artesanalmente aqui em Porto Alegre, sendo um produto local e natural, pensando no seu ciclo de vida de produção a descarte.
ESCOVA DE LIMPEZA DO CANUDO COM CERDAS DE SISAL
Escova para garantir a higienização após o uso do canudo!
Com cerdas de sisal (Agave sisalana , família Agavaceae), uma planta originária da América Central muito resistente e biodegradável, sendo uma ótima alternativa para as escovinhas com cerdas de plástico.
ESTOJO PARA CANUDO
Saquinho porta canudo completando o kit de canudo ecológico feito de aproveitamento de retalho de tecido, um diferente do outro e todos muito especiais! Para você levar seu canudo aonde for. Trabalhos artesanais com opção de bordados e customizações. Também pode ser utilizado para levar suas talheres na bolsa.
Motivações para usar canudos reutilizáveis ou recusar canudos de plásticos:
Mais de 8 milhões de toneladas de resíduos vão parar nos oceanos todos os anos e a maior parte desses resíduos é plástico. O canudinho está entre os 10 materiais mais encontrados durante recolhimentos de mutirões realizados em praias e oceanos.
O canudo é feito de um plástico que geralmente não é reciclado por ser muito leve e ter baixo valor comercial, a maior parte deles vai parar nos aterros sanitários, rios, lagoas e oceanos.
O plástico nunca se decompõe, ele se quebra em micropartículas que poluem o lençol freático ou viram uma sopa plástica desequilibrando toda a cadeia alimentar.
ECOGUARDANAPO
Ecoguardanapos feitos com tecidos para acompanhar sua jorganada lixo zero e substituir os guardanapos convencionais de papel. Nossos produtos sao feitos de maneira artesanal e com o reaproveitamento de tecidos, por isso podem apresentar variação de cor, tamanho, tipo de fibra e acabamento. Cada produto é unico e especial, feito com muito amor.
Impactos da fabricação do papel:
O principal impacto ambiental associado à fabricação do papel é a derrubada de árvores para a extração da celulose, resultando na devastação de florestas nativas — que dão lugar a espécies como eucaliptos e pinus.
Outra consequência negativa do processo de produção do papel é a adição de componentes químicos na água. Esses resíduos tóxicos podem prejudicar seriamente o meio ambiente, quando são descartados incorretamente. Para o branqueamento do papel, por exemplo, são utilizados cloro e agentes corrosivos que afetam os ecossistemas aquáticos.
A alternativa do uso de ecoguardanapo é sustentável por ter seu ciclo de vida extendido com o possível reaproveitamento por inumeras vezes e ser um material proveniente de aproveitamento de resíduo da industria textil.
Venha nos visitar e garanta seu amigo para uma vida com menos lixo
e mais amor!
Com pequenas mudanças de hábitos, podemos fazer grandes diferenças.
A sua saúde em boas mãos.
Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)
Bibliografia
http://www.ecodesenvolvimento.org/
Instituto Movimento Lixo Zero