top of page

Vamos falar sobre Flacidez?


O que é Flacidez?


A flacidez é a falta de tonicidade da pele ou músculo. A flacidez refere-se ao estado mobilizado, frouxo ou lânguido do tecido. Ela pode ser muscular ou cutânea, sendo a sua causa multifatorial, o que incluem fatores genéticos, ambientais e de maus hábitos, como o sedentarismo. A flacidez acontece quando fibras de sustentação da pele, o colágeno e a elastina, são afetadas pela falta de nutrientes ou oxigenação. É decorrente de uma atrofia do tecido; seja muscular ou cutâneo. Desta forma, podemos encontrar flacidez de pele (tissular) ou flacidez muscular. É muito comum que os dois tipos apareçam associados, dando um aspecto ainda pior às partes do corpo afetadas. Os músculos ficam flácidos principalmente pela falta de exercício físico. Se eles não são solicitados, as fibras musculares ficam atrofiadas e causa a flacidez. Muitas pessoas não sabem identificar o tipo de flacidez a que são acometidas, e esta identificação é essencial para um tratamento eficaz e rejuvenescedor.



Tipos de Flacidez?


A Flacidez Tissular (ou flacidez de pele) pode ser vista quando as fibras de colágeno começam a diminuir e se desorganizar, devido a desnutrição ou desidratação. Sem estas fibras a pele fica flácida, sem sustentação. Todo o corpo sofre com a flacidez, mas algumas áreas são mais suscetíveis como: braços, pernas, glúteos, abdomen e o rosto. Outros fatores como a radiação solar, má alimentação e falta de cuidados diários também contribuem para este efeito, que é sempre ampliado pela ação da força gravitacional.



A Flacidez Muscular é ocasionada pelo enfraquecimento do músculo devido a falta de estímulos tanto no corpo como na face.



O que causa a Flacidez? Cada metabolismo age de uma forma, porém, no geral, a partir dos 30 anos nosso corpo começa a perder as fibras de colágeno que sustentam a pele, além do sedentarismo e falta de estímulos das fibras musculares ocasionarem a perda muscular corporal e também facial. Aliada a esta perda gradual, fatores como o tabagismo, exposição excessiva ao sol sem proteção, efeito sanfona (emagrecimento e ganho de peso em sequência), gravidez, alimentação inadequada e predisposição genética aceleram o processo de flacidez tanto da pele quanto dos músculos do corpo.



Como prevenir a flacidez?

Hábitos saudáveis são os principais aliados na prevenção da flacidez. A alimentação balanceada, hidratação da pele e do corpo aliada a proteção solar diária e exercícios físicos são hábitos essenciais para quem pretende evitar a flacidez. Já alguns tratamentos estéticos podem ajudar a prevenir a flacidez ao estimular a formação de colágeno antes mesmo dos 30 anos e auxiliar no fortalecimento muscular. Converse com o seu profissional da saúde para saber quais os melhores tratamentos para você.


O ideal sempre é prevenir, porém em muitos casos onde a pele se encontra flácida é possível recuperá-la através de tratamentos específicos para cada tipo e graus de flacidez diferentes. O resgate de hábitos saudáveis também é necessário para que o tratamento seja eficaz – por isso a importância do exercício e de seguir orientações do profissional que estiver acompanhando seu procedimento estético.


Adotar o hábito de usar protetor solar todo dia é essencial para ajudar a melhorar a flacidez. A função do protetor é proteger a pele dos raios ultravioletas que são prejudiciais e podem provocar consequências graves, como o câncer de pele. A exposição ao sol acelera os sinais de envelhecimento, por isso, o uso do protetor solar diário é importantíssimo.

Mais especificamente para a firmeza corporal, os exercícios físicos são hábitos saudáveis poderosos para esta região. Com uma dedicação diária, podemos fortalecer os músculos e melhorar a flacidez.



Sugestões Boaformula para Flacidez

>> Silício <<


Desempenha um papel essencial na saúde humana, regulando o metabolismo de diversos tecidos, principalmente do conjuntivo. É um dos principais fatores para produção endógena de colágeno pelos fibroblastos. Suas principais ações são: melhora do aspecto cutâneo, efeito lifting e antiaging, hidratação profunda, firmeza e sustentação, ação redensificadora e preenchedora das rugas, cicatrização.


Saiba mais aqui.


Opções de Sílicio!


  • Exsynutriment® 150mg

Tomar 1 dose ao dia.


  • Nutricolin® 200mg

Tomar 1 dose ao dia.*


  • Biosil™ 520mg

Tomar 1 dose ao dia.*



  • SiliciuMax® 300mg

Tomar 1 dose ao dia.*



*Observação: veganos e vegetarianos - solicitar em cápsulas vegetais.


Conheça mais sobre cada Silício aqui.




>> Colágeno <<


O colágeno é uma proteína de origem animal que proporciona firmeza às cartilagens e à pele, além de outras partes do nosso corpo que os ossos não sustentam. Abundante em mamíferos, é encontrada nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, mas também nos músculos e na camada córnea dos olhos.


Ele representa de 25-30% das proteínas presentes no corpo humano, sendo alguns tipos de colágeno mais abundantes do que outros. Porém, com o início da fase adulta, a deficiência de colágeno começa a ser notada, pois o organismo diminui sua produção, sendo necessária a sua suplementação.


Os diversos colágenos existentes no mercado apresentam diferenças entre tipo, conteúdo de aminoácidos, composição nutricional e indicação de uso.


Saiba mais sobre os tipos de Colágeno aqui.



  • Sachê de Colágeno 9g + Vitamina C 1g

Tomar 1 sachê ao dia, diluído em 200ml de água.




>> Loção Corporal com DMAE <<


Loção Boaformula desenvolvida pela nossa Farmacêutica para uso tópico. Auxilia na hidratação e flacidez tissular.

  • Loção com DMAE e Proteínas Tensoras


DMAE........................10%

Raffermine.................3%

Oleo de Argan...........2%

Loção qsp 110ml

Modo de Uso: Aplicar no corpo duas vezes ao dia, com movimentos ascendentes.



A sua saúde em boas mãos.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page