top of page

Dica Saudável | Óleo Essencial de Ylang Ylang


Óleo essencial de ylang ylang: a flor das flores


Os óleos essenciais são maravilhas que o reino vegetal nos oferece para harmonizar os desequilíbrios que podemos gerar em nosso corpo e mente, promovendo bem estar e saúde. É todo um grupo de princípios ativos naturais encontrados em milhares de plantas, principalmente nas aromáticas, que participam em primeira linha de função biológica do vegetal do qual se original, ou seja, o óleo essencial, na planta, possui várias atividades importantes para o metabolismo, a proteção e a conservação da espécie vegetal em que se encontra. Em nosso corpo, esses princípios ativos podem atuar de diversas formas, estimulando nosso organismo e equilibrando ele como um todo.



PRINCIPIOS ATIVOS NATURAIS MAIS COMUNS


*Tabela 1.1 Livro Técnicas de aplicação de óleos essenciais – Fernando Amaral



Os óleos essenciais são um grupo distinto entre os grupos de princípios ativos naturais. Ao compará-los, como elementos terapêuticos, com outros grupos de princípios ativos naturais, constata-se que são mais concentrados e versáteis para a utilização em tratamentos para saúde e beleza, alem de serem mais aromáticos, proporcionando bem estar e sensações agradáveis quando aplicados.


Cada óleo essencial recebe o nome da planta de origem. Assim, temos, por exemplo, o óleo essencial de ylang ylang, que iremos falar hoje, óleo essencial de lavanda, óleo essencial de cipreste e óleo essencial de olibano , que já comentamos aqui na Dica Saudável. Já sabemos que são benefícos a saúde e a reflexão de hoje é como nosso organismo recebe esse principio ativo.


O efeito dos óleos essenciais podem ser percebido de duas formas:


  • no sistema nervoso: através do nosso sentido olfato com a percepção do cheiro através da membrana mucosa olfativa que estimula o sistema nervoso central; e na pele, com a estimulação das terminações nervosas (o sentido do tato, dor, calor, fio e pressão). O efeito neural é energético e, portanto, espiritual. O Sistema Nervoso Central (SNC) é responsável por receber e transmitir informações para todo o organismo. Podemos defini-lo com a central de comando que coordena as atividades do corpo.

  • na circulação sanguinea e nos fluidos do corpo: como função humoral que é, ao mesmo tempo, uma função hormonal. Imunidade humoral é o processo de defesa do organismo em que atuam os anticorpos, moléculas proteicas encontrados no plasma sanguíneo, também conhecidas como imunoglobulinas. O termo humoral vem do latim humor, que quer dizer fluido ou líquido corporal.Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B maduros, células que recebem o nome de plasmócitos. A função dos anticorpos é identificar e neutralizar os antígenos, que são substâncias ou microrganismos estranhos o corpo humano. Cerca de 20% das proteínas encontradas no plasma sanguíneo são anticorpos, cuja produção é desencadeada em resposta às partículas estranhas que, de alguma maneira, invadem o organismo.


A manutenção do equilíbrio dinâmico interno do organismo, é feita pela ação integrada dos sistemas nervoso, endócrino e imune, que resulta na manutenção da saúde. E por isso em mais uma Dica Saudável, vamos apresentar mais uma variedade de planta que possui um óleo essencial muito especial, conhecido como “flor das flores” para equilibrar nosso corpo, mente e espírito: ylang ylang.


O aroma do ylang-ylang é considerado um dos aromas florais mais vívidos. Está sempre associado à beleza e à atmosfera exótica das ilhas tropicais e até mesmo em produtos químicos domésticos se destaca por suas propriedades, despertando otimismo, abertura e trazendo emoções positivas.

Mas as flores de ylang-ylang, ou cananga, uma árvore alta e encantadora, não possuem apenas qualidades associadas ao seu aroma: na Indonésia, por exemplo, existe o costume de cobrir o leito de recém-casados com essas flores, sendo que nas Molucas elas são usadas no tratamento de infecções de pele, resfriados, doenças virais, e até mesmo malária.



O ÓLEO ESSENCIAL DE YLANG YLANG – óleo essencial da sedução


Nome botânico: cananga odorata

Família: anonáceas

Origem: Madagascar, índia

Parte utilizada: flores

Extração: destilação a vapor d’água

Rendimento: 20g de óleo essencial para cada quilo de flores

Caracteristicas: floral doce intenso.

Palavras chave: menopausa, pele ressecada, couro cabeludo, afrodisíaco, frigidez, emoliente, diabetes, palpitação, raiva, tensão nervosa, antidepressivo, euforizante, afrodisíaco, hipotensivo, sedativo para nervos, Tonico uterino, regulador do ciclo menstrual, TPM.



Aplicações gerais


O óleo essencial de ylang ylang é uma brisa mágica e misteriosa, que seduz, atrai e envolve. Harmoniza quem se entrega a ele. É conhecido como a flor das flores, proveniente de uma flor rechonchuda e macia que parece ser feita de espuma, que da em cachos e tem formato de estrela do mar. Originaria de Madagascar, hoje também é cultivada nas ilhas comores e na India.