Dica Saudável | Smothies | Saudáveis, deliciosos e refrescantes!


SMOTHIES


Para refrescar o corpo nesse calor, nada melhor que um smothies com frutas congeladas! Uma opção de lanche saudável, fácil de fazer e super versátil. Hoje na Dica Saudável vamos apresentar umas receitas para você se inspirar na sua casa e fazer para você, sua família e amigos nesse verão.


Com uma variedade de combinações que podemos criar, é uma oportunidade de explorar nossa criatividade na cozinha! Se permita experimentar novas frutas, folhas e grãos através de deliciosos e refrescantes smothies. Com várias cores e sabores, é uma ótima opção para crianças também, trazendo o doce natural das frutas com grãos, algas, raízes e/ou sementes! A proposta é que você sinta prazer ao consumir o smothie alinhada a inúmeros benefícios. Cada ingrediente é importante, portanto é interessante a gente conhecer um pouco da cada elemento utilizado e entender sua função.


Lembre-se que aqui a gente procura inspirar você com propostas de receitas! Quando estiver em casa, aproveite o que já tem na geladeira para fazer novas combinações e inovar sabores. Separamos frutas e folhas da estação, podendo varias ao longo do ano as combinações de acordo com o que a natureza nos fornece. Não é apenas a maior oferta que faz com que valha mais a pena investir na fruta da época. Os benefícios vão muito além e são sentidos tanto no paladar, quanto no bolso. Existem alguns motivos que fazem com que a fruta da estação tenha um melhor preço para o consumidor final: primeiro, porque há uma maior oferta daquele vegetal, já que se trata da época em que ela melhor se desenvolve. Além disso, as frutas da estação costumam ser cultivadas a menores distâncias dos locais onde são vendidas, o que possibilita que os consumidores adquiram produtos mais frescos. Isso é algo favorável também porque contribui para a economia local, economiza em combustíveis, há uma menor emissão de gases e diminui o desperdício de alimentos durante o transporte.


A gente gosta de reforçar a importância de comer alimentos da época por que quando cultivados em seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados. Além disso, um grande ponto que vai contra os vegetais cultivados fora de época é que, para se desenvolverem, os agricultores lançam mão de uma grande quantidade de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes. Já os da estação, muitas vezes, dispensam esse volume de compostos químicos, o que garante uma alimentação mais natural e, consequentemente, mais saudável para nós. O uso desses produtos agrotóxicos é ainda prejudicial para o meio ambiente, uma vez que contaminam o solo, o ar e os lençóis freáticos. Alimentos da estação são saúde para nosso organismo e para o meio ambienta também!


Vamos preparar juntos essas maravilhas?



SMOTHIE DE BAUNILHA PROTEICO

Banana & Abacate & Proteína de Sunflower


Ingredientes

  • 2 bananas congeladas

  • ½ abacate

  • 1 copo de água filtrada

  • 1 porção Proteína de sunflower de baunilha*

  • 1 colher de sobremesa de linhaça* em grãos ou chia*

  • 1 colher de chá de óleo de cártamo*


Modo de Preparo


Coloque a banana bem madurapara congelar por pelo menos 3 horas. Uma boa dica é aproveitar aquelas bananas que estão quase passando, com a casca mais escura e congelar. Quanto mais madura a banana esta, maior a disponibilidade de frutose, por conseqüência, seu sabor doce. É também uma alternativa para não ir para o lixo aquelas bananas que estão quase passando, podendo remover a casca , picar elas e levar ao congelador. A banana é o segredo nessa receita, trazendo a cremosidade e a sua doçura. No liquidificador adicione as bananas e o abacate com água e bata bem. Depois adicione os adicionais e bata novamente até formar uma mistura homogênea e é só se deliciar!



SMOTHIE DE CHOCOLATE PROTEICO

Banana&Abacate&Proteina de Sunflower

Ingredientes

  • 2 bananas congelas

  • ½ abacate

  • 1 copo de água filtrada

  • 1 porção Proteína de sunflower de chocolate*

  • 1 colher de sobremesa de sementes de chia*

  • 1 colher de chá de óleo de linhaça*


Modo de Preparo


Adicione em seu liquidificador um scoop de whey, 1/2 abacate, 1 colher de sopa de cacau e 1 xícara de leite de amêndoas. Bata tudo até formar uma consistência cremosa. Você pode consumir esse smoothie antes ou depois do treino.



SMOTHIES AZUL

Banana& Bluemajik

Ingredientes

  • 2 bananas congelas

  • 1 copo de água filtrada

  • 1 porção Bluemajik Giroil*

  • 1 colher de sobremesa de Psyilium*


Modo de Preparo


Para dar cremosidade ao nosso smothie, nessa receita também usaremos a banana congelada! Só adicionar as 2 bananas ao liquidificar com água e uma porção do mágico Bluemajik. Ficará com uma cor incrível a sua batida além de muito saborosa!



SMOTHIES FRUTAS VERMELHAS

Frutas Vermelhas&Maca&Chia



Ingredientes

  • 1 xícara de leite vegetal

  • ½ xícara de frutas vermelhas

  • 1 colher de sobremesa de maca peruana*

  • 1 colher de chá de semente de chia* ou/e linhaça*


Modo de Preparo


As frutas vermelhas são saborosas e ricas fontes de antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce. Congeladas, elas dão ao smoothie uma textura de sorvete saborosa e bem leve. Bata no liquidificador uma xícara de frutas vermelhas variadas congeladas: amora, mirtillo, morango ou cereja, adiciona o leite vegetal e a maca peruana. Se quiser deixar mais cremoso, pode adicionar 1 banana congelada ou meio abacate.


A Maca (Lepidium meyenii) é uma legendária raiz peruana utilizada desde o tempo dos Incas. Possui em seu conteúdo aminoácidos, vitaminas, minerais, carboidratos, fibras e demais propriedades que atuam no organismo com o objetivo de aumentar a resistência, a energia, a vitalidade, a partir de uma combinação sinérgica de ativos que promovem benefícios para a saúde, podendo ser consumido por crianças, adolescentes, adultos e idosos.



______________________________________________________________________



Ideias e receitas de leite vegetal que você pode fazer em casa!

Os leites vegetais combinam muito bem com frutas e podem ser utilizados para preparar deliciosos smoothies e vitaminas. Também pode ser tomado puro ou levemente adoçado com melado ou açúcar mascavo. Outra deliciosa alternativa de preparo é com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), tâmaras, damascos e uva-passa. Deixe as frutas secas de molho por algumas horas antes de acrescentá-las ao leite. Fica simplesmente maravilhoso.

Leite de Aveia

Um dos favoritos da maioria, tanto pela praticidade, funcionalidade e sabor quanto pela economia. Pode usar a farinha de aveia ou flocos e com as sobras da aveia, pode-se preparar bolos, biscoitos ou usá-las durante o banho para hidratar a pele.

O leite de aveia é rico em fibras favorecendo o peristaltismo intestinal e atuando como um gel que suavisa as mucosas intestinais. Também é um leite sedante e relaxante do sistema nervoso central.

Ingredientes

  • 2 xícaras de aveia

  • 4 xícaras de água mineral ou filtrada

Modo de Preparo

Deixe a aveia de molho na água, o tempo dependerá do tipo da aveia, farelo e flocos em torno de 8 horas, a farinha de aveia, 1h. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.Coe e leve a geladeira. Para adoçar você pode adicionar açúcar de coco ou xilitol!

Leite de linhaça

O leite de linhaça é altamente nutritivo e rico em proteínas; ácidos graxos essenciais, principalmente ômega 3. Este leite é uma ótima nutrição para a flora intestinal e para proteger as mucosas.

Ingredientes

  • ½ xícara de sementes de linhaça* deixadas de molho – a semente utilizada pode ser tanto a dourada quanto a marrom, já que os dois tipos possuem os mesmos valores nutricionais;

  • 4 xícaras de água filtrada – quantidade de água aproximada para deixar o leite cremoso;

  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha.

Modo de Preparo

Lavar as sementes de linhaça e deixar escorrer. Armazená-las em um recipiente de vidro com tampa. Antes de fechar o pote, adicionar água filtrada, em uma quantidade que deve corresponder a duas vezes ou mais o número de sementes.Tampar o recipiente e levar à geladeira. Deixar ali durante aproximadamente 12 horas.Depois desse processo, o próximo passo é drenar a linhaça com o auxílio de uma peneira e enxaguá-la.Na sequência, você de acrescentá-la ao liquidificador. Adicionar também as quatro xícaras de água e o extrato de baunilha e bater bem. Depois é só coar com a ajuda do voal e guardar o restante para compor outras receitas.

Leite de Semente de Abobora

As sementes de abóbora são indicadas para combater a anemia devido ao alto índice de ferro, além de serem ricas em cálcio e fósforo, auxiliando na formação de glóbulos vermelhos, oxigenando as células e fortalecendo ossos e músculos. Além disso, o seu consumo contribui também para o fortalecimento do sistema imunológico, facilita o processo de digestão e diminui os sintomas da TPM. Uma das mais saborosas formas de consumir as sementes, é o leite. Com tantos benefícios, vale a pena apostar nesta deliciosa bebida.

Ingredientes

  • 1 xícara de sementes de abóbora*

  • 1 litro de água filtrada

Modo de Preparo

Coloque as sementes em uma peneira ou escorredor. Lave bem em água corrente. Coloque as sementes em um recipiente de vidro, acrescente água filtrada, tampe o vidro e deixe de molho por mais ou menos 8 horas na geladeira. Depois disto, escorra a água do molho, coloque as sementes no liquidificador, acrescente o litro de água filtrada e bata bem. Coe antes de consumir. Para coar use uma peneira bem fina ou um pano especial para coar leite tipo voal. A parte solida do leite pode ser utilizada para fazer deliciosas pastinhas. Basta acrescentar azeite de oliva, um pouco de limão, sal, pimenta do reino e ervas aromáticas de sua preferencia. Você pode preparar queijo vegano crudivoro tipo ricota também. Fica muito delicioso. Use a sua imaginação e crie a vontade com estas possibilidades. O resíduo também pode ser aproveitado no preparo de sopas, mingaus, pães e tortas.


______________________________________________________________________