top of page

Dica Saudável | Ensinamentos ayurvedicos para o dia a dia



Ensinamentos ayurvedicos para o dia a dia

ÓLEOS VEGETAIS

Técnica : oleação

Na Dica Saudável de hoje vamos falar de uma ciência milenar, o Ayurveda e uma técnica para manutenção da saúde muito utilizada chamada oleação. A palavra em sânscrito é formada por duas partes: ayur ou vida e veda ou conhecimento. Segundo esta definição Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida e possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos.


Essa medicina afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porém quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.


Uma de suas técnicas para promover saúde e bem extra é o uso dos óleos vegetais na pele. Utilizados em variadas apresentações: puros, medicados com ervas e com óleos essenciais diluídos. Um ritual de beleza e cuidado com a pele, recomendado ser de uso diários. Eles nutrem e hidratam a pele profundamente, também protegendo a flora da pele. A pele é o maior órgão do corpo humano. Esta camada altamente vascularizada que, além de proteger o nosso corpo, causar sensações de prazer e dor e regular nossa temperatura, é uma inteligente membrana permeável. Uma pele saudável é um organismo saudável também.



SOBRE OS DOSHAS


O dosha Vata, espaço e ar, é frio, leve, seco, móvel e rápido, atua principalmente nas funções excretória e nervosa. No tubo digestivo localiza-se no intestino grosso. Vata desequilibrado ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar (movimento) no nosso corpo físico: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia. Algumas doenças relacionadas ao dosha Vata: fibromialgia, artrose, dores em geral, problemas de coluna, cefaléia, constipação, flatulência, colite, síndrome do intestino irritado, síndrome bipolar, doença de Parkinson, demência senil.


O dosha Pitta, fogo e água, é quente, moderado e oleoso ( úmido), atua principalmente na função metabólica e digestiva. No tubo digestivo localiza-se no estomago e duodeno ( intestino delgado). Pitta desequilibrado ou patológico promove um quadro clínico relacionado ao aumento de fogo e água ( calor e umidade) no nosso corpo físico: azia, queimação abdominal, fezes soltas, calor no corpo, aumento da sudorese ( suor), pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade. Algumas doenças que podem estar relacionadas ao dosha Pitta: gastrite, ulcera digestiva, regurgitação, diarréia, hepatite, inflamações, acne, crises de fúria e ciúmes, climatério e menopausa, enxaqueca e estresse exacerbado.


O dosha Kapha, água e terra, é pesado, oleoso ( úmido), frio e lento, atua na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. Kapha desarmônico ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de água e terra no nosso corpo físico: peso corporal aumentado, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental. As doenças que podem estar relacionadas ao dosha Kapha: obesidade, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias, lentidão em todas as funções físicas e mentais e apego exacerbado.


Para tratarmos os nossos desequilíbrios temos que antes apontar o dosha que está em desarmonia, procure um profissional da saúde específico, um terapauta ayurveda, para lhe ajudar no diagnóstico do seu dosha e do desequilíbrio.


"O Ayurveda é uma medicina complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: massagem ayurvedica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação (purvakarma), fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras (panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas (rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.” POR ADERSON MOREIRA DA ROCHA



OLEAÇÃO


Uma de suas técnicas para promover saúde e bem estar é o uso dos óleos vegetais na pele. Utilizados em variadas apresentações: puros, medicados com ervas e com óleos essenciais diluídos. Um ritual de beleza e cuidado com a pele, recomendado ser de uso diários. Eles nutrem e hidratam a pele profundamente, também protegendo a flora da pele. O corpo, tal como uma máquina, necessita de óleo. O óleo é utilizado na cozinha devido à sua capacidade de distribuir uniformemente o calor, e é utilizado no corpo também pela mesma razão.


O óleo é indicado para as desordens de Vata (vento).

Como estas são as desordens que causam a maioria das doenças, as terapias de oleação são essenciais para a maior parte dos tratamentos.

Estas terapias são indicadas nas doenças do sistema nervoso, ossos e tecidos profundos. São úteis para outros doshas também.” Dr. David Frawley, no livro Ayurvedic Healing.


Óleos vegetais são óleos obtidos a partir da parte gordurosa das plantas, geralmente das sementes oleoginosas, grãos e em alguns casos dos frutos. As manteigas vegetais também são óleos, mas são chamados de manteigas pois solidificam em temperatura ambiente. Cada óleo possui aroma e propriedade diferente e podem ser ingeridos e aplicados puros na pele. Um presente da natureza!


Existe um ensinamento muito conhecido por médicos e terapeutas ayurvédicos que diz:

“Não passe nada na sua pele que você não colocaria em sua boca”.

Indicamos o uso de óleos e manteigas prensadas a frio, método de extração que preserva as propriedades e benefícios desses elementos. Óleos e manteigas que podemos comer como óleo de coco, óleo de abacate, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas doce, óleo de linhaça, manteiga de cacau, manteiga de karite, entre outras variedades.


A pele seca e rachada é uma condição de desequilíbrio para o Ayurveda, influenciando a saúde física, mental e emocional da pessoa. Assim, a auto oleação diária é uma técnica para manutenção da saúde, além de promover nutrição e hidratação a pele, maior órgão do corpo.


Temos a diferença de comportamento de pele para pele, que no Ayurveda é explicado através dos Doshas de cada pessoa. Essa diferença de predominância de elementos dentro de cada um, traz necessidades especificas. Os tipos de pele Vata podem estar sujeitos a subprodução de sebo, o que deixa a pele seca e vulnerável. No extremo oposto, a superprodução pode deixar um resíduo na pele, deixando os poros entupidos, com acne e outros tipos de doenças da pele. Os tipos de pele Kapha se inclinam mais nessa direção, enquanto os pittas costumam ver uma combinação de ambos.


Para uma pele hidratada, saudável e nutrida o ayurveda, compartilhando de seu conhecimento, indica um dos maiores tesouros que a natureza nos presenteia: os óleos e manteigas vegetais. O uso dos óleos é tão importante nos tratamentos ayurvédicos que chega-se a utilizar até 10 litros de óleo em apenas um período de tratamento. Seus óleos medicados são lendários: e o ayurveda usa a inteligência da pele, a potência das ervas e a capacidade dos óleos de serem absorvidos nos tratamentos de desintoxicação e tonificação. Nos tratamentos os óleos ajudam a mobilizar as toxinas do organismo para serem depois eliminadas.

Além disso o óleo é uma combinação próxima à camada externa da pele e complementa a oleosidade natural. Ajuda a extrair impurezas e equilibra a hidratação da pele - mesmo a pele muito oleosa pode voltar ao equilíbrio usando óleo. Pele bonita, equilibrada e hidratada se alcança com o uso de óleos!


O uso dos óleos na pele, além de proporcionar excelente nutrição, oferecem um auto cuidado amoroso. Já falamos como é importante o cultivo de práticas de autocuidado para a manutenção da saúde mental, e, então, do corpo como um todo. Essa é mais uma que apresentamos para você experienciar em sua rotina. Um momento com você e você mesmo, se sentindo e se percebendo. Um prazer afetivo que você pode proporcionar, reconhendo onde em seu corpo se encontram tensões, bloqueios. A auto oleação nutre o corpo como um todo, nossa mente, nossas emoções e nosso físico. Em tempos de pandemia, é uma ótima técnica para a gente se manter saudável. Você pode estar aderindo ela da melhor forma para você.



COMO PREPARAR


No Ayurveda amornar esse óleo é uma ótima dica, trazendo o óleo com uma temperatura confortável que vai escorrendo pela nossa pele. Caso isso for ser mais um processo que vai dificultar você achar um tempo para realizar essa ténica, na temperatura ambiente também é bem interessante. A proposta é cobrir seu corpo de óleo, usando em torno de 2 colheres de sopa (até 30ml) de óleo para o corpo inteiro. Passando em cada pedacinho de pele, cada extensão do seu ser. Algumas pessoas toleram a sensação de óleo no corpo e podem até ficar com ele na pele. Sendo indicado que façam isso à noite, lembrando que podemos ficar com resíduos desse óleo em suas roupas, roupa de cama... Outras pessoas consideram a sensação desagradável, por isso indicamos o processo a ser feito antes do banho. Podemos então ficar em torno de 10 minutos com o óleo sobre o corpo, proporcionando tempo para as células metabolizarem e usufruírem dos beneficios do óleo vegetal e então pode-se tomar um banho normalmente.


Você também pode usar óleos essenciais para perfumar e potencializar os efeitos desejados, tanto os físicos quanto os mentais, criando sua própria alquimia.


Pra peles secas e normais
  • óleo de gergelim

  • óleo de coco

  • óleo de girassol

  • óleo de abacate

  • óleo de amêndoas

  • óleo de gérmen de trigo

Para peles normais a oleosas
  • óleo de coco

  • óleo de semente de uva

  • óleo de rosa mosqueta

  • óleo de abacate



ÓLEO DE CÔCO


Já falamos muito dos beneficios do óleo de coco por aqui, sendo um aliado na cozinha e na cosmética também. A planta apresenta sabor doce e propriedades refrescantes, por isto está indicada nas pessoas com Pitta (fogo) aumentado no corpo. Na Índia, este óleo é comumente utilizado nas queimaduras, eczemas e micoses pela sua propriedade anti-séptica. É muito utilizado pelas mulheres no Oriente, pois deixa os cabelos saudáveis e bonitos.


A massagem com óleo de côco refresca o calor corporal e auxilia o corpo a absorver mais Prana (energia) do ar. Na Índia, o côco é considerado uma fruta sagrada com muitas propriedades medicinais.



ÓLEO DE GIRASSOL


O óleo de girassol prensado a frio é rico em vitamina E, diferentemente dos produtos refinados usualmente encontrados nos supermercados. Auxilia na redução do mau colesterol (LDL) e na prevenção de doenças cardíacas. Quando aplicado sobre a pele, possui propriedades cicatrizantes e regeneradoras, eficiente em lesões, escaras e ulcerações. Excelente hidratante e carreador, quando usado como base de óleos de massagem.É um óleo adocicado e refrescando, sendo muito utilizado como óleo base para os tipos Pitta. Também pode ser utilizado para Vata e Kapha.



ÓLEO DE AMÊNDOAS-DOCE


É um excelente óleo para massagem, sendo muito usado na Índia nas crianças e idosos. Possui propriedades mornantes e sabor doce; é indicado para pessoas que tem Kapha aumentado no corpo. Quando utilizado na massagem, é ótimo para os músculos, aumenta a vitalidade, sendo indicado para inchaços e securas da pele.No Oriente também é indicado para melhorar a saúde dos cabelos e do sistema nervoso.



ÓLEO DE ABACATE


O óleo de abacate é altamente benéfico para a saúde. Excelente suplemento alimentar, rico e fitoesteróis, substências que contribuem para a prevenção de diversas doenças, ajundando a equilibrar o sistema hormonal da mulher no alívio dos sintomas da TPM e da menopausa.Rico em vitaminas A e E, pode ser empregado como substituto do azeite de oliva na cozinha, no uso em saladas e massas. Também pode ser utilizado em cosméticos, óleos de massagem ou diretamente sobre a pele, para previnir acne, hidratar, além de ter propriedades de proteção solar e melhorar a produção de colágeno.É um óleo adocicado e amornante, sendo bom para equilibrar os tipos Vata e Kapha.



ÓLEO DE RÍCINO (mamona)


Possui sabor doce, amargo e adstringente e propriedade quente. Está indicado para pessoas com Vata umentado, pois alivia a secura da pele. O óleo de rícino possui propriedades curativas e nutridoras e um efeito alcalino no corpo. Para uso oral, está indicado para constipação, gases, cólicas e úlceras. Também auxilia na eliminação de toxinas acumuladas devido a problemas digestivos e atua como afrodisíaco, quando misturado ao leite, aumentando a longevidade.



ÓLEO DE LINHAÇA


Atua para o equilíbrio de Vata e Kapha e apresenta ômega-3 e nutrientes como lignana, que atua na amenização dos sintomas da tensão pré-menstrual e menopausa. Extraido da sementes de linhaça, tem potencial antioxidante, ajudando a diminuir processos inflamatórios no corpo e prevenindo o envelhecimento da pele. Além disso, estimula o sistema imunológico, reforçando as defesas do corpo. Pela composição similar, é um excelente substituto para óleo de Rosa Mosqueta, devido as suas propriedades regeneradores e cicatrizantes da pele. Pode ser usado para hidratação, em problemas de pele como eczema e dermatites. Nos cabelos, fornece hidrataçao e nutrição da fibra capilar, diminui o frizz, melhora a maleabilidade, evitando a quebra do frio. Deixa os cabelos macios e brilhantes.



ÓLEO DE SEMENTE DE UVA


O óleo extraído da semente de uva possui um elevado teor de tocoferol e ácido linoleico, que são responsáveis pelas suas diversas aplicações. O tocoferol, mais conhecido como vitamina E, é um super antioxidante que ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo, revitalizando-o. O ácido linoleico ou ômega 6 é um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias, muito importante na cicatrização de feridas.


Saiba mais aqui.



ÓLEO DE CHIA


A chia provem etimologicamente da língua Nahuatl, falada na America Central. Chia deriva de chian, que deriva do Maya chiháan que significa “fortalecido”. É uma semente antiga muito utilizada pelas maias e astecas como alimento para aumentar a resistencia física. O oleo de chia é uma experiência única em termos de textura e emoliencia. Pode ser usado na hidratação diurna e noturna, dando vida a pele seca ou com aparência cansada. Possui agentes antioxidantes que atuam na manutenção e prevenção do envelhecimento precoce da pele. Coadjuante nos cuidados para atenuar manchas de pele, celulite e alergias.



ÓLEO DE ROSA MOSQUETA


O óleo de rosa mosqueta é um produto muito utilizado na indústria cosmética, assim como o chá da casca da planta. Ele possui diversas propriedades benéficas à saúde, como poder de tratar feridas e amenizar rugas. O óleo de rosa mosqueta possui um excelente poder de hidratação para a pele ressecada, recuperando a textura natural e proporcionando brilho e elasticidade ao rosto. O poder de hidratação do óleo de rosa mosqueta também serve para hidratar cabelos secos e danificados.



Bom proveito!


A sua saúde em boas mãos.



Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page