top of page

Dica Saudável | Clorella


Você conhece a Chlorella?


Trata-se de uma alga unicelular microscópica de água doce, que constitui uma das mais antigas formas de vida e que possui uma grande habilidade de realizar fotossíntese. Seu nome refere-se ao alto conteúdo de clorofila que possui, sendo a espécie com maior quantidade desta substância conhecida atualmente.


A Chrorella ou ou Chlorella pyrenoidosa possui forma esférica, cerca de 0-10 μm de diâmetro, sem flagelo. De elevado valor nutritivo, pode ser usada para estimular o sistema imune, emagrecer, sendo indica também para combater problemas gastrointestinais e doenças degenerativas. O nome Chlorella provém do grega chloros: verde; e do sufixo diminutivo latino ella: "pequeno".


Descoberta pelos japoneses, tradicionais consumidores de algas que apreciam e a utilizam normalmente como alimento, esta alga ficou conhecida entre os orientais por promover uma sensação de bem estar após curto período de uso. A chlorella, durante seu crescimento, consegue acumular uma enorme quantidade de clorofila e de nutrientes essenciais ao bom desempenho das funções biológicas do organismo. Em sua composição básica, esta alga apresenta aproximadamente 60% de proteínas, superando proporcionalmente a carne bovina, o peixe e a soja. Além disso, a chlorella Chlorella pyrenoidosa possui 8 aminoácidos essenciais (isoleucina, lisina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano, valina, histidina) e uma variedade de vitaminas e minerais. Sabe-se também, que a chlorella possui uma substância denominada de CGF (Chlorella Growth Factor), que possui na sua composição os ácidos nucléicos (DNA e RNA). Em consequência da sua fácil digestibilidade, conseguida através de exclusivo sistema de desintegração da parede celular, seu valioso conteúdo é amplamente absorvido, auxiliando na manutenção de um funcionamento saudável do organismo.


Michael Rosenbaum, MD, MSC, notável medico especializado em medicina nutricional, escrevendo para o M.D.’s Nutritional Bulletin, na primavera de 2001, diz que a chlorella é “de longe o melhor e mais poderoso dos nutracêuticos , alimentos funcionais que provêm ao corpo com a nutrição adequada para nutrir a si próprio. Não há nada melhor para lhe ajudar a se sentir da maneira como você sempre quis!”



O que a Chlorella faz por nós?


  • Elimina de nossos tecidos os produtos tóxicos incluindo o mercúrio e outros metais pesados;

  • Diminui os triglicerídeos e os níveis maus de colesterol LDL enquanto aumenta os níveis de bom colesterol HDL;

  • Reduz a alta pressão sanguínea;

  • Aumenta o eliminador natural de imunidade nas células(NK);

  • Auxilia no tratamento da quimioterapia, no controle da leucopenia (diminuição de leucócitos no sangue) causada pela mesma;

  • Protege o DNA celular contra os danos da radiação;

  • Alivia as condições de artrites ou os ataques de dor por gota;

  • Equilibra os níveis de açúcar reduzindo/aumentando nos diabéticos e hipoglucémicos;

  • Restaura e previne úlceras e outros danos gástricos;

  • Reduz a severidade de todas as reações alérgicas e da asma;

  • Reduz o decline da cognição mental na doença do Alzheimer;

  • Acelera a cicatrização e a reparação dos tecidos.


Propriedades Nutricionais


>> Clorofila


Como as folhas das árvores, estas microalgas obtém sua coloração esverdeada da clorofila. De acordo com Alan Keith Tillotson, em seu livro “One Earth Herbal Sourcebook,” os elevados níveis de clorofila nestas microalgas podem explicar sua habilidade em interromper as colônias cancerígenas de se formarem. Como Tillotson escreve: “Alimentos e ervas que contém elevado nível de clorofila mostram evidência farmacológica de prevenção do câncer, talvez porque estes pigmentos dos vegetais (e algas) verdes fazem ligação com os químicos causadores de câncer, assim estimulando sua excreção”. Se as células cancerígenas, que ocorrem naturalmente no organismo puderem ser interrompidas antes que estas possam se desenvolver em colônias, então dificilmente será possível desenvolver qualquer câncer sintomático.


A clorofila é uma molécula faxineira. Ela gruda em toxinas dos mais variados tipos, limpa o fígado, oxigena o sangue e ajuda a transformar o organismo em um local realmente desagradável para patogênicos de qualquer tipo, como vírus, bactérias, parasitas e fungos.


A clorofila também tem sido estudada por seu potencial em estimular o crescimento de tecido, e em estimular a produção de glóbulos vermelhos no sangue. Realmente impressionante é a similaridade entre a clorofila e o pigmento vermelho do sangue. De fato, a hemoglobina e a clorofila compartilham uma mesma estrutura molecular chamada “anel porfirínico”. O sangue verde do vegetal nutre o sangue vermelho dos animais. Uma boa indicação de que os alimentos esverdeados deveriam fazer parte da dieta de todo o ser humano. E em abundância.


É interessante o conhecimento de que a Chlorella, em particular, apresenta 70% de sua composição da mais pura clorofila, o que faz dela a maior fonte de clorofila em nosso planeta. Se a clorofila é a luz do sol capturada pela planta através da fotossíntese, eis aqui uma maneira eficaz de levar o seu brilho para o interior dos órgãos do corpo. É um alimento solar que nutre nosso corpo e nossa alma.



>> Proteínas

A grande concentração de proteínas de excelente qualidade na Chlorella traz uma série de benefícios à saúde.Em especial o aminoácido essencial chamado triptofano, precursor da serotonina — conhecida por ser o hormônio da felicidade por sua ação no desenvolvimento físico e mental que gera uma sensação de bem-estar.



>> Fibras

A Chlorella é apresenta fibras na sua composição, que além de beneficiarem o funcionamento intestinal, agem absorvendo as toxinas eliminando-as nas fezes.Outra função seria de promover o crescimento de bactérias benéficas do intestino, como o lactobacillus.



>> Sais minerais

Cerca de 10% da Chlorella é composta por sais minerais, essenciais à saúde, como potássio, magnésio, cálcio, ferro, zinco, selênio, fósforo, importantes para as ações metabólicas do organismo.



>> Antioxidantes