top of page

Dica Saudável | Coletor Menstrual


Coletor menstrual: uma opção mais limpa, segura e sustentável



Um convite para pessoas menstruantes se conectarem com seu sangue de maneira saudável, sustentável, econômica e segura. Livre de vazamentos e odores, fácil de usar e lavar. Uma alternativa sustentável e econômica, os coletores menstruais são aliados para um ciclo menstrual lixo zero. Chamados também de copinhos, são saudáveis e seguros, sendo fáceis de usar e lavar.


O conceito lixo zero nos convida a refletir sobre nossos estilos de vida e práticas, com uma meta ética, econômica, eficiente e visionaria para emular ciclos naturais sustentáveis, onde cada material descartado seja projetado para tornar-se recurso para outros usos.

(foto UDESC)


Um princípio muito importante está na reutilização, honrando ao máximo essas matérias primas e descartando os ditos “descartáveis” de nossas vidas. Uma frase inspiradora desse movimento é: “Todo lixo é um erro de Design”(autor desconhecido).



Problemática dos absorventes descartáveis


Absorventes convencionais contém o equivalente a 4 sacolas plásticas. Bastante, não é mesmo? Sabemos que esse material contém químicos plásticos como BPA e BPS que podem influenciar o desenvolvimento embrionário e são relacionados à doenças do coração e câncer. Em geral, são compostos por celulose, polietileno, propileno, adesivos termoplásticos, papel, algodão, rayon (seda artificial), poliéster, polietileno, polipropileno e fibras. Além disso, plásticos não são respiráveis e deixam a área vaginal quente e úmida, promovendo fungos e bactérias. Alguns problemas, como alergias e infecções, podem estar relacionados ao uso de absorventes convencionais, principalmente em mulheres que têm a pele e a mucosa mais sensíveis às fragrâncias, corantes e materiais sintéticos, que estão na composição de alguns desses produtos.


Além das substâncias nocivas que esse produto possui, outro agravante de seu uso é ser descartável e gerar uma quantidade imensa de rejeito. Estima-se que o corpo uterino faz uso de cerca de dez absorventes descartáveis em cada ciclo menstrual, e de 10 mil a 15 mil da puberdade até a menopausa, em média 43 anos de vida fértil. Isso representa mais de 150kg de lixo que vão parar em lixões, aterros ou na natureza, POR PESSOA. Além disso, uma única unidade do absorvente descartável demora mais de 100 ANOS para se decompor na natureza. Ou seja, o absorvente descartável que você usa hoje ainda existirá pelas próximas gerações.

Como no Brasil não existe reciclagem para esse tipo de resíduo, esses absorventes são considerados rejeitos e acabam indo parar em lixões e aterros sanitários, causando um problema ambiental.



Ciclo Menstrual


Até hoje falar sobre menstruação é um tabu para muitas pessoas. Esse sangue de vida que escorre pelo útero, sinalizando o início de um novo ciclo. Que linda essa dança de hormônios que nos lembra aos poucos como nossa natureza é cíclica também. Muitas vezes somos ensinadas a esconder esse período, como se fosse algo “feio” ou “sujo”. Afinal, ninguém pode saber que você está menstruada, não é mesmo? Propaganda de absorventes descartáveis das mais diversas acabam até por descaracterizar a cor do sangue vermelho vivo, para um azul, nos desconectando da potencia que isso pode nos fornecer. É um momento de limpeza do nosso organismo, onde toda a camada do endométrio que foi se nutrindo ao longo do ciclo anterior começa a se desprender quando não ocorre a fecundação do ovulo. Esse sangue nos conta muito sobre nós também, nossos hábitos alimentares, nossa saúde física e emocional.


Como assim? Vamos entender um pouco melhor o que é o ciclo menstrual?


As mulheres ficam férteis durante um curto período do mês, por um determinado período de suas vidas (desde a menarca, a primeira menstruação, ate a menopausa, a ultima menstruação). Quando uma menina nasce, ela já tem dentro de si todos os ovócitos que vão se tornar seus óvulos a medida que ela amadurecer e começar a desenvolver as glândulas e os hormônios que regem o ciclo menstrual. Os homens, por sua vez, produzem duzentos milhões de espermatozoides diariamente e estão férteis em qualquer dia do mês e durante a maior parte de suas vidas. A partir da puberdade, as meninas e mulheres liberam um (raramente dois) óvulos por mês.


Os processos que ocorrem em nosso ciclo menstrual são uma linda dança regida pela sincronicidade dos hormônios. O ovulo que amadurece dentro dos ovários é liberado para as trompas, onde aguarda a fecundação. Uma sabedoria instintiva do corpo, que se repete em ciclos. Caso ele não for fecundado, o ovulo é liberado junto com o endométrio, esse tecido que reveste o útero. Caso for fecundado, ele irá se locomover ao útero e se prender nesse tecido, onde ira se desenvolver dando inicio a uma gestação. O sangue que observarmos ao menstruar é esse tecido fértil que receberia e geraria uma vida, é um sangue de vida que quando não ocorre a fecundação é liberado pelo organismo. Ele não é fedido ou sujo, mas um processo natural do nosso corpo.


E um processo difícil de se esconder, essa dança de hormônios dentro de nós também vai influenciar muito em nosso comportamento. Do ponto de vista biológico, o ciclo menstrual é dividido em dois momentos: fase folicular e fase lútea. A menstruacao da inicio a fase folicular; já a ovulação da inicio a fase lútea. O tempo de duração do ciclo menstrual varia de mulher para mulher e mesmo de ciclo para ciclo, e conhecer tais padrões nos ajuda a entender o nosso próprio corpo.


Fase folicular: Começa no primeiro dia de sangramento e tem duração de, em média, 14 dias (aproximação), até a ovulação. É caracterizada por uma fase com contrações uterinas que expulsam o endométrio gerando a menstruação. Após esse período, com endométrio bem fino, ele recomeça a sua formação. Os hormônios que regem a fase folicular são FSH e LH liberados pela hipófise(que estimula a liberação do óvulo); e baixos níveis de progesterona e estrógeno no inicio, mais para o final começa a aumentar os níveis de estrógeno até a ovulação. Em aspectos físicos, esses hormônios podem nos deixar com a pele mais lisa, aumento da libido, aumento de disposição e a resposta sensorial mais rápida e atenta.


Fase lútea: período demarcado pela ovulação e a menstruação, em geral de 12-16 dias. No corpo, o endométrio segue crescendo a espera de um ovulo fecundado. Logo após a ovulação, temos que os picos de LH e FSH baixam rapidamente, aliado ao estrógeno. Após liberar o ovulo, o folículo vazio, ainda no ovário, se torna o corpo luteo. Este corpo é responsável pela produção de progesterona, inspiração para esse segundo momento do ciclo, a fase lútea. Em aspectos físicos, podemos sentir maior cansaço, inchaço, aumento do apetite, acne e diminuição da libido.


A menstruação é então uma parte que marca esse ciclo menstrual caracterizada pelo desprendimento do endométrio com o óvulo não fecundado. Essa eliminação não pode ser controlada e, por isso, foi necessário criar métodos para armazenar o sangue menstrual, de modo que ele não manche roupas ou gere desconforto. O mais popular desses métodos é o absorvente externo descartável, que chegou ao Brasil em 1930 e dominou o mercado de absorventes por décadas. Esses absorventes conquistaram a preferência feminina pela praticidade e a eficácia em reter o sangue menstrual. O problema é que seus impactos ambientais são altos.


Muitas outras são as características desse ciclo menstrual que é complexo e maravilhoso. Aprofundarmos mais nisso de forma clara e consciente é um caminho para libertação dos tabus impostos a esses corpos e uma oportunidade de autoconhecimento. Pela Ginecologia Natural, temos a leitura desse ciclo através de 4 fases, onde podemos relacionar elas com as fases lunares. A Ginecologia natural é um movimento que tem como base técnicas e ensinamentos ancestrais ligados à conexão com o próprio organismo e, também, com a natureza. É uma alternativa a propostas convencionais que visam promover saúde ao nosso organismo e a natureza, aliado a um caminho para o processo de autoconhecimento e emancipação do corpo feminino. O autoconhecimento é entre você e o seu corpo, porém, contar com a ajuda de um profissional para trilhar esse caminho é sempre importante.


Muito ligada ao ecofeminismo, a ginecologia natural também propõe o uso de produtos íntimos eco-friendly, como os coletores menstruais, por exemplo, para reduzir os descartes e o impacto negativo no meio ambiente, além de serem mais gentis com nosso corpo, minimizando alergias, odores, irritações ou outras reações adversas.


Fica nosso convite também os seguintes livros se desejar saber mais:


· Ginecologia natural de Pabla Pérez.

· A menina que virou lua, por Morena Cardoso.



Coletor menstrual? Me explica!



O coletor menstrual ou copo menstrual é um absorvente interno reutilizável. Ele tem um formato de copinho, com uma espécie de aba para puxá-lo, parecida com a do absorvente interno comum. Ele é feito de silicone hipoalergênico, mas isso pode variar de acordo com cada marca. Além disso, o coletor não possui nenhum tipo de substância química em sua composição.


3 motivos para você abandonar os absorventes descartáveis de vez e aderir ao coletor menstrual:


· Ele é um produto ecológico por ser reutilizável, não produzindo o mesmo lixo que os absorventes descartáveis;

· Ele é econômico: bom para o seu bolso e para o meio ambiente!A longo prazo, é mais barato, pois podem durar até 5 anos;

· É limpo, porque o sangue não entra em contato com o ar, então não produz bactérias e mau cheiro. Feito com silicone hipoalergênico



Mas se o copo é reutilizável, ele não é sujo?


A questão principal a ser entendida pelas mulheres que usam ou pretendem usar o coletor é que o sangue da menstruação não é sujo. A menstruação é totalmente limpa, então não há problema nenhum em utilizar o copinho por várias horas seguidas. É preciso compreender que a menstruação faz parte do nosso corpo e não deve ser escondida ou negada. É um processo para a gente descontruir que é algo sujo e feio, mas natural a corpos uterinos. Faz parte da dinâmica dessas pessoas e deve ser honrado e respeitado!


A higienização do copinho deve ser feita com água fervente, sabão neutro e, em alguns casos, com bicarbonato de sódio, mas essa questão também varia de acordo com cada marca. Isso tudo sempre respeitando o horário limite que você pode ficar com o coletor dentro do corpo, que, normalmente, é de 12 horas.


Na Boaformula você encontro o Copo Esterilizador para o seu copinho!


O Copo Esterilizador serve para facilitar a esterilização e higiene obrigatória do seu coletor menstrual de maneira fácil e rápida. Além de ser utilizado como esterilizador, poderá ser usado como porta coletor para transporte. Ele não só tem um design inovador, bonito e moderno, mas também você poderá levar o seu coletor na sua bolsa ou mala com total segurança! Ele combina perfeitamente com a correria do seu dia a dia.


O esterilizador é um recipiente produzido em PP (Polipropileno) especial para microondas, seguro e BPA Free. Uma maneira prática e eficiente de esterilizar o seu coletor. Além de não conter perfume, não foi testado em animais e seus pigmentos são naturais.


Como usar?


Coloque o seu coletor dentro do copo esterilizador com a borda virada para cima. Aí é só encher de água até a marcação interna e levar ao micro-ondas por 5 minutos.Esse é um tempo seguro para garantir a fervura da água independente da potência do seu aparelho Lembre-se de não fechar completamente a tampa, ela fica apenas apoiada em cima, ok?

Agora é só retirar o seu coletor do micro-ondas com cuidado, pois a água ainda estará bem quente, viu! Aí é só esperar esfriar ou se estiver com pressa é só enxaguar com água corrente e deixar secar.


Medidas e validade: Largura: 67mm, altura: 118mm, espessura: 3mm, diâmetro: 60mm. Pode ser usado para coletores de outras marcas. Sua validade é indeterminada!




*foto ilustrativaFleurity.



Quando devo esterilizar o meu coletor menstrual?


Durante o ciclo você precisa lavá-lo somente com água corrente ou, se preferir, também pode lavá-lo com água e sabão neutro. Você deve ferver o seu coletor antes do primeiro uso e ao final de cada ciclo menstrual. Isso vai garantir que ele fique livre de micro-organismos que possam ser prejudiciais à sua saúde.


Depois de esterilizar o seu coletor, deixe-o secar naturalmente e pronto!



E o cheiro não é ruim?


Ao contrário dos absorventes comuns descartáveis, o coletor menstrual não deixa aquele odor característico da menstruação, porque o sangue não entra em contato com o ar – é esse contato que causa a proliferação de bactérias, resultando no mau cheiro.



Agora que já sabemos que o copinho é saudável, econômico, seguro, ecológico e um monte de maravilhas, afinal, como se usa?



Os coletores são uma espécie de copo menstrual, e é utilizado como uma alternativa para quem não desejar mais usar absorventes comuns. Ele é adaptável ao canal vaginal e é indicado para as mulheres a partir da primeira menstruação. Feito de silicone medicinal, ele é dobrado e inserido no canal vaginal para coletar o sangue menstrual.


Com ele você poderá ficar protegida por, até, 12hs sem precisar trocá-lo. Uma ótima opção para quem quer se conectar com o seu corpo, entender mais sobre o seu fluxo, sentir-se mais livre e confortável durante o ciclo menstrual.



Antes do primeiro uso, lave seu coletor com água morna e ferva-o por 10 minutos. Nos demais ciclos você pode fervê-lo por apenas 5 minutos.


Antes de inserir, a higienização dele e das nossas mãos são importantes. Procure relaxar e achar uma posição que seja confortável para você. Tenha paciência consigo no processo, o seu período de adaptação pode levar alguns ciclos menstruais para pegar o jeito como pode ser imediato, é muito individual e está tudo bem!


Primeiro, para colocá-lo de forma que não lhe machuque, sente-se no vaso com as pernas abertas quem sabe e pratique algumas dobras para escolher a a de sua preferência. As principais formas de dobrar o seu coletor são as seguintes:



Ele irá se posicionar no inicio do canal vaginal. Com ele dobrado, insira ele suavemente, sem ir muito fundo, deixando a pontinha para fora. Solte a dobra aos poucos. Passe o dedo ao redor do coletor para confirmar que ele encontra-se devidamente aberto. Caso não esteja, segure a base do seu copinho e gire-o até que se abra completamente. Simples, não é mesmo? E isso você ira aprimorando com a prática, encontrando a melhor dobra que funciona para você. Importante sempre atentar ao período máximo de 12 horas com o coletor menstrual!


O coletor é um ótimo companheiro, pois facilita muito o seu dia a dia. Com ele é possível realizar todos os tipos de atividades sem preocupações, assim como, ir à praia, piscina, praticar esportes, usar roupas claras e, até mesmo, dormir sem calcinha.

Trazemos aqui essas informações com o intento de ressignificar a forma que consumimos e suprimos as nossas necessidades, sendo curiosos do que está além do produto final.


Para quem gosta e se adapta, o coletor é uma excelente escolha de consumo sustentável, porque reduz significativamente a geração de resíduos. Repensar nossos hábitos pode ser o primeiro passo para adotar uma postura ecologicamente responsável, com respeito ao planeta e à natureza.Acreditamos que além da necessidade de reduzir os impactos ambientais que causamos com os descartáveis, o copinho é uma ferramenta de autoconhecimento e conexão com o ciclo menstrual.



Dicas para fornecer acolhimento ao nosso corpo&templo no período menstrual


  • Almofada Térmica

Você sabia que na boaformula você encontra também bolsas térmicas de ervas?


A Almofada Terapêutica é um produto inovador pois promove o bem-estar e relaxamento mais prático e eficiente, se adaptando a todas as regiões do corpo. O uso pode ser quente (colocando-a no micro-ondas) ou resfriadas (colocando-as no freezer/congelador) de acordo com a dor ou desconforto. Ela é multifuncional, podendo ser utilizada para aliviar cólicas e promover um momento de relaxamento.


Porque ela é tão efetiva:


Ela é COMPOSTA pelas Ervas Medicinais. Cada bolsinha é composta por uma sinergia de ervas com propósitos diferentes que podem promover alívio das dores musculares, tensões, contusões, inflamações, articulações e também os sintomas das cólicas menstruais e intestinais.


Composição: Mix de Ervas e Grãos

Modo de Uso: Quente ou Frio

Durabilidade: Dois anos

Venha visitar nossa loja e conhecer os diversos modelos da Feito Ervas que trabalhamos.

Conheça mais sobre as almofadas terapêuticas aqui.


  • Óleo de prímula

O óleo de prímula é uma dica de um produto natural, uma planta, em cápsula, que tem comprovado seus inúmeros benefícios para a saúde, amplamente recomendada por nutricionistas e ginecologistas.


Prímula é o nome da planta da espécie Oenotherabiennis. Nativa da América do Norte, que atinge em torno de 1 metro de altura e produz flores amarelas. Também conhecida como "eveningprimrose" porque suas flores se abrem ao entardecer. O óleo de prímula é obtido das sementes dessa planta e muito rico em um tipo de ácido graxo essencial da família do Ômega-6 denominado ácido gama-linoleico, reconhecidamente benéfico para a saúde. Os ácidos graxos são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e nosso corpo não pode produzi-los, portanto, necessitamos ingeri-los em nossa dieta.


Óleo de prímula x Tensão Pré Menstrual (TPM)


As mulheres têm várias fases na vida, e nesse momento vamos falar sobre dois importantes (e que podem gerar incomodos) períodos fisiológicos: a Menopausa e a Tensão Pré-Menstrual (TPM). Nessa Dica Saudável você irá conhecer um ótimo aliado para amenizar desconfortos que podemos sentir nessas fases.

Aquela menina que cresceu começou a menstruar e, além do líquido que sai do seu corpo mensalmente, vem algo profundamente irritante a elas, a TPM. Essa fase é caracterizada por um conjunto de sintomas que dura alguns dias antes da eclosão da menstruação ou, em alguns casos, a TPM ocorre até mesmo durante a menstruação.

Os inúmeros sintomas que uma mulher pode ter tanto na fase pré menstrual se apresentam de várias formas e podem ser particulares para cada mulher, afinal somos únicas. Mas em geral podemos citar mudanças bruscas de humor (passando por: carência absurda, mal humor mortal, depressão profunda, instinto assassino, irritabilidade sem noção), insônia ou sono demais, manifestações congestivas como seios duros e doloridos, constipação intestinal, retenção de líquidos, aumento de peso, barriga inchada, tudo inchado, dores de cabeça, náuseas, aumento da secreção vaginal, acne, além de em alguns casos: cistite, candidíase, herpes, dores lombares, e mais vários outros que diferentes mulheres apresentam. ⠀

O que gera fisiologicamente esses sintomas?

O conjunto de sintomas chamado Tensão Pré Menstrual é apenas resultado de uma hipersensibilidade aos hormônios sexuais, que tanto na fase que antecede a menstruação quanto na fase ovulatória encontram-se muito elevados. Ocorre então uma hiperestrogenemia, e uma hipótese muito aceita entre os cientistas é a deficiência de progesterona na segunda fase do ciclo. Por isso algumas mulheres sentiriam esses sintomas mais do que outras. ⠀ Essa fase é apenas mais uma de nossas fases naturais e recebe certos preconceitos por parte da sociedade que passou a tratá-la como sinônima de desequilíbrio e fragilidade das mulheres, chegando a ser usada de forma pejorativa para se referir às mulheres como histéricas e diminuírem a relevância de suas falas ( “ah , ela deve estar de TPM” quem nunca ouviu essa frase,não é mesmo mulheres?)


Compreender e acolher com sensibilidade a importância de cada fase do nosso ciclo menstrual é sábio, belo e emponderador. É reconhecer a beleza mesmo em momentos de desconfortos, pois é nosso corpo conversando com a gente e mostrando sinais para que possamos aprender e evoluir. Mas isso não significa que tenhamos que sofrer mensalmente por isso. ⠀Vamos ouvir o que nosso corpo tem a nos dizer, mas vamos também CUIDAR disso, cuidar de nós. Muitas vezes só precisamos parar um pouquinho na correria da vida, e olhando para a questão de forma amorosa começamos a saná-la.⠀


Relaxar, meditar, respirar, conversar consigo, tomar um chá calmamente, caminhar na natureza, escrever, ficar em silêncio, chorar. Recomendo (sempre) uma mudança na alimentação, especialmente reduzindo o sal, minimizando dessa forma a retenção líquida que é a causa de boa parte dos sintomas. E para ajudar ainda mais nessa fase, recomendamos o consumo do óleo de Primula. O óleo de prímula é rico em ácido linolênico, um precursor de prostaglandinas da série 1, substâncias de efeito antiinflamatório e também necessárias na formação de substâncias que regulam os hormônios femininos. Desta maneira, atenua os sintomas de TPM, incluindo alterações de humor,inchaço e dor nas mamas, controle de cólicas e irritação no cólon.


Veja mais aqui.


  • Sinergia da mulher – TerraFlor

Os óleos essenciais são recursos naturais que fornecem diversos benefícios a nossa saúde. Esse blend foi feito especialmente com óleos essenciais estudados para promover conforto a mulher em todas as fases da vida. Seu aroma equilibra as oscilações hormonais femininas apaziguando as emoções. Atua sobre a TPM, retenção de líquidos, cólicas e calores. Aporta equilíbrio mental e emocional. Uma sinergia muito especial que traz conforto e a leveza merecida à todas as fases da vida da mulher.

*Desaconselhável o uso durante a gestação


Esperamos que gostem dessas dicas saudáveis que preparamos para vocês! Fica o convite de visitar a nossa loja e conhecerem esses produtos de perto.


A sua saúde em boas mãos.

コメント


bottom of page