• Articulista Natália F. Jonas

Dica Saudável | Cuidados com a pele no verão


Cuidados com a pele no verão



Na terça-feira, dia 21 de dezembro de 2021, tivemos o solstício de verão demarcando o final de nossa primavera e o início da estação mais quente do ano, o verão. O Solstício é considerado o auge do verão, o momento em que o Sol, durante seu movimento na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador. É quando o hemisfério está inclinado cerca de 23º na direção do Sol, fazendo com que receba mais raios solares. Por conta disso, este dia é mais longo que a noite. Ao longo de todo verão, observamos esse fenômeno que influencia trazendo dias mais extensos ao longo dessa estação, e as noites mais curtas.


Nessa época, podem ser observadas mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão ou convectivas. Apesar de serem rápidas, costumam ser intensas e acontecem, normalmente, no fim da tarde, quando os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos. Devido a maiores temperaturas, observa-se maior evaporação de água o que gera aumento da umidade relativa de ar e maior incidência pluviométrica em algumas regiões. (Geografa Rafaela Sousa)


É muito interessante perceber como o meio externo influencia também nos cuidados que iremos ter com a nossa pele, esse maior órgão do corpo que é um manto que conecta o interno com o externo, nos protege e cuidando. Observando a natureza e seu comportamento, podemos nos inspirar e entender com mais clareza as necessidades do nosso corpo também. A pele é um organismo vivo, ela não é algo fixo, mas flexível, que varia diante de fatores internos (alimentação ou emoções por exemplo) e fatores externos (vento ou sol por exemplo).


Nessa Dica Saudável queremos trazer algumas dicas para cultivar o cuidado com o corpo no verão, essa estação repleta de vida, força e potência para podermos seguir com muita saúde! Sua pele merece atenção e cuidados durante os 365 dias do ano. Mas no verão é preciso atenção redobrada! Nessa estação, junto com o calor, aumenta a exposição solar, onde muitos aproveitam para desfrutar de uma praia ou refrescar o corpo na piscina. Mas cuidado, o sol, cloro, areia e mar podem deixar a pele ressecada, áspera e sem viço.



Exposição ao sol


O primeiro ponto que é importante da gente mencionar é relacionado com a exposição solar. As maiores temperaturas dessa estação, são devido a posição do Sol em relação a Terra, possibilitando maiores incidência da radiação solar. Há regiões em que os termômetros marcam mais de 40 °C.


A exposição solar é muito importante para a saúde do corpo, inclusive se falamos de humor e sono!


Estamos sempre falando sobre os danos que uma exposição solar prolongada pode trazer para a nossa pele e nossa saúde como um todo, né? Só que essa exposição não traz apenas malefícios, tampouco o sol precisa ser visto como um vilão. Uma frase que podemos nos inspirar e levar como reflexão é do médico-físico Paracelso: A diferença entre o remédio e o veneno, está na dose. Com o sol também, o excesso pode gerar queimaduras e mal estar, por exemplo, como também a falta da exposição solar por um tempo prolongado pode colaborar para os desequilíbrios na saúde do corpo e mente, sendo muitos problemas relacionados a falta de vitamina D no corpo.


A radiação solar é essencial para a vida no planeta.


“A maior parte da vitamina D é produzida pela pele, sendo mais de 90% pela exposição solar habitual, importante para sintetizar essa vitamina. Ela é um nutriente com função de hormônio e pode ajudar a melhorar o sistema imunológico”, explica Maria Zanella, professora e coordenadora do Curso de Medicina da Escola de Medicina da PUCRS.



A importância da Vitamina D na saúde do corpo


A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, naturalmente presente em alguns alimentos, adicionada em outros, e também está disponível como suplemento. Ela é produzida endogenamente quando os raios ultravioletas atingem a pele e ativam sua síntese. Entre as fontes alimentares que contém a vitamina D está o leite (enriquecido), peixe, ovos e cogumelos, sendo estes a única fonte vegetal da vitamina.


A Vitamina D tem funções regulatórias vitais, participando decisivamente do funcionamento de vários órgãos e sistemas. Por isso, alguns cientistas e estudiosos sugerem que a vitamina D seja considerada um “hormônio”. Afinal, ela controla diversos genes, inclusive células do sistema cardiovascular.


Veja mais em sobre a importância da Vitamina D aqui.


Uma forma muito eficiente de produzir a quantidade necessária desta vitamina é pela exposição solar diária. É indicado se expor ao sol entre 15 minutos a 1 hora por dia, dependendo do tom de pele. É muito importante que pelo menos braços e pernas estejam expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta. Sabemos, no entanto, que diante de rotinas corridas de trabalho e enfrentando ainda uma pandemia global, pode-se parecer desafiador até mesmo esses 15 minutos diários. Como uma alternativa, temos alimentos e suplementos para auxiliar a manter os níveis de Vitamina D saudáveis no corpo.



Suplementação de Vitamina D

Os suplementos de vitamina D podem ser utilizados em casos de constatação de carência da substância ou no tratamento de algumas doenças. A falta do nutriente é constatada após exame de sangue.


É importante ressaltar que os suplementos devem ser tomados após a orientação médica para evitar o consumo de superdosagem. Fale com o seu profissional da saúde de confiança.


Importante atentar que assim como a exposição pode ser saudável, as vezes podemos nos estender um pouco mais e se tornar nocivo a nossa saúde. Por isso, é importante manter a pele hidratada e protegida!


Hidratação da pele


Independente da estação, a nossa pele sempre precisa de cuidados para se manter hidratada. A hidratação da pele pode parecer ser uma simples questão de vaidade, mas na realidade é um hábito necessário e também uma questão de saúde.


A hidratação da pele é a reposição ou a retenção de moléculas de água na derme e epiderme – camadas mais superficiais da pele. Quando a pele está hidratada, além dos benefícios estéticos de ficar mais macia e bonita, ela também consegue exercer melhor suas diversas funções, ficando mais protegida contra as agressões externas do dia a dia (como poluição, sol, água muito quente ou muito fria) que podem facilmente levar a problemas de ressecamento, sensibilidade e a dermatite.


A pele ressecada perde sua capacidade de defesa, tornando-se alvo fácil para irritações e infecções, criando fissuras e escamas imperceptíveis. Alguns maus hábitos contribuem para o ressecamento da pele, como o uso contínuo e inadequado de sabões, detergentes, álcool gel e exposição solar em excesso, que atacam o manto de oleosidade natural da pele, provocando um desequilíbrio na barreira.


Aqui queremos ressaltar a importância de uma alimentação balanceada aliada a boa ingestão de água para uma pele saudável e suplementação quando necessária. Além disso, podemos também usufruir dos benefícios de cremes para auxiliar na hidratação da pele. Um momento de autocuidado, onde podemos massagear e sentir nosso corpo, nos dando carinho e conforto. Na Boaformula você encontra diversas opções de dermocosméticos com ativos naturais para cuidar da saúde da sua pele, promovendo maciez, vitalidade e viço.


Gostaria de saber mais sobre a importância de manter a pele hidratada? Clique aqui.



Hidratantes Boaformula para cuidado com a hidratação da pele no verão


  • LOÇÃO REVITALIZANTE CORPORAL: Os ativos renovadores vitamínicos e hipoalergênicos como o chá verde, óleo de argan e aveia, desenvolvem a maciez e tonicidade necessária à beleza do corpo. Composição: Extrato de Aveia, Extrato de Chá Verde, Óleo de Argan e Manteiga de Karite. Modo de Usar: Aplicar todos os dias após o banho.


  • UNIBRONZE: É uma loção hidratante que estimula a produção de melanina.Os ativos facilitam a formação de um bronzeado perfeito, deixando a pele macia e sedosa. Composição: Tirosina, Peptídeos de Colágeno, Extrato de Aveia e TCM.Modo de Usar: Aplicar após o banho ou após o bronzeamento artificial.


  • LOÇÃO HIDRATANTE CORPORAL PLANTARE: Hidratante com cheiro amadeirado e provocante do ólibano em sinergia com o herbal-citrico do capim limão que promovem bem estar e refrescância. Alimento para pele, hidrata e nutre o tecido. Composição: Extrato Glicólico de Chá Verde, Manteiga de Karite, Óleo Essencial de Olíbano, Óleo Essencial de Capim Limão, Essência Capim Limão, Água Purificada. Modo de Usar: Aplicar todos os dias após o banho.


  • LOÇÃO ULTRA HIDRATANTE CORPORAL: Loção Corporal indicada para peles secas. Contém Ureia e Óleos Vegetais.


  • HIDROLATOS OU ÁGUAIS THERMAIS: Os hidrolatos são grandes aliados para hidratar e refrescar a pele nessa época do ano, podendo ser utilizados nos cabelos, corpo e rosto. Carregam ainda propriedades medicinais e terapêuticas da planta de origem, oferecendo diversos benefícios a saúde da pele. Na Boaformula, você encontra uma variedade de Hidrolatos da Bioessencia e WNF. Quer conhecer mais sobre o potencial dessas águas aromáticas, também conhecidas como aromaterapia do futuro? Clique aqui.


As atividades realizadas ao ar livre aumentam com a chegada do calor e se inicia a corrida em busca do bronzeado perfeito, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado. Além de caprichar na hidratação, ingestão de água e alimentação balanceada, compostos ativos podem auxiliar a proteger a pele e auxiliar com o bronzeado.



Composto ativo para cuidado com a pele no verão


  • BETACAROTENO PLUS: Contém Cobre, Tirosina, Betacaroteno e Zinco. Indicado tomar 1 cápsula ao dia por 4 meses, começando antes do verão. Apresentação: 30 cápsulas.

O betacaroteno é um pigmento natural presente em diversos tipos de alimentos e faz parte de um grupo maior de nutrientes conhecidos como carotenoides. São pigmentos amarelo-alaranjados encontrados em frutas e vegetais, como por exemplo, cenoura, rúcula, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata-doce. O betacaroteno tem a capacidade de ser biotransformado em vitamina A pela mucosa do intestino, por isso, algumas vezes é denominado pró-vitamina A. Porém, ele proporciona outros benefícios além de suprir o corpo com essa vitamina.


De acordo com a publicação “Fontes Brasileiras de Carotenoides”, do Ministério do Meio Ambiente, estudos comprovaram que, como antioxidante, o betacaroteno pode reverter algumas doenças pré-cancerosas. Além disso, já foi constatado que inibe o crescimento de células anormais, fortalece o sistema imunológico, fortifica as membranas celulares e aumenta a comunicação entre as células. A vitamina A também auxilia na formação da melanina, auxiliando no bronzeamento da pele. Os outros benefícios da substância são: aumento na elasticidade da pele, no brilho dos cabelos e no fortalecimento das unhas.



  • FÓRMULA PROTETORA SOLAR ORAL - Esta fórmula contém o Licopeno e Polipodium, que promovem uma proteção UVB além de estimular o bronzeado perfeito por conter Betacaroteno, Zinco, Tirosina, e Cobre. O licopeno atua como um refletor dos raios UVA e UVB. Além disso, é antioxidante, contribuindo no combate dos radicais livres, do envelhecimento precoce e do câncer de pele.


Alimentos ricos em Licopeno e Betacaroteno que estimulam o colágeno e podem ajudar a pele a se recuperar de possíveis danos:


Tomates: são ricos em licopeno, um carotenóide que está sendo estudado por sua capacidade de proteger a pele contra os danos solares. Ele que é responsável pela cor avermelhada do tomate,sendo um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos causados às células pelos radicais livres -- que são formados devido à superexposição ao sol.

Cenoura: Como o tomate, a cenoura possui uma substância caratenóide que é responsável por sua cor alaranjada. Chamada de beta-caroteno, ela melhora o desempenho da retina e previne os danos causados pelos raios do sol.

Melancia: a fruta também conta com alta concentração de licopeno. Isso quer dizer que você pode abusar da melancia para se refrescar no verão!

Frutas vermelhas: são fonte de ácido elágico, um polifenol responsável pela coloração vermelha da fruta. O ácido tem potente propriedade antioxidante que age contra os possíveis danos causados pelo sol.

Aspargo: O aspargo possui um dos antioxidantes mais importantes das células: a vitamina E. Também chamada de tocoferol, ela auxilia no metabolismo do fígado, no funcionamento do sistema imunológico e, principalmente, na cicatrização da pele. Isso acontece, pois a vitamina E promove a formação de fibras de colágeno. Muito utilizada em cosméticos, a substância age como hidratante, lubrificante e regenerador da pele.

Batata doce laranja: Como a cenoura, a batata doce também possui a cor alaranjada devido ao beta-caroteno. Por ser um antioxidante, além de proteger a pele dos raios solares, essa substância também auxilia na obtenção do bronzeamento.

Chocolate amargo: O chocolate é considerado amargo quando, pelo menos, 65% de sua composição é feita de cacau -- e este possui flavonóides, uma substância importante para prevenir os danos causados pelos raios solares. Os flavonóides têm capacidades anti-inflamatórias, anti-alérgicas e anti-hemorrágicas. Além disso, são responsáveis pelo aumento da resistência capilar e pela absorção da vitamina C. Contudo, sua ação mais importante é a antioxidante.

Chá verde: Popular em dietas, o chá verde tem benefícios que vão além da perda de peso. Ele é rico em polifenóis, um antioxidante natural que fornece proteção contra raios UV. Um polifenol muito presente no chá verde é o flavonoide (mesma substância encontrada no cacau).


A alimentação não substitui o protetor solar, mas é um reforço muito importante para deixar a pele mais resistente, evitando uma degradação de colágeno mais acentuada, e ajudando na formação dessa proteína de sustentação.




INSTABRONZE: A Boaformula, lembrando de clientes que não podem se expor ao sol, por motivos de sensibilidade cutânea, falta de tempo ou que realmente não gostam de sol, lançou a EMULSÃO AUTOBRONZEANTE.Ela contém DHA (dihidroxiacetona), um ativo utilizado na dermatologia para pigmentar a pele, através de uma reação com as proteínas. Esta coloração também protege a pele dos efeitos nocivos do sol. Além deste ativo, contém peptídeos de colágeno, que hidratam e estimulam a formação de colágeno; tirosina, também responsável pela ativação de melanina.Modo de Usar: Deve ser aplicado em todo o corpo de forma homogênea, por 4 dias consecutivos; as mãos devem ser bem lavadas ou deve ser utilizada luva na aplicação do produto; pode ser aplicado na face. Para manter o bronzeado, reaplicar de 2 em 2 dias.

Contra-indicação: não deve ser aplicado em crianças; não deve ser como bronzeador para exposição ao sol; NÃO É PROTETOR SOLAR.



Proteção Solar Boaformula


E não poderia faltar, ressaltar a importância do uso de protetor solar no cuidado com a pele, seja no verão ou em todas as outras estações do ano.


O uso de protetor solar é importante por que previne o aparecimento de câncer de pele e o fotoenvelhecimento. O produto ajuda a combater várias lesões benignas e malignas desencadeadas pelo sol, como : melanoses(manchas nas mãos e no rosto), Melasma(mancha da gravidez ou não), leucodermia gutata(manchinhas brancas como sardas nas pernas e braços), lesões pré-malignas(queratose actínica) e as malignas(câncer de pele: carcinoma basocelular ou espino celular ou melanoma). (Dermatologista Paola Pomerantzeff).


É recomendado o uso diário de protetor solar, podendo auxiliar na proteção pela alimentação balanceada com alimentos que auxiliam a proteção natural e antioxidante da pele e ingestão de água.


Confira abaixo os Protetores da Linha Verão:


Combinação de filtros físicos e químicos, vitamina E, TCM e silicones que conferem proteção UVA/B e hidratação da pele.


Loção Fotoprotetora Solar - IPS 30 ou 50 (Apresentação: frasco com 110ml)

Gel Com Aloe Vera - IPS 30 ou 50 (Apresentação: bisnaga 60g)

Creme Bloqueador Solar - IPS 60 (Apresentação: bisnaga 60g)


Modo de Usar: Aplicar 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar após banho de mar, piscina ou em intervalos de 2 horas.


Na Boaformula, você encontra também a linha de protetores da Adatina!



Se expos demais ao sol? O que fazer?


O problema é que, como quase tudo na vida, em excesso e sem a proteção adequada, o sol pode trazer alguns malefícios. A queimadura solar é o dano causado à pele através da radiação ultravioleta (UV) que, geralmente, aparece dentro de poucas horas após exposição excessiva à luz solar ou de origem artificial (como câmaras de bronzeamento). A queimadura solar possui alguns estágios e pode acontecer em qualquer pessoa, de qualquer idade, basta se expor a proteção adequada. Na fase inicial, temos a queimadura de primeiro grau: quando a pele fica quente, vermelha e ardendo. Na sequência, a queimadura de segundo grau: ocorre dor, inchaço e bolhas. No estágio mais avançado, pode acontecer a queimadura de terceiro grau: é o caso mais grave, quando a camada mais profunda da pele é atingida e as bolhas formadas são mais intensas.


Exposição solar intensa e repetida, que resulta em queimadura, aumenta o risco de outros danos à pele e de certas doenças. A pessoa passa a ter uma tendência a ficar com a pele mais ressecada, favorece o surgimento de rugas e há risco aumentado de desenvolver cânceres de pele como o melanoma, por exemplo.


Tratamento

– Evitar exposição ao sol das áreas afetadas cobrindo com roupas e ficando na sombra até que a queimadura cicatrize;

– Resfriar a pele com banhos ou aplicando compressas frias nas áreas afetadas;

– Manter-se hidratado para ajudar a reduzir a temperatura corporal e repor a quantidade de líquido perdida através da transpiração (mas evite bebidas alcoólicas, que podem favorecer ainda mais a desidratação);

– Para queimaduras leves, aplique cremes hidratantes e loções pós-sol. Hidratantes que contém aloe vera e/ou calamina ajudam a aliviar os sintomas. Na Boaformula você encontra a Loção Pós-Sol e o Óleo Hidratante Dermo-Protetor.



>> Óleo nutritivo pós-sol <<


Uma dica faça você mesmo para esse verão!


Ingredientes:

· 120ml de óleo de coco extra virgem

· 15 gotas de óleo essencial de lavanda francesa

· 5 gotas de óleo essencial de patchouli


Gostaria de conhecer mais dos benefícios do maravilhoso óleo de coco? Clique aqui


Modo de preparo: em um frasco limpo, adicione o óleo de coco e os óleos essenciais. Misture bem e pode aplicar na pele.


O óleo de coco é um óleo com característica fria com propriedades fungicidas, bactericidas e emoliente, sendo a base carreadora para a sinergia pós sol com óleo essencial de lavanda francesa e patchouli. O óleo nutritivo possui propriedades regeneradoras, cicatrizantes, calmantes e anti-inflamatórias que cuidam e protegem nossa pele. Pode ser aplicado como um excelente pós-sol, promovendo alivio a pele e auxiliando em sua recuperação. Além dos benefícios físicos, é uma sinergia aromaterapeutica que promove serenidade, paz e equilíbrio a nossa mente, atenuando estados de ansiedade, estresse ou raiva. Auxilia a acalmar o sistema nervosa central, purificando e limpando nosso corpo vibracional e emocional. Também é um grande aliado a ter uma noite de sono reparador e tranquilo, com a presença da amada lavanda que é muito indicada para quem sofre com distúrbios do sono.


Você pode também trazer outros óleos vegetais como óleo de castanha, óleo de pracaxi e óleo de buriti. É importante que siga as recomendações de concentração do óleo essencial para uso seguro e obter apenas os benefícios. Voce também pode usar outras variedades de óleos vegetais como castanha, buriti, óleo de abacate e óleo de pracaxi. Lembrando que é importante utilizar uma variedade 100%pura e natural e prensado a frio.





Nesse verão aproveite para se divertir com as temperaturas elevadas com consciência e cuidado. O sol é um astro essencial a vida com muitos benefícios, mas a exposição em excesso pode gerar desconfortos. Cuide da sua pele nesse verão com Boaformula!



A sua saúde em boas mãos.



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo