top of page

Dica Saudável | Hidratação | Porque hidratar a pele é tão importante?

Atualizado: 10 de dez. de 2021




Hidratação


Por que hidratar a pele é tão importante?


Hoje na Dica Saudável trouxemos um tópico muito importante: hidratação da pele. Um passo essencial na rotina de autocuidado da pele para a manter bonita, macia e saudável. Seja no inverno ou no verão, a nossa pele sempre precisa de cuidados para se manter hidratada. A hidratação da pele pode parecer ser uma simples questão de vaidade, mas na realidade é um hábito necessário e também uma questão de saúde.


A hidratação da pele é a reposição ou a retenção de moléculas de água na derme e epiderme – camadas mais superficiais da pele. Quando a pele está hidratada, além dos benefícios estéticos de ficar mais macia e bonita, ela também consegue exercer melhor suas diversas funções, ficando mais protegida contra as agressões externas do dia a dia (como poluição, água muito quente ou muito fria) que podem facilmente levar a problemas de ressecamento, sensibilidade e a dermatite.


A hidratação adequada previne possíveis irritações, ameniza o aspecto esbranquiçado, melhora a textura e o mais importante: protege a pele dos agentes externos. Esses agentes estão presentes no meio ambiente, como por exemplo: poluição, vento, água quente ou muito fria, clima seco, fatores alimentares etc. Além disso, ela também protege o restante do organismo da ação de microrganismos e substâncias irritantes que podem resultar em alergias.



A hidratação é um passo essencial para manter a pele bonita, macia e saudável.


Motivações para você cuidar de sua pele


1. É o maior órgão vital, mantendo sua saúde e bem estar de formas incrivelmente diferentes. É impermeável e pode ter em um único cm² centenas de glândulas sudoríparas e receptores sensoriais para tato, calor e frio.


2. É um importante órgão do sistema imunológico, atuando como uma barreira de proteção contra substâncias tóxicas e micro-organismos invasores (bactérias, fungos e vírus).


3. Regula a temperatura do corpo, contraindo as veias e encaminhando o sangue para as temperaturas frias do corpo para preservar o calor, além de produzir suor em temperaturas quentes para esfriar o corpo através da evaporação.


4. É o maior órgão sensorial, enviando mensagens neurológicas sobre tato, pressão, dor e temperatura para o Sistema Nervoso Central. A sensação é uma das funções mais importantes da pele.


5. Desintoxica o corpo excretando resíduos, grande parte pelas glândulas sudoríparas. Sintetiza e estoca vitamina D. Protege o corpo de danos da radiação ultra violeta pela produção de melanina. Absorve nutrientes lipossolúveis como vitamina A, E e K.


6. É um órgão metabólico, a pele está envolvida no metabolismo e queima de gorduras, e ajusta o nível de água e sais minerais do corpo através da transpiração.


7. Promove o equilíbrio da saúde do corpo devida a sua propriedade de proteção, regulação da temperatura do corpo, percepção sensorial, balanço de água, síntese de vitaminas e hormônios, e absorção de nutrientes necessários para a saúde.


8. É um órgão dinâmico, sempre se renovando à medida em que células velhas morrem e novas células nascem. Da infância à vida adulta a pele se renova continuamente.



Consumo de água


Diversos estudos mostram que o consumo de dois litros de água ao dia nos ajuda a ter um organismo que funciona com muito mais energia e vigor (a quantidade pode variar de acordo com características corporais - peso, altura -, idade e atividade física, além da temperatura e umidade do local onde se vive. A recomendação geral do consumo de dois litros é feita pelo Ministério da Saúde do Brasil e para saber se essa é a quantidade ideal para o teu organismo é preciso seguir a indicação do médico de confiança). A nossa pele se beneficia desse hábito, refletindo os seus efeitos com maior elasticidade e viço. Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de dermocosméticos específicos (para cada tipo de pele) e suplementos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.




Você consegue seguir a recomendação diária?


Se a sua resposta é a de que consome os dois litros ao dia, ponto para você! Mas, se a resposta é "não", é hora de rever esse hábito. E para isso