top of page

Dica Saudável | Petit Grain | Óleo essencial do equilíbrio


Petit Grain

O óleo essencial do equilíbrio


Família: Rutaceae

Origem: extremo oriente

Parte utilizada: folhas, galhos e brotos verdes.

Forma de extração: destilação a vapor


Para alcançar a saúde do organismo como um todo deve haver um equilíbrio entre corpo e mente. Um estado de harmonia na nossa saúde física e saúde emocional. A saúde física envolve o corpo estar em pleno funcionalmente e livre de doenças, podendo contemplar cuidados relacionados à prática regular de atividades físicas e a uma alimentação equilibrada e saudável. A saúde emocional está mais direcionada à qualidade de vida, ao bem-estar e ao equilíbrio da pessoa consigo mesma e com o mundo. Para auxiliar em nossos processos os óleos essenciais são grandes aliados. Hoje na Dica Saudável iremos conversar sobre um óleo essencial muito especial conhecido como óleo essencial do equilíbrio: o petit grain. Está tudo bem não estar tudo bem o tempo todo. O momento atual que vivemos não é nada simples e nos obrigou a realizar isolamento social que gerou sentimento de incertezas e angustias. Ocorreram muitas mudanças bruscas nas relações pessoais, nas rotinas de vida e no trabalho que abalaram nossa saúde emocional e física. Apesar disso, vemos uma oportunidade desse momento ser utilizado para repensar nossos hábitos, cultivar autoconhecimento e buscar soluções criativas. Momento que nos trouxe a importância do autocuidado, em observar e conhecer nosso corpo e sua linguagem como também nossas emoções. Reconhecer quando algo não está bem e buscar alternativas para melhor é necessário e os óleos essenciais são aliados importantes nessa jornada, sendo de origem natural onde cada um carrega as propriedades de sua planta de origem.


No Brasil, em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono, 53,9% dos indivíduos queixam-se de insônia e aproximadamente 43% continuam cansados durante o dia. A ansiedade é outro desequilíbrio que se apresenta bastante nos dias modernos, tendo uma aproximação que 4% da população sofre deste mal.


Mente cansada e emocional abalado já abala nossa saúde, podendo, por exemplo, contribuir para o esquecimento de tarefas simples e corriqueiras a dores de cabeça. Esse quadro se agravou ainda mais com a pandemia e o óleo essencial de petit grain pode vir ajudar. O aroma deste Óleo é capaz de acalmar os pensamentos e relaxar o corpo, trabalha traumas emocionais e choques profundos sendo um aliado para aliviar dores emocionais e confortar o coração.


“Existem várias explicações porque um alto estado de emotividade negativa pode ter consequências para a saúde:


  • Raiva, tristeza ou depressão intensa causam mudanças no comportamento, fazendo-nos abandonar hábitos saudáveis e adquirir um estilo de vida sedentário ou dependente de substâncias que causem dependência química.

  • As reações emocionais que se estendem ao longo do tempo também desencadeiam mecanismos fisiológicos como tensão, elevação da pressão arterial, etc., que pode levar a problemas musculares ou cardiovasculares altamente prejudiciais.

  • Alta emotividade negativa pode desencadear interpretações de situações distantes da realidade. Quanto mais nervoso estamos, mais olhamos para as ameaças e mais importância damos à probabilidade de que haverá consequências negativas, o que aumenta a ansiedade e altera a percepção da realidade. Se a atenção está focada em sensações físicas, pode desenvolver transtorno do pânico, fobia social, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno depressivo, etc.

  • Emoções positivas também podem alterar a saúde. Por exemplo, uma alta euforia em pessoas muito impulsivas pode levar a uma compulsão alimentar ou ao consumo de substâncias psicoativas, o que pode aumentar o risco de sofrer um acidente ou alguma outra consequência negativa para a saúde.”


“A reação a certas situações e emoções é diferente em cada indivíduo. Há pessoas que ao enfrentarem excesso emocional desencadeiam problemas físicos, como dores de cabeça ou distúrbios digestivos; há pessoas que desencadeiam problemas cognitivos, tais como preocupação excessiva e obsessão; e outros, problemas comportamentais, tais como o consumo de certas substâncias. Portanto, há uma situação de alarme diferente para cada pessoa.


Quando sentimos um desconforto clinicamente significativo cada vez mais difícil de suportar, quando o estado de repouso não é restaurado ou quando o estado emocional interfere em nossa vida normal, o alarme está soando. Neste caso, a primeira coisa a se fazer é procurar informações qualificadas, que venham de uma fonte confiável. Essa informação é essencial para iniciar um processo de mudança que leva à aprendizagem emocional e, assim, reverter o processo que se iniciou. É essencial ter sempre um papel ativo para que um processo de recuperação seja iniciado.”

Vamos conhecer mais sobre o óleo essencial de petit grain?

Sinônimos: Laranja amarga.


O óleo essencial de Petit Grain é proveniente da laranja amarga com seu aroma cítrico é um antidepressivo natural, relaxando e acalmando o sistema nervoso. Petitgrain é extraído das folhas, galhos e brotos verdes pelo processo de Destilação à vapor. Aroma cativante e alegre, capaz de transformar o ambiente e humor das pessoas em poucos minutos de utilização.



Propriedades

Mente: acalma a irritação e o pânico, proporciona segurança quando há sensação de desânimo e refresca a mente. A ação calmante sobre as emoções é comparável ao efeito do Néroli, mas este último pode tratar com mais eficácia estados graves de depressão. Muito recomendado para problemas de insônia decorrente da solidão e deficiências emocionais.


Corpo: é um sedativo para o sistema nervoso. Suas propriedades relaxantes ajudam a tratar a ansiedade quando acompanhada de pulsação acelerada ou insônia. Parece desacelerar o organismo, facilita a respiração e ameniza os espasmos musculares. É útil em estados debilitados após uma doença, pois parece atuar como um imunoestimulante brando, aumentando a resistência geral à doença. Ao mesmo tempo, suas propriedades desodorizantes podem ajudar a refrescar e a revigorar o organismo. Acredita-se que seja útil em condições de digestão difícil, relaxando os músculos do estômago.


Pele e para os cabelos: seu efeito tônico sobre a pele pode ajudar a eliminar manchas como espinhas ou até mesmo acne. Reduz a atividade das glândulas sebáceas, pode ser um excelente desodorante.


Principais indicações: antidepressivo, antiespasmódico, desodorizante e sedativo.