top of page

Dica Saudável | Petit Grain | Óleo essencial do equilíbrio


Petit Grain

O óleo essencial do equilíbrio


Família: Rutaceae

Origem: extremo oriente

Parte utilizada: folhas, galhos e brotos verdes.

Forma de extração: destilação a vapor


Para alcançar a saúde do organismo como um todo deve haver um equilíbrio entre corpo e mente. Um estado de harmonia na nossa saúde física e saúde emocional. A saúde física envolve o corpo estar em pleno funcionalmente e livre de doenças, podendo contemplar cuidados relacionados à prática regular de atividades físicas e a uma alimentação equilibrada e saudável. A saúde emocional está mais direcionada à qualidade de vida, ao bem-estar e ao equilíbrio da pessoa consigo mesma e com o mundo. Para auxiliar em nossos processos os óleos essenciais são grandes aliados. Hoje na Dica Saudável iremos conversar sobre um óleo essencial muito especial conhecido como óleo essencial do equilíbrio: o petit grain. Está tudo bem não estar tudo bem o tempo todo. O momento atual que vivemos não é nada simples e nos obrigou a realizar isolamento social que gerou sentimento de incertezas e angustias. Ocorreram muitas mudanças bruscas nas relações pessoais, nas rotinas de vida e no trabalho que abalaram nossa saúde emocional e física. Apesar disso, vemos uma oportunidade desse momento ser utilizado para repensar nossos hábitos, cultivar autoconhecimento e buscar soluções criativas. Momento que nos trouxe a importância do autocuidado, em observar e conhecer nosso corpo e sua linguagem como também nossas emoções. Reconhecer quando algo não está bem e buscar alternativas para melhor é necessário e os óleos essenciais são aliados importantes nessa jornada, sendo de origem natural onde cada um carrega as propriedades de sua planta de origem.


No Brasil, em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono, 53,9% dos indivíduos queixam-se de insônia e aproximadamente 43% continuam cansados durante o dia. A ansiedade é outro desequilíbrio que se apresenta bastante nos dias modernos, tendo uma aproximação que 4% da população sofre deste mal.


Mente cansada e emocional abalado já abala nossa saúde, podendo, por exemplo, contribuir para o esquecimento de tarefas simples e corriqueiras a dores de cabeça. Esse quadro se agravou ainda mais com a pandemia e o óleo essencial de petit grain pode vir ajudar. O aroma deste Óleo é capaz de acalmar os pensamentos e relaxar o corpo, trabalha traumas emocionais e choques profundos sendo um aliado para aliviar dores emocionais e confortar o coração.


“Existem várias explicações porque um alto estado de emotividade negativa pode ter consequências para a saúde:


  • Raiva, tristeza ou depressão intensa causam mudanças no comportamento, fazendo-nos abandonar hábitos saudáveis e adquirir um estilo de vida sedentário ou dependente de substâncias que causem dependência química.

  • As reações emocionais que se estendem ao longo do tempo também desencadeiam mecanismos fisiológicos como tensão, elevação da pressão arterial, etc., que pode levar a problemas musculares ou cardiovasculares altamente prejudiciais.

  • Alta emotividade negativa pode desencadear interpretações de situações distantes da realidade. Quanto mais nervoso estamos, mais olhamos para as ameaças e mais importância damos à probabilidade de que haverá consequências negativas, o que aumenta a ansiedade e altera a percepção da realidade. Se a atenção está focada em sensações físicas, pode desenvolver transtorno do pânico, fobia social, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno depressivo, etc.

  • Emoções positivas também podem alterar a saúde. Por exemplo, uma alta euforia em pessoas muito impulsivas pode levar a uma compulsão alimentar ou ao consumo de substâncias psicoativas, o que pode aumentar o risco de sofrer um acidente ou alguma outra consequência negativa para a saúde.”


“A reação a certas situações e emoções é diferente em cada indivíduo. Há pessoas que ao enfrentarem excesso emocional desencadeiam problemas físicos, como dores de cabeça ou distúrbios digestivos; há pessoas que desencadeiam problemas cognitivos, tais como preocupação excessiva e obsessão; e outros, problemas comportamentais, tais como o consumo de certas substâncias. Portanto, há uma situação de alarme diferente para cada pessoa.


Quando sentimos um desconforto clinicamente significativo cada vez mais difícil de suportar, quando o estado de repouso não é restaurado ou quando o estado emocional interfere em nossa vida normal, o alarme está soando. Neste caso, a primeira coisa a se fazer é procurar informações qualificadas, que venham de uma fonte confiável. Essa informação é essencial para iniciar um processo de mudança que leva à aprendizagem emocional e, assim, reverter o processo que se iniciou. É essencial ter sempre um papel ativo para que um processo de recuperação seja iniciado.”

Vamos conhecer mais sobre o óleo essencial de petit grain?

Sinônimos: Laranja amarga.


O óleo essencial de Petit Grain é proveniente da laranja amarga com seu aroma cítrico é um antidepressivo natural, relaxando e acalmando o sistema nervoso. Petitgrain é extraído das folhas, galhos e brotos verdes pelo processo de Destilação à vapor. Aroma cativante e alegre, capaz de transformar o ambiente e humor das pessoas em poucos minutos de utilização.



Propriedades

Mente: acalma a irritação e o pânico, proporciona segurança quando há sensação de desânimo e refresca a mente. A ação calmante sobre as emoções é comparável ao efeito do Néroli, mas este último pode tratar com mais eficácia estados graves de depressão. Muito recomendado para problemas de insônia decorrente da solidão e deficiências emocionais.


Corpo: é um sedativo para o sistema nervoso. Suas propriedades relaxantes ajudam a tratar a ansiedade quando acompanhada de pulsação acelerada ou insônia. Parece desacelerar o organismo, facilita a respiração e ameniza os espasmos musculares. É útil em estados debilitados após uma doença, pois parece atuar como um imunoestimulante brando, aumentando a resistência geral à doença. Ao mesmo tempo, suas propriedades desodorizantes podem ajudar a refrescar e a revigorar o organismo. Acredita-se que seja útil em condições de digestão difícil, relaxando os músculos do estômago.


Pele e para os cabelos: seu efeito tônico sobre a pele pode ajudar a eliminar manchas como espinhas ou até mesmo acne. Reduz a atividade das glândulas sebáceas, pode ser um excelente desodorante.


Principais indicações: antidepressivo, antiespasmódico, desodorizante e sedativo.

Componentes moleculares


  • Hidrocarboneto monoterpenico: 2% beta-mirceno, 3% ocinemo, 1%limoneno;

  • Álcool monoterpenico: 21% linalol, 5% teta-terpineol, 1,5% nerol, geraniol;

  • Éster: 42% acetato de linalina, 5%acetato de nerila, 1%acetato de geranila.

  • Os óleos essenciais com Acetato de Linalilo e Linalol, como o de petitgrain, lavanda e bergamota, são conhecidos por suas propriedades que trazem a calma, além de o óleo essencial de petitgrain proporcionar um excelente sono reparador.



Aspectos Botânicos do Petit Grain


Trata-se de uma árvore sempre verde pertencente à família das Rutáceas, caracterizada por apresentar uma altura de cerca de 8-10 metros com folhas lanceoladas, com 8 cm de largura, sinuosas e brilhantes. Possui flores aromáticas com variedades brancas e rosadas e o fruto é globuloso de 7,5 cm de diâmetro, de coloração laranja.


É originário da Ásia (Índia, sudoeste da China e sul do Vietnam), sendo posteriormente introduzido e naturalizado na Europa e América. Existem exemplares silvestres cultivados que são utilizados para enxerto na laranja doce. Na Europa, encontra-se principalmente cultivado no Sul da França e Espanha (Sevilha). A laranjeira nos oferece três diferentes óleos essenciais: o estimulante óleo de laranja produzido da casca; o néroli, obtido das delicadas flores brancas que pendem dos diversos galhos; e o intrigante petitgrain produzido das folhas.


A laranjeira é nativa da China e da Índia e foi levada para a Europa no século XVII. Hoje, é encontrada em grande número na região do Mediterrâneo, em Israel e nas Américas.



ÓLEOS ESSENCIAIS DE CÍTRICOS


As frutas cítricas são as mais cultivadas no mundo, sendo a laranja a principal delas. A produção de laranjas e a industrialização do suco estão concentradas em quatro países, sendo o Brasil o primeiro deles, respondendo por um terço da produção mundial da fruta e quase 50% do suco fabricado. Aproximadamente 70% é processado e 30% vai para o consumo interno.


O OE de laranja, extraído do pericarpo do fruto, é um subproduto da indústria do suco. Derivados de OE de laranja são usados em perfumaria, sabonetes e na área farmacêutica em geral, além de materiais de limpeza, em balas e bebidas. O rendimento máximo de extração de óleos cítricos é de 0,4%, ou seja, para cada tonelada de fruta processada são obtidos 4 kg de óleo.22


No período de janeiro de 2005 a outubro de 2008, a exportação de OE de cítricos pelo Brasil foi de 287.759 t. O OE de laranja foi responsável por 86% das exportações, o de limão 8%, os de lima 3%, outros cítricos 2% (como toranja, cidra, tangerina, entre outros) e os de bergamota e petit grain por aproximadamente 1%, em conjunto. O valor aproximado do óleo de laranja no período foi de US$ 2/kg. O principal estado produtor é São Paulo e a norma ISO 3140:2005 determina os padrões de qualidade a serem seguidos para o óleo de laranja (Citrus cinensis L. Osbeck).



A Laranjeira: Uma árvore, Três Óleos Essenciais Diferentes. Os óleos essenciais podem ser extraídos de diversas partes de uma planta. Raízes, tronco, caules, cascas e resinas produzem óleo essencial. Também os frutos, folhas e flores contêm óleo essencial. Entretanto, é difícil termos uma mesma planta que dê óleos essenciais com características químico-olfativas distintas quando extraídos de suas diferentes partes.


Este é o caso da laranjeira, que considero uma árvore extraordinária para a aromaterapia. A laranjeira produz três tipos de óleo essencial: aquele extraído por prensagem a frio das cascas da laranja; outro extraído por destilação a vapor das folhas, pecíolos e botões; e o óleo essencial extraído por destilação das flores.


Ao primeiro óleo, encontrado na casca da fruta, dá-se o nome de “óleo essencial de laranja”. Dependendo da subespécie de laranja, teremos um óleo essencial com aroma mais doce ou mais amargo. Este óleo é um campeão de audiência, porque seu aroma cítrico agrada a todo mundo, podendo ser usado para aromatizar ambientes profissionais, domésticos, frequentados por adultos ou crianças, sempre levando alegria, relaxamento e calor às pessoas.


Já o óleo essencial extraído das folhas e botões é chamado de “petitgrain”. Possui característica cítrica, mas já tende a ter uma nota herbácea e floral que o óleo extraído da casca. O petitgrain é muito apreciado na perfumaria e na cosmética, seja por seu aroma versátil, seja por suas propriedades para a pele. Como este óleo é mais difícil de ser extraído e dá um rendimento menor que o óleo prensado da laranja, alcança um valor superior no mercado.


O suprassumo da laranjeira é mesmo o óleo extraído de suas flores, conhecido como “néroli” ou “nerolí”. Intenso, floral, envolvente, o néroli é um aroma inebriante. Se você cheirar o óleo de laranja, jamais poderá supor que o néroli é extraído da mesma árvore, tão diferentes são entre si. “por Mayra Corrêa e Castro

Histórico de utilização do Petit Grain


O nome petitgrain foi originado a partir da junção de duas palavras francesas: petit grain (“pequeno grão”), e o motivo pelo qual este nome surgiu se dá ao tamanho pequeno da laranja-azeda ainda verde. Curiosamente, a laranja-azeda é menor que outras frutas cítricas e, através do processo de destilação a vapor, o óleo essencial de petitgrain é extraído das folhas e dos ramos da árvore de onde esta fruta vem.


Grasse, no sul da França, uma vez conhecida pelas grandes quantidades de óleo de alta qualidade que eram provenientes de suas destilarias, adotou o óleo de petitgrain: dono de um aroma rico e utilizado em perfumes de alta qualidade e cosméticos de todo tipo. A indústria de Grasse perdeu forças e, desde o século XIX até então, o principal produtor é o Paraguai, ainda que a essência de seu produto seja inferior e mais barata. São exportadas, aproximadamente, 190 toneladas a cada ano, das quais a maioria é destinada à indústria alimentícia, servindo de aromatizante para bebidas. De resto, são encaminhadas ao ramo da perfumaria e dos cosméticos. A aromaterapia é a área menos é favorecida nesta distribuição. O óleo essencial de petitgrain também é produzido no sul da Itália, além do Egito, da Tunísia e de outros países situados no norte do continente africano.



O óleo essencial de petitgrain foi utilizado durante muito tempo nas práticas tradicionais de saúde, para fins de limpeza e por seus diversos benefícios internos. Amplamente utilizado na indústria do perfume, o óleo de petitgrain oferece, com frequência, um aroma herbáceo que o torna único e útil em uma variedade de ambientes. Desde promover um sono reparador até proporcionar uma função imunológica saudável, os benefícios do óleo de petitgrain são, sem dúvidas, de grande alcance e efeito.


Benefícios e indicações do óleo essencial de Petit Grain


>> Antisséptico

O óleo essencial de petitgrain é um antisséptico infalível! Um de seus vilões é a bactéria Staphylococcus aureus, que produz a sepse: uma infecção que pode agravar qualquer ferida interna ou externa no corpo. Pelo fato de as feridas serem mais susceptíveis à infecção, a sepse pode contaminar tais feridas. O óleo essencial de petitgrain pode ser um aliado no tratamento destes sintomas e eliminar as bactérias geradoras desta infecção.


>> Antiemético

Existem diversos benefícios para a saúde oferecidos pelo óleo essencial de petitgrain. Um deles é ajudar a controlar as náuseas e eliminar a necessidade de vomitar. Isso se deve ao fato de ser um bom antiemético natural.


>> Calmante

O óleo essencial de petitgrain é um tônico para os nervos ou um calmante potente. As propriedades calmantes e relaxantes deste óleo ajudarão você a superar os sentimentos de ira, ansiedade, abatimento, medo e perturbação. O óleo essencial de petitgrain alivia os sintomas das doenças neurológicas, os ataques epiléticos e as convulsões. O óleo essencial de petitgrain também ajuda a melhorar a saúde do sistema nervoso, beneficiando o sistema nervoso central.

>> Antiespasmódico

Às vezes podemos sofrer tosses ininterruptas, câimbras, congestões, câimbras intestinais e convulsões. Estas condições são, em sua maioria, espasmódicas (causadas por espasmos). Os espasmos são contrações involuntárias em seus músculos, tecidos e nervos, de modo que podem ser excessivas e incômodas. Os espasmos também afetam o sistema respiratório e os pulmões, acarretando problemas e transtornos respiratórios. O óleo essencial de petitgrain é um maravilhoso antiespasmódico, responsável por ajudar a aliviar estes sintomas, mantendo o usuário aliviado e satisfeito.


>> Cuida da pele

Além dos benefícios que mencionamos anteriormente, o óleo essencial de petitgrain é bom para a pele. Ajuda a manter o equilíbrio óleo-umidade e reduz as marcas de acne, espinhas, sudoração anormal, pele seca e rachada. Para ajudar a reduzir a aparência das infecções na pele, busque acrescentar um par de gotas de óleo de petitgrain ao óleo de coco e aplicá-lo nas imperfeições.


Uma gota de óleo essencial de petitgrain acrescentada à sauna facial é boa para os problemas da pele como a acne. Pode ser utilizado como um óleo facial também. Limpo, podemos aplicá- lo diretamente sobre as espinhas ou as pústulas, usando um pedaço de algodão. Também é bom em caso de edema e inchaço geral, provocado por problemas digestivos.


>> Antidepressivo

O óleo essencial de petitgrain é um antidepressivo eficaz. Seu aroma relaxante e efeito calmante ajudam a superar a depressão e relaxar o corpo. Portanto, na próxima vez que você se sentir abatido, inale algumas gotas do óleo essencial de petitgrain e isso lhe ajudará a ser mais positivo.


>> Desodorante natural

O aroma floral do petitgrain é deliciosamente tranquilizador! Além disso, ele se mostra efetivo ao cobrir a maioria dos odores corporais. O óleo essencial de petitgrain ajuda a frear o crescimento de bactérias nas partes do corpo que se encontram cobertas, quentes ou suadas. Faça uso de algumas gotas do óleo essencial de petitgrain para vencer o mau cheiro corporal e prevenir as infecções que surgem em consequência da proliferação de bactérias.


>> Sedativo

O óleo essencial de petitgrain é um excelente sedativo e age contra a insônia. Suas propriedades fazem com que o petitgrain seja eficaz para tratar alguns transtornos, como a ira repentina, a aflição, a ansiedade, o estresse e a aflição. Este óleo também é útil para tratar palpitações anormais, não deixando de lado a hipertensão.


>> Auxilia os sistemas internos

O óleo essencial de petitgrain é conhecido há muito tempo em razão de seus benefícios para o corpo quando fazemos seu uso interno. Ingerir o petitgrain pode ajudar os sistemas internos, isto é, o sistema cardiovascular, nervoso, digestivo e imunológico.



Modo de uso dos óleos essenciais


  • Banhos: 20 gotas após encher a banheira dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal ou vinagre orgânico de maçã

  • Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água

  • Inalação: 2 gotas em um lenço ou inalador com soro fisiológico ou água

  • Massagem: corpo 2% e rosto 1% de óleo essencial.

  • Óleo para rosto: 1% de óleo essencial

  • Óleo para cabelos: 2% de óleo essencial

  • Argila medicinal: 1 gota para rosto e 2 gotas para cabelo/corpo.

*Pode utilizar creme neutro ou gel puro de babosa.

>> Numero de gotas de óleos essenciais

1% em 30ml = 6 gotas

2% em 30ml =12 gotas

Sugestão de sinergia

Tempo para Mim (OE Petit Grain + OE gerânio + OE ylang ylang)

  • 6 gotas petit grain

  • 4 gotas de geranio

  • 2 gotas de ylang ylang

  • 15ml de óleo vegetal de semente de uva

  • 10 ml de óleo vegetal de rosa mosqueta

  • 5ml de óleo vegetal de jojoba

Uma sinergia pensada nas mulheres para menopausa ou TPM Emocional: motivador e revigorante, transformador de energias estagnadas, melancólicas e depressivas. Associe com óleo essencial de lavanda para acalmar e relaxar.


**** Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem ser usados sempre diluídos. Devem ser utilizados sob a orientação de um profissional qualificado.

Contra indicações: É desancolhável o uso nos três primeiros usos de gestação.



Veja mais em:

As belezas dos óleos essenciais em sinergia - Clique aqui.


Oleos essenciais: formas de uso e sinergias - Clique aqui.


Referencias:

Artigos Scielo.

Óleos essenciais no Brasil: aspectos gerais, desenvolvimento e perspectivas Humberto R. BizzoI; Ana Maria C. HovellII; Claudia M. Rezende

Material TerraFlor, Bioessencia e Wnf.

http://aromatherapybible.com/petitgrain/

http://www.bemocion.mscbs.gob.es/emocionEstres/emociones/consecuencias/emocionesSalud/home.htm




A sua saúde em boas mãos.

bottom of page