top of page

Diurético, Antioxidante e Anti-inflamatório | Conheça os benefícios do Coentro



O coentro é uma herbácea ramificada e aromática, de 30-50 cm de altura, nativa da região Mediterrânea. Suas folhas são compostas bipinadas, de segmentos irregulares, as inferiores menos divididas. As flores são pequenas, brancas, dispostas em umbelas terminais acima da folhagem. Os frutos são aquênios estriados. Multiplica-se apenas por sementes. As folhas são popularmente usadas na culinária brasileira como condimento e aromatizante. Suas sementes são principalmente usadas, pois apresentam até 1% de óleo essencial, tendo diversos polifenóis como componentes principais. Considerado digestivo, carminativo e antiespasmódico, hipolipemiante, antioxidante e antimicrobiano.



Indicações do Coentro


O extrato de Coriandrum sativum possui propriedades diuréticas, ação lipolítica e antiinflamatória, essenciais na prevenção e tratamento da celulite, diminuindo o inchaço, promovendo a quebra de gordura e reduzindo o aspecto “casca de laranja”.



O coentro apresenta também ações antibacterianas, antioxidantes, anticancerígenas, antidiabéticas e antimutagênicas.


Os polifenóis estão muito presentes em seu extrato, apresentam potentes efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que protegem nosso organismo; ação antinociceptiva, por conta da redução da liberação ou produção de óxido nítrico; efeito anestésico local, pela inibição dos neurônios do SNC e sensorial, diminuição do impulso nervoso e da liberação de acetilcolina; ação antileishmaniose e antihelmíntica para Ascaris lumbricoides e Pheretima posthuma; atividade antimicrobiana, utilizado na prevenção da infecção hospitalar; modulação dos níveis de cortisol; efeito ansiolítico, combatendo e aliviando o estresse; ação sedativa e calmante; e atua como um aliado do sistema cardiovascular, pois reduz a pressão arterial e apresenta ação vasorrelaxante.


Além dos benefícios originados pelos polifenóis, o coentro também apresenta propriedades digestivas, hipoglicemiantes, hipolipemiante, diuréticas, é um potente anti-inflamatório e seus efeitos analgésicos são indicados para combater as dores articulares.



Benefícios do Coentro


  • Ação antioxidante: Oferece benefícios como a diminuição do risco de doenças degenerativas, doenças cardiovasculares e câncer

  • Celulite: Possui propriedades diurética, ação lipolítica e antiinflamatória, essenciais na prevenção e tratamento da celulite, diminuindo o inchaço, promovendo a quebra de gordura e reduzindo o aspecto “casca de laranja”.

  • Pressão arterial: O coentro ajuda no controle da pressão arterial porque conta com potássio, que exerce um efeito positivo no tônus vascular contribuindo para a redução da pressão arterial

  • Aliado da visão: A luteína e a zeaxantina, presentes no coentro, têm efeito protetor da mácula ocular, região dos olhos responsável parcialmente pela qualidade da visão. Assim, elas previnem a degeneração macular senil, doença que acomete os idosos levando à uma perda progressiva da visão

  • Glicose no sangue: O coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar do sangue e também tem um potencial antioxidante, combatendo radicais livres.

  • Melhora a Digestão: É utilizado há séculos pelos povos asiáticos para auxiliar no tratamento de distúrbios digestivos como gases, náuseas, má digestão e dores abdominais. Isto ocorre devidos a capacidade do coentro de estimular o organismo a produzir mais enzimas e sucos digestivos, facilitando a digestão e impedindo a formação de gases. O coentro também estimula o peristaltismo, ou seja, os movimentos que facilitam e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Isto torna o coentro um laxante suave e natural. Já as folhas desidratadas podem ser utilizadas para combater crises de vómitos e diarreia.

  • Elimina metais pesados: O coentro pode ser um aliado a eliminar metais como o alumínio, chumbo e mercúrio do nosso corpo, de maneira simples e natural.

  • Fornece Vitamina C: O coentro é uma excelente fonte de vitamina C e de outras vitaminas essenciais, como o ácido fólico, a vitamina A e o betacaroteno. Além de fortalecer o sistema imunitário, a vitamina C também atua na formação de colagéno, nutriente essencial para evitar a flacidez e manter a saúde da pele.

  • Atua como Antibacteriano e Antifúngico: Um composto conhecido como dodecenal presente nas folhas do coentro é o responsável pela capacidade da planta de eliminar diversos tipos de bactérias, como é o caso da salmonela.

  • Acalma a mente: É um ótimo tranquilizante natural, que pode ser utilizado para tratar a ansiedade e diminuir a tensão causada pelo estresse. O sumo de coentro, salsa e pepino é uma boa forma de repor as vitaminas B e acalmar a mente após um longo dia.

  • Combate a insônia: O coentro melhora o sono graças às suas propriedades relaxantes, que permitem uma diminuição da ansiedade e do estresse. Assim, o coentro contribui para uma boa noite de sono porque ajuda a diminuir tanto o cansaço físico quanto o mental.

  • É um anti-inflamatório natural: O coentro possui atividade anti-inflamatória que permite aliviar dores causadas por condições inflamatórias como artrite e também reduzir pequenos inchaços. Esta propriedade também protege o sistema nervoso contra os danos causados por doenças degenerativas.



Nutrientes do coentro


O coentro conta com boas quantidades de betacaroteno, que contribui para a pele saudável, protege a visão e é importante para os ossos, imunidade, cabelos e unhas. O potássio, que ajuda no controle da pressão arterial, também está presente na planta. A vitamina C, que melhora a imunidade e diminui o estresse, a vitamina K, essencial para a coagulação sanguínea e a saúde dos ossos, e a luteína e a zeaxantina, dois poderosos antioxidantes, estão presentes no coentro.


Apesar de conter boas quantidades de nutrientes, o coentro tem um cheiro e sabor muito fortes. Então, ele é usado em pequenas quantidades na culinária, caso contrário o sabor dos pratos muda muito. Por isso, uma ótima opção é consumir o coentro em cápsulas ou tintura!



Dosagem e Modo de usar


Cápsulas: 200 a 300 mg duas vezes ao dia.

Tintura: 25 gotas, três vezes ao dia.



Toxicidade/Contraindicações


Contraindicado para pacientes com alergia ao coentro. É necessário informar o médico sobre o uso do coentro em casos de gravidez e períodos de amamentação.



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: Material do Fornecedor | Florien

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page