top of page

Vamos conhecer um dos antioxidantes mais potentes que você encontra na Boaformula?



O melão de cantaloupe é uma espécie que possui alta atividade celular, o que favorece o rápido envelhecimento da fruta. Por isso, a empresa Robertet, especializada na produção de sementes de melão, realizou vários cruzamentos entre diversas espécies até encontrar uma variedade de melão com maior tempo de conservação pós-colheita.


Em 1989, foi desenvolvido pela Robertet o Cucumis melo L. clipper, uma nova variação do melão de cantaloupe, com um tempo de vida mais longo. Após muitas pesquisas com esta nova variação, observou-se que este maior tempo de vida está ligada à uma alta concentração de superóxido desmutase (SOD), um dos mais poderosos antioxidantes. Com esta descoberta, a BIONOV é a única empresa no mundo que cultiva o melão Cucumis melo L. clipper, que possui concentração de SOD 20 vezes maior que qualquer outra espécie de melão.



A SOD faz parte da primeira linha de defesa antioxidante do organismo, conhecida como antioxidante primário. Os antioxidantes dividem-se de acordo com seu mecanismo de ação em duas principais classificações: antioxidantes primários e secundários. Dentre os antioxidantes primários estão também a catalase (CAT) e a glutationa peroxidade (GPx), e dentre os antioxidantes secundários podemos destacar a coenzima Q10, ácido lipóico, carotenoides e as vitaminas A, E e C.


Um antioxidante evita a formação de radicais livres no organismo. Os radicais livres podem reagir com diversos componentes celulares, causando danos às células e até levar a sua morte por apoptose.


Os radicais livres são relacionados ao envelhecimento e diversas patologias, por isso é grande a importância de um bom sistema de defesa antioxidante, sendo suplementação com ativos ricos em antioxidantes, como o Dimpless, muito interessante neste contexto.



CONHEÇA O DIMPLESS


Dimpless é um concentrado freeze-drying da variedade francesa do melão de Cantaloupe (Cucumis melo L. clipper.) rico em superóxido desmutase (SOD), representando cerca de 85% a 90% da composição total, o restante é formado por outros antioxidantes primários, como a catalase (CAT) e glutationa peroxidase (GPx), e secundários, como a coenzima Q10, ácido lipóico, carotenoides, vitamina A, E e C.



PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO DIMPLESS


Dimpless é obtido por tratamento físico (processo mundialmente patenteado: FR 2716884, EP 0670366, US 5616323 e JP 07068874), que assegura preservação e proteção da atividade da SOD. Durante o processo de fabricação, não é utilizado nenhum solvente, aditivo ou substâncias químicas.



ALTA BIOATIVIDADE DO DIMPLESS


A enzima SOD (superóxido desmutase) possui um alto peso molecular e normalmente tem sua absorção no intestino prejudicada, pois sofre desnaturação ao entrar em contato com o suco gástrico estomacal (metabolismo de primeira passagem). Por isso, para aumentar a biodisponibilidade da SOD, é importante protege-la da acidez gástrica, o que é garantido através do revestimento em óleo de palma, processo patenteado pela BIONOV para a produção do Dimpless.


Estudos demonstram que a SOD sem revestimento é danificado no ambiente gástrico poucos minutos após a ingestão, enquanto Dimpless na forma revestida demonstrou não sofrer alterações.




MECANISMO DE AÇÃO


A enzima SOD é facilmente degradada pela ação do suco gástrico, além de ser pouco absorvida no intestino, devido ao seu elevado peso molecular. No entanto, a tecnologia de microencapsulação com óleo de palma, protege a SOD contra a degradação no estômago e permite a liberação gradual desta enzima antioxidante ao longo do intestino, estimulando a produção de antioxidantes endógenos (SOD, Glutationa Peroxidase e Catalase) pelo organismo.


Dimpless possui potente ação antioxidante em função de sua ação no estímulo do fator nuclear-E2 (Nrf2), fator de transcrição conhecido por promover a indução da síntese de enzimas antioxidantes no organismo, como a Glutationa Redutase (GR), a Glutationa Peroxidase (GPx), a redutase de Tioredoxina (TR) e a Heme Oxigenase-1 (HO1), dentre outras.


O fator nuclear Nrf2 é uma proteína central que interage com o elemento de resposta antioxidante (ARE), modulando a transcrição de genes como SOD, CAT e GPx. Portanto, Nrf2 nada mais é do que um grupo de proteínas que ao serem reguladas por nutrientes e/ou seus metabólitos, possibilitam a ação destes na modulação da expressão gênica.


A ativação da SOD, CAT e GPx favorece o equilíbrio entre a síntese de enzimas antioxidantes e a produção de ROS (espécies reativas de oxigênio), impedindo o chamado estresse oxidativo e a inflamação, processos intimamente ligados por feedback.


Assim, Dimpless possui diversos benefícios celulares e teciduais.



  • Redução da celulite


Celulite é um problema estético que incomoda muito, e ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens. Ao contrário do que se diz a celulite não está relacionada com a obesidade, pois aparece tanto nas pessoas obesas como nas mais magras.


Celulite é uma condição de ordem inflamatória nos tecidos conjuntivos e intersticiais. Esse processo inflamatório é dividido em três estágios: edema, fibrose e esclerose.


Confirmado por Pierard et al., 2005, as alterações no tecido subcutâneo resultante da celulite, induzem uma resposta dos fibroblastos caracterizados por uma remodelação da matriz extracelular (MEC). Sob tensão mecânica, os fibroblastos são diferenciados em proto-miofibroblastos e estes se diferenciam em miofibroblastos. A produção de miofibroblastos se deve ao fato de ser um processo reativo, a fim de compensar a pressão exercida pelos adipócitos.


Os proto-miofibroblastos são submetidos a alguns mediadores como o TGF-β (fator de crescimento transformador-beta), sendo um elemento chave responsável pelo início, desenvolvimento e manutenção da estimulação de miofibroblastos, assim como pelo aumento da expressão de fibronectina, uma glicoproteína de ligação aos componentes da MEC. Esses fatores, na presença característica de esforço mecânico da celulite, promovem a diferenciação dos proto-miofibroblastos em miofibroblastos. Funcionalmente, miofibroblastos diferenciados geram maior força contrátil quando comparados aos proto-miofibroblastos, devido à maior organização da fibronectina.


Os miofibroblastos são células fibroblásticas especializadas que exercem uma atividade contrátil significativa. Eles promovem diferenciação específica do citoesqueleto, superexpressão da citocina fibrogênica TGF-β1, síntese dos compostos em excesso de matriz extracelular e apresentam um metabolismo antioxidante empobrecido. Devido a estimulação do TGF-β e o aumento da diferenciação dos miofibroblastos, ocorre a formação do tecido fibroso, sendo a fibrose uma das causas da celulite.


Devido às suas propriedades antifibróticas, a Superóxido Desmutase (SOD) tem sido usada há décadas. Baseado em evidências científicas, Dimpless foi elaborado para reduzir tanto o estado fibroso quanto o tamanho dos adipócitos pelo estímulo da lipólise, além de promover diversos benefícios globais ao organismo devido à sua alta concentração de antioxidantes.


De acordo com o mecanismo de ação, a suplementação oral de Dimpless induz a expressão de enzimas antioxidantes endógenas como Superoxido desmutase (SOD), Catalase (CAT) e Glutationaperoxidase (GPx). Essa indução de enzimas endógenas antioxidantes está ligada aos benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios importantes para a redução do estresse oxidativo e, consequentemente, da celulite.


Diferentes pesquisas sobre o desenvolvimento de um agente antifibrótico foram conduzidas, e têm sido focadas nas quatro principais causas da fibrose: diferenciação e proliferação de miofibroblastos ativos, receptores de citoquinas envolvidos no desenvolvimento e manutenção da fibrose, síntese da matriz extracelular e sequestradores de espécies reativas de oxigênio.


A SOD exibe propriedades anti-inflamatórias potentes e tem provado induzir 70% de regressão de um tecido fibroso bem estabelecido e a sua substituição por tecido normal regenerado. A redução do bloco fibroso implica na degradação da matriz extracelular e a eliminação dos miofibroblastos. Com isso, pode-se dizer que a SOD detém o agravamento da fibrose e também contribui para a redução da rede de matriz pré-existente.


A SOD pode afetar a homeostase dos miofibloblastos por induzir a morte celular ou a reversão fenótica dos miofibroblastos em fibroblastos normais. A ação antifibrótica de SOD está ligada à inibição de TGF-B1, citoquina pró-inflamatória. Portanto, tratamentos com SOD para enfraquecer o processo fibrótico podem atenuar através da modulação do fenótipo da célula, em vez da destruição das cicatrizes patológicas.


  • Ação de Dimpless no bem-estar e cognição


O estresse crônico pode prejudicar a integridade da saúde física e mental, comprometendo as diversas atividades do cotidiano de uma pessoa. Em particular,o cérebro não detém quantidades suficientes de antioxidantes como a SOD, tornandose mais vulnerável frente às implicações da formação de ROS. Assim, o mecanismo de defesa da SOD torna-se eficaz contra deficiências cognitivas resultantes do estresse.


Dimpless aumenta a expressão de Nrf-2, que estimula as enzimas antioxidantes endógenas, superóxido desmutase (SOD), catalase (CAT) e glutationa peroxidase (GPx), desta forma, aumenta a capacidade antioxidante endógena. Além disso, Dimpless é composto por antioxidantes secundários, reagindo diretamente com as ROS.


Desta forma, Dimpless é um ingrediente ativo muito eficaz na melhora de sinais e sintomas de estresse e fadiga, além de melhorar a qualidade do sono e aumentar a motivação e cognição, tendo sua eficácia comprovada por estudos clínicos.


  • Ação de Dimpless na recuperação física


Por ser um antioxidante potente, em função de sua composição em SOD, Dimpless pode ser utilizado para reduzir a produção de radicais livres, e assim, evitar o estresse oxidativo, originado pela prática de atividade física, previnindo a oxidação do músculo e melhorando o desempenho do atleta, favorecendo o tônus físico.


  • Proteção contra o envelhecimento provocado pela radiação UV


A pele atua como uma barreira de proteção, sendo uma interface entre o organismo e o ambiente, fundamental para manter a homeostasia deste tecido. Um dos mecanismos de defesa contra agentes agressores externos (radiação UV, por exemplo), é a produção de agentes antioxidantes os quais atuam na prevenção e proteção dos danos causados pelo estresse oxidativo gerados pela radiação UV. Nesse processo, enzimas como a GPx, CAT e SOD possuem uma grande participação.


Estudos demonstram que Dimpless é um forte aliado na redução do processo inflamatório da pele ocasionado pela exposição à radiação UV, e assim, em função de suas propriedades antioxidantes, Dimpless possui excelente potencial no combate dos danos provocados pela exposição aos raios solares, prevenindo o envelhecimento cutâneo.


  • Prevenção dos Cabelos Brancos


O expossoma (conjunto de fatores aos quais um indivíduo se expõe ao longo da vida e pode acelerar ou retardar o processo de envelhecimento: estresse, tabagismo, microbiota intestinal e cutânea, poluição, sono, alimentação, etc) pode contribuir para aumentar a produção de ROS, que participam da oxidação dos cabelos, comprometendo a integridade do fio e o envelhecimento, em geral. Existem várias formas de o estresse oxidativo contribuir para o envelhecimento dos fios.


Estudos clínicos apontam que os folículos dos fios brancos acumulam peróxido de hidrogênio (H2O2), modificando as propriedades funcionais da enzima tirosinase (enzima responsável pela síntese de melanina). A atividade da tirosinase aumenta em pequenas concentrações de H2O2, e em elevadas concentrações desse radical, mutações ou oxidação da Met 374 (resíduo de aminoácido presente na tirosina que é essencial para a sua atividade) podem ocorrer, levando à inibição irreversível ou redução da atividade enzimática, e como consequência, os melanócitos presentes nos folículos capilares sofrem apoptose.


Assim, Dimpless pode ser utilizado na prevenção de fios brancos em função de sua composição em Catalase e Glutationa Peroxidase, antioxidantes que evitam e/ou reduzem H2O2 nos folículos. Desta forma, Dimpless evita que ocorra o impedimento da melanogênese, previnindo o surgimento de fios brancos.



PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO DIMPLESS

  • Processo de revestimento patenteado e sustentável, utilizando óleo de palma; 

  • Produto natural, com alta concentração de SOD, 20 vezes maior que qualquer outra espécie de melão; 

  • Melhora o aspecto da celulite com apenas 40 mg ao dia; 

  • Contribui no gerenciamento do peso, auxiliando no controle da glicemia e no emagrecimento; 

  • Indicado no esporte, na melhora da performance e na recuperação física;

  • Atua na prevenção do envelhecimento provocado pela exposição aos raios UV;

  • Estimula o aumento da imunidade;

  • Ativo utilizado para promoção da beleza, conferindo vitalidade aos cabelos, redução da acne, e antirrugas;

  • Confere vitalidade, contribuindo para a saúde das articulações;

  • No bem-estar, contribui para o aumento da qualidade do sono e alivia o estresse;

  • Contribui para o aumento da cognição;

  • Diminuição da fadiga física e mental; 

  • Livre dos alergênicos: Glúten, soja e derivados, lactose e derivados do leite.


INDICAÇÕES


Dimpless é indicado na melhora do aspecto da celulite, para atletas de alto rendimento e praticantes de diferentes modalidades, para a melhora da cognição, em pessoas com estresse e com a qualidade do sono comprometida, no gerenciamento do peso, para a prevenção da formação de cabelos brancos e do envelhecimento da pele. Pode ser administrado em cápsulas e/ou sachês.



DOSAGEM USUAL


Atividade da SOD maior que 12.000 UI/g. A dosagem recomendada de Dimpless para o cuidado da celulite é de 40mg. Para as demais atividades, de 10mg a 40mg por dia, que corresponde respectivamente a 120UI e 480UI SOD/dia.



A sua saúde em boas mãos.



Fonte: material do fornecedor | Galena

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page