top of page

Dica Saudável | Cuidados Especiais para o Final do Ano




CUIDADOS ESPECIAIS PARA O FINAL DO ANO


E chegamos no final do ano! Tempo de celebrar todos os aprendizados que 2022 nos trouxe.


Muitas reflexões se tornam mais presentes e nos preparamos para dois momentos muito marcantes do ano: o Natal e o Ano Novo. Período corrido e a rotina as vezes pode ficar de lado. Tantas questões, não é? Mesmo assim, é possível manter seu compromisso consigo e sua saúde, e claro, também celebrar esses momentos com muita alegria e sabor. Esse é nosso objetivo com a Dica Saudável, descomplicar a rotina com dicas simples e eficientes para motivar você nesse caminho em busca de uma vida mais saudável. Como mencionamos, é um compromisso que temos com a gente e demanda disciplina. Que nesse processo, possamos também ser gentis e flexíveis, afinal somos humanos, não é mesmo? Como já dizia o médio e físico Paracelso: “a diferença entre o remédio e o veneno, está na dose”. Essa frase guarda uma sabedoria incrível e para quem nos acompanha, ela já foi mencionada algumas vezes por aqui. Nesse caso, gostaríamos de trazer ela para refletir sobre os EXCESSOS que podem vir nessa época. E em todo excesso, habita a falta e é ele que queremos evitar. Aderir a um estilo de vida saudável não é sobre se privar, mas sobre saber os limites do seu corpo e como melhor manejar seus hábitos para auxiliar no equilíbrio do seu organismo como um todo.


Percebemos que não é preciso deixar de desfrutar das delicias servidas nas festas de final de ano, com seus pratos típicos e sabor único. Comida é afeto e a dica aqui é entender quais pratos valem a pena evitando os excessos. É época de desfrutar dos sabores tradicionais e o mais importante, nada de provar os alimentos e depois se arrepender, combinado? Comer se lamentando não muda a maneira como seu corpo digere ou como os nutrientes são absorvidos pelo corpo, só vai adicionar uma culpa que se manifesta como um estresse depois. Então aproveita e delicie-se, mas sempre de forma consciente!!


Temos uma proposta diferente esse ano para celebrar esse momento que chamamos de: Cuidados Especiais para o Final do Ano. Nele trouxemos dicas para você se preparar um momento de carinho com práticas integrativas que cuidem do seu corpo físico, mental e emocional. Todos esses aspectos são válidos no gerenciamento da saúde.


Natural essa época do ano nos sentirmos mais cansadas, estressadas e sobrecarregadas. Esses sentimentos fazem parte da vida, no entanto são sinais do nosso corpo pedindo por mais atenção e o objetivo é que não se tornem frentes em nossa vida. Para isso, é preciso acolher a necessidade de descansar e pausar.


Pode até parecer um paradoxo, mas isso auxilia você a ter mais produtividade, energia e clareza nos seus dias. O corpo humano não é uma máquina e é preciso atentar aos hábitos que auxiliem na manutenção da vitalidade.


A primeira dica que temos para o cuidado com o corpo e mente é simples, mas muitas vezes negligenciada:


1.Priorize o seu Sono



Esse assunto pode até parecer batido, mas é um fator crucial na saúde e também uma queixa recorrente. Você sabia que é enquanto dormimos que muitos processos importantíssimos para o nosso organismo ocorrem? Por exemplo a desintoxicação corporal de substâncias que não devem ser absorvidas e o ciclo de vários hormônios. Por isso, não negligencie a recomendação diária de 8h de sono. Muitas são as estratégias naturais para melhorar a qualidade do sono como o consumo de melatonina, a inalação de óleo essencial e ingestão de ervas como a camomila e melissa no formato de infusão ou tinturas, por exemplo. Se sentir a necessidade, busque a orientação de um profissional da saúde que possa analisar o seu caso e recomendar a melhor opção. Em nossa loja você encontra uma diversidade de formulações farmacêuticas para auxiliar nesse processo, venha nos visitar e conhecer mais!


2. O corpo gosta de movimento, lembre-se de se exercitar regularmente!



Nosso corpo precisa de movimento, e ele adora realizar um exercício! Nossa rotina pode ficar um pouco mais corrida, mas que tal se comprometer a fazer exercício por 30 minutos por dia? As vezes acabamos ficando esse tempo no celular nas redes sociais, podemos trocar esse hábito por uma caminhada ou quem sabe um alongamento? Se comprometer com uma rotina de exercícios em sua vida é reservar um tempo da sua agenda para sua saúde. E aqui não desejamos reproduzir uma pressão social estética da necessidade do exercício, pois queremos desconstruir esse movimento por desgosto ao corpo para um momento de AMOR com o corpo.


E as opções são diversas para se movimentar e estimular o corpo como fazer musculação, praticar yoga ou andar de bicicleta. Importante é encontrar um exercício que você goste que seja PRAZEROSO colocar em pratica. Estudos científicos comprovaram que a prática de exercício físico aumenta a produção de endorfina e serotonina no corpo, que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação. No início pode parecer desafiador aderir isso aos seus dias, mas que tal começar com pelo menos 30 minutos diários? Um passo de cada vez, onde a constância importa mais que a velocidade.


Você sabia que temos uma linha fitness na Boaformula com pré e pós treino, suplementação vitamínica e proteica? Acesse em nosso site e saiba mais aqui.



3.Cultive GRATIDÃO