top of page

Dica Saudável | Cuidados Especiais para o Final do Ano




CUIDADOS ESPECIAIS PARA O FINAL DO ANO


E chegamos no final do ano! Tempo de celebrar todos os aprendizados que 2022 nos trouxe.


Muitas reflexões se tornam mais presentes e nos preparamos para dois momentos muito marcantes do ano: o Natal e o Ano Novo. Período corrido e a rotina as vezes pode ficar de lado. Tantas questões, não é? Mesmo assim, é possível manter seu compromisso consigo e sua saúde, e claro, também celebrar esses momentos com muita alegria e sabor. Esse é nosso objetivo com a Dica Saudável, descomplicar a rotina com dicas simples e eficientes para motivar você nesse caminho em busca de uma vida mais saudável. Como mencionamos, é um compromisso que temos com a gente e demanda disciplina. Que nesse processo, possamos também ser gentis e flexíveis, afinal somos humanos, não é mesmo? Como já dizia o médio e físico Paracelso: “a diferença entre o remédio e o veneno, está na dose”. Essa frase guarda uma sabedoria incrível e para quem nos acompanha, ela já foi mencionada algumas vezes por aqui. Nesse caso, gostaríamos de trazer ela para refletir sobre os EXCESSOS que podem vir nessa época. E em todo excesso, habita a falta e é ele que queremos evitar. Aderir a um estilo de vida saudável não é sobre se privar, mas sobre saber os limites do seu corpo e como melhor manejar seus hábitos para auxiliar no equilíbrio do seu organismo como um todo.


Percebemos que não é preciso deixar de desfrutar das delicias servidas nas festas de final de ano, com seus pratos típicos e sabor único. Comida é afeto e a dica aqui é entender quais pratos valem a pena evitando os excessos. É época de desfrutar dos sabores tradicionais e o mais importante, nada de provar os alimentos e depois se arrepender, combinado? Comer se lamentando não muda a maneira como seu corpo digere ou como os nutrientes são absorvidos pelo corpo, só vai adicionar uma culpa que se manifesta como um estresse depois. Então aproveita e delicie-se, mas sempre de forma consciente!!


Temos uma proposta diferente esse ano para celebrar esse momento que chamamos de: Cuidados Especiais para o Final do Ano. Nele trouxemos dicas para você se preparar um momento de carinho com práticas integrativas que cuidem do seu corpo físico, mental e emocional. Todos esses aspectos são válidos no gerenciamento da saúde.


Natural essa época do ano nos sentirmos mais cansadas, estressadas e sobrecarregadas. Esses sentimentos fazem parte da vida, no entanto são sinais do nosso corpo pedindo por mais atenção e o objetivo é que não se tornem frentes em nossa vida. Para isso, é preciso acolher a necessidade de descansar e pausar.


Pode até parecer um paradoxo, mas isso auxilia você a ter mais produtividade, energia e clareza nos seus dias. O corpo humano não é uma máquina e é preciso atentar aos hábitos que auxiliem na manutenção da vitalidade.


A primeira dica que temos para o cuidado com o corpo e mente é simples, mas muitas vezes negligenciada:


1.Priorize o seu Sono



Esse assunto pode até parecer batido, mas é um fator crucial na saúde e também uma queixa recorrente. Você sabia que é enquanto dormimos que muitos processos importantíssimos para o nosso organismo ocorrem? Por exemplo a desintoxicação corporal de substâncias que não devem ser absorvidas e o ciclo de vários hormônios. Por isso, não negligencie a recomendação diária de 8h de sono. Muitas são as estratégias naturais para melhorar a qualidade do sono como o consumo de melatonina, a inalação de óleo essencial e ingestão de ervas como a camomila e melissa no formato de infusão ou tinturas, por exemplo. Se sentir a necessidade, busque a orientação de um profissional da saúde que possa analisar o seu caso e recomendar a melhor opção. Em nossa loja você encontra uma diversidade de formulações farmacêuticas para auxiliar nesse processo, venha nos visitar e conhecer mais!


2. O corpo gosta de movimento, lembre-se de se exercitar regularmente!



Nosso corpo precisa de movimento, e ele adora realizar um exercício! Nossa rotina pode ficar um pouco mais corrida, mas que tal se comprometer a fazer exercício por 30 minutos por dia? As vezes acabamos ficando esse tempo no celular nas redes sociais, podemos trocar esse hábito por uma caminhada ou quem sabe um alongamento? Se comprometer com uma rotina de exercícios em sua vida é reservar um tempo da sua agenda para sua saúde. E aqui não desejamos reproduzir uma pressão social estética da necessidade do exercício, pois queremos desconstruir esse movimento por desgosto ao corpo para um momento de AMOR com o corpo.


E as opções são diversas para se movimentar e estimular o corpo como fazer musculação, praticar yoga ou andar de bicicleta. Importante é encontrar um exercício que você goste que seja PRAZEROSO colocar em pratica. Estudos científicos comprovaram que a prática de exercício físico aumenta a produção de endorfina e serotonina no corpo, que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação. No início pode parecer desafiador aderir isso aos seus dias, mas que tal começar com pelo menos 30 minutos diários? Um passo de cada vez, onde a constância importa mais que a velocidade.


Você sabia que temos uma linha fitness na Boaformula com pré e pós treino, suplementação vitamínica e proteica? Acesse em nosso site e saiba mais aqui.



3.Cultive GRATIDÃO



E que tal agradecer o seu eu por não ter desistido de você esse ano? Convidamos você a refletir o seu eu do primeiro dia do ano de 2022 até esse momento final e poder se orgulhar de você em toda essa jornada. Só você sabe pelo que passou. Quantas vezes disse “não aguento mais” e aguentou. Mesmo com todos os baixos e altos, que você possa colher APRENDIZADOS e poder ser olhar no espelho e amar integralmente o seu ser. E se amar não é sobre ignorar nossas sombras, mas perceber a complexidade de nosso ser composto naturalmente por LUZ E SOMBRA. Perceber nossas sombras é o caminho para poder transformá-las em luz. Por isso, preparamos umas dicas para você se celebrar. Um momento para você e com você.


Curiosidade sobre o ano novo: O ano novo é também conhecido como Réveillon. A palavra réveillon tem origem no verbo em francês réveiller, que significa "acordar" ou "reanimar" (em sentido figurado). Assim, o réveillon é o despertar do novo ano. E nessa virada, que tal um bom ESCALDA PÉS e uma boa MÁSCARA DE ARGILA para desintoxicar e relaxar o corpo?



4. Desfrute de momentos de pausa e lazer



Então que tal preparar um SPA CASEIRO com produtos naturais que você mesma preparou? Hoje traremos uma dica para preparar um momento de cuidado com um escalda pés com óleo essencial seguido de uma automassagem com manteiga hidratante esfoliante. Aliado a isso, que tal preparar uma máscara de argila rejuvenescedora com aroma floral que cuida e nutre a pele?


Importante reservar pelo menos 40 minutos do seu dia para esse momento, lembre-se de fazer ele com calma e presença, ok? Você merece e pode contabilizar momentos de pausa também em sua rotina. Esse momento é muito gostoso antes de dormir, auxiliando a um sono reparador e profundo para agora revitalizada!



CUIDADO COM OS PÉS: Nossos pés são a base de sustentação do nosso corpo e sofrem enorme desgaste ao longo do dia, após horas de atividade sem descanso. O escalda-pés, é uma maneira simples e eficaz de aliviar a tensão, relaxar a musculatura e diminuir a sensação de cansaço dos pés e pernas.


As vezes focamos apenas no cuidado facial e esquecemos de cuidar das outras partes do corpo. Como estão os cuidados com os seus pés? Para oferecer um cuidado especial aos nossos pés, nossa sugestão é realizar um belo escalda pés aliado com uma hidratação intensa.


CUIDADO ESPECIAL PARA NOSSA BASE COM ESCALDA PÉS

E MANTEIGA ESFOLIANTE LINHA PÉROLA


Para preparar seu escalda pés você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de Sal grosso

  • 3 litros de Água Morna

  • 7 gotas de Óleo essencial de Lavanda*

  • 5ml de Álcool de Cereais

  • 2 colheres de sopa de Hidrolato de Gerânio*


Modo de preparo: em uma bacia, adicione a água morna e o sal grosso. Mas por que tem álcool no meu escalda pés? Para a gente dissolver o óleo essencial junto a água, afinal o óleo essencial é lipossolúvel. Em um copo, adicione os 5ml de álcool de cereais e as gotinhas de óleo essencial, misture bem e adicione o hidrolato. Agora pode verter essa mistura na bacia e desfrutar do seu maravilhoso escalda pés aliado a sabedoria da Aromaterapia.


*você encontra na Boaformula!


O escalda pés é uma prática antiga, passada por gerações que pode parecer simples mas guarda inúmeros benefícios a saúde. Sem falar que o simples fato de colocar os pés de molho na água quente já promove uma sensação gostosa e um relaxamento. Indicado para tratar estresse, nervosismo, micoses, dores nas pernas, cansaço, problemas de circulação, calos e até mesmo gripes e resfriados. A prática do escalda pés era utilizada para relaxar e cuidar da saúde desde os tempos mais remotos.


Você pode preparar ele com cristais ou bolinhas de gude para fazer massagem nos pés durante a sessão de escalda-pés. Para o escalda-pés ser eficiente, lembre-se que o ideal é mergulhar os pés até a canela. Deve durar cerca de 10 a 20 minutos, no máximo.


E que tal depois de um belo escalda pés você oferecer uma automassagem a sua base com nossa maravilhosa MANTEIGA ESFOLIANTE DA LINHA PÉROLA?


Ela que vem nutrir e remover as células mortas para caminharmos com mais leveza. Promove esfoliação e emoliência para a pele muito ressecada. Tem ação protetora, antioxidante e hidratante.


Após finalizar seu escalda pés, lembre-se de enxugar bem os pés e então aplicar a manteiga esfoliante. Aproveite esse momento e ofereça uma massagem a seus pés! Para intensificar a hidratação, aplique a manteiga esfoliante e coloque uma meia para manter os pés quentinhos. Fique com a meia e a manteiga por pelo menos 30 minutos, depois enxague bem e se surpreenda com o resultado! Pele lisinha, hidratada, livre de células mortas e com a energia renovada!


Junto a esse belo ritual, nossa sugestão é preparar uma máscara facial com Argila Vermelha! Um verdadeiro SPA caseiro não é mesmo? Você merece!


Já sabe né, se você se inspirar pode até colocar um incenso, uma música suave ou quem sabe acender uma vela?


MÁSCARA DE ARGILA REJUVENESCEDORA


  • 2 colheres de sopa de argila vermelha*

  • 2 colheres de sopa de hidrolato de gerânio*

  • 1 gota de óleo essencial de lavanda francesa*

  • 5 gotas de óleo vegetal de rosa mosqueta*


*você encontra na Boaformula!


Modo de preparo:

1º Passo: é necessário a limpeza da pele para remover o creme, perfume ou maquiagem antes de se aplicar a argila. Uma vez que o meio de atuação da geoterapia é dérmico, quanto mais isenta de produtos químicos oclusivos, melhor a atuação da argila. Para uma pele normal, é indicado o uso da Argila medicinais a cada 10 a 15 dias.

2º Passo: em uma vasilha de vidro ou cerâmica, adicione a argila vermelha e vá acrescentando aos poucos a água thermal de gerânio (hidrolato). Misture até formar uma mistura pastosa e cremosa. Aproveite esse momento para cultivar a atenção plena, trazendo sua concentração para esse processo. Coloque sua intenção enquanto mistura sua argila para que ela possa cuidar com todo carinho de você.

3º Passo: Adicione então 1 gota do óleo essencial de lavanda francesa, 5 gotas de óleo vegetal de rosa mosqueta e misture bem novamente. Simples e rápido, com inúmeros benefícios para saúde da nossa pele!

4º Passo: Aplique de 0.5cm a 1cm a massa de argila sob a pele. Para uso facial, a recomendação é que permaneça por até 20 minutos.

5º Passo: Remova com água com movimentos gentis e circulares, auxiliando a esfoliar e renovar a pele.

6º Passo: Para finalizar seu spa caseiro, aplique sob a pele o óleo vegetal de rosa mosqueta, recuperando a nutrição e trazendo elasticidade ao tecido.

PRONTO! Agora é só desfrutar da sua pele macia e nutrida com insumos naturais que você encontra na Boaformula!


Vamos conhecer mais um pouco das propriedades de cada ingrediente da nossa máscara de rejuvenescimento caseira?


  • Óleo vegetal de rosa mosqueta

O óleo vegetal mais apropriado para recuperação e hidratação de pele sensível. Auxilia em procedimentos estéticos faciais para prevenção e redução de manchas. Tem sido considerado um dos produtos antienvelhecimento mais potentes da natureza, bem como a prevenção de condições dérmicas relacionadas ao desequilíbrio da melanina.


O óleo vegetal por si só é um cosmético. Extraído de sementes, frutos, caules e folhas, eles têm propriedades das plantas em um veículo oleoso, biocompativel com nossa pele que tanto podem ser utilizados sozinhos ou aliados a outros ingredientes, como os óleos essenciais.


Um óleo com uma combinação de componentes químicos incrível que dá ao óleo propriedades antibacteriana, antifúngica, antiviral anti-inflamatória e antioxidante, combatendo o estresse oxidativo.


É antienvelhecimento, como apontam estudos, ajudando a combater o envelhecimento precoce por dois motivos. Primeiro, por suas propriedades antioxidantes. Segundo, por ser rico em vitaminas A e C, que estão diretamente ligados a produção de colágeno, responsável por dar elasticidade e firmeza para a pele.


Quer saber mais sobre esse óleo vegetal único?

Vem ler a matéria completa que preparamos sobre ele aqui.


  • Óleo essencial de lavanda francesa

A Lavandula angustifolia, também chamada de lavanda francesa por ser muito abundante na região de Provence produz um óleo essencial com propriedades terapêuticas sedativas pelo seu elevado conteúdo em linalol e linalila. Por isso é recomendado seu uso como aromatizante quando você se sente agitada, nervosa (pois ela acalma o sistema nervoso central). Nada melhor do que essa energia de calma para acompanhar a gente nesse final de ano, não é mesmo? Pode contar com a lavanda que ela é uma grande aliada com muitos estudos científicos que comprovam seus benefícios! Como sedativo, esse aroma pertence ao elemento ar e tem uma ação calmante que atinge profundamente quem faz uso dele. Seu efeito calmante é propício em problemas de sono (o adormecer, a insônia, pesadelos), em casos de agitação nervosa (em situações traumáticas pessoais, por exemplo) ou em situações que se requeira maior tranquilidade para a tomada de decisões.


O óleo de lavanda proveniente da Lavandula angustifolia também é um dos melhores óleos cicatrizantes e recuperadores da pele que conhecemos, aliando a esta sua qualidade, age como poderoso antisséptico. Muito útil para cuidar de ferimentos, ulceras e machucados de todos os tipos. Suas propriedades antissépticas previnem a entrada de infecções, ao mesmo tempo, ajudam minimizar cicatrizes.


Pesquisas também relatam que o óleo essencial de lavanda é um grande aliado na estética por ser responsável por estimular a síntese de colágeno na pele, oferecendo vitalidade, saúde e equilíbrio ao tecido.


Quer saber mais dos benefícios desse maravilhoso óleo essencial mundialmente conhecido por suas propriedades terapêuticas e medicinais? Claro que nós preparamos uma Dica Saudável especialmente para ela e você pode conferir a matéria completa aqui.


  • Hidrolato de gerânio (Pelagornium graveolens)

Extraída das folhas de gerânio, esse hidrolato é doce e floral. Uma água aromática rica em sais minerais de origem vegetal como o Zinco, Fósforo, Enxofre, Silício, Telúrio, Magnésio, Cálcio, Ferro, Potássio, Sódio. Hidrata, nutre, tonifica, fortalece e equilibra a pele.

Seu aroma delicado representa o feminino, equilibrando as emoções, relaxando o corpo e a mente. O hidrolato de gerânio contém fito estrógenos naturais, que auxiliam em estados de TPM e menopausa. Dentre as suas propriedades ele é regulador hormonal, antidepressivo, anticancerígeno, antisséptico, bactericida, anti-inflamatório e antidiabético.


Aliado para peles maduras, cuidando, protegendo e atuando como rejuvenescedor da pele com sua forte ação tonificante. o hidrolato de gerânio tem pH entre 4.7 e 4,9. É clareador, auxiliando com manchas e ajudando a purificar e revitalizar a pele deixando-a mais flexível e rejuvenescida. Também é indicado para peles sensíveis e ressecadas, pois contém propriedades regeneradoras e anti-inflamatória. Indicado para queimaduras, eczema, dermatites, descamações, úlceras e rachaduras. É um produto hipoalergênico. Nos cabelos, hidrata, diminui o frizz e caspa. Possui propriedade antisséptica, sendo aliado para cortes, ferimentos e também para saúde da boca e garganta. Pode ser utilizado em bochechos e gargarejos nos casos de irritações na garganta e da gengiva, aftas e amigdalite.


No emocional é um óleo de equilíbrio, trazendo uma atmosfera de amorosidade e resgate da autovalorização. Possui propriedade relaxante e antidepressivo, tem efeito calmante e reduz ansiedade e estresse.


Tem interesse em saber mais sobre o maravilhoso mundo dos Hidrolatos e sua multifuncionalidade?

Acesse aqui.


  • Argila vermelha

Este tipo de argila é muito rica em hematite, ou seja, uma molécula mineral composta por ferro (sob a forma de Fe2O3). É uma argila pouco densa. A hematite é uma molécula importante para a oxigenação das células, contribuindo para uma pele visivelmente mais equilibrada.


Na estética, a argila vermelha é intitulada como “máscara do rejuvenescimento”, pois é esta a sensação que se tem após a retirada da máscara vermelha Promete o “efeito Cinderela”. Suaviza as linhas de expressão, dá brilho e deixa a pele suavemente rosada. Promove uma microabrasão(peeling suave). Intensifica a renovação celular das camadas superficiais da pele, aumentando a elasticidade e a microcirculação, além de ser energizante e suavizante, resultando em uma pele revitalizada, com viço e luminosidade. Pode ser utilizada em feridas para ajudar na cicatrização e age como um secativo.


Conheça mais sobre a argila vermelha nessa Dica Saudável que preparamos exclusivamente para ela, clicando aqui. Nessa Dica também compartilhamos a simbologia que carrega na cor vermelha, venha conferir! Esperamos que gostem desses cuidados especiais para o final do ano que preparamos para vocês! Simples e poderosa, nunca subestimem o poder de relaxar! Esperamos que vocês se sintam melhor depois dessas dicas! Lembrem de marcar a gente quando fizerem seu SPA CASEIRO COM BOAFORMULA, vamos adorar curtir junto!


Desejamos a todos um Feliz Natal e prospero Ano Novo. Esse ano e em todos os outros anos que estão por vir, podem contar com a Boaformula para garantir que a sua saúde esteja em boas mãos!

bottom of page