Dica Saudável | Cultivando rituais de autocuidado com a Geoterapia



Nesta Dica Saudável, gostaríamos de refletir sobre a importância do autocuidado na gestão da saúde. Autocuidado = Cuidar de si. Uma prática que nos convida a cultivar a auto-observação. Da mesma forma que para cuidar do outro precisamos observá-lo para entender e conhecer seus valores e necessidades, é necessário que a gente exercite isso no relacionamento com nós mesmos.


O autocuidado convida a desenvolver intimidade consigo, reconhecendo suas próprias necessidades e limites afim de ter qualidade de vida e bem-estar em seus dias. Limites? Isso mesmo, afinal, mesmo que as vezes não pareça, não somos uma máquina. Somos seres vivos com uma necessidade biológica de descanso e pausa. Não, descansar não é frescura. É importante que nos coloquemos atentos para analisar quando isso reflete procrastinação ou preguiça.


O estresse é algo natural em nossos dias. Precisamos aprender a gerir ele para não se transformar em um burnout, um esgotamento mental, emocional e físico que leva a um adoecimento do corpo. Através de um autocuidado, podemos desenvolver ferramental de autoconhecimento que nos auxiliem a inteligência emocional. Percebendo os sinais de nosso corpo, cuidando e restaurando nossa energia.


Não podemos confundir ser produtivos com uma necessidade exagerada de perfeccionismo, onde nos colocamos em autocobrança para atingir metas impossíveis de produtividade sem atividades que cuidem do corpo e da mente, levando a um desgaste demasiado de nossa energia, baixando nosso sistema imunológico e nos deixando vulnerável a doenças. Precisamos saber reconhecer nossos limites através das linguagens sutis de nosso corpo para não desistir de nossas metas, mas sabe quando descansar para desfrutar do processo de construção dos nossos objetivos.


É PRECISO que a gente crie tempo em meio a nossas rotinas corridas para restaurar a nossa energia, nos oferecendo um momento de lazer. Não é normal estar cansado sempre. E apenas se conhecendo podemos perceber os sinais do nosso corpo que expressam um desequilíbrio. Pode vir como uma dor de cabeça constante, enjoos, constipação, queda capilar, sensibilidade na pele, asia... diversas são as linguagens que o corpo utiliza para comunicar que algo não está certo e precisa de uma atenção. Pode parecer incoerente, mas para atingirmos nossos objetivos e termos altos níveis de produtividade, a pausa e o descanso são essenciais. É buscar o equilíbrio! Se você se sente cansado o tempo todo, com inflamações ou algum desequilíbrio que mencionamos, perceba como uma oportunidade para cuidar de si e aprender a suprir suas necessidades. Se sentir que precisa de ajuda, aconselhamos que busque um profissional da saúde que lhe auxiliará nesse processo, trazendo ferramentas e práticas para restaurar sua saúde.



Geoterapia em seus rituais de autocuidado


Hoje queremos compartilhar um pouco sobre uma terapia complementar que auxilia a gente a cultivar rituais de autocuidado: a geoterapia. A terapia através das argilas medicinais, com seus minerais essenciais a pele aliado a Aromaterapia, trazendo um cuidado integral do corpo físico, mental e emocional. Uma prática simples e potente que você pode preparar aí no conforto da sua casa. Aproveita e acende umas velas, quem sabe uma música relaxante junto com um incenso para criar o momento spa caseiro maravilhoso para você? Assim como você marca na agenda o compromisso com uma reunião, o convite é você marcar 1x por semana um tempo para você. Quem sabe fazendo essa máscara de argila vermelha que possui um efeito tensor e revitalizante incrível, aliada ao óleo essencial de laranja doce com seu aroma doce e cítrico que alivia tensões com hidrolato de lavanda pata trabalhar o equilíbrio emocional? E finalizar com uma automassagem quem sabe com o óleo de jojoba que é um rejuvenescedor maravilhoso?


Se você quer se permitir desfrutar desse momento, vem com a gente que hoje trouxemos o passo a passo para preparar sua Máscara de Argila aí em sua casa com ingredientes naturais ricos em bioativos.



Mas afinal, o que são argilas?


Definir argila é uma tarefa desafiadora visto que pode ser conceituada de diferentes formas em cada área que envolve seu uso. "Ao menos, é consensual a ideia de que é um aglomerado mineral de textura finíssima, composta de minerais de argila, podendo conter minerais como quartzo, mica, hematoma e, além de tudo, uma estrutura cristalográfica bem definida.


Considerando está definição, é importante ampliar esse conceito de argila como um dos elementos mais sagrados da natureza, uma fonte rica de nutrientes, de energia e de vida. No emprego para fins terapêuticos em saúde, a argila é conhecida como barro medicinal, argila medicinal, lama terapêutica ou ainda matéria coloide argilosa com propriedades medicinais.


Argila é o resultado da fragmentação de rochas silicatizas da crosta terrestre, Como feldspato e micas, entre outras. Ao longo dos anos, por meio das variações atmosféricas, ocorre a formação de diversos tipos de argila. Essas variações são chamadas de intemperismo e é nesse processo que há grandes eventos geológicos o que no contexto medicinal contribui para a variedade de elementos químicos presentes nas argilas." ( Medeiros, Gaciela. LIVRO O poder da argila medicinal)


As argilas ajudam a eliminar as toxinas e impurezas, por isso proporcionam a desintoxicação da pele. Além disso, elas removem a oleosidade, deixam a pele macia e proporcionam um momento muito relaxante.


Percebem como é importante um fornecedor de qualidade para oferecer uma argila de procedência confiável com o processo de purificação adequado para uso com fins medicinais? A diferença de elementos químicos e suas concentrações nas argilas, conferem também diferentes propriedades e uma diversidade de indicações e benefícios.

A geoterapia é uma medicina acolhedora, preventiva e integrativa.



  • Receita de Máscara de Argila Vermelha


1º Passo: é necessário a limpeza da pele para remover o creme, perfume ou maquiagem antes de se aplicar a argila. Uma vez que o meio de atuação da geoterapia é dérmico, quanto mais isenta de produtos químicos oclusivos, melhor a atuação da argila. Para uma pele normal, é indicado o uso da Argila medicinais a cada 10 a 15 dias.


2º Passo: em uma vasilha de vidro ou cerâmica, adicione a argila vermelha e vá acrescentando aos poucos a água thermal de lavanda (hidrolato). Misture até formar uma mistura pastosa e cremosa. Aproveite esse momento para cultivar a atenção plena, trazendo sua concentração para esse processo. Coloque sua intenção enquanto mistura sua argila para que ela possa cuidar com todo carinho de você.


3º Passo: Adicione então 1 gota do óleo essencial de laranja doce e misture bem novamente. Simples e rápido, com inúmeros benefícios para saúde da nossa pele!


4º Passo: Aplique de 0.5cm a 1cm a massa de argila sob a pele. Para uso facial, a recomendação é que permaneça por até 20 minutos.


5º Remova com água com movimentos gentis e circulares, auxiliando a esfoliar e renovar a pele.


6º Passo: Para finalizar seu spa caseiro, aplique 5 gotas de óleo de jojoba sob a pele, recuperando a nutrição e trazendo elasticidade ao tecido.


PRONTO! Agora é só desfrutar da sua pele macia e nutrida com insumos naturais que você encontra na Boaformula!


  • Vamos conhecer mais sobre os ingredientes da sua Máscara de argila desintoxicante?


Argila vermelha


A argila vermelha traz a cor do fogo, do sol radiante e da própria vida. Ambos amor e ódio, alegria e irá, são associados a essa cor. É uma cor com grande poder, trazendo o óxido de ferro como elemento de resgate com forte estímulo do fluxo sanguíneo e acelera processos de supuração ou tratamentos de lesões primárias. Ótima para auxiliar em descamações, seja por desintoxicação natural ou induzida. Em sua análise química aparecem ferro, silício, cobre e cromo, entre outros minerais que favorecem a manutenção biodinâmica celular. Não indicamos o uso de argila sobre lesões secundárias, tais como escamas, crostas, fissuras ou ulceração. A argila vermelha pode ser aplicada ao redor da lesão, para estimular a cicatrização.


Na estética, A argila vermelha é intitulada como "máscara rejuvenescedora", pois é essa a sensação que se tem após a retirada da máscara vermelha. Promete um efeito tensor, suaviza linhas de expressão, da brilho e deixa a pele suavemente rosada.


Por ser estimulante, peles sensíveis não se adaptam bem a essa variedade de argila. Para esses casos, Aconselhamos que você utilize 2/3 de argila branco com 1/3 de argila vermelha, suavizando o procedimento.


Como ela possui essa cor quente, ela também tem ação de movimentar e ativar o corpo. Ótimo para quem está se sentindo cansada e busca trazer energia aos seus dias.



Hidrolato de Lavanda


O hidrolato de lavanda é extraído das flores e folhas da lavanda, trazendo seu aroma floral e suave. É um grande aliado para nosso dia a dia, sendo rico em sais minerais de origem vegetal como Zinco, Magnésio, Potássio, Cálcio, Sódio, Ferro, Enxofre, Telúrio, Fósforo e Silício.


Seu hidrolato hidrata, nutre, acalma e equilibra a pele. Possui um efeito relaxante, tônico e refrescante. É gentil com a pele, pois possui um Ph pouco ácido. Podemos afirmar que nenhum hidrolato possui PH alcalino acima de 7.0, todos são ácidos, mas eles diferem-se entre si pelo seu Ph, o que também influencia quando e como usar. O hidrolato de lavanda possui ph 5.7, sendo sutil a pele sendo excelente para peles mais sensíveis ou com crianças. É emoliente, alivia sinais de expressão, tensão e estresse. Usada nos tratamentos de peles que sofrem com o estresse emocional, esgotamento físico e mental. Nos cabelos, hidrata, diminui o frizz.


Saiba mais sobre os Hidrolatos e como aderir em seu dia a dia essas águas aromáticas incríveis nesse artigo que preparamos para vocês aqui.


Óleo de Jojoba


Sua composição é quase que exclusivamente dada por ésteres de cera, compostos muito semelhantes ao sebo produzido pela pele humana. Com isso, é facilmente absorvida e raramente provoca alergias. É um óleo que regula a produção de sebo na pele, sendo indicado para todos os tipos de pele, especialmente acneica e oleosa. Possui propriedades anti inflamatória, regeneradora e emoliente.


Na Boaformula você encontra o óleo vegetal de jojoba prensado a frio em uma composição 100% pura e natural. Os óleos vegetais são muito diferentes dos óleos minerais que normalmente encontramos no comércio, sendo o mineral feito em laboratório a partir do petróleo e que obstruem os poros da pele. Os óleos vegetais, por sua vez, penetram na pele, promovendo saúde e nutrição.


Saiba mais sobre os diversos benefícios para pele e os cabelos do óleo de jojoba clicando aqui.



Óleo essencial de Laranja Doce


O óleo essencial de Laranja, em geral, possui cheiro cítrico, fresco e intenso, com uma pequena diferenciação entre aromas doces e levemente amargos. É considerado o óleo da alegria, do prazer de viver. Ele tem a propriedade de estimular o positivismo e a sensação de bem-estar, é como trazer para dentro de si a brisa fresca de uma manhã de primavera, com o suave calor dos primeiros raios de sol, que aquecem e iluminam.


Entre as muitas propriedades benéficas do óleo essencial de laranja, seu efeito sobre os sistemas mentais e emocionais merecem ser destacados. Possui propriedades vitalizantes e redutoras de preocupação, trazendo alegria e ao mesmo tempo calma, tornando-o potenciador do bom humor em geral e suave relaxante. Beneficia as pessoas de todas as idades.


Usado em cosméticos ou topicamente, o óleo essencial de laranja é conhecido por seus benefícios na manutenção da saúde, aparência e textura da pele, clareando, iluminando e promovendo suavidade. Indicado por reduzir os sinais de acne e outros desequilíbrios na pele. Aplicados no rosto, tem propriedades adstringentes contribuem para seu efeito anti-aging. Também é um ótimo tônico que limpa e desintoxica a pele enquanto reduz dilatação em poros.


Essas propriedades fazem o óleo essencial de laranja doce um ingrediente ideal para hidratante e clareadores de pele, amenizando secura e irritação, eliminando bactérias nocivas à saúde da pele, estimulando produção de colágeno.


No corpo, o óleo essencial de Laranja é utilizado para combater gases, cólicas estomacais e intestinais, falta de apetite, prisão de ventre e diarreia. Ele ainda estimula a vesícula biliar a produzir bílis, que facilita a digestão e a eliminação de gorduras. É um ótimo óleo para tratar da insônia relacionada à ansiedade, além de ser muito eficiente no combate de gripes e resfriados, ajudando, inclusive, a baixar a febre.


Saiba mais sobre as potências medicinais e terapêuticas do óleo essencial de laranja doce clicando aqui.


Todos esses produtos você encontra em nossa loja da nossa parceira WNF.

Sobre nossa parceira WNF


A WNF oferece uma filosofia naturalista e sustentável desde 1995 por meio de seus produtos naturais de alta performance para todas as áreas da saúde e beleza. Uma marca que compartilha os valores da Boaformula de oferece qualidade e sua saúde em boas mãos. Dentro do mundo WNF, a qualidade de um produto natural deve provir de uma relação mais profunda com o meio ambiente e com uma legítima operação verticalizada, o que torna a WNF referência no plantio, fabricação, comercialização e educação em óleos essenciais e cosméticos naturais. A WNF possui sólida tradição em transmitir conhecimentos científicos e realiza um trabalho pioneiro para ensinar as pessoas a viver com mais qualidade de vida e harmonia com a natureza.



A sua saúde em boas mãos.




Bibliografia e material complementar :

Bueno, J. M. H., & Primi, R. (2003). Inteligência emocional: um estudo de validade sobre a capacidade de perceber emoções. Psicologia Reflexão e Crítica, 16(2), 279-29. Link: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722003000200008&script=sci_abstract&tlng=pt

Cobêro, C. (2003). Manual de inteligência Emocional. Psico-USF, 8 (1), 95-96. Link: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000100014

Livro: MEDEIROS, Graciela. O poder da argila medicinal. LIVRO 2 EDIÇÃO.

Material fornecedor WNF.



53 visualizações0 comentário