Dica Saudável | Autocuidado com máscara facial e capilar.




Vamos falar sobre Autocuidado?


Nessa dica saudável falaremos um pouco sobre um termo que se tornou popular nos últimos tempos: autocuidado. Mas afinal, o que é autocuidado?

Autocuidado é o que te faz bem.

Autocuidado é preservar a vida que habita em nós. É olhar para si e fazer o exercício de se ouvir. Não existe listinha mágica e um passo a passo fixo. É mutável, varia de pessoa a pessoa. A melhor alternativa é aquela que mais se adapta ao seu estilo de vida e às suas necessidades. É sobre se acolher, se observar e cuidar de cada parte da nossa vida com autorresponsabilidade. Para além do cuidado físico, englobando o mental, espiritual, emocional e social. A proposta é cultivar a auto observação, se sentir e identificar suas emoções. Perceber as linguagens do nosso corpo e como ele expressa nossa vibração, atentando para suas necessidades que o mantém saudável e em equilíbrio. Merecemos TODOS os dias cuidar da gente. E isso representa coisas diferentes para cada um e pode parecer complexo, mas autocuidado consciente mora nos detalhes e fazem toda a diferença para nosso bem-estar, criatividade e produtividade. Isso mesmo, você deseja ser mais produtiva nos seus dias? Então uma ótima forma é PAUSAR um momento para cuidar de si, descansar e restaurar sua energia. O momento de descanso é muito importante para nossa saúde física, mental e emocional. Não espere até um esgotamento para se permitir começar. Não é sobre não fazer nada, mas alternar atividades produtivas com momentos de lazer, onde você possa se oferecer um carinho e desfrutar da sua própria companhia ou de alguém amado.


Quem sabe na sua agenda, além dos compromissos do dia a dia, você adicione um momento para possibilitar o corpo regenerar, cuidar de si e restaurar a vitalidade para enfrentar os desafios que a vida nos apresenta? Autocuidado como uma prática para desenvolvermos resiliência em nossas vidas, uma capacidade que mesmo a partir de impactos, consigamos ter energia para restaurar, superar esses desafios e para prosperar junto a vida. Todos enfrentamos desafios e os últimos tempos não foram nada fáceis. Podemos passar por ventanias fortes em nossas vidas, que nos impactam de formas diferentes por sermos diferentes também.


Podemos fazer analogia com uma mata e um vento de nordeste intenso como temos recorrente em nosso litoral gaúcho. Cada planta será impactada de uma forma, cada qual enfrentando da sua maneira a partir do que é possível. Será que quando esse vento vem, ela já não estava meio quebradinha, pisada ou seca, fazendo com que essa ventania a impacte ainda mais? Ou estava estruturada, nutrida e forte, não sentindo com tanta intensidade os impactos? A dor de cada um é válida e não menos importante, afinal só quem sente sabe o desafio que está passando. Aqui o intuito é valorizar e acolher nossas dores, sejam elas quais forem, para assim, poder transmutar e aprender com elas. Com os obstáculos, encontramos uma possibilidade de evoluir, de buscarmos nossa melhor versão. Sabemos que pode ser difícil as vezes, entender o por que isso está acontecendo. É um convite para se questionar, e quem sabe ao invés de buscar o por quê, perguntar-se para que isso está acontecendo? Como a partir disso posso melhorar e me aperfeiçoar? Uma frase muito forte é que a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional, de um autor desconhecido mas que sinto que cabe muito bem para todos nós. Como isso reverbera para você?


Então perceba como é de grande importância a prática de autocuidado para além da estética, onde essa prática nos convida ao cuidado com seu corpo, físico, mental e emocional (que estão todos interligados) para que possamos superar os obstáculos com mais leveza, presença, força e fé. Autocuidado está interligado com diversas ações que cultivamos em nossos dias, englobando o cuidado com a gente e com o meio ambiente. Um resgate de que somos natureza também, aprendemos muito a observar e interagir com ela.


E isso não precisa ser horas e horas, podemos começar com o que é POSSÍVEL e está ao nosso alcance. Que tal começar com 15 minutos ou menos no seu dia? Pode ser aquele momento para se conectar com sua respiração, sentindo o ar que entra em suas narinas e preenche seus pulmões. Pode ser tomando um banho e sentindo a água escorrendo pelo seu corpo, lavando e renovando com um sabonete especial ou quem sabe um banho de ervas? Aqui trouxemos uma sugestão, que é um cuidado com a pele e cabelos com cosméticos naturais. Cosméticos que também são um convite a você preparar um momento gostoso para você descansar, cuidando, protegendo, adornando e purificando nosso corpo que é nosso templo. E que tal você mesmo preparar um cosmético caseiro e vivo com ingredientes naturais que você encontra na sua cozinha? Isso mesmo! Alguns deles que você come até diariamente, quem sabe.


Trouxemos opções de receitas que são possíveis de serem variadas a partir da sua criatividade. Se você não conhece ou já vivenciou algum desses ingredientes, é um convite para interagir, para vivenciar algo novo. Talvez você deve já ter ingerido alguns deles na sua alimentação, mas o uso tópico, sobre a pele e cabelos, pode ser uma novidade! Uma oportunidade também de perceber as diversas possibilidades em nossa volta que podemos aprender e como estas existem muito mais.


Pensando nisso, preparamos sugestões de receitas caseiras para cuidado com o corpo&alma. Cosméticos são uma das ferramentas que auxiliam na jornada do autocuidado, nos convidando para um momento de pausa onde podemos cuidar da nossa pele, maior órgão do nosso corpo. Trazendo rituais cotidianos de contemplação a nós mesmos, aceitando e acolhendo quem somos, nossas marcas, manchas, acne, rugas, sinais e outras características que nos fazem únicas e humanas. As vezes nos utilizamos desses produtos por que nos sentimos incomodadas com nosso corpo. Está tudo bem buscarmos nossa melhor versão, mas o convite é que você se ame durante todo esse percurso. Encontre nesse momento uma oportunidade de atentar ao que seu corpo precisa, entregando cosméticos de qualidade que cuidem com todo carinho da sua saúde e possam promover práticas que trabalhem nossa autoestima e amor próprio.


Cosméticos são alimentos a nossa pele e essa dica não é para tentar vender nenhum produto que faça milagres. Mas compartilhar sobre a cosmética criativa como uma alternativa acessível e ancestral que tem diversos benefícios medicinais e terapêuticos. Além de serem naturais, cuidam da nossa saúde e do meio ambiente. Muito bom, não é mesmo?

"Autocuidado não é so sobre skin care, mas pode ser tambem". Tá tudo bem ser imperfeita, é o que nos torna humanas. Skin care não é sobre ter pele perfeita, é sobre cuidar e amar a pele. É sobre pele saudável. E isso é um processo que vamos construindo na jornada. Não, não é fácil. Mas afinal, todo processo é um progresso.


"A perfeição da natureza está na certeza de se saber imperfeita. Sejamos mais natureza. Sejamos capazes de acolher nossos medos e nossos erros. Sejamos todos os dias naturalmente imperfeito."


A natureza foi nossa inspiração para compartilharmos essas receitas hoje. A cosmética criativa vem nos lembrar sobre as mais diversas formas de se cuidar usando frutas, legumes e produtos comestível que podem ser facilmente encontrados.


Bom para a pele, maravilhoso para o meio ambiente.


Que tal tirar um momento para cuidar de você e preparar uma máscara caseira facial e capilar com os ingredientes da sua cozinha?



Vamos conferir as receitinhas desses alimentos que nutrem

nosso corpo, pele e cabelos?



Máscara Facial de Aveia&Curcuma


  • 1 colher de sopa de aveia flocos finos

  • ½ colher de sopa polvilho doce

  • ½ banana

  • 1 colher de chá de cúrcuma*

  • 1 banana amassada

  • 2 colheres de sopa de infusão de camomila*

  • 10 gotas de óleo resina copaíba*


Antes de iniciar sua formulação de cosmético, importante lavar bem as mãos e ter utensílios limpos. Essas máscaras são feitas para uso imediato, toda vez que for fazer prepare na hora para usufruir das suas propriedades.

Vamos começar?


Aqueça 300ml de água até quase ponto de fervura e desligue o fogo. Adicione 1 colher de sopa de camomila e tampe. Reserve por 15minutos para realizar uma infusão e termos uma água repleta de benefícios da camomila.


Em um pote, amasse bem a banana com a ajuda de um garfo. Adicione a aveia e a cúrcuma, misture bem. Quando tiver passado 15minutos, adicione as 2 colheres da infusão de camomila. Mas e o resto da infusão? É para você desfrutar tomando! Nada melhor para acalmar e restaurar o equilíbrio que um bom chá de camomila.


Aplique no rosto limpo a mistura pronta. Deixe uma camada média/grossa e permaneça com a máscara por 30 minutos. Remova com água e aplique seu hidratante de costume.


Vamos conhecer mais os benefícios de cada ingrediente para nossa pele?


Banana

“A banana é um excelente hidratante natural! O potássio presente na fruta é responsável por proporcionar hidratação à pele. A máscara à base de banana também é rica em vitaminas C e B6, que têm importante papel na elasticidade e na integridade da pele e ajudam na remoção de manchas. As substâncias proporcionam o benefício de suavizar, umedecer, acalmar e limpar a pele profundamente. O manganês é um antioxidante que ajuda a manter a aparência saudável da pele. Ele proporciona toque suave, iluminação natural e brilho. A vitamina A restaura a umidade perdida e repara a pele, sendo muito eficaz em peles danificadas, secas e sem brilho. Pode também ter resultados no combate à acne, coceiras na pele, inchaços e psorías”. (Eclycle)



Aveia

A aveia é um cereal, como o Arroz e o milho, pertencente ao gênero Avena, da família Poaceae e seu nome científico, herdado do latim, é Avena sativa L. Pertence à mesma família do trigo e é muito mais rica em substâncias nutritivas. Contêm polissacarídeos, que, em contato com a água, se tornam gelatinosos e formam uma fina barreira protetora que dificulta o ressecamento, combatendo a pele sem brilho e a secura escamosa. É eficaz, também, no tratamento de sintomas da pele seca com prurido, erupções cutâneas, escaras e descamação, pois contém beta-glucana, que penetra pela pele proporcionando uma hidratação profunda. Melhora a cicatrização de feridas superficiais e abrasões e melhora a deposição de colágeno e a ativação de células imunitárias no interior da pele.


Rica em ácidos avênicos, ácido salicílico, vitaminas do complexo B, aminoácidos e lipídeos, a Aveia tem sido usada por milhares de anos para tratar o eczema, picadas de insetos e infecções devido às suas propriedades anti-inflamatória, antioxidantes e calmante (melhorando a sensação de coceira)


Na Boaformula você encontra o ativo Aveia Coloidal que é excelente para o cuidado com a pele. Saiba mais aqui.



Cúrcuma

A cúrcuma, também conhecida como turmérico, açafrão-da-terra ou açafrão-da-índia, é uma planta herbácea originária da Índia e do sudeste da Ásia, de nome científico Curcuma longa. Suas lindas flores brancas são similares com as de uma bromélia, mas a parte mais utilizada é sua raiz tuberosa, de onde se extrai a cúrcuma usada como tempero. Entre os benefícios da cúrcuma estão sua ação digestiva, propriedade inibidora de gases intestinais, ação anti-inflamatória e cicatrizante, entre outros. Para a pele, a cúrcuma tem propriedades antibacterianas, cicatrizantes, anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a reduzir a acne. A curcumina, substância presente na cúrcuma, ajuda a regular a produção de melanina, que dá a pigmentação da pele e, quando produzida em excesso, causa manchas em tons mais escuros.



Camomila

Conhecida e utilizada desde a antiguidade, pelos egípcios, gregos e romanos, devido às suas propriedades medicinais, cosméticas, ornamentais e aromáticas. O modo mais conhecido para tomar a camomila é a preparação de uma infusão de suas flores. A lista aparentemente interminável de sintomas para os quais é benéfica. Em suas pequenas e delicadas flores concentram pequenos óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antisséptico, carminativa, analgésica, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos e exercem um efeito emoliente sobre a pele,ajudando a manter a hidratação. O tradicional chá de camomila libera esses óleos essenciais e suas propriedades sendo reconhecido como um relaxante e tranquilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia e dores na cabeça.


Propriedades Terapêuticas

· Calmante. Diminui a ansiedade.

· Adstringente

· Digestiva. Combate os gases intestinais.

· Anti-séptica.

· Antialérgica

· Antiinflamatória

· Cicatrizante

· Tônica

· Refrescante

· Emoliente

· Sedativa. Combate a insônia.

· Anti-espasmódica. Alívio das cólicas intestinais, cólicas do aparelho digestivo, em especial, as dos bebês. Também indicado para aliviar cólicas menstruais.


Externamente, acelera a cura de feridas e reduz inchaço devido a inflamações podendo ser utilizada em forma de compressas na área afetada. Higieniza a pele. O chá pode ser usado como demaquilante, ou seja, para retirar a maquiagem com algodão embebido no mesmo. É um adstringente natural e não agride ou irrita a pele mesmo as sensíveis e ainda tonifica. Banhos aromáticos com as flores da camomila acalma e faz bem para pele.



Polvilho doce

Mandioca, macaxeira, aipim, castelinha… o nome muda para cada região, contudo, suas propriedades e benefícios continuam os mesmos. Esse alimento é uma raiz cheia de propriedades vantajosas, por isso, a mandioca para os cabelos é uma opção ideal para quem deseja deixá-los mais bonitos.


Ela é rica em proteínas, vitaminas do complexo A e C, sais minerais como o cálcio e o fósforo, entre outros. Por isso, engana-se quem pensa que seus benefícios são apenas para a saúde do corpo. Ela também é extremamente indicada para os cabelos e a pele.

Ingrediente que vem trazer ainda mais hidratação a nossa máscara capilar. A hidratação dos fios é, basicamente, a reposição da água e de vitaminas essenciais. Sendo assim, ao utilizar máscaras de hidratação com mandioca você garante um tratamento poderoso. E não para por aí, consumir mandioca também confere hidratação à pele!


Como dito anteriormente, a mandioca oferece proteínas para os fios. Esse nutriente é formado por aminoácidos que são indispensáveis para que se fortaleçam e tenham maior vitalidade. Por consequência, um cabelo menos frágil fica menos suscetível as pontas duplas, visto que esse problema geralmente ocorre quando as madeixas estão tão sensibilizadas que começam a se dividir. Imagine só: você dá ao seu cabelo vitaminas, sais minerais e proteínas que ajudam a repor sua massa, reduzir pontas duplas, cortes, ressecamento e fragilidade. O que acontece? Ele fica muito mais saudável. O resultado disso é um cabelo muito mais sedoso, macio e brilhoso.



Copaíba

O óleo de copaíba foi apelidado de “bálsamo da Amazônia” devido às suas qualidades. Ele é composto por 72% de sesquiterpenos (hidrocarbonetos) e 28% de diterpenos (ácidos carboxílicos), mas essa composição pode variar conforme o tipo de copaíba, idade da árvore e solo, dentre outros fatores.


Os principais sesquiterpenos encontrados no óleo-resina são o β-cariophileno, responsável pela ação anti-inflamatória, antifúngica e antiedêmica, e o β-bisaboleno, com ação analgésica, dentre muitos outros compostos. Essas substâncias são as responsáveis pelo aroma do óleo de copaíba e por suas propriedades antiviral e antiúlcera.


Na pele, pode auxiliar na eliminação e redução de cicatrizes, celulites e estrias. Se aplicado em regiões com marcas e manchas, o óleo de copaíba auxilia no clareamento quando misturado com outros óleos vegetais, como o de rosa mosqueta. É um óleo emoliente, auxiliando na hidratação e maciez da pele, além de regenerar o colágeno, melhorando a elasticidade da pele e deixando-a com aspecto firme e jovem.


Nos cabelos, também possui benefícios, razão pela qual o óleo de copaíba é utilizado pela indústria cosmética na fabricação de xampus e cremes hidratantes. Ele equilibra a oleosidade, trata micoses, caspas e seborreia do couro cabeludo. Protege os cabelos tingidos e deixa os fios brilhantes e macios.




Máscara Capilar de Abacate&Spirulina


  • ½ abacate madura médio

  • 1 colher de chá de spirulina*

  • 5ml de óleo vegetal de castanha do brasil*

  • 2 gotas de óleo essencial de alecrim*



Modo de preparo: Abra o abacate, retire a semente e com uma colher separe a poupa e coloque num recipiente limpo. Em uma vasilha, adicione o abacate maduro e com a ajuda de um garfo vá misturando e amassando até formar uma pastinha. Adicione a spirulina, o óleo vegetal e óleo essencial. Misture bem. Com os fios do cabelo levemente umedecidos, aplique a máscara do couro cabeludo a todo o comprimento do fio. Permaneça por 30-40minutos e depois lave com shampoo e condicionador normalmente.