top of page

Dica Saudável | Especial Dia da Mulher




Hoje a Dica Saudável foi pensada para todas as mulheres. O dia 8 de março não é apenas uma homenagem as mulheres pois tem raízes históricas profundas e sérias. Certamente, o 8 de Março é um dia de luta e reflexão, dia para lembrarmos de todas que vieram antes de nós com muita coragem em prol dos direitos das mulheres. Ainda temos um longo trajeto pela frente, mas é importante valorizarmos cada passo a uma sociedade mais justa, ressaltando lutas fundamentais que vieram abrindo nossos caminhos nessa caminhadas como autonomia sobre seus próprios corpos, liberdade de expressão, igualdade salarial de gênero, a força de enfrentamento contra casos de assédio, abusos e violências contra a mulher, direito ao voto e manifestação, descontrução de padrões e oportunidade de escolhas.


Para celebrar a potência que é ser mulher, nessa Dica Saudável trouxemos dois óleos essenciais muito especiais ao universo feminino: o óleo essencial de gerânio e óleo essencial de salvia esclareia. Duas plantas muito interessantes que vem trazer suas propriedades medicinais e terapêuticas para nos auxiliar em diversos processos em nossas vidas.


A aromaterapia pode ser considerada uma filosofia de vida e/ou um tipo de terapia. É uma técnica com diversos significados. Qualquer que seja a definição escolhida, é importante saber que esta terapia considera todos os aspectos do individuo, ou seja, cuida da saúde do corpo, da mente e da alma, é portanto holística. A Aromaterapia é a utilização de substâncias naturais muito concentradas extraída de plantas medicinais e aromáticas com o objetivo de proporcionar saúde física, mudanças de comportamentos e desenvolvimento pessoal. Essas substâncias são os óleos essenciais! Apesar de seu nome remeter a uma substâncias pesada, graxa, os óleos essenciais são leves, voláteis e nada gordurosos. São extraídos de plantas de diversas partes do mundo, podendo ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas hastes, nas cascas ou nas raízes. Desta forma, podem existir variações em seus aromas e compostos. São extremamente concentrados, puros e não se dissolvem em água (apenas se dispersam).


Veja mais aqui.



Origem dia 8 de março


Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.


Diversos são os momentos histórias que trazem como sendo a causa da origem dessa data tão especial, como movimento em prol a condições dignas de trabalho e direito ao voto. Trouxemos alguns que foram marcantes e convidamos vocês a pesquisarem os outros também.


Em 25 de março de 1857, ocorreu um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova York, que matou 146 trabalhadores -- incluindo 125 mulheres, em sua maioria mulheres imigrantes judias e italianas, entre 13 e 23 anos. As instalações elétricas precárias aliadas ao tipo de solo onde ficava a fábrica e à grande quantidade de tecido funcionaram como combustível causando o incêndio.


Há também registros de que naquela época, os proprietários de fábricas costumavam trancafiar seus funcionários durante o expediente pra conter greves e motins. Isso teria acontecido na Triangle. Ou seja, as mortes ocorreram devido às portas trancadas. Um verdadeiro pesadelo.


A tragédia fez com que a luta das mulheres operárias estadunidenses, coordenada pelo histórico sindicato International Ladies' Garment Workers' Union (em português, União Internacional de Mulheres da Indústria Têxtil), crescesse ainda mais, em defesa de condições dignas de trabalho.


A partir dos anos 60, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional. Embora o Dia Internacional da Mulher tenha sido oficializado apenas em 1975, pela ONU (Organização das Nações Unidas). O objetivo foi que as conquistas políticas e sociais sempre fossem lembradas e que esta chama se mantivesse viva, pautando reflexão e luta.


Que possamos viver o 8M todos os dias, e não somente hoje. Que a mulher tenha o direito e liberdade para ser o que desejar, vibrando na cooperação e sororidade.



Vamos conhecer mais sobre o Gerânio e a Salvia Esclareia?



Gerânio (Perlagonium graveolens)



Família: Geraniáceas.

Extração: Destilação de folhas, hastes e flores.

Rendimento: 700kg para produzir 1 litro de óleo essencial.

Origem: Egito.

Historia da planta:O nome gerânio deriva do grego geranos ou “grou”, porque as vagens das sementes têm o formato de bicos de grou.Usos do óleo essencial de Gerânio datam desde o Egito Antigo, quando os egípcios usavam o óleo de Gerânio para embelezar a pele e por outros benefícios. Na era Vitoriana, flores frescas de Gerânio eram utilizadas em mesas de jantar formais como peças decorativas.


Foi introduzida na Europa em 1690 e começou a ser cultivada pela indústria perfumista francesa para o “óleo de gerânio-rosa”. Este é frequentemente usado para adulterar o óleo de rosa.


Já foi considerada uma planta de grandes poderes curativos, muito utilizada como remédio para feridas, tumores, cólera e fraturas. Na verdade, a crença em seus poderes ao longo dos séculos levou as pessoas a plantar gerânios ao redor das casas para afastar maus espíritos. A França deu inicio à produção comercial do óleo de gerânio no inicio do século XIX, embora hoje o óleo seja obtido em especial na Reunião, chamada antigamente de Bourbon, uma ilha rica em plantas aromáticas, localizada no sudoeste do Oceano Índico. A primeira espécie utilizada foi provavelmente o Pelargonium capitatum, uma planta menor que parece produzir um alto percentual de óleo e que ainda continua a crescer de forma selvagem. No inicio do século XX, o Marrocos começou a competir na produção de óleo de gerânio. É uma fragrância utilizada normalmente em perfumes e sabonetes e que pode ser produzida para imitar muitas fragrâncias. Há aproximadamente 700 variedades de gerânio, mas apenas dez são usadas na produção do óleo essencial. O tipo ornamental de gerânio, conhecido dos jardineiros, normalmente não se presta ao óleo essencial. O aroma exclusivo, que lembra o da rosa, é capturado colhendo-se as flores assim que as folhas ficam amarelas; antes disso o aroma lembra mais o do limão.


Propriedades: Antioxidante, Anti inflamatório, repelente de insetos, fungicida, hipoglicemiante. Equilibra a produção de oleosidade e é cicatrizante. Hipotensor. Anticonvulsivante. Elimina ácaros. Diurético, estimulante do córtex adrenal. Regula naturalmente os hormônios no corpo. Anti tumoral.


Indicações: Acne, queimaduras, cortes, dermatites, eczema, hemorróidas, hematomas, piolho, pele oleosa e seca, dermatoses causadas por fungos, micoses de unha e pele, estrias, rugas, úlceras cutâneas, celulite de causa hormonal, diabetes, epilepsia, má circulação, garganta inflamada, sintomas de menopausa, TPM, corrimento vaginal, cândida, tensão nervosa, estresse, depressão. Segundo Hermann Ulrich, o composto químico eudesmol, um álcool presente no óleo essencial de gerânio, estimula a função das glândulas que controlam a produção dos hormônios sexuais, o que o torna excelente para a menopausa e problemas menstruais. Também auxilia na retenção de liquidos, e torna os seios mais volumosos e firmes. Associado a lavanda trata casos de infeccções nos mamilos através de compressas frias.


Composição química

Gerânico (ácido); geraniol, citronelol, linalol, mirtenol, terpineol (álcoois); citral (aldeído); me tona (cetona); eugenol (fenol); sabineno (terpeno).


Características botânicas

Pertencente à família Geraniaceae, é um arbusto bastante ramificado. Seu caule é herbáceo coberto por pelos na fase jovem, tornando-se lenhoso ao longo de seu desenvolvimento. Conhecido como gerânio ou malva- cheirosa, é uma planta aromática originaria da Africa do Sul.


Propaga-se por estacas. Planta-se , em viveiros de março a abri. O Florescimento ocorre em outubro e novembro.


Psicoaromaterapia – Efeitos emocionais e vibracioanis

· Elemento água. Conecta com a energia feminina. Estimula o segundo, terceiro e quarto chakra.

· Reduz a ansiedade.

· Depressão, angustia, TPM, alteração de humor inclusive no período da menopausa.

· Aumenta a criatividade e reúne sentimentos de calma, força e segurança.

· Muitas pessoas apresenta difuculdade em se manterem abertas e aceitas os presentes que a vida oferece, já outras não conseguem se doar para seu semelhantes que necessitam. Este oleo oferece o equilíbrio entre dar e receber, desperta para a comunicação intima.

· Ideal para perfeccionistas, ajuda a aprender a ouvir e confiar em sua voz interior.


Essa é a planta que traz para gente a essência do feminino em tudo e em todos. Vem promover acolhimento e transformação interior com seu aroma floral e sedutor. Um óleo essencial muito especial que esta conectado com as mulheres por ser um fitohormonio (ótimo para cólicas, problemas uterinos e menopausa) mas a grande potencia do gerânio se encontra em suas virtudes que ensinam sobre compaixão e autoamor.


Eu sou a Dona Gerânia e acredito no amor e no respeito por essa minha alma de mulher. Mundo, sociedade, pessoas: me amem, amem as mulheres porque elas dão vida e amam tudo que é vivo. Que meu cheiro doce, frutado, florido se espalhe pelo mundo contando a todas as sementes, espalhando ao Universo, que vim aqui para amar e ser amada, meu coração está aberto e meu corpo de mulher está pronto para ser idolatrado. Reverenciada seja eu!” (Palmira Margarida)


É ele que ensina a confiar. Ensina a abrir o coração novamente para receber e dar na medida certa. O Geranio traz para o coração a consciência do que ele veio ser, despertando nossa essência sem culpa.

Na Medicina Tradicional Chinesa trabalha a sustentação e a calma.

Segurança: Em excesso pode causar dermatite.



Salvia esclareia



Familia: Labiadas

Extração: Destilação das flores e folhas

Rendimento: 270kg para produzir 1 litro de óleo essencial.

Origem: França, EUA, Russia e Espanha.

História: Erva sagrada para os romanos. Seu nome sálvia vem do latim “salvare” ou “salveo”, que significa “salvar”, fazendo jus à fama de “curar tudo” que a salvia possuía. O nome “esclareia” vem do latim que significa claro, trazendo clareza. Na antiguidade, era chamado de olho de cristo.

No passado, havia a crença de que beber o seu chá, além de aliviar a dor de garganta, poderia clarear a mente e a vista, ajudando as pessoas a entenderam o que acontecia em sua volta ou o que poderia acontecer no futuro.

Propriedades: Antisséptico, analgésico, antiespasmódico, anti inflamatório. Tonico uterino. Adstringente. Bactericida. Carminativo. Afrodisiaco. Diurético. Digestivo. Antissudorífico. Depurativo. Cicatrizante.


Indicações: Acne, furúnculo, dermatite, eczema, caspa e perda de cabelo. Pele inflamada. Pele e cabelo oleosos. Úlcera. Rugas. Hipertensão. Dor muscular causada por inflamação ou tensão. Asma. Tosse. Cólica. Dor do parto. Dor de cabeça. Menopausa. TPM. Menstruação irregular. Retenção de liquido.


Características botânicas O termo sclarea provém do vocábulo grego skeria, que significa rigidez, em referência às pétalas de flor branca ou azul com uma ponta rígida. Um talo tingido de vermelho, que pode chegar a 60 cm de altura, sustenta grandes folhas enrugadas em formato de coração. Acredita-se que a planta seja nativa da Europa, mas também é encontrada nos Estados Unidos. O óleo é destilado da erva fresca e provém, em geral, da França e do Marrocos.

Psicoaromateraia – Efeitos emocionais e vibracionais:

· Elementos terra e água. Estimula o sexto chakra.

· Antidepressivo

· Liberta a culpa, desenvolve a força interior e a confiança.

· Libera tensões profundas.

· Percepção é o primeiro passo para a cura e este óleo estimula profundamente a autopercepção.

· Impaciencia é uma forma de resistência em aprender e mudar: agora é hora de perceber nossa responsabilidade frente às situações, com tolerância e paciência.

· Elimina fantasias e ilusões.

· Indicado para momentos de pânico, medo, tensão nervosa, estresse e de pensamentos descontrolados.

· Favorece a aceitação de mudanças.

· Aumenta a intuição e amplia a sensibilidade.

· Estimula a busca pela verdade e o caminho do visionário.

· Desperta a atenção para os medos que precisam ser trabalhados.

· Ideal para pessoas intolerantes, explosivas e impacientes.



“Se a salvia esclareia fosse uma mulher, seria a imperatriz. Trazendo decisão e acertividade através de suas experiências, de seu longo caminho percorrido. Uma mulher com luz interna, que já passou por muitos problemas e tombos, mas sabe se levanta e não se perde de si mesma. Para a gente aprender as coisas, não necessariamente precisamos nos machucar, sofrer, podemos aprender também pelo amor.


Ela é uma pessoa com muita vivencia. Mulher madura, de mais de 40 anos ou uma jovem que já passou por muita coisa, tendo muita sabedoria. É livre de vitimismo e dona de si mesma, mas também é integra com seu parceiro, por isso a imperatriz. Ela se encontra em equilíbrio com yang. A palavra que mais define a mulher de Salvia Esclareia é maturidade, sendo ela emocional e profissional.


Seu aroma traz isso, sendo um cheiro muito leve e feliz.


É o cheiro das mulheres que escolhem, seguras de si, comandam! Muitos acham que salvia sclarea tem cheiro de cigarro. Isso porque o pulmão é a respiração e a batida da alma. Se você, mulher, anda se reprimindo e se auto culpando (a maioria de nós por motivos socioculturais) é porque a sua Imperatriz está engaiolada, como seu pulmão, que na medicina chinesa, no lago negativo, representa a tristeza. Mulheres com o pulmão engaiolado são tristes. Mulheres engaioladas não respiram, não abrem os pulmões e , por isso, o cheiro de cigarro na planta mestra da Imperatriz. Mulher, abra o seu pulmão! Você pode, respire fundo, você é maior que tudo isso. Imagina o pulmão de uma ave mitológica como a Fenix? Que foi capaz de respirar nas cinzas e voltar à vida? Mulher, você é isso! Salvia sclarea na veia, solta essa Imperatriz porque todas nós temos uma Imperatriz pulsando nos pulmões!” (Palmira Margarida)


Segurança: Não utilize em gestantes.



Vamos aprender algumas receitas para usar esses óleos essenciais?



Sinergia Ciclos Femininos


>> Facial: propriedades regeneradoras, tensoras e anti-inflamatória.



· 3 gotas de óleo essencial de gerânio

· 3 gotas de óleo essencial de salvia esclareia

· 10ml de oleo de rosa mosqueta

· 10ml de óleo de jojoba

· 10ml de óleo de abacate


Modo de preparo: Em um vidro âmbar limpo, misture os óleos vegetais e os óleos essenciais. Misture bem até que eles se dispersem bem no meio oleoso. Lave bem o rosto antes de aplicar a sinergia. Indicamos que utilize no Sabonete Clareador com Escova, sabonete com propriedades regeneradoras e hidratantes que auxilia a uniformizar o tom da pele. Depois de limpa, aplique o Regenerador Nutritivo Diurno (contém ativos que estimulam a produção de células colágenas, promove o preenchimento das rugas, nutre e hidrata as células) e sua sinergia de óleos.


Após, pode aplicar uma Base Cover Skin com filtro ou somente filtro solar se necessário. Caso sua pele for oleosa, indicamos que utilize a sinergia somente à noite.


Para o cuidado com o rosto a noite, indicamos o uso do Aplicar todos os dias pela manhã e a noite indicamos do Renovador Celular Noturno que contém ativos que estimulam a renovação das células e fibras, repõe as vitaminas essências para boa oxigenação celular e repõe a água para melhorar a elasticidade.


· Sugestão de cuidado com o rosto para peles maduras. Indicamos que você consulte seu dermatologista ou profissional da saúde para indicar os melhores cuidados para a sua pele. Cuide bem de sua pele com produtos de qualidade, feitos com amor e responsabilidade.



>> Corporal: óleo para massagem



· 6 gotas de óleo essencial de salvia esclareia

· 6 gotas de óleo essencial de gerânio

· 30ml de óleo vegetal girassol ou semente de uva


Modo de preparo: Uma sinergia gostosa para um momento de automassagem, se permitindo um carinho e conforto. Misture em um vidro âmbar limpo e aplique sobre o corpo, massagenado cada parte com presença e amor.


Aqui você encontra outras sugestões para cultivar autocuidado e manobras para realizar sua automassagem.



>> Escalda pés



· 2 gotas de óleo essencial de salvia esclareia

· 3 gotas de óleo essencial de gerânio Brasil


Modo de preparo: Você já pensou em chegar em casa depois de um dia cansativo e relaxar fazendo um escalda pés com óleos essenciais? Esse hábito milenar tem o poder de trazer benefícios para o corpo todo e é muito fácil de preparar. Aliado aos óleos essenciais, trará ainda mais vantagens para o seu bem estar.


Além da deliciosa sensação de relaxamento, o bom e velho escalda pés ajuda a reduzir o inchaço nas pernas, melhora problemas de circulação, trata micoses, calosidades, reduz sintomas de gripes e resfriados, e auxilia no tratamento do stress e ansiedade. Outro benefício do escalda pés é a eliminação de toxinas, o que proporciona benefícios para a saúde geral do nosso corpo.

Separe uma bacia, toalha e água quente. Reserve esse momento para você, acenda uma vela, um incenso e, quem sabe ,coloque uma musica relaxante. Esquente 3litros de água, despeje na bacia e adicione os óleos essenciais. Se quiser potencializar o efeito relaxante, coloque também algumas bolinhas de gude para massagear seus pés. É importante que a temperatura da água esteja alta, porém é preciso que você consiga manter os pés dentro dela sem grande desconforto.



>> Máscara de Argila (age care e revitalizante)



· 2 colheres de sopa de argila vermelha

· Hidrolato de gerânio

· 1 gota de óleo essencial de salvia esclareia


Modo de preparo: Em uma vasilha de vidro ou cerâmica, adicione a quantidade de argila e o hidrolato de rosas (hidrolato de gerânio também é uma ótima opção) e vá misturando até formar uma mistura pastosa e densa. Prepare a pele lavando com o Fitodetergente e esfoliando gentilmente a face. Aplique uma camada grossa de argila em toda a região do rosto e permaneça com ela pór até 15minutos. Observe se sua mascara facial segue úmida, caso sentir ressecamento borrife o hidrolato na face em uma distância de 15-20cm. Após esse período remova com água e ajuda de um ecodisco. Com a pele limpa, aplique o hidrolato de geranio e seu hidratante. Indicamos para acompanhar esse cuidado o uso de 3 gotinhas de óleo de rosa mosqueta.


Veja mais sobre Geoterapia aqui.

Veja mais sobre argila vermelha aqui.



Modo de uso dos óleos essenciais

  • Aromatizador (aproximadamente 15 gotas).

  • Banhos (20 gotas após encher a banheira dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal).

  • Compressa (5 a 10 gotas em 1/2 litro de água).

  • Inalação (2 gotas em um lenço ou inalador com soro fisiológico ou água).

  • Massagem (1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal).

  • Óleo para rosto (1 gota em 1 colher de sopa de carreador).

  • Cabelos (1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou shampoo).

  • Uso tópico (5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal).

  • Argila medicinal (1-2 gota em máscara facial com 2 colheres de sopa de argila)

  • Difusor pessoal (1 gota de cada)

  • Difusor de ambiente ( indicado em casa para momentos mais introspectivos com 10-15 gotas em difusor de 300ml em ambientes com 60m2)


Segurança

  • Não utilize óleos essenciais puros sobre a pele

  • Usar sempre em baixa dosagem

  • Armazene longe do alcance de crianças

  • Não exponha na região dos olhos

  • Em caso de irritação, suspenda o uso e procure orientação médica


Na Boaformula você encontra o óleo essencial de gerânio e salvia esclareia puro da WNF e da Bioessência Também pode usufruir de seus benéficos utilizando o hidrolato / água thermal de gerânio!


Referências:

Material dos fornecedores WNF, TerraFlor e Bioessencia.

Material disponibilidado pela Harmonie pela Daiane Petry.

Artigos científicos Scielo.

Livro: Técnicas de aplicação de óleos essenciais por Fernando Amaral. Fundamentos da terapia Holistica com óleos essenciais das plantas por Dietrich Gumbel.

Livro: O Grande Manual da Aromaterapia de Dominique Baudoux


A sua saúde em boas mãos.

397 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page