top of page

Janeiro Branco | Saúde Mental: todo cuidado conta!



O que é Janeiro Branco?


O Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional — algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.


Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, a campanha chega ao seu sétimo ano no Brasil com a proposta de um mundo no qual as pessoas tenham mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras. O site do projeto aponta a necessidade de um trabalho de alcance individual e coletivo. No primeiro caso, isso significa incentivar a autorreflexão sobre a própria vida, seus sentidos e propósitos.


Já a nível institucional, a proposta é bem objetiva, de acordo com o manifesto da campanha: “sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental”.


Reforça, então, a importância de uma mudança de comportamento e mentalidade em vários níveis da nossa sociedade. A urgência do debate em torno do tema é real, como mostram os dados de pesquisas realizadas em todo o mundo.



Por que Janeiro Branco?


Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.



Saúde mental no Brasil!


A questão que motivou a criação da campanha é bem simples (e muito séria): as pessoas estão adoecendo em quantidade e ritmo preocupantes. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking americano (atrás apenas dos Estados Unidos).


Estamos falando de uma doença mental que, segundo o estudo, pode alcançar de 20% a 25% das pessoas no Brasil. A ansiedade, por sua vez, afeta quase 20 milhões de brasileiros (cerca de 9,3% da população). Isso inclui o transtorno obsessivo-compulsivo, problemas de fobia, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico.


Já o suicídio é apontado pelo Ministério da Saúde como a quarta maior causa de mortes de jovens no país. São números expressivos e que, muitas vezes, ultrapassam outros indicadores relacionados à saúde e ao bem-estar da população.


Um dos problemas que a campanha Janeiro Branco busca combater, no entanto, é justamente a falta de conhecimento sobre o tema — além de outros obstáculos que dificultam a discussão.




O que podemos fazer para manter a saúde mental em dia?


Separamos 10 dicas do Blog Psicologia Viva para praticarmos diariamente, cuidando assim da nossa saúde mental e emocional:


  1. Pratique o Autocuidado. Pratique a Gratidão.

  2. Aceite-se como você é e viva a sua própria vida da melhor forma. Não queira ser ou se comparar como outra pessoa, seja você mesmo, goste de quem você é.

  3. Mantenha-se ativo diariamente – faça atividades físicas.

  4. Adquira novas habilidades, exercite seu cérebro: que tal tentar um novo hábito, melhorar um comportamento, aprender a tocar um instrumento, fazer um tipo de artesanato.

  5. Mantenha o equilíbrio entre as responsabilidades e atividades de lazer.

  6. Reserve um tempo para ter contato com sua família e com seus amigos: converse, sorria, abrace.

  7. Relaxe, sempre separe um tempinho para fazer algo que gosta: assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um bom livro, futebol, tocar um instrumento, ou outra atividade que lhe proporcione prazer.

  8. Preze sempre por uma boa noite de sono, para recarregar as energias.

  9. Mantenha cuidados básicos com um estilo de vida saudável. Procure alimentar-se corretamente, com diversidade de frutas, legumes e verduras. Nutra o seu corpo!

  10. Busque ajuda sempre que sentir que não está bem, você não precisa sofrer sozinho, conte com a sua rede de apoio. Procure ajuda de um profissional, você merece esse cuidado.


Quem cuida da mente, cuida da vida!


seja mais PRESENTE

viva a vida com RESPEITO

tenha mais DIÁLOGOS

invista em AFETO

cuide da sua SAÚDE

busque AUTOCONHECIMENTO

dê-se mais TEMPO

viva com mais SENTIDO

diga não a VIOLÊNCIAS

diga não a PRECONCEITOS




Além dessas dicas, separamos também alguns fitoterápicos, homeopatias e ativos naturais que foram desenvolvidos para auxiliar a manter a saúde mental e emocional em dia!



>> Composto para ansiedade - Manipulado Boaformula


Composto por um pool de fitoterápicos que ajudam a aumentar a produção de serotonina no cérebro, proporcionando energia e relaxamento, equilibrando o emocional e diminuindo a ansiedade.

Benefícios

- Proporciona energia

- Aumenta produção de serotonina

- Ajuda a equilibrar o emocional

- Proporciona relaxamento

Sugestão de fórmula:

5HTP..........25mg B6............20mg B3... ........20mg Theanina.......... 200mg Tomar 1cap 2x/dia.



>> Complexo Fitoterápico Anti-stress - Manipulado Boaformula


Composto por um pool de fitoterápicos que ajudam a elevar os níveis de serotonina no cérebro. Como a serotonina ajuda a regular o humor e comportamento, tem um efeito positivo sobre o sono, o humor e a ansiedade .

Benefícios

- Cansaço mental e físico

- Insônia

- Alterações de humor e anisedade

Sugestão de fórmula:

Triptofano..........100mg Passiflora...........150mg Maca peruana... 200mg Magnésio.......... 200mg Tomar 1cap 2x/dia.


Saiba mais aqui.



>> Composto Anti-depressivo - Manipulado Boaformula


A fórmula contém Kawa Kawa, um ansiolítico natural, e Hypericum perforiatum, a Erva de São João, com ação anti-depressiva natural.

Indicações: - Ansiedade; - Tensão nervosa; - Stress; - Agitação; - Insônia; - Soluciona a ansiedade e funciona como relaxante; - Melhora a qualidade do sono e apóia o sono natural sem diminuir a vigilância ou a concentração; - Tratamento de perturbações neuróticas e sedação sem efeito narcótico hipnótico; - Combate dores de cabeça e musculares. Sugestão de fórmula:

Kawa-Kawa.........150mg

Hypericum perf...170mg

Tomar 1cap no café da manhã e outro a noite.


Saiba mais aqui.



>> Ansiodoron - Weleda


ANSIODORON 80 COMPRIMIDOS é um medicamento antroposófico da Weleda, produzido com ingredientes de origem 100% natural. Indicado no tratamento auxiliar da INSÔNIA e ANSIEDADE. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor.


Saiba mais aqui.



>> Stressdoron - Weleda


STRESSDORON 80 COMPRIMIDOS é um medicamento antroposófico da Weleda, produzido com ingredientes de origem 100% natural. Indicado no tratamento auxiliar do ESTRESSE, FALTA DE CONCENTRAÇÃO e PERDA DE MEMÓRIA. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor.


Saiba mais aqui.



>> SEDATIF - Boiron

Medicamento homeopático


Medicamento homeopático na forma de tabletes sublingual, tradicionalmente utilizado em estados ansiosos e emotivos ligeiros: ansiedade, hipersensibilidade emocional e irritabilidade, perturbações ligeiras do sono devido a esses estados. Indicado para pessoas sob stress, crianças agitadas e pessoas idosas. Se não sentir-se melhor consulte o seu médico.

POSOLOGIA:

Criança: Uso de 2 tabletes ao dia.

Adulto : Uso de 2 até 6 tabletes ao dia.



>> Zzz Zzz - Ocean Drop


A mistura ideal para auxiliar você a ter uma noite de sono tranquila. Além de induzir o adormecimento, os ativos do ZZZ… ZZZ… trabalham juntos para acalmar a mente e o corpo, promovendo um sono reparador.


O principal ingrediente é o triptofano. Este aminoácido faz com que o corpo produz serotonina e melatonina, os principais hormônios reguladores e indutores do sono.


Por isso o ZZZ...ZZZ... é considerado um pro-melatonina!


Sua formulação ainda inclui magnésio, vitamina B3, vitamina B6 e silício para promover o relaxamento muscular e a regulação do humor e do stress.


O blend perfeito para combater a insônia sem gerar dependência. O seu sonho de não perder o sono será realizado.


Saiba mais aqui.



>> Affron - Fagron


Propriedades do Affron® • Coadjuvante na diminuição da compulsão alimentar.

• Coadjuvante nos distúrbios de humor e estados depressivos

• Melhora qualidade do sono


Affron® é o único extrato de estigmas de Crocus sativus L. padronizado em Lepticrosalides® ≥3,5% (composto por crocina e safranal), principal componente bioativo na melhora do estado de humor e responsável pela ação antioxidante.


Affron® apresenta potencial promissor como fitoterápico coadjuvante no emagrecimento através de diferentes funções biológicas. Diversas teorias sugerem mecanismos potenciais como suplemento nutricional em pacientes com sobrepeso, obesidade e desordens metabólica.


Sugestão de Uso

Tratamento de Distúrbios do Sono

Affron 28mg

Posologia: Administrar 1 cápsula ao dia conforme orientação do prescritor.


Saiba mais aqui.



>> Phenibut - Via Farma


Phenibut® (β-fenil-GABA) é um agonista do ácido γ-aminobutírico (GABA), indicado para reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Tem ação e indicação semelhante ao GABA, com a exceção do aumento da capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica devido à presença do grupo fenil em sua estrutura molecular, com maior facilidade de penetração.


Os seus efeitos são atribuídos à hiperpolarização (um potencial mais negativo de células) de neurônios GABA ou GABA receptores, isto acontece mediante a ligação ao receptor, por ativação de um influxo de íons Cl- ao neurônio ou através da abertura de canais de K+, o que resulta em um efeito líquido de ambos cessar ou tornar mais difícil a propagação do sinal. A liberação de GABA das terminações pré-sinápticas é aumentada pelo Phenibut®, sendo assim ambos tiveram efeitos eletrofisiológicos semelhantes sobre os canais iônicos dos neurônios isolados de Planorbarius corneus. Vários estudos relatam a ativação de receptores GABA pelo Phenibut®.


Sugestão de uso

Ansiedade

Phenibut® __________________ 65mg

5 Hidroxi-L-Triptofano _________ 50mg

Modo de usar: Ingerir 1 cápsula ao dia


Saiba mais aqui.



>> Relora - Infinity Pharma


Relora® é a combinação patenteada de constituintes ativos de plantas, o honokiol e a berberina, com eficácia comprovada na diminuição da ansiedade, agitação do sono, níveis de cortisol e compulsão alimentar relacionada ao estresse. O honokiol apresenta atividade ansiolítica comparada ao Diazepam sem efeitos colaterais associados, como sedação. Berberina também possui efeitos ansiolíticos e antidepressivos.


Ações

- Ação tranquilizante sem causar sono;

- Normaliza os níveis de cortisol;

- Diminui os efeitos causados pelo estresse;

- Previne o ganho de peso associado ao estresse;

- Melhora humor;

- Aumenta o vigor;

- Diminui a fadiga;

- Estimula o desempenho físico na realização das atividades diárias;

- Regulariza o sono.


Recomendação de uso Relora® é administrado por via oral, na dosagem de 250 mg de duas a três vezes ao dia. Relora® é um produto único e patenteado, exija o selo de autenticidade.


Saiba mais aqui.



>> Serenzo - Galena


Serenzo™ é um ativo exclusivo da Galena no Brasil que ajuda a combater os sintomas do estresse. Extraído do Citrus Sinensis e padronizado em D-limoneno, apresenta a capacidade de modular o cortisol e reduzir os marcadores inflamatórios relacionados ao estresse. Desse modo, Serenzo™ devolve o equilíbrio emocional e ajuda a diminuir a compulsão alimentar relacionada à ansiedade que os altos níveis de cortisol geram.


Benefícios do ativo Serenzo™

  • Coadjuvante na modulação do cortisol;

  • Contribui para diminuir os efeitos prejudiciais do estresse;

  • Contribui para reduzir marcadores inflamatórios;

  • Auxilia na diminuição da compulsão alimentar associada à ansiedade gerada pelo estresse;

  • Ajuda a controlar irritabilidade, alterações de humor e do sono.


Sugestão de Fórmula

Serenzo™..........................................................................250 mg

Administrar 1 dose pela manhã e à noite.


Saiba mais aqui.




>> Venetron - Via Farma


Venetron é um extrato de ervas que possui efeitos sobre a função cerebral com base em flavonoides seguros e bem conhecidos, sendo que estudos demonstraram que Venetron não possui reações adversas significativas.

Venetron é derivado do Apocynum venetum L., um arbusto que cresce extensivamente em regiões do noroeste da China. Há muito tempo tem sido usado na medicina tradicional chinesa. O primeiro registro do uso de A. venetum consta no antigo livro de ervas chinesas Jiu-Huang-Ben-Cao da dinastia Ming, no início do século 15, que descreveu o uso medicinal das folhas e caules como alimento e chá. Atualmente, A. venetum é conhecido como Luobuma na China e a Farmacopeia Chinesa recomenda esse fitoterápico como calmante para o fígado, nervos, bem como, para a inflamação. Além disso, também é indicado para o tratamento de neurastenia, palpitações, insônia, edema com micção frequente, hipertensão e nefrite.


Indicações de Uso

• Antidepressivo;

•Antiestresse;

•Melhora da insônia;

• Efeito Relaxante.


Concentração Recomendada

25-50mg ao dia.


Saiba mais aqui.



Uma pergunta importante para você responder:

Como você cuida da sua saúde mental?



A sua saúde em boas mãos.


Fonte:

Material dos Fornecedores

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page